O Desertor

O Desertor Manuel Inácio da Silva Alvarenga

Resenhas - O Desertor

Loni 05/05/2010

DOLROSO - MANTENHA DISTÂNCIA!!!
Péssimo,cria um grande rebuscamento sobre uma história vazia. De fato, pretende-se que esse fosse o mérito artístico da obra, só existe um texto chatíssimo, em poesia e de leitura completamente irrelevante.
Augusto 12/06/2019minha estante
"Ó néscia mocidade! é necessário
Muito tempo sofrer, gastando a vista
Na contínua lição, e sobre os livros
Passar do frio Inverno as longas noites.
E quando já tivésseis conseguido
De tão bela carreira os dignos prêmios,
Muito pouco sabeis, se inda vos falta
Essa grande Arte de viver no mundo(...)".

Biblioteca Álvaro Guerra 10/08/2022

Publicado em 1774, O desertor faz uma crítica satírica aos hábitos e comportamentos de parte da juventude do período, firmando-se como um dos textos mais importantes para o estudo da ilustração luso-americana no século XVIII. Revela o otimismo do autor em relação à Reforma da Universidade de Coimbra como uma vitória das Luzes e da Ciência contra a escolástica. Ressalta na intencionalidade do autor, expressa na introdução teórica ao poema, que ele tinha a intenção de fazer de seu poema uma arma estética a favor da Reforma e isso se expressa na forma combativa como ele o estrutura.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8526806211