O Peregrino

O Peregrino John Bunyan

Resenhas - O Peregrino

mottacarols 21/02/2024

Um clássico que deve ser lido por todos!
Estabeleci como meta para o ano de 2024 ler ?O Peregrino? pela primeira vez, que sempre é indicado como obrigatório em uma biblioteca cristã, por ser um clássico de John Bunyan.

De fato, é um livro belíssimo! Irei recomendar a todos, mas com duas advertências: é necessário estar atento a cada uma das alegorias feitas pelo autor e se envolver na história. Como foi bom sentir junto com Cristão cada uma de suas angústias e batalhas que ele enfrentou no caminho ao céu.

Edificante e digno de ser relido. Vivamos como peregrinos neste mundo!

Samuel._.jrs 20/02/2024

Muito edificante
Gostei demais da leitura, é um livro curto porém bem denso, contém muitas referências bíblicas e é totalmente apreciado lendo mais de uma vez, como li apenas uma acredito que não peguei todas os ensinamentos contidos, vale apena ter na prateleira!

Milena1133 20/02/2024

"O peregrino": alegoria da jornada rumo à Cidade Celestial.
"Então, meu coração transbordou de alegria, meus olhos se encheram de lágrimas e minhas feições se multiplicaram de amor ao nome, ao povo e aos caminhos de Jesus Cristo."

Acho que uma descrição boa deste livro não caberia aqui... só posso dizer que TODO CRISTÃO deveria ler o Peregrino durante sua vida.

Camila1856 19/02/2024

Visão clara e objetiva da realidade cristã
Representa de forma clara e objetiva como de fato é a vida cristã, que muitos acham ser perfeita e digna de aplausos, quando na verdade é de batalhas, lutas internas e obstáculos impossíveis aos nossos olhos. Amei a leitura, foi bem marcante pra mim e confesso que achei aquela leitura chatinha de persistir, mas entrei na narrativa e no final amei.

Kamila225 19/02/2024

Refrigério
Foi muito bom ler a personificação de características, sejam boas ou más, que existe. Com certeza será uma história que guardarei no coração e sempre refletirei.

Abaixo algumas citações do livro que gostei.

"Ouvir é somente a semeadura; falar não é suciente para provar que o fruto já está de fato no coração e na vida."
"Na realidade, conhecer é algo que agrada a faladores e fanfarrões, mas é a prática que agrada a Deus."
"Aquele que há de morrer ali ? continuou ? de morte não natural e provavelmente entre muitas dores, terá, porém, quinhão melhor que seu companheiro, não só porque chegará mais cedo à Cidade Celestial, mas porque será poupado de muitas angústias que o outro encontrará no restante da jornada."
"Os infiéis, por paixões carnais, podem penhorar, hipotecar ou vender sem pestanejar o que têm ou são, mas os que têm fé, fé salvífica, mesmo pouca, esses não o farão."
"É bom também que peçamos proteção ao Rei, para que ele mesmo vá conosco. Por isso Davi exultou, mesmo estando no Vale da Sombra da Morte; Moisés preferia morrer onde estava a dar sequer um passo a mais sem seu Deus."
"Foi aí, ao me vir à mente esta passagem: ?Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede? (Jo 6.35), que percebi que crer e vir são a mesma coisa, e que aquele que vem, ou seja, busca a salvação de Cristo com o coração e o afeto, esse de fato crê em Cristo."
"CRISTÃO ? Sem dúvida nenhuma é assim que age o medo, sendo ele o correto. Pois assim prega a Palavra: ?O temor do Senhor é o princípio da sabedoria? (Sl 111.10; Pv 9.10).
ESPERANÇOSO ? E como você definiria o medo correto?
CRISTÃO ? O medo verdadeiro, ou correto, se revela em três coisas. Primeiro, em sua origem, pois é provocado pela salvadora convicção do pecado. Segundo, ele leva a alma a agarrar-se a Cristo em busca da salvação. E terceiro, ele gera e sustenta na alma grande reverência por Deus, por sua palavra e por seus caminhos."
"Ali ? disseram ? estão o monte Sião, a Jerusalém celeste, o inumerável exército dos anjos e os espíritos aperfeiçoados dos homens justos. Agora vocês irão para o paraíso de Deus, onde verão a árvore da vida e comerão de seus frutos eternos. Quando láchegarem, receberão mantos brancos e viverão todos os dias ao ladodo Rei, por toda a eternidade. Jamais verão as coisas que viram quando estavam nas regiões inferiores da terra, como a tristeza, a doença, a traição e a morte, ?pois a antiga ordem já passou? (Ap 21.4).Vocês estão indo para o convívio de Abraão, Isaque e Jacó, dos profetas, dos homens que Deus libertou do mal que virá e que hoje repousam nos seus leitos, cada qual andando na sua justiça." ????

Cris 19/02/2024

Estou diante de um novo livro de cabeceira...
Depois da Bíblia, este é o livro mais conhecido pelos cristãos e segue desde então como um manual prático acerca da caminhada pela fé. Lançado em 1678, 'O Peregrino' de John Bunyan narra a trajetória de Cristão, que após ler a Bíblia e cair em sono pesado, se vê em uma caminhada rumo a um lugar chamado Cidade Celestial.

No decorrer dessa aventura, ele encontra-se com vários personagens reais com nomes bem alegóricos por sinal, tais como Evangelista, Adulação, Malícia, Apoliom, Vigilância etc. Todos esses "nomes", na verdade, significam lutas, tentações e situações da vida a serem vencidas por ele a fim de chegar ao seu alvo que é o céu. Cristão além de ter de vencer as muitas vozes, caminha também por lugares sombrios e medonhos, entitulados de o Desfiladeiro do Desespero, o Pântano da Desconfiança, a Feira das Vaidades, o Rio da Morte e por aí vai. Todas essas vivências vão acabar atestando o quanto ele está preparado ou não para adentrar na Cidade Celestial, e caberá a ele ser fiel em seu propósito sem olhar para o lado e, infelizmente, esmorecer.

(...) Voltar não é nada além de morte; seguir em frente é o medo da morte, e a vida eterna além dela. Ainda vou em frente.

Acho que estou encarando um novo livro de cabeceira que deveria ser leitura obrigatória para todas as pessoas, especialmente, as cristãs. Os valores e preceitos aqui ensinados nutriram a minha fé e me disseram em alto e bom tom que eu não devo desanimar e muito menos olhar para qualquer lugar que não seja à minha frente. Também me puxaram a orelha pois, sem nem ao menos perceber, deixo o que é de extrema importância em segundo lugar. Cristo é quem deve ditar os meus passos, não eu... ainda bem!

Para mim o livro como um todo é riquíssimo e muito profundo. O enredo em si e os próprios personagens tão bem construídos e contundentes chamam a atenção desde o início não dando chance ou vontade de abandonar a leitura.
Em termos de escrita, o livro é escrito em um tom poético, com um ritmo delicioso que ajuda a transportar o leitor para o mundo imaginário porém realístico - para quem acredita e segue a Bíblia- de Bunyan.
As descrições dos cenários são bem ricas e criam aquela sensação de imersão no mundo da narrativa que faz toda a diferença quando me refiro às histórias densas e nada superficiais.

Sem mais delongas, e como já mencionei acima, 'O Peregrino' deveria, sim, ser lido por todos os cristãos mais de uma vez. E nada me surpreende o fato da leitura ser tão relevante por mais de 300 anos; e ainda que eu esteja falando de um livro ficcional, captei a intenção de Bunyan ao escrevê-lo em cela: ele queria passar uma mensagem de encorajamento e alerta para aqueles que o lessem, independentemente, do momento que a história caísse em mãos.
Bem, você cumpriu seu chamado!

(...) O novo convertido é testado para ver se as palavras que ele professa são justificadas com o fruto correspondente em sua vida

Higor 18/02/2024

Fenomenal
Um livro inspirador e de uma incrível habilidade literária. Releitura muito proveitosa. O autor usa uma alegoria para transmitir muitos dos desafios enfrentados na jornada cristã.

PeregrinoAdam 18/02/2024

Simplesmente a vida cristã em um livro, muitas dificuldades passamos, passamos por luta, momentos de fraqueza, tristeza, felicidade, raiva, medo, mas sempre temos que vigiar para não nos desviarmos do caminho, é muito bom ver a evolução espiritual do personagem, no começo ele é bem leigozinho, como todo mundo que se inicia na caminhada cristã, e ele chega a ensinar os outros, com argumento bem construídos, simplesmente maravilhoso este livro!!!

Rayssa642 18/02/2024

Cidade celestial
São 3h da manhã e acabei de terminar esse livro incrível!!

Quando comecei a ler este livro, foi há alguns anos. Eu o tinha no Kindle, mas simplesmente não dei atenção a ele na época. No mês passado, enquanto escolhia o próximo livro para ler, "O Peregrino" não estava na lista, mas como já o tinha no Kindle, pensei: por que não?

Tornou-se meu livro favorito; é uma alegoria que personifica alguns elementos retratados na Bíblia. É maravilhoso e genial!

Enquanto lia, minha mente ia explodindo ao perceber algo tão óbvio, mas com outro sentido. Como, por exemplo, "você só entrará no reino dos céus com a fé atrás de você".

O livro faz referência à Bíblia em mais de 200 versículos. Afinal, "o que há de mais agradável e proveitoso do que falar sobre as coisas de Deus?" - Jonh Bayum

Recomendo muito!!

Monica513 16/02/2024

Fantástico ??????
Sabe aquele livro que começa já sabendo que vai amar? Foi esse, ele falou comigo como se fosse um amigo que viesse tomar um chá e me contasse o sonho que teve. Aprendi muito, refleti bastante e me acolheu de uma forma surpreendente.

O peregrino conta a história de um homem chamado cristão, acompanhamos toda sua trajetória. Seus erros e acertos, que não são só dele mas vejo que muitos que decidem viver essa caminhada passará o mesmo.

Sem dúvidas irei reler futuramente, pq é um ensinamento atemporal. Já vivi situações semelhantes, outras que ainda espero viver e ainda aquelas que nunca espero passar, toda a trajetória faz parte.

Amei demais, estou encantada e agora é meu livro favorito.

Leiam, serão surpreendidos com essa obra fantástica!!

Iamarques 14/02/2024

Cristão
Toda a caminhada cristã em um livro, diante do caminho até o céu, enfrentaremos diversas dificuldades, porém, precisamos ter fé, esperança e confiança no Deus da palavra ?

daninrs 13/02/2024

Peregrino
Muito bom!
A história me prendeu muito e me fez refletir muito também. Aprendi bastante e quase chorei.?

Johann 07/02/2024

Alegoria das alegorias
Numa alegoria à caminhada cristã, Bunyan nos conta sobre a trajetória de Cristão, um homem que carrega um pesado fardo e que habita na Cidade da Destruição, e após ter contato com a Palavra parte em peregrinação em busca de Salvação rumo à Cidade Celestial.

Esta alegoria nos enche de Esperança, inspira Perseverança e apresenta partes fundamentais da caminhada cristã. Bunyan nos traz diversas referências biblicas (que esta edição teve o trabalho de explicitar todas) e ensinamentos através de diálogos filósoficos e poeminhas/canções recitados pelos personagens, bem como reflexões e algumas alfinetadas.

Reli este livro em janeiro na leitura coletiva do clube literário dos peregrinos, e foi maravilhos relembrar esta história. Depois de Nárnia, esse foi o segundo livro que li, e foi fundamental na minha entrada no universo literário, e assim tem um espaço muito especial em meu coração.

"Se o deixo, morro; então prefiro morrer ao pé do Trono da Graça"

Tarsila18 07/02/2024

As aventuras do peregrino
O peregrino foi um livro que meu pai sempre disse pra eu ler mas sempre tive preguiça, esse ano resolvi dar uma chance e meu único arrependimento foi não ter lido antes quando era mais nova.

Todo o desenvolvimento do cristão ao longo da sua trajetória para chegar no tão sonhado lugar celestial, tantas ?pessoas? que surgiram no meio do caminho para atrapalhar? acho que nós cristãos devemos nos esforçar para sermos mais como o cristão do peregrino. Foi muito marcante ler cada momento que ele passava e até me ver em algumas situações tão parecidas - aí que eu percebo que nenhuma experiência é única mesmo kkkkkk.

A cada página que eu virava e a cada novo personagem que aparecia eu via como o escritor foi brilhante em pensar neles e colocar no meio da história, os lugares em que ele passava, cada nome, cada detalhe extremamente bem pensado.

Vale a pena a leitura, vale a pena a emoção, vale a pena a reflexão e tudo mais que esse livro nos proporciona.

Sialamandra 03/02/2024

Acabei galera!
Sinto que aconteceu comigo o que li que aconteceu com outros também. De ao longo da leitura parecer que estava carregando um fardo, mas me mantive firme e persisti e finalmente terminei. A história é legal, tiveram muitos ensinamentos e me despertou diversas reflexões. Ver a trajetória de Cristão e os encontros ao longo do caminho me fez ficar feliz por ele, outros momentos revoltada (não faz isso, não vai por aí, não dorme) e outros fiquei chateada com alguns retrocessos, como se fosse eu que estivesse ali kkk
Me ver em alguns personagens foi difícil, mas reconhecer e perceber que também estou no caminho de me aproximar mais dEle foi reconfortante.

Falando da edição não gostei, a linguagem do livro é muito complicada, me vi lendo várias vezes o mesmo parágrafo porque não entendia, e o fato de não ter capítulos dividindo o livro me fez atrasar muito a leitura.
Acredito que ler em outra edição melhora a experiência.
É isso, xero.
lettramiress 08/02/2024minha estante
Também senti essa sensação da leitura cansativa..... tô quase pra desistir de ler pq simplesmente não flui ?

Sialamandra 19/02/2024minha estante
Siim, é muito difícil mesmo