O Dom Robert Ovies

Resenhas - O Dom

Thaisy 20/02/2022

O enredo é bom, o desenrolar da história vai te deixando curiosa sobre o destino do personagem, muitas dúvidas de uma mãe que não sabe o que fazer, um pai ganancioso e muitas pessoas querendo se aproveitar desse dom. Consegue te prender do início ao fim.

Wagner Fernandes 15/11/2023

História excelente que não foi devidamente divulgada!
Terminei a leitura. Que história boa!
Tensão do início ao fim. Que agonia!
Acho que foi um final adequado. Imaginei que poderiam ter seguido outro plano, mas creio que o desfecho dramático foi mais impactante.
De fato, a nota 3,7 que este livro recebeu no Skoob é injustificável, pois a história é excelente. Tão boa quanto "Matéria Escura" no quesito "empolgante". Não consegui deixar de pensar em "Matéria Escura" enquanto lia "O dom".
Logo no início, achei que seria uma história ao estilo de Stephen King, com toques sobrenaturais e personagens que lembram os do King (cidade pequena, gente comum, padre com crise de fé, etc). Já começa com um velório, mas, no decorrer da narrativa, foi se parecendo mais com "um garoto de 9 anos com poderes especiais capaz de reviver mortos e curar doentes" (quase consegui imaginar o Prof. Xavier chegando na casa do menino com Scott Summers e Jean Grey e convidando-o para fazer parte de sua escola para jovens mutantes para se tornar um X-Men! rs).
Bem, a trama seguiu outra linha de ação. A imprensa descobre seu segredo, e a Igreja, o governo, a máfia e magnatas perseguem o garoto para controlarem seu poder. O próprio pai do menino busca formas de enriquecer com o dom do filho. Enquanto isso, a mãe tenta a todo custo proteger a criança e afastá-la de olhares cobiçosos.
Comecei a ler esse livro por acaso, quando não pude levar comigo o exemplar de "Mistborn: O herói das eras" (por ser um livrão pesado) e tive que escolher um título no Kindle. Aí me deparei com esse "O dom", cuja capa vi disponível no Plus dias antes.
Nunca tinha ouvido falar dele nem conhecia o autor. Comecei a ler a amostra no Kindle e fiquei preso à trama, depois consegui um exemplar impresso baratinho num sebo (é, ainda existem sebos por aqui).
Enfim, é uma história dinâmica, cheia de ação e "plot twists" até o final. O autor usa e abusa de narrativas visuais, faz o leitor prestar atenção em detalhes sutis como gestos de mão, cores, olhares. Esse livro vai virar filme!
Nota 4,5 por conseguir (durante uma semana!) me fazer pausar MISTBORN (que estava excepcional!).
E agora estou voltando para ele!

kksousa 12/02/2023

O Dom
Eu gostei bastante do começo desse livro, mas depois a leitura foi se arrastando porque pra mim parecia que a história podia ter acabado de uma forma mais rápida, mas foram sendo inseridos mais e mais personagens e plots, só que no final tudo se amarrou de uma forma ótima!

O tema é bem interessante, faz a gente refletir algumas coisas.

Marília 27/07/2022

Gostei muito das reviravoltas dessa história. Quando você pensa que as coisas estão indo em uma direção elas mudam.

Renata 14/08/2022

Bem escrito. Fácil leitura. Te prende do início ao final. Fiquei chocada e realmente impactada com o final do livro. Bom. Realmente bom

Manú 28/08/2022

Arrepiante
Que história impressionante!
Um garoto de 9 anos com um dom extraordinário, um pai ambicioso, uma mãe desesperada em proteger seu jovem filho. Os interesses não tão cristãos de membros importantes da igreja, a ajuda de verdade onde menos se espera.

Joyce 05/06/2022

O quanto eu falar que esse livro me surpreendeu ainda não estarei sendo justa, inimaginável a maioria dos fatos!
Apesar de não ser os romances clichês que eu gosto, esse livro me agradou...

Ju Ragni 19/02/2020

O enredo é bom, a evolução da história vai levando a um impasse no destino do personagem, e as dúvidas da mãe são as mesmas que qualquer outra mãe teria, mas a partir das decisões dela poderia outras saídas... Enfim, um bom passatempo.

Gabi Saraiva 22/03/2022

O Dom
Esse livro me causou muitas reflexões e questionamentos. Adorei a leitura, ela nos leva a parar e pensar sobre tudo que o poder (governo ou igreja) têm sob nós. O autor nos mostra tudo que a ganância é capaz de fazer e no final, com uma reviravolta de arrancar os cabelos, descobrimos que o amor é incrível e qual é o verdadeiro dom. Recomendo a leitura e obrigada Skoob por mandar esse livro maravilhoso na caixinha.

Carla 07/01/2022

Nós não morremos de verdade
O pequeno C.J.Walker encosta no braço da amiga de sua mãe durante o velório dela e sussurra que gostaria que ela estivesse bem. E a traz de volta a vida .
Isso tem consequências e o efeito de uma avalanche. Erro médico, erro do agente funerário.
Em meio a isso , uma criança que tem consciência do que fez, uma mãe que quer proteger ele e um pai que só pensa em quanto vai lucrar com isso.
A notícia se espalha, multidões cercam a casa e onde quer que eles vão.
O governo, a Igreja e a máfia estão atrás desse poder.
Um final inesperado e digno.

Blog MDL 20/10/2015

Aquele poderia ser um velório como outro qualquer, mas não era. Além da costumeira dor e saudade, um milagre pairava sob todos eles... essa benção se manifestaria através de um garotinho à beira do caixão sussurrando desejos de que Marion Klein, a defunta, ficasse bem. Isso poderia ser algo simples, no entanto, o menino chamado C. J. Walker tinha um dom que ninguém, nem mesmo ele, conhecia: ele podia ressuscitar os mortos. Então, quando naquela noite o padre local recebe uma ligação terrível após chegar em casa, ele jamais poderia desconfiar quem era o autor daquilo que lhe parecia uma piada de mal gosto, não, ele só sabia que era impossível ter conduzido o velório de uma pessoa que não estava morta de verdade. Ele amava Marion Klein, uma de suas fieis mais atuantes e fervorosas, mas ele não queria que ela ressuscitasse, não quando isso representava uma confusão maior do que aquilo que ele já vira em toda a sua vida.

Uma das coisas que mais me chamaram a atenção nesse livro foi o fato de um garotinho poder trazer alguém de volta à vida e todas as consequências que uma ressurreição traria para a vida, não só daqueles envolvidos diretamente com a pessoa, como também, com aqueles que tentariam descobrir mais sobre esse dom. Porque sim, se um fato curioso acontece, logo, um grande número de pessoas estará a postos para investigar o ocorrido. Em "O Dom", vemos o mais variado tipo de pessoas procurando entender tudo que envolve a volta do mundo dos mortos da Marion Klein. As perguntas são muitas, mas a principal delas é: "Estaria Marion morta no momento em que foi embalsamada e sua ressurreição foi um milagre? Ou a declaração de que ela estava morta feita pelo hospital foi errada e a Marion foi embalsamada viva?"

Com tantos sentimentos em jogo, o autor trabalhou de forma muito delicada cada personagem. Mudando sempre de ponto de vista, adentramos na mente de um garotinho que teme pelas consequências do seu desejo mesmo sem ter a dimensão exata do que o seu dom estava causando, de uma mãe que ainda não superou as dificuldades do relacionamento com o seu ex marido e que ainda reluta em acreditar que a confissão do seu filho não passa de um devaneio infantil, de um pai que mesmo com um vasto recurso financeiro não consegue salvar a vida do filho que se encontra em estado terminal. E como se essa profusão de vidas e pensamentos não bastasse, o autor ainda traz à baila a mídia sensacionalista, a igreja em choque, a comunidade científica em polvorosa e uma população inteira boquiaberta com o desenrolar dos fatos.

Diante disso, foi difícil me manter em uma única linha de raciocínio. Eu não sabia o que pensar a respeito de C.J. nem de seu dom. Me perguntei diversas vezes qual era à extensão daquilo tudo e porque ele era detentor dessa façanha. Mas não só isso, pensei em como um dom como esse salvaria a vida de tantas pessoas que morreram precocemente e aliviaria o coração daqueles que tiveram que se despedir dos seus entes queridos. Acredito que foi por isso que pude compreender outra coisa: o inferno que seria se algo como o que é proposto no livro realmente acontecesse – principalmente para o detentor do dom.

Para mim, essa é a grande sacada da história, pois ao fazer o leitor se colocar no lugar tanto do C.J. quanto de pessoas que perderam esses entes, o autor proporciona uma reflexão que não é só pontual, como também, muito delicada. É por isso que esse livro vai além da ficção e se torna algo maior. Não sei se essa foi a intenção do de Robert Ovies, mas bem, foi o que ele conseguiu. A verdade é que apesar de o tema parecer batido se visto sob um ponto de vista sobrenatural, ele é extremamente inovador naquilo que se refere a contemplação do significado de vida e morte nas nossas vidas, principalmente, quando alguém que amamos é adicionado nessa equação. Sem sombra de dúvidas, "O Dom" é um livro raro e que vale muito a pena ser lido.

site: http://www.mundodoslivros.com/2015/09/resenha-o-dom-por-robert-ovies.html

Ju 17/02/2022

Esse livro foi muito marcante pra mim, e preciso agradecer ao clube skoob por ter tido acesso a ele. Veio na minha primeira caixa da assinatura e cumpriu exatamente o que eu esperava de um clube: ler livros bons, dos quais eu nunca teria ouvido falar ou encontrado sozinha, por serem diferentes da minha zona de conforto.
Nessa história, uma mulher ressuscita dos mortos, e no mesmo hospital duas pacientes terminais se curam milagrosamente. Tudo isso tem apenas uma coisa em comum, um menino de 9 anos, que desejou que elas ficassem bem. Mas é preciso saber se isso aconteceu realmente, então seu pai e sua mãe, acompanhados do padre da paróquia, o levam para a casa funerária onde a primeira pessoa foi curada, para que possa tentar de novo. Dessa maneira, a 4ª pessoa é ressuscitada, mas dessa vez tudo é gravado e entregue para os canais de notícia. No dia seguinte, a casa da família está cercada por pessoas implorando pela vida de entes queridos e o garoto passa a ser perseguido por onde vai.
O Dom me trouxe uma perspectiva muito interessante da vida, de como coisas extraordinárias são tratadas por todos, até mesmo louvadas, mas também o impacto que isso tem na vida daqueles que são acometidos por essa diferença tão grande. O poder de curar e trazer os mortos de volta pode parecer incrível para aqueles que precisariam dele, mas qual o impacto que isso tem na vida de uma criança de 9 anos, que nunca pediu por isso e passa a ser constantemente perseguida?

Karini.Couto 04/08/2015

"Foi como todos os velórios, bastante comum. Marion Klein fora uma esposa fiel
por vinte e um anos, mãe amorosa por dezessete e membro genuinamente adorável
da paróquia de St. Veronica por quase seis.."

Um Thriller curioso e instigante que deixa o leitor completamente louco de curiosidade! O Dom nos apresenta uma história que dá margens para que nossa imaginação flua, pois após o funeral de uma mulher muito querida na comunidade, Marion, ela de repente volta à vida e todos especulam o que será que aconteceu? Ela seria realmente “a mulher Lázaro” ou houve algum tipo de negligência médica ou até tentativa de assassinato? A cidade fica em polvorosa e todos se perguntam o que está acontecendo; será milagre ou algo pior? Milagres existem?

E é aí que conhecemos também C. J. Walker um menino de apenas nove anos, que no enterro da Sra. Marion se aproximou e sussurrou palavras que vieram a tornar-se realidade. Ele disse que desejava que a Sra. Marion, amiga de sua mãe, não estivesse morta e assim foi.. Ela Ressuscitou! Quando a notícia sai na TV o menino assiste apavorado e sua mãe sequer faz ideia, mas mesmo assim tenta acalentá-lo, sem entender de fato o porquê de ele estar se sentindo tão apavorado; achando que é apenas o impressionismo da situação em si!

Logo que o terror passa C. J. Walker conta a sua mãe que ele trouxe a Sra. Marion de volta e claro, ela não acredita e o leva para conversa com o padre responsável pela paróquia que frequentam e no intuito de comprovar que o menino está apenas impressionado ou imaginado coisas, testam o menino e ficam ainda mais intrigados e chocados, pois ele cura duas mulheres com câncer e claro, isso gera uma confusão maior ainda, pois afinal de contas, já imaginam o que significa tal Dom não é mesmo? Quando a notícia torna-se publica o menino é “perseguido” e “requisitado” por todos, desde pessoas comuns à própria igreja, governo e etc.; cada qual com um interesse diferente, mas sempre pensando em “usar o menino” sem se preocuparem de verdade com ele se é que me entendem?! Nem mesmo o pai de C. J. Escapa “das possibilidades” que o Dom de seu filho possa lhe proporcionar inicialmente e pensa em explorar seu próprio sangue; sua mãe tem uma postura mais protetora e quer que seu filho seja apenas um menino e cresça normalmente sem todo esse caos e fardo! Mas os pais divorciados se unem com intuito de proteger C. J Wlaker custe o que custar! Porém, como proteger C. J. Walker do mundo que quer devorá-lo? Como manter o menino afastado daqueles que desejam apenas lhe explorar e abusar do seu Dom? Será necessário muito amor, sensibilidade e sabedoria para lidar com tal situação!

"E pode lembrar a Deus que C.J é apenas um garoto normal.
Ele não vai ser transformado em algum tipo de aberração.
Ele não é Jesus, e eu com certeza não sou a Virgem Maria!"

O autor “brinca" com a ideia que obviamente todos nós já pensamos um dia; “O milagre”, poder trazer aqueles que amamos de volta ou mesmo nos curar de uma doença destrutiva como câncer entre outras! Então obviamente que fiquei pensando, nossa! Como seria ter alguém capaz disso, mas obviamente sem perceber o outro lado da moeda, que infelizmente o mundo é tão corrompido por seus próprios interesses que acabam com qualquer coisa que seja boa, ou inocente, cada um pensa por si só.. Poucos pensam num todo.. Fácil pegar C. J. Wlaker para sair curando Deus e todo mundo, mas o que tudo isso significa para ele? O que tudo isso pode vir a fazer com a vida dele? A forma como muitos desejam realmente explorar seu Dom.. Pois entendo perfeitamente os desesperados para curarem aqueles que amam! Mas o autor nos apresenta todo tipo de “gente” querendo coisas distintas e não se importando com o principal: o menino!

Amei a forma como o autor escreveu e conduziu a história, pois pude ter uma dimensão maior da enormidade da situação, no primeiro momento quando Marion retorna.. Ela foi embalsamada e acorda completamente viva e curada do câncer! Os detalhes de como amarraram sua boca, o aparelho preso em seu abdômen que serve para sugar todos os órgãos e demais detalhes, me fez logo de cara perceber que muito ainda iria me impressionar nas páginas adiante! Sobre o final? Impressionante! O autor realmente me fez “tirar o chapéu e aplaudir de pé”. A história tem de tudo um pouco – o sobrenatural, a parte investigativa, o drama, os sentimentos, o desespero, o amor, a fé entre tantas outras coisas que simplesmente transformaram essa história em um livro “único”; nunca li nada parecido e muito menos que me fizesse pensar e me envolver tanto devido ao enredo!

Se tiverem oportunidade, leiam e compartilhem comigo o que acharam!
Beijos!
Atila Guilherme 08/08/2018minha estante
Estou lendo esse livro agora, rsrs

Fernando Lafaiete 11/09/2015minha estante
Super quero ler este livro! :)

Ana Lícia 12/09/2015minha estante
Gostou?

Juliana 12/09/2015minha estante
Eu gostei. Ele é um livro que prende sua atenção, principalmente no início e meio, quando eles começam a analisar cada ressurreição. Recomendo.

Tathy 05/04/2022

Sair da zona de conforto e trabalhar a empatia!
O livro é muito interessante! Consegue trazer a história de um dom de trazer as pessoas de volta da morte e mostrar diferentes pontos de vista.