O Peregrino

O Peregrino John Bunyan

Resenhas - O Peregrino

Rander.Carneiro 27/03/2024

O peregrino nos conta a história de um Cristão, que habitava na Cidade da Destruição, e durante um pensamento, se ve em um mundo horrivel, e com um sinal, começa sua jornada até a CIdade Celestial. Durante o percurso, o cristão é tentando e passar por várias provações, mas sempre que estava preste a se perder, algo acontecia para lhe dar forças para continuar a jornada. Achei a obra bem cansativa para ler, talvez seja a versão que li, ou a tradução, mas em alguns pontos a leitura realmente me tocava.

Mariza27 26/03/2024

Um livro para refletir
O Peregrino? é uma obra clássica da literatura cristã, escrita por John Bunyan.

Publicado pela primeira vez em 1678, o livro é uma alegoria que narra a jornada espiritual do protagonista, Cristão, em busca da Cidade Celestial.

Ao longo da narrativa, Cristão enfrenta inúmeros desafios, representando as provações e tribulações da vida cristã. Cada personagem e local no livro possui um significado simbólico, refletindo aspectos da fé e da experiência religiosa.

A história explora temas como redenção, arrependimento, e a luta contra as tentações.

Bunyan utiliza uma linguagem simples, tornando a mensagem acessível a um amplo público.
A jornada de Cristão serve como um espelho para as lutas internas e externas que todos enfrentamos em nossa própria busca por significado e conexão espiritual.?

O livro não atribui preferência a nenhuma religião ou igreja, a uma coisa que Bunyan ressalta é a importância da fé e obediência a ela ( fé), que cada um tem dentro de si próprio.

Um livro que vale a pena ser lido, e que tenhamos o máximo de sensibilidade ao entender a mensagem que o livro trás.

Leiam

Bê :) 24/03/2024

Um livro diferente
Uma historia diferente das que estou acostumada a ler. Acho que para a época que foi lançado (1678), é uma escrita moderna e arriscada. Arriscada pelo modo que aborda o tema.

O Peregrino é um livro que mostra o caminho que um cristão percorre para alcançar a tão almejada morada do Pai.

Gostei da jornada, pois ela nos faz pensar em nosso caminho aqui na terra.

NatAlia.Martins 23/03/2024

A ficção mais real que eu já li! <3
O peregrino é um épico. Obra prima de Jonh Bunyan. Livro relevante há mais de quatro séculos, que vem resistindo ao tempo e influenciando gerações. Para mim é a ficção mais real que já li. A estória de cristão fugindo do final catastrófico da sua cidade (Cidade da Destruição) e peregrinando até chegar à Cidade celestial não é nada mais nada menos que uma alegoria da nossa própria história. O livro é permeado de diálogos profundos e edificantes. As citações bíblicas são abundantes.

Ao ler você se deparará com uma enxurrada de aplicações das Escrituras. E é justamente esse predomínio da Palavra que faz de O peregrino um livro tão marcante e especial! A jornada de Cristão também não deixa a desejar nos quesitos aventura e drama. Algo que foi bem explorado em sua adaptação cinematográfica de 2008. A batalha com Apoliom, o Castelo da dúvida, o Vale da sombra da morte, o Pântano do desânimo, os seus companheiros Fiel e Esperançoso a queda do fardo, os leões do Palácio Belo, A feira das vaidades, etc. são frutos de uma criatividade inspirada por Deus capazes de cativar do início ao fim.

Jonh Bunyan foi um grande amante da Palavra e por estar tão cheio dela deixou-a transbordar por suas penas durante os duros e solitários dias de sua prisão por amor à Verdade. Eu recomendo! É uma leitura obrigatória para todo o cristão. Já li quatro vezes e em breve esse número aumentará. Tenho um grande apreço por esse livro e ele já faz parte do hall dos preferidos da vida.

Obs.: O livro não é exaustivamente descritivo, não é esse o seu propósito. E eu prefiro assim. O foco está nos diálogos e na peregrinação em si, onde Bunyan conseguiu explorar muito bem os paralelos bíblicos. Se você não gosta muito de longos diálogos terá uma certa dificuldade. Porém, tenha paciência e dê uma chance a esta aventura épica e espiritual!

becxj 09/03/2024

Cristãos, por favor, LEIAM ESSE LIVRO!! eu, que me achava sabia e bem entendida, levei tanto tapa na cara, principalmente com esse final. ao mesmo tempo, também recebi conforto do nosso Senhor, um Deus tão amoroso para conosco ?

Wan Waligura 06/03/2024

Gostei da ênfase no nome dos personagens, por exemplo, o sábio mundano vai na igreja da cidade moralidade (ele segue os padrões exigidos do mundo e frequente a igreja para ser ?correto?). Essas analogias nos fazem refletir. Porém da metade para o final do livro achei um pouco repetitivo a questão do Cristão se desviar do caminho.

Mila105 03/03/2024

Como não li antes?
Uma leitura bem leve para quem está de ressaca literária ou está começando agora a ler.

Li ele no intervalo de dois livros densos, por ter sido inspiração para o tema de um acampamento que participei.
Ou seja, é uma leitura tão necessário que foi tema de um acampamento.

Então, além de ser uma leitura gostosa cada página era uma lembrança daquele evento.
Este será um daqueles livros que guardam memórias.

Bruna.Garcia 01/03/2024

O Peregrino
Que livro maravilhoso!!
Acompanhar a viagem do personagem principal, todas as dificuldades e alegrias que passou. É bom demais, faz pensar um muitas coisas da vida.
Recomendo.

Asta03 29/02/2024

Muito bom!!!
Livro mto bem feito e criativo. O livro é perfeito para quem quer uma leitura tranquila em que vc se identifica com o personagem (Eu pelo menos pude me identificar em vários momentos de aflição que o Cristão vivenciava). Teve momentos que realmente fiquei preso no livro, curioso querendo saber qual a próxima aflição que o autor iria colocar no caminho do peregrino. Os personagens Fé e Esperança que o acompanharam nessa jornada são maravilhosos. Além de que foi legal ver eles se apoiando um no outro e me lembrando toda vez do versículo em provérbios 27:17 ??"Como o ferro afia o ferro,assim um amigo afia o outro."
O final foi muito bom, sem muita enrolação, descrevendo exatamente como está retratado na bíblia.
JoAo366 29/02/2024minha estante
Este livro é um prato cheio pra quem quer ouvir uma história mais cristã

JG Outlier 28/02/2024

ESPETACULAR
Livro bom de se ler, fortalece o imaginário com questões reais. Pra quem assistiu o filme e gostou, encontrará uma boa leitura .

Ludmila.Wendy 27/02/2024

Releitura maravilhosa
Bunyan foi muito feliz em escrever a jornada de todo peregrino comprado pelo sangue de Cristo. É impossível não nos identificarmos com alguma parte da narrativa. O final é consolador ? Esse é um dos meus livros favoritos da vida.

Obs: essa edição é muito boa, gostei bem mais do que a versão que li em anos anteriores.

junes0 26/02/2024

Peregrinei no livro
O "Peregrino" é uma obra profundamente reflexiva, repleta de excelentes analogias para a jornada cristã. No entanto, a forma como é escrito não me cativou, deixando-me, por muitas vezes, desinteressado. O livro se revela bastante repetitivo e roteirizado, com ênfase excessiva nos nomes dos personagens. Não é o tipo de leitura que se alinha ao meu gosto, mas reconheço seu valor, pois apresenta diversas facetas e analogias excepcionais.

Ticinha.Oliveira 25/02/2024

A caminhada do cristão
Uma leitura muito edificante, explicando detalhadamente a caminhada de um cristão. O único ponto que eu achei difícil é que tem muita informação em uma só página, e isso me fez parar toda hora pra raciocinar ?

Cecília 25/02/2024

Livro incrível! representa de forma objetiva e bastante clara como é a vida cristã, muitos acham que é perfeita e sem nenhum obstáculo, mas na verdade é repleta de batalhas, lutas internas.

Stofeus 24/02/2024

Ficção cristã
É um livro que demonstra a vida cristã de um modo incrível, e que mesmo tendo sido publicado séculos atrás, continua sendo uma leitura mais que relevante!

Esse livro é um daqueles que quero ler pelo menos uma vez por ano!