Santo Agostinho

Santo Agostinho Santo Agostinho

Resenhas - Santo Agostinho

RenêEmanuel 08/08/2020

Uma interessante análise de si
O que mais me chamou a atenção é capacidade de fazer autocrítica e olhar para o passado para entender quais ações foram adequadas e quais necessitam ser trabalhadas. E tbm, uma boa lição que fica: "sozinho, não cometeria aquele furto, em que não me aprazia o que roubava, mas o ato de roubar, porque, completamente só, não sentiria prazer em praticar o furto". Algumas companhias podem fazer mal ao nosso comportamento.

Tyago bustorf 15/04/2023

Me converti graças a esse livro, tô muito feliz!!!
Santo Agostinho foi um cara mto a frente de seu tempo, teoriozou bases da teoria da relatividade de Einstein 1500 anos antes, sem contar que ele juntou todas as correntes filosóficas da época como, neoplatonismo, etica e moral, aristotélica, estoicismo, ceticismo e até mesmo o neoplatonismo, e usou todas elas como forma de explicar a existência de Deus de forma lógica, eu sinceramente tenho que admitir que os estudos de Santo Agostinho mudaram a minha vida, eu tava preso no niilismo e sem vontade de viver, tinha alcançado um cetismo tão grande que fiquei depressivo e na cama sem vontade de fazer nada na vida por que eu não via sentido nela, sou um cara que valoriza mto a lógica e isso me deixou triste dms, por que é como dizem "conhecimento parcial te deixa triste, mas o conhecimento completo alcança a felicidade" e me sinto tão feliz em me converter á cristo, tenho que agradecer tds os meus amgs e familiares que oraram por mim, á Deus que sempre me amou e tentou me salvar, e tambem pelo os estudos de Santo Agostinho que fez eu ver lógica na fé e me fez enxergar o quanto o cristianismo é incrivel, tlvz eu possa ter sido emocional dms em algo que deveria ser uma simples resenha, mas não tava conseguindo esconder essa felicidade, obg por tudo, e se você está querendo reforçar a sua fé ou aceitar e buscar cristo como a única verdade e salvação, eu recomendo dms as obras de Santo Agostinho.

saulocruz 28/09/2021

Clássico da filosofia medieval
Leitura imprescindível para a compreensão do homem medieval, profundamente atravessado por uma ética religiosa e um pensamento antropológico cujas raízes remontam à filosofia de Platão e à moral do apóstolo São Paulo. Santo Agostinho tem um estilo de escrita muito prolixo, próprio da dialética da qual foi professor, e vai remontando diversos fatos de sua vida pregressa mesclando com seu próprio pensamento filosófico, por vezes de modo apologético - em defesa de sua fé cristã, em contraponto aos diferentes grupos e ideologias contrárias, alguns dos quais, inclusive, ele fez parte - e fazendo, ao final, uma ampla e aprofundada reflexão sobre a criação do mundo segundo os escritos bíblicos. O que pode tornar a leitura um pouco enfadonha são as inúmeras e repetitivas "perguntas retóricas" que pontilham do texto do início ao término.

site: http://www.linkedin.com/today/author/saulocruzpsi

Arlindo 06/05/2010

Há outra espécie de ímpios, que , "tendo conhecido a Deus, não o glorificam nem lhe renderam graça". tinha também caído neste pecado. "A vossa destra, porém, amparou-me", e, depois de me arrancardes de lá, colocastes-me onde me restabelecesse, dizendo ao homem:"a piedade é sabedoria", "não queirais parecer sábios, porque os que se dizem sábios tornam-se insensatos".

Lista de Livros 05/10/2016

Lista de Livros: Confissões / De Magistro – Santo Agostinho
“Na verdade, os que O buscam, encontrá-Lo-ão, e aqueles que O encontram hão de louvá-Lo.”
“Donde podia vir semelhante criatura, se não de Vós, Senhor? Alguém pode ser artífice de si mesmo? Ou pode derivar-se doutra parte algum manancial por onde corram até nós o ser e a vida, diferentes dos que nos dais, Senhor — Vós, em quem o ser e a vida se equivalem, porque sois o Ser supremo e a suprema Vida?”
“Ó Verdade, Vós em toda parte assistis a todos os que Vos consultam e ao mesmo tempo respondeis aos que Vos interrogam sobre os mais variados assuntos. Respondeis com clareza, mas nem todos Vos ouvem com a mesma lucidez. Todos Vos consultam sobre o que desejam, mas nem sempre ouvem o que querem. O Vosso servo mais fiel é aquele que não espera nem prefere ouvir aquilo que quer, mas se propõe aceitar, antes de tudo, a resposta que de Vós ouviu.”
Mais em:
e

site: http://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2016/09/confissoes-de-magistro-parte-ii-santo.html