Binti

Binti Nnedi Okorafor

Resenhas - Binti

Viviane @resenhasdaviviane 31/12/2023

Uma história de tecnologia espacial
O livro Binti está classificado como ficção científica e foi escrito pela autora americana Nnedi Okorafor. Em resumo o livro conta a história da jovem Binti, que com apenas 16 anos conquistou uma vaga na Universidade Oomza, a melhor instituição de ensino superior da galáxia. Essa conquista deveria ser motivo de orgulho para sua família e seu povo Himba mas, na verdade, ao aceitar essa vaga ela estará abrindo mão de um lugar no seu povo, da proteção da sua família, de ter uma vida normal com marido e respeito entre os seus. Ela irá viajar pelas estrelas entre estranhos que não compartilham de seus hábitos ou respeitam seus costumes.

A história impressionante, nunca li nada parecido com o universo desse livro! Amo histórias que falem sobre o espaço e sua imensidão, tudo fica melhor quando a autora coloca seres humanos habitando outros planetas e em guerra com as Medusas, seres de planetas distantes que foram prejudicados pela colonização espacial. A Binti é o primeiro ser humano em séculos que consegue se comunicar com as Medusas e a explicação é muito interessante, porque não usa magia e sim, tecnologia.

Nesse mundo a tecnologia avançou muito e todos os povos dependem dela de alguma maneira, como sempre os brancos aqui chamados de Khoush, continuam prejudicando outros seres humanos e alienígenas com suas maldades. Para mim, a autora conseguiu dar um final compreensivel para essa novela e me prendeu o suficiente para continuar lendo os próximos dois livros da trilogia. Pretendo ler outras obras dela durante o ano, gostei muito do texto fluído e das emoções da protagonista, me fazendo sentir empatia por ela.

gfb_04 20/07/2023

Nós, himba, não viajamos. Ficamos onde estamos.
"Para eles, eu era provavelmente como uma das pessoas que viviam em cavernas nas profundezas do deserto que eram tão queimadas pelo sol que eles pareciam sombras ambulantes."

umbookaholic 15/06/2023

Mais um texto da Nnedi pra conta! curti bastante a protagonista desse conto e acho q ela foi fundamental pra eu gostar dessa história. sinto que tudo aconteceu de forma muito rápida (mesmo pra um conto) e [nunca achei que fosse dizer isso, mas] acho que eu gostaria mais se fosse uma história única. funciona bem sozinho, mas não acho que seja um bom "primeiro volume". faz sentido? bom, vamo descobrir qnd eu ler o próximo

Victória 15/02/2023

Não tem como aprofundar muito em uma história curta assim

foi o décimo oitavo livro do desafio de fevereiro: 28 livros em 28 dias

Helô 11/12/2022

Gostei bastante que o livro fala tanto sobre diferenças culturais, e sempre acho que isso fica ainda mais interessante em um cenário de ficção científica. Mas achei que a história podia ter sido desenvolvida um pouco mais, porque ficou parecendo que tinha informação faltando, a história ficou muito resumida. Também achei o final e a resolução meio sem pé nem cabeça, as consequências leves demais levando em conta tudo que aconteceu ao longo da história.

Bea Barbe 02/02/2022

Vou ler a continuação.
Essa novela é bem legal, a escrita da Nnedi é bem fluida e dinâmica.
Achei a história simplista e previsível, apesar disso ela tem elementos interessantes, como a forte ligação de Binti com a cultura de seu povo.
Algumas coisas do desenvolvimentos eu achei meio jogadas, mas no mais foi uma boa leitura.

Soterradaporlivros 07/01/2022

Releitura incrível
Foi maravilhoso revisitar Binti após 3 anos. Quem sabe quanto tempo até eu querer reler mais uma vez?

(Bora lá escrever mais coisa aqui pra ver se esse livro não foi computado no desafio porque a resenha estava curta demais ou se é só um bug mesmo)

Sami43 21/11/2021

Binti é uma garota himba. A primeira himba a frequentar a UniOomza.
Vinda de um mundo onde o povo não deixa a terra, ela foge para um novo futuro. Enfrentando olhares tortos e estranhamentos, segue com suas tranças, seu tradicional otjize e seu peculiar edan em meio aos khoush.
Porém, com o perigo em sua nave, há dúvidas se ela sobreviverá para realizar seus sonhos.
É uma história que traça muito a cultura, de uma forma especial e belíssima. Apesar de não ter uma reviravolta impressionante, a escrita é espetacular e os pontos apresentados foram muito bem aproveitados.
Povos, culturas, identidades - tudo muito bem trabalhado.
Além disso, o que muito interessou foram as partes científicas. Binti é harmonizadora, ou seja, consegue identificar padrões com enorme facilidade. E é muito, muito boa em matemática, fazendo e pensando sempre em equações. Dito isso, é importante ressaltar o quão bem é explicado o mundo, ou melhor, os mundos.
Gostei muito, e recomendo.

readwithjuly 17/11/2021

Binti #pretatona
Uma ficção especulativa que traz e resgata muito de um cultura esquecida e marginalizada. Binti é uma personagem cativante, cada inovação característica do gênero sci-fi casou muito bem com uma personagem tão forte e tão bem construída. Isso tudo em menos de 100 páginas. Definitivamente vou ler os outros da trilogia, eu ouvi esse por audiobook, mas pretendo ler os próximos (principalmente porque já são publicados no brasil numa edição única).

Flavio.Vinicius 15/11/2021

Uma grata surpresa
Sinto uma alegria imensa por ter encontrado essa escritora. Há algum tempo eu vinha procurando alguém que se parecesse com a Ursula K. Le Guin e o Ciclo Hainish. Estou realmente encantado com esse livro.

A autora joga o leitor num mundo estranho sem dar muitas explicações, a cada momento são fornecidas imagens de civilizações, raças alienígenas, construções, tudo sem haver tanta explicação, dando ampla liberdade à imaginação do leitor.

Quero ler o resto da trilogia e as demais obras para adultos da autora (li A Bruxa Akata da mesma autora e não gostei).

Amanda @litera.pura 18/08/2021

Você já conhece Binti?
Binti é uma garota Himba de 16 anos, a primeira de seu povo a ser aceita na Universidade de Oomza, a melhor universidade da galáxia. Mas isso não é um motivo de orgulho para a sua família e seus amigos, muito pelo contrário: nenhum homem vai querer se casar com Binti caso ela resolva ir embora de sua casa, a tribo ficará horrorizada com essa atitude, Binti será motivo de vergonha para todos. Mas, mesmo sem o apoio de ninguém, ela já tomou sua decisão e não vai desperdiçar a oportunidade que desejou por toda sua vida.

Mas se Binti achava que desafiar sua família e sua tribo seria a parte mais difícil, estava muito enganada. Durante a viagem, a nave dos estudantes sofre um ataque brutal e ela é a única sobrevivente. Sozinha no espaço e rodeada por inimigos perigosos, a jornada mais importante de sua vida está prestes a começar. Com uma trama repleta de cenários incríveis, críticas sociais e força feminina, Binti é um sci-fi que vai te transportar pelo espaço, te apresentar personagens interessantes e te dar uma aula sobre representatividade e preconceito.

Confesso que eu não sou a maior fã de ficção científica, mas a protagonista desse livro é TÃO incrível que eu amei essa história do fundo do meu coração. Binti é uma mulher negra, advinda de um povo visto como atrasado e ignorante. Em meio ao machismo e ao preconceito, ela consegue encontrar sua voz e sua força. É incrível acompanhar o crescimento da personagem, sua força de vontade, sua resiliência e o respeito que ela tem por suas raízes.

E você sabia que o povo Himba realmente existe? Eu não sabia e achei incrível tudo que descobri quando pesquisei a respeito. Dêem uma olhada nisso, tenho certeza que vocês ficarão ainda mais curiosos para conhecer a Binti. É uma trilogia, mas essa edição recém lançada pela Galera Record já traz os três livros.

site: http://www.instagram.com/litera.pura

Mateus 25/06/2021

Sci-fi excelente, escrito de forma bem econômica, abordando vários temas de forma bem simples. Pena que é curto, pois você termina querendo mais e mais. Em breve comprarei os livros restantes da trilogia.

Bruna.Schleder 19/11/2020

Eu amei o mundo criado em Binti e como em poucas páginas Nnedi conseguiu falar coisas importantes. Depois de um grande acontecimento no início, o livro diminuiu o ritmo e perdeu a ação, não é uma coisa que eu gosto, mas outras pessoas podem gostar.

Mirella | @readingmirella 13/09/2020

diferente do que eu esperava;
sempre ouvi falar de binti, mas nunca exatamente do que se tratava de binti, então obviamente imaginei algo que não era do livro k mas o que eu encontrei gostei também!!! achei interessante todo o universo que a autora criou e as críticas que ela conseguiu inserir e tudo de forma harmônica.