O Capital (Compêndio)

O Capital (Compêndio) Carlo Cafiero

Resenhas - O Capital - Uma leitura popular

Anthony61 11/03/2024

O livro que mudou a minha vida
Li esse livro quando estava saindo do ensino médio e indeciso quanto ao meu futuro, qual faculdade e curso iria ingressar. O modo como Carlo Cafiero escreve, condensando as densas ideias de Karl Marx, foram o suficiente para mudar a minha visão do mundo. Perceber como as mazelas, a desigualdade e a miséria são coisas que existem há séculos e nada é feito a respeito, em grande parte, por causa da burguesia.

Se a concepção de trabalhador mudou (antes o que era operário agora é motorista de Uber, por exemplo), as condições são as mesmas. O que o proletariado precisa fazer é se levantar e conclamar uma mudança, que é a derrubada da burguesia e do capitalismo. Isso só permanece na aura da utopia pois ainda não acordamos.

Leticia 15/10/2023

Meu deus. O que falar desse livro?
Ele é muito necessaro para enxergar a sociedade com um olhar mais critico.
Por mais que eu sinti sono varias vezes enquanto lia, eu recomendo demais.

tinoco 04/03/2023

Viva marx
"o operário fez tudo, e o operário pode destruir tudo, porque pode fazer tudo de novo"

viva a revolução!

mariia 12/02/2023

Que tesao de livro, amei demais! atingiu todas as minhas expectativas (e eu coloquei muitas) comprei ele separado mas fiquei sabendo que tem mais volumes e quero muito ler

Maria 27/11/2022

finalmente terminei, ele me ensinou bastante, sobre como o mundo gira em torno do capital e sobre o sistema capitalista.
Recomendo para quem quer começar a ler esse tipo de livro

rafa_._cardoso 16/10/2022

Vale muito a pena a leitura
Tinha visto Vídeos no Youtube (aulas na verdade) sobre o livro e o pensamento de Marx. Encontrei esse livro (com outros dois) e comecei ler com o objetivo de melhor entender os conceitos e tive uma grata surpresa.

As explicações são muito didáticas e fáceis de pegar, há exemplos simples e conseguimos enxergar de forma clara. Apesar dos exemplos serem bem antigos (o que faz todo sentido, tendo em vista o período em que foi escrito) são muito bons.

Fiquei com o conceito de mais-valia na cabeça e repetindo a todo o momento, hahaha.

Livro muito bom!

Laura 14/10/2022

O Capital (Compêndio)
Peguei o livro como uma forma de entender O Capital sem ter que ler todos os volumes imensos (que eu pretendo ler mais pra frente, mas ainda não estou nessa maturidade literária), e me surpreendi. Os conceitos, os quais eu já tinha uma mínima ideia, são explicados de forma didática e cheios de exemplos, que facilitam a leitura. São trazidos alguns dados e citações da Inglaterra no século XIX, todos muito interessantes e exemplificativos do trabalho e "governo" daquela época.
Fiquei surpresa em descobrir que o autor é contemporâneo de Marx. Jurava que o livro tivesse sido escrito por um(a) professor(a) acadêmico(a) dos tempos atuais, pela escrita fluida e cômica, em certos momentos.
Enfim, recomendo para quem quer iniciar leituras sobre marxismo, principalmente por abordar os principais conceitos de Marx.

GAes 15/07/2022

Objetivo
Transmitiu muito bem as ideias, não li o capital antes pra saber se está de acordo, mas ele por si só conseguiu deixar bem claro pontos fracos do capitalismo. O final eu não gostei, acho que deu uma perdida na linha e ficou cansativo e repetitivo.

Nickolas.Almeida 09/05/2022

Um resumo essencial para aqueles que buscam compreeender melhor a obra de Marx. Uma leitura muito fluída e imersiva até, mais ou menos, 75% do livro, pois esse final se arrasta mais do que o necessário e causa ao leitor nada além de puro sono.

Leandro 02/04/2022

O livro é um bom resumo do primeiro volume do Capital e apresenta bons exemplos dos conceitos, principalmente de mais-valia e capital variável.
O Caffiero também possui um bom senso de humor.

bhets 21/12/2021

Livro excelente!

?O dinheiro vem ao mundo com uma de suas faces manchadas de sangue?

?O operário fez tudo; e o operário pode destruir tudo, porque pode fazer tudo de novo?.

Endel 30/10/2021

Didático, compreensão simples
Achei uma leitura simples e didático para um assunto de história. Não acho o Comunismo algo praticável nem atual (a realidade do século 19 mudou radicalmente de lá pra cá) - bem como o Socialismo ou Anarquismo -, mas traz um contexto histórico importante sobre o capitalismo, o que nos dá uma boa pista dos erros do passado e como a sociedade deve tomar cuidado para não repeti-los, e também o que precisa ser corrigido ainda hoje.

Noemy.Nayara 28/10/2021

Ao contrário do que achei, foi uma leitura leve e de fácil entendimento. É basicamente um resumo da obra original O CAPITAL. Achei muito interessante e prático essa opção. Falando do conteúdo, é uma obra bastante essencial, com grandes idéias.

jonesygirl 08/09/2021

gostei demais do livro em si, mas só vou conseguir avaliar mesmo (ele como um compêndio) quando eu ler o capital!
ele em si é muito bom e super fácil de entender, a explicação parece como uma conversa e é bem didática. foi uma leitura rápida que carregou muito conteúdo e aprendizado.