O Último Segredo

O Último Segredo José Rodrigues dos Santos

Resenhas - O Último Segredo

Rafael 11/01/2023

Um thriller viciante!
Conhecia o José Rodrigues dos Santos por algumas reportagens que havia visto do mesmo. Até que, úmida, vi que ele era chamado de o Dan Brown Português e que tinha mais de 10 livros escritos com temáticas que misturavam enigmas, religião, ciência e um pouco de artes. O Último Segredo foi o único livro que encontrei para comprar em mercado brasileiro (as outras edições lançadas pela Record estão esgotadas, e as edições portuguesas, quando achadas, são bem salgadas de preço). Tenho que dizer que me surpreendi muito com o autor: o livro é viciante, tal como as obras de Dan Brown. A trama é muito bem construída e o autor traz temas muito polêmicos sobre o cristianismo e a vida de Jesus. Tanto que não recomendo o livro pra pessoas que sejam muito religiosas, pois pode ser uma leitura um tanto quanto indigesta. Contudo, mesmo sem concordar com alguns dos fatos que o autor traz q tona na obra, considero a mesma muito boa e que, com certeza, você não descansa enquanto não termina o livro!

Alessandra.Melli 21/10/2020

Afffff
Leitura encerrada!
E eu diria que é um livro bem mais ou menos. Mas ñ vou dizer, pq é um livro bem ruim mesmo!
Apesar de adorar o tema (bíblico da coisa), esse livro é bem fraco.
O autor passa 80% do livro com explicações de fraudes da bíblia (repetindo diversas vezes as mesmas fraudes), 15% com diálogos rasos( os que não contém as explicações citadas acima), e os 5% restantes é a história do livro.
...
Esse ano estou me superando em livros ruins... estou com dedo pobre para escolhe-los, só pode! AFFFFFF

...

PRONTO, DESABAFEI!
BORA PARTIR PARA O PRÓXIMO...

Yelris 24/08/2020

opiniões divergentes
sou apaixonada por esse assunto, então sou suspeita pra falar, mas eu realmente amei o livro, toda a parte histórica da bíblia sempre me fascina, a vida de Jesus então é ainda mais fascinante independente de religião.
Li o livro depois que alguém fez uma resenha dizendo que tinha odiado e que não recomendava, isso ativou ainda mais minha curiosidade, ainda bem que gostos são diferentes, leiam desprovidos de preconceitos.

Raniere 03/05/2016

PERSONAGENS FRACOS E DIÁLOGOS FORÇADOS
Quando pedi O Último Segredo, do autor português José Rodrigues dos Santos, eu esperava algo com a qualidade de Dan Brown. Apesar de ter achado o livro O Código Da Vinci um pouco meia-boca (achei as informações sobre o Opus Daí sensacionais, mas o romance eu achei fraquinho), consegui me divertir bastante com o livro (e sei que os outros de Dan Brown são melhores). Eu esperava, no mínimo, me divertir com O Último Segredo também, mas não foi isso que aconteceu. Apesar das informações sobre as fraudes na Bíblia Sagrada serem muito boas, o livro em si é tão ruim, tão ruim, mas TÃO RUIM que eu ficava irritado ao pegá-lo para ler e foi impossível chegar até o final. Era abandoná-lo ou cortar meus pulsos!

As informações sobre fraudes na Bíblia são diversas e, ao fim do livro, o autor fez uma nota final sobre estes fatos, indicando nela suas várias fontes. E a única coisa que me prendia no livro eram estas informações. Porém, a péssima qualidade do livro ofuscou a única coisa que ele tinha de interessante. Os personagens são fracos, os diálogos são forçados e superficiais, a história é previsível.

Para vocês entenderem melhor, vamos falar do enredo, analisando cada parte do que é dito:

Uma paleógrafa é assassinada no Vaticano, enquanto consultava um dos mais antigos manuscritos da Bíblia, o Codex Vaticanus. A polícia italiana convoca o historiador e criptoanalista português Tomás Noronha (também amigo da vítima) para ajudar a solucionar o caso.

Lendo esta primeira parte, o que vocês pensam? O assassino não quer que algo seja descoberto. Apesar de clichê, seria perfeitamente aceitável. A paleógrafa foi assassinada enquanto consultava o Codex Vaticanus (ela estava estudando as fraudes na Bíblia), o assassino (que está sob ordens de uma organização secreta) a assassina. Mas ai começam as incoerências: junto ao corpo, ele deixa uma mensagem criptografada que fala exatamente da fraude que a vítima estava trabalhando em cima. E não para por aí! O assassino começa a matar todas as pessoas que estão estudando estas fraudes e que podem revelá-las para o mundo e deixa, ao lado de cada corpo, mensagens criptografadas que explicam essa fraude!

Digam-me: QUAL É A LÓGICA DE MATAR AS PESSOAS PARA ELAS NÃO REVELAREM ALGO PARA O MUNDO E, AO LADO DOS CORPOS, COLOCAR MENSAGENS COMPROVANDO O QUE NÃO DEVE SER DIVULGADO?????

Mas os absurdos não param por ai! Tomás, convocado contra sua vontade para a investigação (e, inicialmente, apontado como suspeito), se depara com o cadáver degolado de sua amiga e começa a falar sobre as questões que ela estava estudando ao lado do corpo. E, durante as 100 páginas que ele está explicando os estudos de sua amiga (100 páginas de muita enrolação, também), Tomás faz PAUSAS PARA CRIAR SUSPENSE!

PAUSA PARA CRIAR SUSPENSE QUANDO ELE É SUSPEITO DE ASSASSINADO E AO LADO DA AMIGA DEGOLADA! QUEM FAZ ISSO??? QUEM??? ELE TINHA QUE SER PRESO!

Continuando:

A inspetora encarregada do caso é Valentina Ferro, uma católica fervorosa e, segundo a sinopse da orelha do livro (e o livro em si), uma beldade italiana.

A descrição na orelha do livro é completamente desnecessária, pois este era para ser um livro policial, e não de romance. Porém, durante a história, parece que o autor quer, realmente, forçar um romance entre os dois protagonistas (para ser sincero, os personagens são tão chatos que se merecem). Mas o pior não é isso! Valentina, católica de criação, convoca Tomás para ajudar na investigação. O passo lógico é: verificar o trabalho das vítimas, para ver o que elas tem em comum. Todas estudam as fraudes contidas na Bíblia. Abaixo estão duas frases ditas por Valentina, quando Tomás, ao encontrar as mensagens deixadas pelo assassino, começa a decifrá-las:

Por que você fica me falando essas coisas?.
Lá vem você de novo, parece que faz para me irritar.
Ai vocês pensam ah, mas foram só duas frases assim. Não! Em várias partes do livro, a inspetora da polícia encarregada de vários assassinatos brutais não apenas na Itália, mas em vários países (parece que ela é a mais eficiente do mundo) age como uma criança birrenta! QUE POLICIAL AGE COMO UMA CRIANÇA BIRRENTA NO MEIO DE UMA INVESTIGAÇÃO????

Lendo O Último Segredo, eu senti minha inteligência sendo constante e brutalmente insultada! Sentia preguiça para começar a ler e, durante a leitura, sentia raiva. Quando a leitura acabava, sentia cansaço. Não sei vocês, mas eu quero distância de qualquer coisa escrita por José Rodrigues dos Santos!

site: http://www.encontrosliterarios.com.br
Yelris 19/08/2020minha estante
vou começar a ler e já estou com medo kkkk

Rotina Agridoce 22/12/2015

Resenha de O Último Segredo
A história segue com Tomás Noronha, um famoso historiador e criptoanalista português, que é chamado pela polícia da Itália para se encontrar com a bela inspetora Valentina Ferro, que está encarregada de um caso de assassinato, ao qual ela quer a ajuda de Tomás nas investigações.

Leia o restante no blog, acesse:

site: http://www.lostgirlygirl.com/2015/10/resenha-637-o-ultimo-segredo-jose.html