O Peregrino John Bunyan

Resenhas - O Peregrino

@aprendilendo_ 03/10/2020

Resenha de O Peregrino
Muito confundida com a “metáfora”, a alegoria, geralmente usada em contos, fábulas e lições morais, é caracterizada por trazer um sentido real para a fantasia, transpondo todo o conceito de algo para uma nova forma, tendo, ainda assim, o mesmo significado, a exemplo disso, vemos o Leão de Nárnia, esse, alegoria clara a Deus. Nesse contexto, é justamente essa a figura de linguagem presente em O Peregrino, livro escrito por John Bunyan enquanto estava preso por pregar o evangelho sem permissão em anos de perseguição religiosa na Inglaterra.

Sobre a história: A partir dos sonhos de um narrador, acompanhamos a épica jornada de Cristão, homem advindo da cidade da Destruição o qual, após se deparar com as verdades da Bíblia e ser orientado pelo bom Evangelista, parte por um caminho estreito até o lar daquele que prometeu tirar todos os seus fardos, Jesus Cristo, na cidade Celestial. Para isso, terá primeiro de passar por diversos outros obstáculos, como o Vale da Morte e a Feira do Mundo e enfrentar demônios, dragões e monstros cujo o único objetivo é destruir.

Composto por uma narrativa fantástica e instigante, o livro se sobressai quando o assunto é conseguir gerar identificação e trazer aprendizados enquanto nos prende com uma enorme curiosidade sobre qual será o destino de Cristão. Ficamos realmente animados para saber, a todo o momento, qual será o próximo desafio do personagem. Esse aspecto traz consigo a brilhante imersão do leitor na jornada a qual, por conta de sua forma direta e não muito descritiva dos cenários, dá quase total liberdade para o preenchimento do ambiente com a imaginação de cada um. Apesar da obra ser uma clara mensagem aos cristãos, sua característica gospel não tira de si a atratividade para os não religiosos, afinal, a história encontra-se repleta daquilo presente nos maiores clássicos épicos, como dragões, gigantes, demônios, batalhas pela vida, redenção e a busca por um bem maior.

Capaz de trazer cada um para junto de Cristão, como se realmente fossemos seus companheiros até a porta final do caminho estreito, O Peregrino se destaca dentre as melhores fábulas já escritas por meio de seu repertório infindável de lições as quais representam tão bem a jornada daquele que decide pegar a própria cruz e seguir o nosso Salvador. Não é de se impressionar ser um dos livros mais lidos dos últimos três séculos. Ótima leitura.

Instagram: @aprendilendo_
Site: aprendilendo.com.br
Ana Carolina 03/10/2020minha estante
Estou lendo O Peregrino e não estou me decepcionando de forma alguma, como já imaginava que não iria me decepcionar. A questão de uma identificação pessoal de todo aquele que também se sente peregrino nesse mundo com a jornada de Cristão pra mim é o ponto chave, além de como o autor nomeia e caracteriza com excelência aqueles que são os maiores espinhos desse terra. Ótima resenha, parabéns.

@aprendilendo_ 04/10/2020minha estante
Muito obrigado pelo seu comentário agregador!!!

Ana Carolina 04/10/2020minha estante
Por nada!!

Isabela Comenta 08/10/2020minha estante
Instigante resenha! Eu apenas vi o filme e ja me emocionou demais!

@aprendilendo_ 08/10/2020minha estante
Eu recomendo muito mais o livro, sabia? O filme ainda tem alguns defeitos aqui e acolá, agora o livro é sensacional!!

Daniel.Gomes 10/10/2020minha estante
interessante. Ja quero ler este livro. Ja li um livro com o mesmo título e gostei bastante da história. Pelo que li de sua resenha vou gostar bastante também

@aprendilendo_ 10/10/2020minha estante
Recomendo bastante, Daniel, o livro é incrível!!

Alexandra 10/11/2020minha estante
Maravilhoso

Biel 12/11/2020minha estante
Esse livro é excelente, super recomendo! Já está na hora até de uma releitura para mim rsrs! Ótima resenha, parabéns!

@aprendilendo_ 12/11/2020minha estante
Muito obrigado!!

Diana 17/11/2020minha estante
Já li esse livro duas vzs, hoje me deparei com seu delicioso comentário e me deu vontade de reler esse livro, é um dos livros mais vendidos em todo mundo, só perde pra Bíblia Sagrada! Obg pelo comentário!

Iris 05/01/2021minha estante
Quero muito ler

Bah 08/05/2021minha estante
É um livro sensacional.

Mari 12/09/2021minha estante
Esse livro é perfeito!!! É o meu favorito da vida, claro depois da bíblia... A edição ilustrada é perfeita...

Shara.Stephanye 14/02/2024minha estante
Adorei esse livro, foi um dos melhores livros que eu já li

Shara.Stephanye 14/02/2024minha estante
Adorei esse livro, foi um dos melhores livros que eu já li

Galega.Soares 18/04/2024minha estante
MEU DEUS QUE RESENHA MARAVILHOSA!! Estou a ler ?O peregrino? e como é tão bom (e ?satisfatório?) ler o livro, a alma se acalma e você vai pra outro mundo. ?O peregrino? está sendo pra mim um livro de auto reflexão pra mim!! Estou ansiosa para terminar e começar ?A peregrina?.

Alane.Sthefany 02/02/2022

O Peregrino - John Bunyan ??
Incrível !!! Eu amei ... ?
O melhor livro de Ficção Cristã que eu já li em toda minha vida, não é à toa que até hoje, depois de tantos anos, décadas e séculos, ainda esse é um dos livros mais lidos depois da Bíblia.

Esse livro mostra o caminho que todo cristão deve trilhar, pois não somos desse mundo, somos peregrinos, em terra estrangeira , e Canaã e a Nova Jerusalém é a nossa morada, promessa adquirida por intermédio de Cristo Jesus, Nosso Senhor !!!

Recomendadissímo, apenas LEIAM ... ?

Se possível, leiam em conjunto com os comentários de Charles Haddon Spurgeon sobre o livro:
"Caminhando com o Peregrino"

? Nota 5/5 ???

Fiquei até com saudade dos personagens, Fiel, Esperançoso e Cristão ??

Como é bom ter um bom companheiro ao lado nessa caminhada, como Eclesiastes diz:

"Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque, se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? E, se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa."

Ec 4:9-12

Com certeza, lerei mais livros do John Bunyan ??
Elias.Schmitz 02/02/2022minha estante
Esse livro é maravilhoso! Tudo nele é perfeito!

A história do Fiel me tocou demais.

Alane.Sthefany 03/02/2022minha estante
Sim, eu quase chorei com a morte de Fiel, mas logo, apareceu um companheiro para Cristão ??? Amei demais, muito profundo esse livro ???

julyannaescritora 03/02/2022minha estante
Livro excelente ???

@julyannaescritora

Maravilhoso, eu guardarei no meu coração ???
Pretendo reler, vou até ler "A Peregrina" ?

Gaby 03/02/2022minha estante
Essa livro é incrível ?

beatrizalmeida.sr 03/02/2022minha estante
Quero ler! ? Obrigada por compartilhar sua experiência

@Gaby

Sim, muito bom !!!
Perfeito demais ?

@beatrizalmeida

Tenho certeza, que não irá se arrepender, esse livro é O LIVRO ???

Grandes ensinamentos ?

BeH 03/02/2022minha estante
Boa Indicação
Irei colocar na lista
Obrigado!

@BeH

Por nada, boa leitura e faço bom proveito ?????

Rosangela Max 28/04/2022

Revigorante.
É uma história simples e poderosa sobre a jornada do Cristão rumo ao Reino Celestial.
Através de metáforas, o autor retrata nosso maiores desafios ao trilhar o caminho de Deus, sejam aqueles criados por nós mesmos ou aqueles criados pelo mundo.
Gostei que é o tipo de história de fácil entendimento, que não requer grandes interpretações.
A mensagem é clara: por mais difícil que seja, não devemos nos desviar do caminho e nem ceder as tentações. Devemos nos manter fortes e perseverantes na nossa fé.
Recomendo a leitura.

Marcos 01/12/2022

O Peregrino
Cristão sai em peregrinação para buscar à Cidade Celestial. Sua jornada será repleta de provações? até conseguir sua redenção.

Uma obra atemporal, cheia de reflexões sobre o caminho da fé e de como passamos por provações quando se busca seguir o caminho do Senhor.

Tenho pouco contato com obras teológicas, mas essa foi a que mais me surpreendeu, principalmente no que diz respeito as provações, que estão presentes no dia a dia de todos.

Aqueles que se sentirem prontos, eu recomendo a leitura.

Jerciane0 14/01/2024

Classico Cristão
Esses são daqueles livros que você nunca esquece e que enriquecem sua caminhada! Leitura fácil e de fácil entendimento.
Thaí 14/01/2024minha estante
Esse tá na minha lista, só vi o filme, o livro deve ser melhor ?

advochaos 14/01/2024minha estante
É bom?

Carol 04/06/2021

Todo cristão deve ler
Leitura riquíssima! Eu sinto que preciso ler novamente para apurar melhor e põe em prática na minha vida tudo que li.

Preciso ler o outro A PEREGRINA. Creio que será ainda melhor!!

Todo cristão precisa ler este livro.
Super indico!!!
Lari_Marcondi 04/06/2021minha estante
É ótimo mesmo!

Carol 04/06/2021minha estante
Esse livro é ótimo para se trabalhar com todas as idades na igreja, por exemplo.

William LGZ 19/05/2022

Uma fantástica alegoria religiosa
Tinha lido bem por cima sobre este livro antes de lê-lo e acabou que se saiu bem diferente do que eu imaginava, contudo valeu muito a pena por seus importantes ensinamentos passados através de uma agradável jornada que conseguiu me prender bastante.

Embora haja algumas passagens que não consegui entender muito bem em primeiro momento e uma em específico que até me irritou, a maioria foram de fácil entendimento e a obra contribuiu imensamente para uma melhor interpretação da Bíblia de minha parte.

Recomendo à todos, mais ainda aos cristãos que podem assimilar a obra de melhor forma! Também serve para todas as idades.

Carol 04/07/2021

Fan-tás-ti-co !
Um livro que todas as pessoas deveriam conhecer e ler. Narra o caminho que Cristão percorreu até chegar à cidade Celestial. Os nomes dos personagens e cidades são exatamente a descrição do caráter deles. A clareza e franqueza nós diálogos passa toda a verdade que é percorrer o caminho para porta estreita e para larga também. Parece etapas de um game, onde o jogador necessita passar as fases pra poder seguir em frente, porém não dá pra jogar é necessário ser o mais sincero possível para mudar de vida definitivamente.
Kaa 08/07/2021minha estante
Quero muito ter a oportunidade de ler esse livro.

Carol 08/07/2021minha estante
Vale muito a pena, é incrível. Você vai gostar.

Mi 23/09/2011

Minha opinião sobre "O Peregrino"
"O Peregrino" é um livro que trata sobre a "caminhada" de uma pessoa que segue a Jesus Cristo, de uma forma intrigante e renovadora. Conta muitas dificuldades que os cristãos passam pela vida, através de metáforas e personagens com nomes bem reveladores.
Achei o livro muito inspirador e apesar de ser uma linguagem não muito fácil, achei o pensamento do autor muito interessante. Percebe-se que o autor estudou muito e realmente vivenciou (de alguma forma) o que escreveu.
Gostei muito do "O Peregrino", pretendo ler novamente e recomendo esse magnífico livro para todas as pessoas que seguem a Jesus!
Inês Guarani-Ka 20/12/2012minha estante

Luiz.Araujo 21/06/2020minha estante
Excelente, tem RESENHA no https://youtu.be/4m1tV2Oth3s

Barbara.Tomaz 01/01/2022

Relíquia
Essa edição é clássica! E pessoalmente acredito que seja a melhor tradução que essa editora já fez desse livro. Em um livro só, você encontra as duas partes: o peregrino e, a continuação, a peregrina.

sevennationarmy 20/12/2023

Surpreendente.
Comecei esse livro sem saber nada sobre ele. Só sabia que queria ler uma obra cristã e também sabia que essa é uma leitura obrigatória para cristãos. Pois bem, li no resumo que se trata de uma "alegoria cristã" e não entendi o que isso queria dizer, então comecei a ler logo. E a grata surpresa que eu tive quando entendi o significado dessa expressão, foi inexplicável.

Esse livro tem mais de 600 anos e ele se mantém tão atual quanto os evangelhos. Foram tantas partes destacadas e importantes durante a leitura, que eu simplesmente perdi as contas. Ele é de uma riqueza de história, de palavras e personagens que somente lendo para entender!

Fico feliz que esse tenha sido meu último livro do ano, não poderia ter fechado com um melhor! É realmente uma leitura obrigatória para cristãos porque nos faz relembrar o quanto Deus e sua palavra são simples, nós que dificultamos, nos desviamos, pegamos atalhos e cismamos de seguir por nosso próprio entendimento.

O sacrifício de Jesus na cruz foi por todos nós e esse já é meio caminho andado até nossa salvação. Deus JÁ nos ama e só aguarda que nós possamos amá-Lo de volta. Ele está a porta! Aceite Jesus hoje e desfrute da Glória Eterna ao seu lado no futuro. Eu prometo pra você que caminhar ao lado dEle é muito mais leve, divertido e diferente do que você imagina e vê de exemplos por aí.

Estou aqui me fortificando, tentando entender e me encher cada dia mais do Pai, e cumprindo o meu ide. Se você leu essa resenha e se sentiu tocado, me manda uma mensagem! Vamos conversar e amar a Jesus juntos ??

Pedróviz 20/03/2021

Simbolismo
Antes de adquirir um livro é bom ficar a par, de forma clara, sobre o que ele trata e principalmente qual é o time do autor. Comprei praticamente às cegas, numa revista de catálogo.
O livro conta, na forma de uma história envolvendo vários personagens que representam vícios e virtudes, a própria história da vida do autor de uma forma simbólica.
Mas como nem tudo são flores, houve ao menos um trecho no livro que me desconcertou, pois pareceu destratar a religião católica. Havia percebido o tom protestante da narrativa, mas não esperava por isso. Poderia ter se limitado a expor sua própria história triste e deixado o veneno para os inimigos do cristianismo.
Mas, esquecendo picuinhas escondidas nas entrelinhas e fazendo como na parábola da vela, atenhamo-nos ao essencial e veremos que a leitura de O Peregrino é valiosa pelas mensagens de cristianismo nela contidas.
Quatro estrelas e meia.
Barbara.Tomaz 20/03/2021minha estante
Foi o primeiro livro ocidental cristão a ser traduzido e a chegar na península coreana. Chegou antes até mesmo da própria Bíblia, tamanha foi sua influência cultural naquela época. Tem também a continuação da história: A Peregrina, em que é relatada a história de sua família que ficou na cidade.

Lurdynha_ 08/04/2021

Uma jornada incrível, cheia de conhecimento agora entendo porque ele foi tão vendido, a leitura é muito envolvende.

Lisiane 03/05/2023

O Peregrino
Você conhece o termo: Entendeu ou quer que eu desenhe?
Pois é, este livro é a Bíblia desenhada, mastigada e entendida. Muito bom. Eu não sabia, mas depois desde tem uma sequência com A Peregrina.

Eva 10/05/2021

Sobre a caminhada cristã
Antes de falar sobre o livro, quero dizer o quanto Deus tocou no coração do escritor, John Bunyan, que na época em que O Peregrino foi feito, se encontrava em uma prisão por professar a sua fé. Este não é qualquer livro, pois foi considerado o segundo mais lido do mundo depois da Bíblia, o qual é importante para a caminhada de todo o cristão.

O peregrino é a história de um cristão que foi tocado pelo Espírito Santo, embarcando numa longa jornada, partindo do que seria a perdição eterna até a terra celestial. Pode esquecer, que nesse caminho não foi nada fácil, pois existiam muitos desafios, tentações, camuflados de meias verdades, mas na verdade, no meio da caminhada surgiam cidades e homens que tentaram persuadi-lo a desviar do seu destino final, com nomes como, Hipocrisia, Bajulação e Duas Caras.
Mas Deus não o desamparou, enviou amigos verdadeiros, para prosseguir em seu trajeto, transformando a viagem no menos enfadonha possível. Apesar de esperançoso, peregrino, caiu várias vezes em pecado, creio que você também, porém o Senhor, O Altíssimo, mandou homens de bem para o auxiliarem na trajetória, com isso derrotou um demônio e os desejos.

E por fim, é seu dever ler o resto desse sonho do escritor John Bunyan, que é uma analogia a nossa vida como cristãos. Somos como o ?Cristão?, forasteiros em terra estranha, com o objetivo de ter a vida eterna, e mesmo com a graça de Deus, continuamos a ser pecadores e a cair em tentações do inimigo.

O final da resenha você encontrará no Instagram da @safipjo, que a sigla significa, sociedade auxiliadora feminina.??
Marcos Danilo 10/05/2021minha estante
Tá demaissss

Eva 10/05/2021minha estante
Aiai Danilo.? Obrigada sim ?