O Peregrino

O Peregrino John Bunyan

Resenhas - O Peregrino

@aprendilendo_ 03/10/2020

Resenha de O Peregrino
Muito confundida com a “metáfora”, a alegoria, geralmente usada em contos, fábulas e lições morais, é caracterizada por trazer um sentido real para a fantasia, transpondo todo o conceito de algo para uma nova forma, tendo, ainda assim, o mesmo significado, a exemplo disso, vemos o Leão de Nárnia, esse, alegoria clara a Deus. Nesse contexto, é justamente essa a figura de linguagem presente em O Peregrino, livro escrito por John Bunyan enquanto estava preso por pregar o evangelho sem permissão em anos de perseguição religiosa na Inglaterra.

Sobre a história: A partir dos sonhos de um narrador, acompanhamos a épica jornada de Cristão, homem advindo da cidade da Destruição o qual, após se deparar com as verdades da Bíblia e ser orientado pelo bom Evangelista, parte por um caminho estreito até o lar daquele que prometeu tirar todos os seus fardos, Jesus Cristo, na cidade Celestial. Para isso, terá primeiro de passar por diversos outros obstáculos, como o Vale da Morte e a Feira do Mundo e enfrentar demônios, dragões e monstros cujo o único objetivo é destruir.

Composto por uma narrativa fantástica e instigante, o livro se sobressai quando o assunto é conseguir gerar identificação e trazer aprendizados enquanto nos prende com uma enorme curiosidade sobre qual será o destino de Cristão. Ficamos realmente animados para saber, a todo o momento, qual será o próximo desafio do personagem. Esse aspecto traz consigo a brilhante imersão do leitor na jornada a qual, por conta de sua forma direta e não muito descritiva dos cenários, dá quase total liberdade para o preenchimento do ambiente com a imaginação de cada um. Apesar da obra ser uma clara mensagem aos cristãos, sua característica gospel não tira de si a atratividade para os não religiosos, afinal, a história encontra-se repleta daquilo presente nos maiores clássicos épicos, como dragões, gigantes, demônios, batalhas pela vida, redenção e a busca por um bem maior.

Capaz de trazer cada um para junto de Cristão, como se realmente fossemos seus companheiros até a porta final do caminho estreito, O Peregrino se destaca dentre as melhores fábulas já escritas por meio de seu repertório infindável de lições as quais representam tão bem a jornada daquele que decide pegar a própria cruz e seguir o nosso Salvador. Não é de se impressionar ser um dos livros mais lidos dos últimos três séculos. Ótima leitura.

Instagram: @aprendilendo_
Site: aprendilendo.com.br
Ana Carolina 03/10/2020minha estante
Estou lendo O Peregrino e não estou me decepcionando de forma alguma, como já imaginava que não iria me decepcionar. A questão de uma identificação pessoal de todo aquele que também se sente peregrino nesse mundo com a jornada de Cristão pra mim é o ponto chave, além de como o autor nomeia e caracteriza com excelência aqueles que são os maiores espinhos desse terra. Ótima resenha, parabéns.

@aprendilendo_ 04/10/2020minha estante
Muito obrigado pelo seu comentário agregador!!!

Ana Carolina 04/10/2020minha estante
Por nada!!

Isabela Comenta 08/10/2020minha estante
Instigante resenha! Eu apenas vi o filme e ja me emocionou demais!

@aprendilendo_ 08/10/2020minha estante
Eu recomendo muito mais o livro, sabia? O filme ainda tem alguns defeitos aqui e acolá, agora o livro é sensacional!!

Daniel.Gomes 10/10/2020minha estante
interessante. Ja quero ler este livro. Ja li um livro com o mesmo título e gostei bastante da história. Pelo que li de sua resenha vou gostar bastante também

@aprendilendo_ 10/10/2020minha estante
Recomendo bastante, Daniel, o livro é incrível!!

Alexandra 10/11/2020minha estante
Maravilhoso

Biel 12/11/2020minha estante
Esse livro é excelente, super recomendo! Já está na hora até de uma releitura para mim rsrs! Ótima resenha, parabéns!

@aprendilendo_ 12/11/2020minha estante
Muito obrigado!!

Diana 17/11/2020minha estante
Já li esse livro duas vzs, hoje me deparei com seu delicioso comentário e me deu vontade de reler esse livro, é um dos livros mais vendidos em todo mundo, só perde pra Bíblia Sagrada! Obg pelo comentário!

Iris 05/01/2021minha estante
Quero muito ler

Bah 08/05/2021minha estante
É um livro sensacional.

Mari 12/09/2021minha estante
Esse livro é perfeito!!! É o meu favorito da vida, claro depois da bíblia... A edição ilustrada é perfeita...

Shara.Stephanye 14/02/2024minha estante
Adorei esse livro, foi um dos melhores livros que eu já li

Shara.Stephanye 14/02/2024minha estante
Adorei esse livro, foi um dos melhores livros que eu já li

Galega.Soares 18/04/2024minha estante
MEU DEUS QUE RESENHA MARAVILHOSA!! Estou a ler ?O peregrino? e como é tão bom (e ?satisfatório?) ler o livro, a alma se acalma e você vai pra outro mundo. ?O peregrino? está sendo pra mim um livro de auto reflexão pra mim!! Estou ansiosa para terminar e começar ?A peregrina?.

Alane.Sthefany 02/02/2022

O Peregrino - John Bunyan ??
Incrível !!! Eu amei ... ?
O melhor livro de Ficção Cristã que eu já li em toda minha vida, não é à toa que até hoje, depois de tantos anos, décadas e séculos, ainda esse é um dos livros mais lidos depois da Bíblia.

Esse livro mostra o caminho que todo cristão deve trilhar, pois não somos desse mundo, somos peregrinos, em terra estrangeira , e Canaã e a Nova Jerusalém é a nossa morada, promessa adquirida por intermédio de Cristo Jesus, Nosso Senhor !!!

Recomendadissímo, apenas LEIAM ... ?

Se possível, leiam em conjunto com os comentários de Charles Haddon Spurgeon sobre o livro:
"Caminhando com o Peregrino"

? Nota 5/5 ???

Fiquei até com saudade dos personagens, Fiel, Esperançoso e Cristão ??

Como é bom ter um bom companheiro ao lado nessa caminhada, como Eclesiastes diz:

"Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque, se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? E, se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa."

Ec 4:9-12

Com certeza, lerei mais livros do John Bunyan ??
Elias.Schmitz 02/02/2022minha estante
Esse livro é maravilhoso! Tudo nele é perfeito!

A história do Fiel me tocou demais.

Alane.Sthefany 03/02/2022minha estante
Sim, eu quase chorei com a morte de Fiel, mas logo, apareceu um companheiro para Cristão ??? Amei demais, muito profundo esse livro ???

julyannaescritora 03/02/2022minha estante
Livro excelente ???

@julyannaescritora

Maravilhoso, eu guardarei no meu coração ???
Pretendo reler, vou até ler "A Peregrina" ?

Gaby 03/02/2022minha estante
Essa livro é incrível ?

beatrizalmeida.sr 03/02/2022minha estante
Quero ler! ? Obrigada por compartilhar sua experiência

@Gaby

Sim, muito bom !!!
Perfeito demais ?

@beatrizalmeida

Tenho certeza, que não irá se arrepender, esse livro é O LIVRO ???

Grandes ensinamentos ?

BeH 03/02/2022minha estante
Boa Indicação
Irei colocar na lista
Obrigado!

@BeH

Por nada, boa leitura e faço bom proveito ?????

Ecklezia_Carvalho 21/11/2022

Andando na contramão do mundo rumo a Canaã Celestial?!
Primeira vez lendo a obra desse autor, gostei bastante, pois retrata exatamente a peregrinação que todo servo de Deus enfrenta nessa Terra e como a vida de todo Cristão é difícil quando anda na contramão do mundo, no entanto, a recompensa final faz valer a pena todo Sofrimento que passamos aqui. Além do mais, a caminhada fica mais "fácil" e mais alegre quando vc encontra pessoas que vão te ajudar a fortalecer na fé e, juntos rumam à Nova Jerusalém.

E como John Bunyan disse ?:

Este livro de ti fará verdadeiro viajante.E se por ele te deixares guiar adiante, Até a Terra Santa te levará, nas monções, Desde que compreendas as suas orientações. Sim, fará os inertes ativos, rijos, E aos cegos, pudera, fará ver prodígios. Buscas então algo raro e proveitoso? Verias verdade num enredo assombroso? És acaso esquecido? Lembrar-te-ias Do ano novo ao fim de dezembro, todos os dias? Pois lê minha fantasia, que feito pua penetra, E, tomara, ao desesperado consolo decreta. Em palavras tais está este livro escrito,
Que até aos lânguidos desperta o grito. Novidade até parece, mas nada contém, não, Senão os fios do evangelho, sinceros e são. Queres acaso te ver livre da melancolia? Queres prazer, mas longe da louca agonia? Queres ler enigmas, e sua precisa solução, Ou preferes te afogar na tua contemplação? Queres a carne? Será não preferes, destarte, Ver um homem nas nuvens, ouvindo falar-te? Anseias ver-te num sonho, mas sem dormir? Ou não preferes a um só tempo chorar e rir? Não te atrai a ti mesmo te perderes sem dano? Pra depois te achares sem passe sobre-humano? Queres tu mesmo ler, sem sequer saber o quê, Sabendo, porém por essas linhas mesmas que lês, Se estás ou não abençoado? Ah, vem então, E abre meu livro, uma só mente, um só coração.

Gostei bastante da amizades do Cristão com o Fiel e Esperançoso.

Trechos Preferidos ????:

" É pelo despertar para o pecado que Deus começa a conversão do pecador."

? É mais fácil sair do caminho quando se está nele do que nele entrar quando se está fora.?

CRISTÃO ? O que o senhor acha? Ainda há esperança? Será que posso voltar e seguir até a porta estreita? Não serei abandonado por isso, ou enviado de volta coberto de humilhação? Lamento muito ter dado ouvidos ao conselho desse homem, mas que meu pecado me seja perdoado.
EVANGELISTA ? O seu pecado é muito sério, pois você praticou dois males: abandonou o bom caminho e trilhou caminhos proibidos. Contudo, o o homem que está à porta vai recebê-lo, pois demonstra boa vontade para com os homens. Mas cuidado para não se desviar novamente, para não perecer pelo caminho quando em breve a sua ira estiver acesa (Sl 2:12).

(..)
BOA VONTADE ? Não levantamos objeções contra ninguém. Pouco importa tudo o que tenham feito antes de chegar aqui, pois de modo nenhum são lançados fora (Jo 6:37). Sendo assim, meu bom Cristão, venha comigo que lhe ensinarei algo sobre o caminho que você deve trilhar. Olhe à frente. Está vendo este caminho estreito? É este o caminho que você deve tomar. Foi aberto pelos patriarcas, pelos profetas, por Cristo e seus apóstolos, e é tão reto quanto o pode fazer uma régua. É este o caminho que você deve seguir. CRISTÃO ? Mas não há desvios nem curvas que me façam perder o caminho?
BOA VONTADE ? Há, sim, muitos caminhos que partem deste para baixo. São caminhos sinuosos e largos. Mas você poderá distinguir o errado do certo assim: só este é reto e estreito (Mt 7:13-14).
...
- Quanto ao fardo, contente-se em carregá-lo, até chegar aolocal da libertação,4 pois lá por si só cairá de suas costas.

"Esta sala é o coração do homem que jamais foi santificado pela doce graça do evangelho. A poeira é seu pecado original e as corrupções mais íntimas que macularam todo o homem. Aquele que começou a varrer primeiro é a lei, mas a que trouxe água e a borrifou é o evangelho. Ora, você mesmo viu que assim que o homem começou a varrer, a poeira levantou, tornando impossível limpar a sala. Você quase sufocou. Isso foi para mostrar-lhe que a lei, em vez de limpar (pela sua ação) o pecado do coração, na verdade o faz reviver, o fortalece e o amplia na alma, ainda que o revele e proíba, pois não dá força para que seja subjugado.? Depois ? continuou ele ? você viu a jovem borrifar a sala com água, podendo então limpá-la com satisfação. Isso é para mostrar-lhe que, quando o evangelho entra no coração com sua influência doce e inestimável, o pecado é conquistado e subjugado, da mesma forma como você viu a jovem fazer baixar a poeira borrifando o chão com água. A alma se faz limpa pela fé, preparando-se consequentemente para que o Rei da Glória a habite.

Esses dois meninos são simbólicos: Paixão representa os homens deste mundo, e Paciência, os homens do mundo que há de vir. Pois, como você está vendo aqui, Paixão quer tudo agora, este ano, ou seja, neste mundo. São assim os homens deste mundo; eles precisam ter todas as boas coisas agora; não podem aguardar até o ano que vem, ou seja, até o mundo vindouro, para receber o seu quinhão de benefícios.
Intérprete continuou dizendo:? O provérbio ?Mais vale um pássaro na mão que dois voando ?tem para eles mais autoridade do que todos os testemunhos divinos do bem do mundo que há de vir. Mas como você mesmo viu, Paixão esbanjou tudo rapidamente, e nada lhe restou agora senão farrapos. Assim acontecerá aos homens desse tipo no fim deste mundo."

Se via uma fogueira ardendo diante de Uma parede. Ali havia alguém que não saía de perto, jogando Sempre muita água na fogueira com a intenção de apagá-la. Mas as Chamas aumentavam e ficavam cada vez mais quentes.
? O que significa isso? ? perguntou Cristão.
? Esta fogueira ? respondeu Intérprete ? é a obra da graça Que se opera no coração. Aquele que joga a água, tentando apagá-La e extingui-la, é o Diabo; mas você pode ver que o fogo, assim Mesmo, fica sempre maior e mais quente. Você também verá a Razão disso.

Atrás da parede se via Um homem com um vaso de óleo nas mãos. Ele, em segredo, derramava continuamente óleo no fogo. Cristão perguntou:? O que isso significa?
? Este é Cristo, que continuamente, com o óleo da sua graça, mantém viva a obra já iniciada no coração, e por meio dessa obra, a despeito de tudo o que pode fazer o Diabo, as almas dos crentes se provam piedosas. Mas você observou também que o homem fica atrás da parede para alimentar o fogo. Isso é para ensinar-lhe que é difícil para aquele que é tentado ver como essa obra graciosa se conserva na alma .

"O que você é? ? perguntou Cristão
.? Sou o que antes não era ? respondeu o homem.
CRISTÃO ? O que você era?
HOMEM ? Antes era um professor3 formoso e bem-sucedido, tanto aos meus próprios olhos quanto aos olhos dos outros. Pensava que estava destinado a subir até a Cidade Celestial, e então até me alegrava diante da ideia de que lá chegaria.
CRISTÃO ? Sim, mas o que você é agora?
HOMEM ? Hoje sou um homem desesperado, e no desespero estou preso, como nessas grades de ferro. Não posso sair. Ah, já não posso mais.
CRISTÃO ? Mas como é que você chegou a esta condição? HOMEM ? Deixei de vigiar, de me manter sóbrio. Larguei as rédeas no pescoço das minhas paixões. Pequei contra a luz da palavra e a bondade de Deus. Entristeci o Espírito, e ele se foi. Tentei o Diabo, e ele me veio. Provoquei a ira de Deus, e ele me abandonou. Tanto endureci o meu coração que já não posso me arrepender.
...
CRISTÃO ? Então não há esperança? Você tem de continuar preso atrás dessas grades de ferro, em desespero?
HOMEM ? Esperança nenhuma.
CRISTÃO ? Por quê? Se o Filho do Bem-Aventurado é especialmente misericordioso?
HOMEM ? Eu o crucifiquei de novo para mim mesmo; desprezei a sua pessoa; desdenhei de sua justiça; tive o seu sangue como coisa ímpia, ultrajei o Espírito da graça (Hb 10:29). Portanto distanciei-me de todas as promessas, e agora nada me resta senão ameaças, terríveis ameaças, temíveis ameaças de segura condenação e feroz indignação, que irão me devorar como a um adversário."

" CRISTÃO ? Por que não vieram pela porta que fica no começo do caminho? Os senhores porventura não sabem que está escrito que aquele que entra, não pela porta, mas sobe por outra parte qualquer, é ele mesmo ladrão e salteador? (Jo 10:1)
FORMALISTA E HIPOCRISIA ? Soubemos que toda a gente daqui achava que ir até a porta só para entrar era perda de tempo, e que, portanto, a maneira habitual era tomar um atalho e pular o muro, como eles já haviam feito.
...
CRISTÃO ? Será que essa sua prática resistirá a um julgamento perante a lei?
FORMALISTA E HIPOCRISIA ? Disseram que esse costume, sendo de tão longa data, mais de mil anos, sem dúvida seria admitido como ato legal por qualquer juiz imparcial. E, além disso, se estamos aqui no caminho, que diferença faz se chegamos por esta ou aquela entrada? Se estamos aqui, estamos e pronto. Você está no caminho e, pelo jeito, entrou pela porta; mas nós que pulamos o muro também estamos no caminho. Em que aspecto é a sua condição melhor do que a nossa?
CRISTÃO ? Eu caminho segundo a regra do meu Mestre; vocês caminham segundo o rude raciocínio de suas fantasias. Vocês já são tidos como ladrões pelo Senhor do caminho; portanto, duvido que ao final venham a ser tidos como homens verdadeiros. Entraram por conta própria, sem a orientação dele, e seguirão por conta própria, sem a misericórdia dele.

...
? Não vemos em que você difere de nós, senão pela capa que traz às costas, que, supomos, lhe foi dada por alguns de seus-vizinhos para esconder a vergonha de sua nudez.
CRISTÃO ? Por leis e mandamentos vocês não serão salvos, pois não entraram pela porta. Quanto a esta capa que trago às costas, me foi dada pelo Senhor do lugar para onde vou, como vocês dizem, para cobrir a minha nudez. E a tenho como sinal da bondade dele para comigo, pois antes nada tinha senão trapos; além do mais, assim me consolo pelo caminho. Certamente, creio eu, quando chegar ao portão da cidade, o Senhor de lá me reconhecerá como um dos seus, pois trago a sua capa às costas, que ele me deu gratuitamente no dia em que me despi dos meus trapos.? Tenho, além disso, um sinal na testa ? continuou Cristão ?do qual talvez vocês ainda não tenham se dado conta. Um dos companheiros mais íntimos do meu Senhor gravou esse sinal aqui no dia em que meu fardo me caiu dos ombros. Digo-lhes, ainda, que me foi dado na ocasião um rolo selado, para eu me consolar pelo caminho com sua leitura. Recebi também ordens de entregá-lo no Portão Celestial, como sinal da certeza de que poderei entrar; tudo isso são coisas de que duvido que vocês sintam falta, e desejem, pois não entraram pela porta."

? Canto de Cristão:

Embora alto, pretendo, sim, subir este morro; Não, a Dificuldade não me deterá. Eu corro, Pois vejo que passa aqui o caminho da vida. Ânimo, coração; não tema nem esmoreça na subida. Melhor, mesmo difícil, é tomar o caminho certo; Pois o errado, embora fácil, leva à perdição do deserto.

-Vocês me deixam com medo ? disse Cristão ? mas par aonde devo fugir em busca de refúgio? Se voltar a minha terra, sei que ela está reservada para o fogo e o enxofre; e ali certamente morrerei. Se conseguir chegar à Cidade Celestial, tenho certeza deque lá estarei seguro. Tenho de arriscar: voltar é morte certa, mas avançar é o medo da morte, e a vida eterna jaz além. Por isso vou prosseguir.

Ah, desventurado homem que sou (Rm 7:24) por ter dormido durante o dia! Por ter dormido em meio à Dificuldade! Por ter cedido assim ao desejo da carne, por ter usado o descanso para aliviar a carne, quando o Senhor do morro o fizera somente para alívio do espírito dos peregrinos! Quantos passos não dei em vão! (O mesmo aconteceu aos israelitas por causa do seu pecado, pois foram enviados de volta pelo caminho do mar Vermelho.) Tenho agora de trilhar esse caminho com pesar, enquanto poderia trilhá-lo com alegria, não fora esse sono pecaminoso. Quanto já não poderia ter avançado no caminho em todo esse tempo! Tenho de repisar os mesmos passos três vezes, caminho que podia ter trilhado uma só vez. Sim, agora é provável também que a noite me apanhe, pois o dia está quase no fim. Ah, quem dera não ter dormido!

Mas será que, com sua vida fútil, você não contrariou tudo o que, com palavras, usava para tentar convencê-los-á acompanhá-lo? CRISTÃO ? Realmente a minha vida não é digna de elogios, pois tenho consciência das minhas muitas faltas. Aliás, sei também que o homem, por sua conduta, pode logo derrubar aquilo que por argumentos ou persuasão tenta impor aos outros, para o próprio bem deles. Mas uma coisa posso dizer: eu tomava todo o cuidado para não lhes dar motivo, por qualquer ato indecoroso, de ter aversão à peregrinação. Sim, e por isso mesmo eles me diziam que eu era rígido demais, que me privava de coisas (por causa deles)nas quais eles não viam mal algum. Não, acho que posso dizer que, se em mim viram algo que realmente os deteve, era a grande dor que me afligia ao pecar contra Deus ou fazer algum mal contra o meu próximo.

APOLIOM ? Ah, vejo então que você é um dos meus súditos, pois toda aquela terra é minha, e dela sou príncipe e deus. Como então você foge do seu rei? Não fosse a minha esperança de que você possa ainda me servir, agora mesmo o esmagaria no chão de um só golpe.
CRISTÃO ? Nasci de fato nos seus domínios, mas seu serviço era duro, e seu salário, insuficiente para a vida do homem, pois o salário do pecado é a morte (Rm 6:23). Portanto, alcançando a maturidade, fiz como outras pessoas sensatas fazem, procurando uma forma de emendar-me.
...
CRISTÃO ? Mas já confiei a ele a minha fé, e a ele jurei fidelidade, como então poderia voltar atrás sem ser enforcado por traição?
APOLIOM ? Você fez o mesmo comigo, e, no entanto, me disponho a esquecer, se você voltar atrás.
CRISTÃO ? O que lhe prometi o fiz na minha imaturidade; além disso, confio em que o Príncipe cuja bandeira agora defendo irá me absolver, sim!, e perdoar também o que fiz na minha submissão a ti. E também, ó Apoliom destruidor, para dizer a verdade, gosto de servir a ele, do salário que ele paga, de seus outros servos, de seu governo, de sua companhia e de sua terra. Gosto mais disso tudo do que das coisas que você me oferece. Portanto, desista de tentar convencer-me. Dele é que sou servo, e a ele seguirei.

APOLIOM ? Você já foi infiel no seu serviço a ele. Como então Espera receber dele salário?
CRISTÃO ? E como, ó Apoliom, fui infiel a ele?
APOLIOM ? Você desfaleceu logo no início, quando quase se Afogou no Pântano do Desânimo. Tomou caminhos errados para se Livrar do fardo, quando devia ter tolerado até que seu Príncipe lhe Aliviasse a carga. Você dormiu em pecado, e perdeu coisa muito Preciosa. Diante dos leões, quase se deixou convencer a voltar e, Ao falar da sua jornada, e do que ouviu e viu, no íntimo, você deseja Vanglória em tudo o que diz e faz.
CRISTÃO ? Tudo isso é verdade, e muito mais que você não Mencionou, mas o Príncipe a quem sirvo e honro é misericordioso, Sempre pronto a perdoar. Além disso, essas fraquezas já me Possuíam em sua terra, pois foi lá que as contraí, e debaixo delas Tenho sofrido e lamentado. Mas assim mesmo alcancei o perdão do Meu Príncipe.

Embora todos esses que ele mencionara pudessem até alegar parentesco comigo, e com razão (pois de fato eram meus parentes segundo a carne), eles tinham me rejeitado desde que eu me tornara peregrino, assim como eu também os rejeitava, portanto eles para mim eram como se jamais tivessem sido do meu sangue. Quanto ao vale, disse-lhe ainda que ele havia dado um panorama bastante enganador da coisa, pois diante da honra vai a humildade, e a altivez do espírito precede a queda (Pv16:18,18:12). Portanto eu disse que preferia atravessar o vale rumo à honra que os mais sábios tanto valorizam a escolher aquilo que ele estimava mais digno do nosso afeto.

Ponderei, ainda ? disse Fiel ? que no dia do juízo nãoseremos condenados à morte ou à vida conforme os espíritos intimidadores do mundo, mas conforme a sabedoria e a lei do Altíssimo. Portanto, pensei, o que Deus diz é melhor, embora todos os homens do mundo lhe sejam contrários. Vendo então que Deus prefere a sua religião e a boa consciência, vendo que aqueles que se fazem loucos pelo reino dos céus são os mais sábios, e que o pobre que ama a Cristo é mais rico do que o maior dentre os homens que o odeiam, mandei Vergonha embora. Disse-lhe: ?Tu és inimigo da minha salvação. Devo então dar-lhe guarida contra a vontade do meu Senhor soberano? Como então poderia eu olhar nos olhos dele quando da sua vinda? Se agora me envergonho de seus caminhos e servos, como posso esperar a bênção??.

? Canto de alegria:

As provações que vêm ao homem leal, Obediente ao chamado celestial, São variadas e à carne adequadas, E voltam, voltam sempre renovadas; Tanto que agora ou quem sabe lá no futuro
Talvez sejamos vencidos ou expulsos no duro. Ah, que os peregrinos estejam atentos então E a si mesmo renunciem, homens que são.

Ele é atrevido a ponto de nos seguir pelas ruas, tentando nos cobrir de vergonha perante todos os homens, ou seja, nos deixar envergonhados do que é bom. Não fosse ele audacioso, jamais tentaria fazer o que faz. Portanto, devemos resistir a ele, afinal, não obstante todas as suas intimidações, ele exalta os loucos, e ninguém mais. Os sábios herdarão a glória, disse Salomão, mas a vergonha será a exaltação dos loucos (Pv 3:35).

Pois que coisas tão dignas do uso da língua e da boca existem na terra quanto as coisas do Deus dos céus?

Muitíssimo me agrado de você, pois vejo que suas palavras são plenas de convicção, e ouso até acrescentar: que pode haver de mais agradável e proveitoso do que falar das coisas de Deus? Que coisas tão agradáveis há (isto é, se o homem acha algum prazer em coisas maravilhosas)? Por exemplo, se o homem se deleita em falar da história ou do mistério das coisas, ou se adora falar de milagres, prodígios ou sinais, onde encontrará registro tão prazeroso, e tão belamente escrito, senão nas Escrituras Sagradas?

Falar sobre isso é muitíssimo proveitoso, já que ao fazê-lo o homem pode alcançar conhecimento de muitas coisas, como da vaidade das coisas da terra e do benefício das coisas de cima. Em geral, porém mais especificamente por meio disso, o homem pode aprender a necessidade do novo nascimento, a insuficiência de nossas obras, a necessidade da justiça de Cristo etc.
Além disso ? ainda falava Tagarela ?, por meio das conversas o homem pode aprender o que é arrepender-se, crer, orar e sofrer, entre outras coisas. Ainda pela conversa, o homem também pode aprender as grandes promessas e consolações do evangelho, para o seu conforto. E mais, por meio disso o homem pode aprender a refutar falsas opiniões, a defender a verdade e também a instruir o ignorante.
...
TAGARELA - Ai de mim! A falta disso é o motivo por que tão poucos compreendem a necessidade da fé e da obra da graça na sua alma para alcançar a vida eterna. Ignorando esse fato, vivem-nas obras da lei, pelas quais o homem de modo nenhum pode alçar-se ao reino dos céus.
FIEL ? Mas, com a sua licença, o conhecimento celestial dessas coisas é dom de Deus. Homem nenhum as alcança por ação humanitária ou meramente por falar delas.

CRISTAO - Isso acontece àqueles que ainda não o conhecem, pois ele é melhor de longe; de perto é bem desagradável. Isso de você dizer que ele é um homem distinto me faz lembrar o que já observei na obra do pintor cujos quadros parecem melhores de longe, mas que de bem perto são bem desagradáveis.

CRISTAO - Enganado? Pois pode estar certo disso. Lembre-se do provérbio: ?Eles dizem e não fazem?; mas ?o reino de Deus consiste não em palavras, mas em poder? (Mt 23:3; 1Co 4:20). Ele fala de oração, de arrependimento, de fé e do novo nascimento, mas nada sabe senão falar disso. Frequentei a sua família e o observei em casa e na rua, e sei que o que digo dele é verdade. Sua casa é tão vazia de religião quanto a clara do ovo o é de sabor. Não há ali nem oração nem sinal de arrependimento do pecado. Sim, o bruto, ao seu modo, serve a Deus bem melhor do que ele.

FIEL ? Bom, vejo que dizer e fazer são coisas diferentes, e de agora em diante é melhor que eu note essa diferença
.CRISTÃO? De fato são duas coisas distintas, e tão diversas quanto a alma e o corpo. Pois assim como o corpo sem a alma não passa de carcaça morta, também o falar vazio não passa de carcaça sem vida. A alma da religião é a prática: ?A religião que Deus, o nosso Pai, aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo? (Tg 1:27). Disso Tagarela não se dá conta; ele achaque ouvir e falar fazem um bom cristão e assim engana a própria alma.

Ouvir ? ensinava Cristão ? é somente a semeadura; falar não é suficiente para provar que o fruto já está de fato no coração e na vida. É bom saber que no dia do juízo os homens serão julgados segundo os seus frutos, pois não lhes será perguntado: ?Vocês acreditaram??, mas ?Vocês foram praticantes ou meramente faladores??. E assim serão julgados. O fim do mundo se compara a nossa colheita, e você sabe que os homens na ceifa só consideram o fruto; tampouco nada se pode aceitar que não seja da fé.

Isso me faz lembrar Moisés, quando ele determina as características do animal puro. Puro é o animal que tem casco fendido e rumina, não o que tem somente casco fendido ou o que somente rumina. A lebre rumina, mas é mesmo assim impura, pois não tem casco fendido.2 E de fato isso faz lembrar Tagarela; ele rumina, busca o conhecimento, rumina sobre a Palavra, mas não tem o casco fendido, não se afasta do caminho dos pecadores, pois, como a lebre, tem pé de cão ou urso, e, portanto, é impuro.
CRISTÃO ? Você revelou, pelo que sei, o verdadeiro sentido evangélico desses textos e acrescentarei ainda uma coisa. Paulo chama alguns homens, sim, e os grandes faladores também, de ?sino que ressoa? e ?prato que retine?, ou seja, como ele expõe em outra passagem, ?coisas inanimadas que produzem sons? (1Co13:1,14:7). Coisas sem vida, isto é, sem a verdadeira fé e graça do evangelho, e consequentemente coisas que jamais serão postas no reino dos céus entre os que são filhos da vida, embora o som das suas palavras seja como a língua ou a voz de um anjo.

FIEL - ... Como a graça salvífica de Deus se revela quando no coração do homem? ? A obra da graça na alma se revela tanto àquele que a tem Quanto a observadores. Àquele que a tem, assim se revela: dá-lhe Convicção do pecado, especialmente da corrupção da sua natureza E do pecado da descrença (pelo qual certamente será condenado, Se não encontrar misericórdia aos olhos de Deus pela fé em Jesus Cristo).
? Essa visão e percepção das coisas ? argumentou Fiel ?Provocam nele pesar e vergonha pelo pecado. Além disso, encontra Revelado em si o Salvador do Mundo, e a absoluta necessidade de Apegar-se a ele por toda a vida. E na vida encontra a fome e a sede Às quais se fez a promessa. Ora, segundo a força ou a fraqueza da Sua fé no Salvador é a sua alegria e a sua paz, o seu amor e a sua Santidade, como também o desejo de mais conhecê-lo e também de Servi-lo neste mundo.
? Embora eu diga que isso assim se revela nele ? continuou Ainda Fiel ?, é raro, porém, o homem que esteja capacitado a Concluir que isso é obra da graça, pois suas corrupções e sua razão Distorcida fazem a mente avaliar erroneamente a questão. Portanto, Do possuidor dessa obra exige-se juízo bastante sensato para que Possa concluir, com firmeza, que se trata da obra da graça.
? Aos outros ? disse-lhe Fiel ? revela-se do seguinte modo. Primeiro, por uma confissão experimental da sua fé em Cristo. Segundo, por uma vida coerente com essa confissão, ou seja, vida De santidade: santidade no coração, santidade na família (se ele Tiver família) e santidade na conduta neste mundo.

TAGARELA ? Ora, que diferença há entre clamar contra e detestar o pecado?
FIEL ? Ah! Uma grande diferença. O homem pode clamar contra o pecado ou a astúcia, mas não pode detestá-lo senão em face de uma piedosa antipatia contra dele. Já ouvi muitos clamarem contra o pecado no púlpito, gente que, no entanto, o abriga muito bem no peito, na casa e na conduta. A senhora de José clamou com voz bem alta, como se fora muito santa, mas apesar disso, de bom grado teria cometido com ele o pecado. Alguns clamam contra o pecado como a mãe grita com a filha no colo, chamando-a atrevida e malcriada, para logo depois abraçá-la e beijá-la.
Em geral ? concluiu Fiel ? isto lhe ensina a detestar no íntimo, em segredo, o pecado e a si mesmo; ensina-lhe a extirpá-lo da sua família e a promover a santidade no mundo, não por palavras somente, como faz o hipócrita ou o falador, mas pela submissão prática na fé e no amor ao poder da palavra.

" (...)
Mas qual é a segunda coisa pelo que você provaria a revelação da obra da graça no coração?
TAGARELA ? Um grande conhecimento dos mistérios do evangelho.

FIEL ? Esse sinal deveria ter vindo primeiro, mas primeiro ou último, é também falso. Pode-se alcançar conhecimento, grande conhecimento, dos mistérios do evangelho, sem, no entanto, haver nenhuma obra da graça na alma, pois mesmo se o homem possui todo o conhecimento, ainda assim pode nada ser, e consequentemente não ser filho de Deus. Quando Cristo disse: ?Vocês entenderam todas estas coisas? ?e os discípulos responderam: ?Sim?, ele acrescentou: ?Felizes serão se as praticarem? (Mt 13:51, Jo 13:17). Ele não bendiz o conhecimento deles, mas a prática, pois há conhecimento alheio à ação: aquele que conhece a vontade do Mestre e não a põe em prática.
O homem ? disse-lhe ainda Fiel ? pode ter o mesmo conhecimento que um anjo, sem, no entanto, ser cristão. Sendo assim, o seu sinal não é verdadeiro. Na realidade, conhecer é algo que agrada a faladores e fanfarrões, mas é a prática que agrada a Deus. Não que o coração possa ser bom sem conhecimento, pois sem isso o coração nada é. Há, portanto, conhecimentos e conhecimentos: o conhecimento que se funda na mera especulação, e o conhecimento acompanhado da graça da fé e do amor, que leva o homem a fazer, de coração, a vontade mesma de Deus. O primeiro desses serve ao falador, mas, sem o segundo, o verdadeiro cristão não se contenta. ?Dá-me entendimento, para que eu guarde-a tua lei e a ela obedeça de todo o coração? (Sl 119:34)."

Você porventura vivencia hoje a primeira parte da descrição da obra da graça? E será que a sua vida e conduta a testificam? Ou será que a sua religião se funda somente na palavra e na língua, e não em atos e verdade? Peço que, caso se disponha a me responder essa pergunta, nada mais diga senão o que saiba que o Deus lá do alto confirmará com um ?amém?, e também nada anão ser aquilo em que a sua consciência possa justificá-lo. Porque não é aprovado quem recomenda a si mesmo, e, sim, aquele a quem o Senhor recomenda (2Co 10:18). Além disso, dizer que sou assim ou assado, quando a minha conduta e todos os meus vizinhos me dizem que minto, isso é grande impiedade.

FIEL - Mas estou contente por termos travado essa breve conversa com ele. Quem sabe até venha a ponderar novamente a questão. Porém, fui sincero, e, portanto, estou livre do seu sangue, se ele vier a perecer.
CRISTÃO ? Bem você fez ao falar assim tão francamente com ele. Hoje é difícil encontrar quem aja em relação aos homens com tamanha fidelidade, e é isso que de fato torna a religião tão repugnante para muitos. Pois são esses tolos tagarelas, cuja religião é só da boca para fora, gente debochada e vã em sua conduta, que(sendo assim mesmo admitidos na comunhão dos piedosos) fazem tropeçar o mundo, mancham o cristianismo e entristecem os sinceros. Quisera que todos os homens os tratassem assim, como você o fez. Eles ou se ajustariam mais à religião, ou então a companhia dos santos lhes seria ardente demais.

Mantenham o reino sempre diante de vocês ? advertiu-os ainda Evangelista ? e creiam firmemente nas coisas invisíveis. Não deixem que as coisas deste mundo se arraiguem em vocês, e, acima de tudo, vigiem bem o seu coração e as suas paixões, pois são enganadoras mais que todas as coisas, e desesperadamente iníquas. Que seu rosto seja como a rocha. Vocês têm ao seu lado todo o poder no céu e na terra.

FIEL ? Em primeiro lugar, digo então, em resposta ao que o sr.Inveja falou, que jamais disse nada mais do que isto: que qualquer regra, lei, costume ou povo nitidamente contrário à Palavra de Deus é diametralmente oposto ao cristianismo. Se algo de errado falei nisso, peço que me convençam do meu erro, e aqui me prontifico perante os senhores a me retratar.
? Em segundo lugar ? continuou ? quanto ao sr. Superstição e sua acusação contra mim, só disse eu o seguinte: que na adoração de Deus exige-se fé divina, mas não pode haver fé divina sem a divina revelação da vontade de Deus. Portanto, tudo o que se insere no culto a Deus que não esteja de acordo com a revelação divina não se pode fazer senão por fé humana, fé que nada valerá para avida eterna.
? Em terceiro lugar ? finalizou Fiel ? quanto ao que disse o sr.Bajulação, afirmo (evitando os termos que, segundo se diz, eu teria usado, ou outros semelhantes) que o príncipe desta cidade, junto com todo o seu séquito, devidamente nomeado por esse cavalheiro deveriam estar antes no inferno do que nesta cidade ou neste país. Portanto, que o Senhor tenha misericórdia de mim.

Bom Fiel, fielmente confessaste ao teu Senhor.Com ele tu terás a bênção no esplendor, Mas os infiéis e seus vãos bacanais Lamentarão debaixo de dores infernais. Canta, Fiel, canta; e teu nome sobreviva; Que depois da morte vem a vida efusiva

O homem que abraça a religião por causa do mundo dispensa a religião por causa do mundo, pois tão certo quanto Judas desejava o mundo ao tornar-se religioso, também pelo mesmo motivo vendeu a religião e seu próprio Mestre.

Canto de CRISTÃO:
Demas e Interesse Próprio, cães da mesma laia; Um chama, outro corre e vai tal qual zagaia Na esperança de participar do mesmo ganho. E é assim que os dois se atolam nesse mundo tacanho.

CRISTÃO ? Irmão, que faremos? A vida que agora vivemos é miserável. Confesso que não sei se é melhor viver assim ou morrer imediatamente. Minha alma prefere o estrangulamento à vida (Jó7:15), e a sepultura é para mim mais fácil de suportar do que este calabouço. Aceitamos o conselho do gigante? ESPERANÇOSO ? De fato nossa situação é terrível, e a morte me seria muito mais bem-vinda do que viver assim para sempre. No entanto, devemos pensar que o Senhor do país para onde vamos nos disse: não tirarás, jamais, a vida de outra pessoa. Imagine então aceitar o conselho de tirar a nossa própria vida! Também, aquele que mata outro homem pode, no máximo, assassinar o corpo do outro, mas matar a si mesmo é matar corpo e alma de uma só vez.

? Canto:
Do caminho nos desviamos e, no íntimo, a dor de pisar solo proibido sentimos. Os que vêm depois tenham cuidado, não façam como nós, estouvados, e, como invasores, não caiam prisioneiros Do Castelo da Dúvida, do gigante Desespero.

Essa parte foi muito engraçada??

(..)
Perguntou-lhes então se não haviam recebido dos pastores orientações sobre o caminho
.? Recebemos, sim.
? Mas quando estavam em dúvida, não se deram ao trabalho de ler essas orientações?
? Não.
? Por quê?
? Esquecemos.
? Mas os pastores não os aconselharam a tomar cuidado com o Adulador?
? Sim. Mas nem nos passou pela cabeça que esse homem de fala elegante fosse o tal.
Vi então em meu sonho que ele ordenou aos dois que se deitassem no chão. Deitados, castigou-os com força, para ensinar-lhes o bom caminho que deveriam trilhar. E, ainda a açoitá-los, disse:
? ?Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se? (Ap 3:19).

Reconheço o meu erro. Se eu estivesse aqui sozinho, certamente dormiria, talvez à custa de minha própria vida. Percebo ser verdade o que disse o sábio: ?É melhor ter companhia do que estar sozinho? (Ec 4:9). Até aqui sua companhia tem sido uma bênção para mim, e certamente você terá boa recompensa por seus esforços.

"o coração do homem pode consolá-lo com esperanças de algo que ele não tem por que esperar".

É de um bom coração que procedem os bons pensamentos, e disso certamente procede o santo viver, conforme aos mandamentos de Deus. Mas uma coisa é vivenciar isso, outra bem diferente é só imaginar que é assim.

"IGNORÂNCIA ? Sendo breve, penso que devemos crer em Cristo para alcançar a justificação.

CRISTÃO ? Como? Como é que você pensa que deve crer em Cristo se não enxerga a necessidade que você tem dele? Você não vê nem as suas debilidades originais nem as atuais, mas mesmo assim tem essa opinião de si mesmo, e do que faz. Isso prova claramente que você nunca percebeu a necessidade de a justiça pessoal de Cristo justificá-lo perante Deus. Como você diz então: ?Eu creio em Cristo??

IGNORÂNCIA ? Creio, sim, e muito, apesar disso tudo.

CRISTÃO ? E como você crê?.

IGNORÂNCIA ? Creio que Cristo morreu pelos pecadores e que serei justificado perante Deus, ficando livre da maldição. E tudo por sua graciosa aceitação de minha obediência a sua lei. Ou melhor: Cristo torna os meus deveres religiosos aceitáveis ao seu Pai em virtude de seus méritos, sendo eu assim justificado.

CRISTÃO ? Se me permite, vou contestar essa sua confissão de fé. Primeiro, você crê com fé imaginária somente, pois essa fé não se encontra descrita em lugar nenhum da Palavra. Segundo, a fé em que se baseia sua crença é falsa, porque você aplica a justificação da justiça pessoal de Cristo a sua própria justiça. Terceiro, essa fé não faz de Cristo justificador de sua pessoa, mas de seus atos, o que é falso. E em quarto lugar, essa fé não só é enganosa, mas certamente trará sobre você a ira no dia do Deus Todo-poderoso, pois a verdadeira fé justificadora faz que a alma(sabedora da sua perdição na lei) busque refúgio na justiça de Cristo (e ela não consiste em um ato de graça para que a sua obediência seja aceita por Deus para a justificação, mas sim não obediência pessoal de Cristo à lei, que o fez sofrer por nós, em nossas mãos, tudo o que a lei exigiu). Essa é a justiça, afirmo-lhe, que a verdadeira fé aceita. É debaixo dela que a alma se refugia, e é por causa dela que a alma se apresenta imaculada perante Deus. Sendo então aceita e resgatada da condenação."

Homem nenhum pode conhecer Jesus Cristo senão pela revelação do Pai. E lhe digo mais: a fé, pela qual alma se agarra a Cristo (se é que me expresso bem), deve vi necessariamente pela espantosa grandeza do imenso poder divino.

CRISTÃO ? O medo verdadeiro, ou correto, se revela em três coisas. Primeiro, em sua origem, pois é provocado pela salvadora convicção do pecado. Segundo, ele leva a alma a agarrar-se a Cristo em busca da salvação. E terceiro, ele gera e sustenta na alma grande reverência por Deus, por sua palavra e por seus caminhos, conservando a alma terna e incutindo-lhe também o receio de afastar-se desses caminhos, seja para a direita ou para a esquerda, ou de fazer qualquer coisa que desonre a Deus, viole a paz da alma, entristeça o Espírito ou faça o inimigo falar com censura nos lábios.

Portanto ? disse ele ? se arde o seu desejo pelo céu em virtude apenas da ideia e do medo dos tormentos do Inferno, quando a ideia do Inferno passa e os medos da perdição esfriam, também esfriam os desejos pelo céu e pela salvação. Isso quer dizer que, ao desaparecerem a culpa e o medo, morre também o desejo pelo céu e pela felicidade, voltando eles aos seus caminhos tortuosos.

Meu irmão, você se esqueceu do livro, onde se diz dos ímpios: ?Eles não passam por sofrimento e têm o corpo saudável e forte. Estão livres dos fardos de todos; não são atingidos por doenças como os outros homens? (Sl 73:4-5). Esses tormentos e aflições que você sofre nessas águas não são sinais de que Deus o abandonou, mas pretendem colocá-lo à prova, para ver se você se lembrará ou não daquilo que até aqui recebeu da sua bondade, confiando nele em meio a toda essa angústia.

Eis aqui homens que amaram nosso Senhor quando viviam no mundo e que tudo abandonaram pelo seu santo nome. Ele no senviou para buscá-los e nós os trouxemos até aqui nessa jornada, para que possam entrar e mirar a face do seu Redentor com alegria.
Alane.Sthefany 22/11/2022minha estante
Esse livro é incrível, se o do C. S. Lewis: Cartas de Um Diabo a Seu Aprendiz foi escrito em 1942; o livro do John Bunyan, foi escrito há séculos, em 1678, ainda com o autor na prisão, por pregar a Palavra de Deus; além do livro ser uma alegoria cheia de metáforas e com respaldo bíblico, está cheio de teologia reformada, eu sendo calvinista, peguei todas as referências e acompanhei cada uma através da Bíblia, além disso eu li com os comentários do Charles Haddon Spurgeon, que leu essa obras diversas vezes e escreveu o livro: "Caminhando Com O Peregrino".

Ele é o segundo livro mais influente e mais lido depois da Bíblia.

Amo demais, um dos meus favoritos da vida, pretendo reler em outra tradução ano que vem. ????

Ecklezia_Carvalho 22/11/2022minha estante
Sim, foram metáforas muito bem usadas ?? além do mais, pretendo ler esse do Spurgeon e A Peregrina do John.

Alane.Sthefany 22/11/2022minha estante
Leio umas obras do Machado e outros clássicos, o linguajar é bem difícil, já esse que foi escrito em 1600, li com muita facilidade.

Um verdadeiro clássico.

O Peregrino é melhor que A Peregrina.

Eu amo o Spurgeon, e saber que esse livro impactou a vida dele ??

Pretendo ler os livros de Teologia do John Bunyan, os normais, sem ser o de ficção, ele é incrível ?

Ecklezia_Carvalho 22/11/2022minha estante
Nem parece um clássico kkkk, já q eles são difíceis de compreender ?

Mi 23/09/2011

Minha opinião sobre "O Peregrino"
"O Peregrino" é um livro que trata sobre a "caminhada" de uma pessoa que segue a Jesus Cristo, de uma forma intrigante e renovadora. Conta muitas dificuldades que os cristãos passam pela vida, através de metáforas e personagens com nomes bem reveladores.
Achei o livro muito inspirador e apesar de ser uma linguagem não muito fácil, achei o pensamento do autor muito interessante. Percebe-se que o autor estudou muito e realmente vivenciou (de alguma forma) o que escreveu.
Gostei muito do "O Peregrino", pretendo ler novamente e recomendo esse magnífico livro para todas as pessoas que seguem a Jesus!
Inês Guarani-Ka 20/12/2012minha estante

Quero ler esse livro.

Luiz.Araujo 21/06/2020minha estante
Excelente, tem RESENHA no https://youtu.be/4m1tV2Oth3s

Everton Vidal 28/07/2020

Foi um dos primeiros livros que li na vida, porque venho de uma família Batista e ele é muito importante nessa tradição. Depois de adulto eu voltei a lê-lo e realmente já não tinha aquela magia da infância. Mesmo assim ainda o achei muito especial, com toda essa ideia da vida como uma caminhada, onde as pessoas assumem atributos que os definem até a eternidade.
Ainda penso que é um livro muito inspirador, que vale muito a pena ler, sem importar a fé que se professa.
z..... 28/07/2020minha estante
Você já leu "A Peregrina"? Se não, fica como sugestão. A obra dá conta o que ocorreu com a esposa do Cristão. Tem paralelos interessantes em relação a "O peregrino".

z..... 28/07/2020minha estante
"da conta" é dá continuidade ao que ocorreu

Everton Vidal 01/08/2020minha estante
Nem sabia desse livro! Vou buscar, obrigado pela dica!

Alícia Mirlles 15/01/2022

Incrível demais para ser lido apenas uma vez.
"O peregrino" conta a história de um homem que ao ter noção do seu pecado e da destruição que viria sobre ele, abandonou tudo que tinha para trilhar o caminho da salvação. Afinal, como disse Jesus: "?Se alguém vem a mim e ama seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo."
Durante a jornada , o Cristão enfrentou várias adversidades. O sofrimento foi constante. Houve tentações, medos, dúvidas, opressões e batalhas espirituais. Mas também houve descanso, renovo e recompensa. O segredo da permanência do peregrino no caminho foi a esperança que ardia no coração dele. Os olhos do seguidor de Cristo estavam fixo na eternidade e NADA deste mundo foi capaz de fazê-lo desistir da caminhada. Ao final, o Cristão recebeu sua recompensa, chegou na Cidade Celestial e, por fim, vislumbrou o Grande Rei, Autor e Consumador da sua fé. Alí não haveria mais dor, nem choro, nem sofrimento, nem angústias. Finalmente, o peregrino pôde dizer: "Valeu a pena!".

"(...) Em seguida, vi, no meu sonho, os dois homens entrando pelo portão, e ao passarem, se transfigurarem. Receberam vestimentas que brilhavam como ouro, e também harpas e coroas: as primeiras para louvar e as segundas como prova de sua honra.(...)"
"(...) As ruas eram pavimentadas com ouro, e por elas transitavam muitos homens portando coroas na cabeça, palmas nas mãos e harpas de ouro para cantar louvores.(...)"
...
Neste livro, absorvi lições que levarei para minha caminhada cristã. Irei citar algumas lições:
1. O cristianismo exige renúncias. Porém , só iremos renunciar aquilo que consideramos preciosos neste mundo quando percebermos que Cristo é mais preciosos do qualquer riqueza e sedução mundana.
2. A jornada cristã é repleta de tentações e dificuldades. Nossa guerra é contra principados e potestades. A batalha é contra nós mesmos. Portanto, é necessário ser vigilante e encontrar-se em constante oração e leitura da palavra. Precisamos está revestidos das armaduras espirituais.
3. A caminhada é difícil. Mas, temos um Bom Pastor que nos guia e nos acompanha. Ele nos conduz às águas tranquilas e nos faz descansar em verdes pastagens. Não estamos sozinhos!
4. A esperança de que um dia veremos o Nosso Amado é o gás que nos fará prosseguir durante toda a caminhada. Se o nosso olhar não estiver fixos na eternidade, iremos retroceder em qualquer dificuldade.

O livro é incrível. E possui riquezas para a nossa caminhada cristã. Indico para qualquer cristão ou amadores de livros.
Paulo Sérgio 15/01/2022minha estante
Tu dec
Tu deveria escrever um livro, né? ??????
Ficou perfeitooo????????

Edy 16/01/2022minha estante
Que resenha maravilhosa ???

Duda 20/01/2022minha estante
já adicionei no meu kindle,parece otimoooo

Bela 15/12/2017

Um 'clássico atual'
O Peregrino é um livro clássico da literatura cristã, escrito em 1678, que até hoje é muito vendido e difundido entre o meio religioso. Existem até algumas adaptações cinematográficas. Entretanto, eu nunca havia me interessado o suficiente pelo livro para lê-lo até que ele foi indicado pelo clube do livro em que participo e foi uma leitura maravilhosa. É incrível como uma obra tão antiga pode se manter tão atual e trazer tantas reflexões a nós, quatro séculos após sua publicação.

Cristão começa a sua peregrinação após conhecer Evangelista e começar a ler a bíblia. Ele percebe que se continuar a viver a vida a que está acostumado e a morar na cidade da Destruição, seu fim será a condenação eterna. Além disso, seus pecados tem sido uma grande tormento para a sua alma e ele anseia poder se livrar do fardo que eles causam em sua vida. Mas a caminhada que ele se propõe a seguir é longa e grandes são as tribulações que encontrará pelo caminho. As pessoas que Cristão encontra durante a sua jornada representam pecados, práticas e tipos de pessoas ditas cristãs, como Tagarela, Preguiça, Hipocrisia, Misericórdia, Fiel, etc. E, com eles, Cristão trava diversos diálogos muito ricos.

"— Bem, lá espero ver bem vivo aquele que, morto, vi pendurado na cruz; e ali espero livrar-me de todas essas coisas que até hoje estão em mim e que me aborrecem. Lá, dizem, não existe morte, e lá viverei com a companhia que mais me agrada. Para dizer bem a verdade, só posso mesmo amá-lo, pois foi ele quem me aliviou o fardo. Estou cansado da enfermidade que trago dentro de mim; prefiro estar onde não morrerei mais, ao lado daqueles que continuamente bradam: 'Santo, Santo, Santo'."

Mesmo o livro sendo bem antigo, não tive qualquer dificuldade com a linguagem, pois a edição que li foi reformulada de forma a não causar problemas a um leitor do século XXI. Porém, há alguns comentários do autor no início e no final do livro e, nessas partes, a editora optou por deixar a linguagem mais próxima ao original. Eu confesso que fiquei bastante receosa do livro inteiro estar escrito daquela maneira e muito aliviada quando percebi que esse não era o caso. Porque sinceramente, não sei se conseguiria finalizar a leitura se fosse assim. De uma forma ou de outra, essa não é uma leitura para ser feita muito rápida e nem é umas daquelas que nos prende do início ao fim, nos deixando super curiosos para concluir a história. É um livro que tem muito conteúdo (mesmo que não seja tão extenso), ele é denso. Portanto, é uma leitura que deve ser feita calmamente, de forma a refletir e assimilar tudo o que está sendo ilustrado.

"OBSTINADO — Que coisas são essas que você procura e pelas quais abandona o mundo todo?
CRISTÃO — Busco uma ' herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor ' (1Pe 1:4), e ela está guardada no céu, em segurança, para ser distribuída no tempo devido àqueles que a perseguirem com zelo."

Além disso, O Peregrino possui muitas referências bíblicas. Mas, leitores que tenham um maior conhecimento bíblico provavelmente também irão reconhecer outros versículos e histórias bíblicas retratadas nas aventuras e falas dos personagens, além das passagens com referências. As vezes eu me sentia como se o livro fosse uma verdadeira montagem ainda que bastante sutil e muito inteligente de diversas narrativas e versos bíblicos. A principal mensagem do livro é o plano da salvação de Deus, como precisamos urgente de sua graça e misericórdia para sermos livres do pecado e como a vida cristã deve ser uma jornada de constante busca por Deus e pela Sua palavra, mas não falo apenas sobre conhecimento e sim sobre atitudes e vida prática.

site: http://www.sigolendo.com.br/
Roberto 24/01/2018minha estante
Muito boa resenha, bem o que pensei sobre ele.

Roberto 24/01/2018minha estante
Boa resenha, relata bem o que pensei sobre o livro.

Helio 14/08/2018minha estante
Muito bom comentário!

Brenda588 26/05/2022

Simplesmente surreal
Assim como essa resenha, minha leitura do livro foi bastante espaçada, mas posso agradecer a Deus por ter sido assim, pois pude ter contato com a história mais vezes, e assim, ter minha fé fortalecida a cada vez que viajava por suas páginas.

A história de "O Peregrino" é uma ilustração da caminhada de um cristão à Cidade Celestial. Nessa peregrinação ele encontra de tudo, desde lugares e pessoas maravilhosas até situações de puro medo e desespero.

O incrível está em como John Bunnyan pensou em tudo isso. Sua genialidade em misturar a fantasia com a bíblia, contando a trajetória de cada cristão pelo mundo foi o que mais me fascinou.

Já o surreal mora no fato de eu ter conseguido associar cada passo que o peregrino dava com a minha vida. E é assim para todo o cristão que lê a obra. Essa identificação gera edificação, pois é baseada na biblia, e por isso, a experiência se torna surreal.

"O Peregrino" é o segundo livro mais lido em todo o mundo há mais de três séculos. Charles Spurgeon, o grande pregador do passado, o leu 100 vezes durante sua vida. Talvez esses dados sobre este livro pareçam grandes de mais, mas não o são.
E eu só pude entender isso depois que li, por isso lhe convido a fazer o mesmo.
brendaflleal 29/05/2022minha estante
O segundo livro mais lido? Não li ainda, mas dei uma pesquisada e não consegui achar nem entre os mais lidos do mundo. ?

Brenda588 29/05/2022minha estante
Bom, essa informação está na contracapa da minha edição. Realmente não parei para pesquisar em outras fontes, apenas escrevi o que estava no livro. Me desculpe se eu compartilhei algo errado, mas mesmo assim, ainda te encorajo a leitura.

brendaflleal 29/05/2022minha estante
Ah, sim! Achei que constava em outra fonte, muito obrigada.

Sabryna 05/08/2021

É um livro de ficção, entretanto está repleto de ensinamentos e passagens da Bíblia, por isso eu diria que é uma história idealizada com um valor moral riquíssimo sobre os caminhos que devemos seguir para alcançar o Reino de Deus.
Forest 05/08/2021minha estante
Esse livrinho (no sentido de curto) é maravilhoso!

Sabryna 05/08/2021minha estante
Sim !

Bya 01/11/2021

O Peregrino
Este livro é instigante do começo ao fim, o autor aborda a temática da caminhada cristã da forma de metáfora.
A analogia com os acontecimentos na vida de Cristão são maravilhosos, nos mostrando como é difícil e deliciosa ao final da jornada.
Um livro que todos deveriam ler, isso eu tenho certeza.
Denise Ximenes 02/11/2021minha estante
Concordo em tudo, BeaBaldasso! Um livro fundamental, que nos ensina por meio de metáforas!

Bya 02/11/2021minha estante
Simmm, me surpreendeu dms este livro

Mauricio.Andrade 18/05/2021

Leitura obrigatória para todo cristão
Que livro especial, acabei de ler ele, num momento de dificuldade na minha vida, e como me senti confortado através do que vi ali. Recomendo a todos, uma leitura tranquila, cheia de reflexões e ânimo para todos cristãos.
Luchi 18/05/2021minha estante
Nossa, ele é incrível, demorei pra ler, mas no fim foi bom, pq pude aproveitar a história melhor, lendo aos pouquinhos

Mauricio.Andrade 18/05/2021minha estante
Sim verdade, tbm demorei um pouco pra ler, mas gostei bastante de como a história vai sendo contada, vários trechos falaram bastante comigo. Com certeza ficará marcado na minha memória aquele final.

Carol 04/07/2021

Fan-tás-ti-co !
Um livro que todas as pessoas deveriam conhecer e ler. Narra o caminho que Cristão percorreu até chegar à cidade Celestial. Os nomes dos personagens e cidades são exatamente a descrição do caráter deles. A clareza e franqueza nós diálogos passa toda a verdade que é percorrer o caminho para porta estreita e para larga também. Parece etapas de um game, onde o jogador necessita passar as fases pra poder seguir em frente, porém não dá pra jogar é necessário ser o mais sincero possível para mudar de vida definitivamente.
Kaa 08/07/2021minha estante
Quero muito ter a oportunidade de ler esse livro.

Carol 08/07/2021minha estante
Vale muito a pena, é incrível. Você vai gostar.

Ludmila.Wendy 19/06/2021

Genial
Tudo bem que esse livro dispensa comentários, mas tenho que falar: GENIAL! Em vários momentos pensei que Bunyan estava narrando minha caminhada cristã, haha! Não posso dizer que foi uma leitura fluída, pois a estrutura do texto me atrapalhou demais (não estou acostumada a ler livros com estrutura de peça teatral); contudo, valeu muito a pena. Ri, chorei e amei essa leitura.
NatAlia.Martins 16/04/2023minha estante
Um dos meus preferidos. Estou lendo pela terceira vez! Bíblia pura! ?

Ludmila.Wendy 16/04/2023minha estante
Pretendo fazer leitura anual dele, hehe

Suse 17/10/2021

[opinião impopular]
O livro conta de forma alegórica a caminhada de um Cristão até chegar ao Céu.
Há muitos (muitos!) personagens e lugares o tempo todo; cada um deles é a personificação de um sentimento, uma qualidade, uma tentação...
ex.: Cristão que vivia na cidade na Destruição
Sábio Mundano que vivia na Cidade Carnal
Adão que vivia na Cidade do Engano, um velho homem (essa foi de uma sacada genial! rs)

O mais importante não é o enredo em si, mas a lição da estória. Por exemplo, quando o peregrino é preso no Castelo da Dúvida pelo Gigante chamado Desespero, o mais importante não é saber que ele foi preso num Castelo por um Gigante, mas que há momentos em que o Cristão se desespera, fica preso a dúvidas e não sabe como sair dessa situação...

Numa história comum, o nome dos personagens e dos locais talvez não faça muita diferença, mas numa alegoria os nomes são imprescindíveis.
Cada pedacinho da caminhada, cada personificação e local traz uma lição, porque esse é o objetivo do livro: provocar o pensamento reflexivo sobre a caminhada cristã e seus percalços.

Por causa dos vários personagens e lugares achei a leitura cansativa e pouco fluida, sem contar o início em que o peregrino vive a história e depois conta tudo o que viveu, tornando a leitura repetitiva. A ideia do livro é boa, talvez tenha sido uma explosão na época em que foi escrito, mas acho que ele é superestimado hoje.
skuser02844 25/10/2021minha estante
É um bom livro, mas eu o achei chatíssimo rs. Terminei com muita dificuldade.

Suse 25/10/2021minha estante
kkkkkkk sim! A ideia do livro é bem boa, mas a estória mesmo é cansativa.

Eva 10/05/2021

Sobre a caminhada cristã
Antes de falar sobre o livro, quero dizer o quanto Deus tocou no coração do escritor, John Bunyan, que na época em que O Peregrino foi feito, se encontrava em uma prisão por professar a sua fé. Este não é qualquer livro, pois foi considerado o segundo mais lido do mundo depois da Bíblia, o qual é importante para a caminhada de todo o cristão.

O peregrino é a história de um cristão que foi tocado pelo Espírito Santo, embarcando numa longa jornada, partindo do que seria a perdição eterna até a terra celestial. Pode esquecer, que nesse caminho não foi nada fácil, pois existiam muitos desafios, tentações, camuflados de meias verdades, mas na verdade, no meio da caminhada surgiam cidades e homens que tentaram persuadi-lo a desviar do seu destino final, com nomes como, Hipocrisia, Bajulação e Duas Caras.
Mas Deus não o desamparou, enviou amigos verdadeiros, para prosseguir em seu trajeto, transformando a viagem no menos enfadonha possível. Apesar de esperançoso, peregrino, caiu várias vezes em pecado, creio que você também, porém o Senhor, O Altíssimo, mandou homens de bem para o auxiliarem na trajetória, com isso derrotou um demônio e os desejos.

E por fim, é seu dever ler o resto desse sonho do escritor John Bunyan, que é uma analogia a nossa vida como cristãos. Somos como o ?Cristão?, forasteiros em terra estranha, com o objetivo de ter a vida eterna, e mesmo com a graça de Deus, continuamos a ser pecadores e a cair em tentações do inimigo.

O final da resenha você encontrará no Instagram da @safipjo, que a sigla significa, sociedade auxiliadora feminina.??
Marcos Danilo 10/05/2021minha estante
Tá demaissss

Eva 10/05/2021minha estante
Aiai Danilo.? Obrigada sim ?