O Peregrino

Resenhas - O Peregrino

daninrs 13/02/2024

Peregrino
Muito bom!
A história me prendeu muito e me fez refletir muito também. Aprendi bastante e quase chorei.?

Johann 07/02/2024

Alegoria das alegorias
Numa alegoria à caminhada cristã, Bunyan nos conta sobre a trajetória de Cristão, um homem que carrega um pesado fardo e que habita na Cidade da Destruição, e após ter contato com a Palavra parte em peregrinação em busca de Salvação rumo à Cidade Celestial.

Esta alegoria nos enche de Esperança, inspira Perseverança e apresenta partes fundamentais da caminhada cristã. Bunyan nos traz diversas referências biblicas (que esta edição teve o trabalho de explicitar todas) e ensinamentos através de diálogos filósoficos e poeminhas/canções recitados pelos personagens, bem como reflexões e algumas alfinetadas.

Reli este livro em janeiro na leitura coletiva do clube literário dos peregrinos, e foi maravilhos relembrar esta história. Depois de Nárnia, esse foi o segundo livro que li, e foi fundamental na minha entrada no universo literário, e assim tem um espaço muito especial em meu coração.

"Se o deixo, morro; então prefiro morrer ao pé do Trono da Graça"

Tarsila18 07/02/2024

As aventuras do peregrino
O peregrino foi um livro que meu pai sempre disse pra eu ler mas sempre tive preguiça, esse ano resolvi dar uma chance e meu único arrependimento foi não ter lido antes quando era mais nova.

Todo o desenvolvimento do cristão ao longo da sua trajetória para chegar no tão sonhado lugar celestial, tantas ?pessoas? que surgiram no meio do caminho para atrapalhar? acho que nós cristãos devemos nos esforçar para sermos mais como o cristão do peregrino. Foi muito marcante ler cada momento que ele passava e até me ver em algumas situações tão parecidas - aí que eu percebo que nenhuma experiência é única mesmo kkkkkk.

A cada página que eu virava e a cada novo personagem que aparecia eu via como o escritor foi brilhante em pensar neles e colocar no meio da história, os lugares em que ele passava, cada nome, cada detalhe extremamente bem pensado.

Vale a pena a leitura, vale a pena a emoção, vale a pena a reflexão e tudo mais que esse livro nos proporciona.

Sialamandra 03/02/2024

Acabei galera!
Sinto que aconteceu comigo o que li que aconteceu com outros também. De ao longo da leitura parecer que estava carregando um fardo, mas me mantive firme e persisti e finalmente terminei. A história é legal, tiveram muitos ensinamentos e me despertou diversas reflexões. Ver a trajetória de Cristão e os encontros ao longo do caminho me fez ficar feliz por ele, outros momentos revoltada (não faz isso, não vai por aí, não dorme) e outros fiquei chateada com alguns retrocessos, como se fosse eu que estivesse ali kkk
Me ver em alguns personagens foi difícil, mas reconhecer e perceber que também estou no caminho de me aproximar mais dEle foi reconfortante.

Falando da edição não gostei, a linguagem do livro é muito complicada, me vi lendo várias vezes o mesmo parágrafo porque não entendia, e o fato de não ter capítulos dividindo o livro me fez atrasar muito a leitura.
Acredito que ler em outra edição melhora a experiência.
É isso, xero.
lettramiress 08/02/2024minha estante
Também senti essa sensação da leitura cansativa..... tô quase pra desistir de ler pq simplesmente não flui ?

Sialamandra 19/02/2024minha estante
Siim, é muito difícil mesmo

Gabriela921 03/02/2024

Uma leitura maravilhosa
Eu particularmente estava muito ansiosa para ler esse clássico da literatura voltada ao cristianismo com simbologias, uma narrativa intrigante, com personagens de caracteristicas fortes e com bastante significado. É bastante recompensador observar a tragetória de cristão e seus companheiros, em alguns momentos eu realmente tinha que ler mais de uma vez alguns parágrafos para absorver o conteúdo e o ensinamento que ali estava sendo apresentado. São muitos desafios enfrentados e muitos momentos em que achamos que as coisas não terão solução, mas o Rei sempre esta presente seja em menções bíblicas ou lembranças do passado para encorajar seus peregrinos que não abriram mão de sua longa viagem rumo a cidade celestial.

wiz 31/01/2024

Cristão
Este livro é uma literatura muito boa para entender o evangelho é como certas coisas funcionam. Para entender certos versículos e conhecer outros, também.
As personagens tem nomes característicos às suas personalidades e as coisas se explicam por meio do contexto criado na ilustração utilizada para escrever o livro.
Espero que seja interessante pra vocês, achei meio tedioso, mas talvez seja por não ter conseguido ler rápido o bastante.

Jandira.Antunes 31/01/2024

O peregrino
Leiam esse clássico literário com a narrativa cativante.

Eu amei uma forma diferente de ler a Bíblia resumida.

Este livro mostra o caminho que todo cristão deve trilhar, pois não somos deste mundo, somos realmente peregrinos, em terra estrangeira.Rumo a Canaã a nova Jerusalém nossa morada celestial, conquistada pelo nosso Senhor Jesus Cristo.

O livro aborda um fato muito interessante que a nossa caminhada tem que ser compartilhada com irmãos.
Como diz em Eclesiastes 4:9-12

? Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.
¹? Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante.
¹¹ Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará?
¹² E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.

Sempre atentos para que ninguém roube nossa fé nos tire o foco .

Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.

Neste livro, Bunyan narra a viagem de Cristão, um peregrino espiritualmente abatido que viaja rumo a Cidade Celestial.
O Peregrino inicia com um poema no qual descreve os motivos para o livro e a razão de usar formas alegóricas (semelhante aos autos do teatro medieval) para contar a aventura do viajante que se encontra com personagens de carne e osso, mas que possuem nomes simbólicos que remetem ao evangelho de Jesus Cristo
Um clássico cristão que ainda hoje tem um importante papel como guia sobre a perseverança em meio a dificuldades.

bru 31/01/2024

Ler O Peregrino foi, sobretudo, a realização de um sonho de infância. Sempre que assistia ao filme quando criança, e por sua vez, sabia da existência do livro, disse a mim mesma que o leria um dia; e enfim, aconteceu.

Ele é tão edificante, as alegorias bíblicas são incríveis; é essencial na vida de um cristão!!!

Humberto3 30/01/2024

2° livro mais vendido na história depois da bíblia
Não é à toa que "O peregrino" tem este título na história, o autor consegue descrever de forma brilhante cada doutrina bíblica, utilizando-se metáforas e comparações que aparentemente irreverentes, porém, que cativam o público e denotam o profundo conhecimento de seu escritor.

Tailana2 30/01/2024

Somos todos peregrinos
Que livro edificante!

Gostei muito da escrita, do conteúdo, das reflexões, verdades ditas e conselhos passados através dos personagens.

Uma leitura curta e incrivelmente rica, além de claro, muito abençoada também!

O peregrino nos mostra o momento da melhor decisão que podemos tomar em nossas vidas de abrir os olhos, reconhecer nossos pecados e aceitar a Cristo como único e suficiente Salvador e a partir disso trilhar a grande jornada cheia de aventuras, perigos, coragem, sabedorias, fé, ânimo e muitas outras situações a serem vivenciadas na caminhada até a porta estreita da morada celeste eterna.

Que essa leitura te abençoe como me abençoou e traga crescimento para sua vida.

Boa leitura e fique firme na caminhada, não desanime porque ao final dela o Senhor te espera ???

Tonny 27/01/2024

Rumo a Cidade Celestial
Baseado no sonho do autor, Peregrino é a história de um homem chamado Cristão que "abandona", sua família e sua terra para buscar a pela terra celestial.

Por caminhos tortuosos, desvios traiçoeiros, amizades indesejáveis, Cristão trilha seus passos como um conhecedor da palavra, nos trazendo reflexões sobre este mundo, sobre um futuro que poucos pensam e sobre nossas convicções.

Cada conversa, cada sofrimento que Cristão enfrenta, cada desvio para o caminho largo, cada castigo, muito nos ensina.

Cristão e Esperançoso estão agora na cidade celestial.

Natelli Almeida 27/01/2024

Somos todos peregrinos
No caminhar do Cristão neste mundo, muitos fatos acontecem. Armadilhas, conselhos, fraquezas, forças...Mas sempre podemos contar com Aquele que escreveu nossos dias no livro da vida. O peregrino é um livro que TODOS deveriam ler. Não se trata só de uma história, mas da NOSSA história!

carolsnook 25/01/2024

Rabisquei tudo
O livro é incrível e a alegoria é linda. Quero e tenho certeza que vou precisar revisitar muitas dessas páginas durante minha vida toda. Só tive uma grande dificuldade com os diálogos (ou monólogos, melhor dizendo) e com a morosidade da história. Foram 3 meses pra terminar a leitura, mas valeu MUITO a pena!

Kelly451 24/01/2024

Chorei demais
Simplesmente foi um dos melhores livros que ja li, ao msm tempo que você sabe que ta lendo sobre um sonho, você se identifica com partes da caminhada do personagem. Acho que a conexão com o personagem foi o que mais me fez chorar e ler o livro rápido. Se tiverem a oportunidade leiam, pqe não irão se arrepender.

Maria19642 23/01/2024

"Se o deixo, morro; então, prefiro morrer ao pé do trono da graça"
Eu assisti, uns quatro anos atrás, a história de um homem que largava tudo para seguir em peregrinação para uma cidade dourada, brilhante e que quase ninguém acreditava. Esse homem sofreu muitos ataques e perdeu muita coisa, mas, por fim, conseguiu alcançar a glória de entrar naquela cidade. Eu não me lembro muito do filme, passam apenas alguns flashes na minha memória, mas o que eu me lembro me deixa muito perturbada. (eu poderia descrever como ‘pensativa’, mas parece uma palavra muito pequena quanto à quantidade de pensamento que eu tinha sobre esse filme).

Quando eu ganhei esse livro, no final do ano passado, eu lembrei imediatamente do filme (mais das sensações do que do enredo) e soube imediatamente que ele era bom, mas assim que comecei a ler a introdução, eu soube que ele era maravilhoso.

No decorrer da leitura, eu me apaixonei pela estrada do Cristão (e do Fiel e Esperança também) e pela sua reflexão e debates filosóficos. Eu fiquei com raiva quando ele se desviava do caminho e me alegrava quando ele voltava ou continuava seguindo para o Portão Celestial. Posso dizer que fiquei muito triste com a morte do Fiel e que Esperança me encheu de esperança também. (piadocas)

Enquanto lia, eu fui tomada por um sentimento conflituoso que me machucava muito, mas muito mesmo. Comecei a olhar mais para o que eu faço, de verdade mesmo, e comecei a notar semelhanças entre minha vida e a jornada de Cristão. Quando enfim dei por mim, entendi qual era a metáfora do Bunyan e como eu, nessa vida, sou como Cristão (ou como Cristana, mas não li A peregrina ainda) que caminha para encontrar o Rei, que mora dentro do Portão Espiritual. Eu juro que desabei.

Notei muitas falhas e percebi muitos erros meus, assim como também notei a Graça em muitos momentos da minha caminhada. Eu quis (e quero) me aproximar mais do Rei e sair dos desvios do Caminho e agora, enquanto eu escrevo essa resenha, eu percebo que esse livro me aproximou mais de Deus, mais do meu Pai e do meu Senhor.

Por muitas vezes, eu fui Ignorância, Falastrão, Inveja, Covardia e Pouca-Fé, assim como Cristão já foi, eu já fui inimiga do Rei. Hoje, eu estou como o Filho Pródigo, que voltou para o Pai, pedindo apenas um serviço, só pra ficar perto Dele, e recebeu um beijo e um abraço e a promessa da herança.

Eu me sinto, como o filho, abençoada por uma graça não merecida e amada por um Rei que escolheu ser também o meu Pai. Por isso, fico com a fala de Esperança.

“Jesus Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores, por que o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê, o qual foi entregue por causa de nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação. Ele nos ama e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados, é o mediador entre Deus e os homens e vive sempre para interceder por eles” (1Tm 1:15, Rm 10:4, Rm 4:25, Ap 1:5, 1 ™ 2:5, Hb 7:25)