Lobo de Rua

Jana P. Bianchi

Resenhas - Lobo de Rua

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Jess 12/12/2023

Um pouco corrido de mais
Eu não sou fã de livros curtos, por que pra mim fica parecendo que faltou informações, é um bom livro, a escrita é muito fluída, mas ficou uns 400 pontos de interrogação na minha cabeça ?

Katharina.Pedrosa 27/09/2023

Um novo olhar sobre os lobisomens
A autora soube trabalhar a mitologia do lobisomem com um olhar brasileiro, não só por ambientar a história em São Paulo, mas também por trazer a crítica social da apatia das pessoas em relação ao abandono. Deixando claro que, a miséria do Raul já existia muito antes dele se transformar em lobisomem, e só foi agravada por sua nova condição.

Karol 01/03/2023

Surpreendente
Como explicar para um garoto de rua que ele está se transformando em lobisomem? Como lidar com a dor dessa maldição, quando lhe são negados todos os direitos básicos de um ser humano? Esse é o sofrimento do jovem Raul ao perceber que, com as fases da lua, seu corpo frágil também se modifica. Jana Bianchi consegue de forma magistral trazer as dores e as angústias dos personagens, o carinho do velho Tito, a inocência de Raul, mesmo vivendo na rua e tendo conhecido coisas da vida que nenhuma criança deveria ver.
Vale muito a leitura!

Kiri 12/02/2022

Só leiam
Um moço que acabou de descobrir q é lobisomem sendo orientado por um lobo velho. Não passa mto disso, mas é aí que tá a magia do negócio. Fora que o final da um tchan e tanto

RaquelTerezani 21/06/2021

Universo promissor
Uma noveleta de fantasia urbana que apresenta um mundo bem interessante de Lobisomens na cidade de São Paulo. E o detalhe super criativo foi associar isso a um menino de rua.

Porém, senti falta de mais ação, a história é mais focada em diálogos e explicações sobre como os lobisomens se comportam.
Pareceu-me um grande prólogo para uma continuação que ainda vai vir...
Vamos ver.

Luiz 05/06/2021

Que história boa, hem? Eu que nunca me interessei muito por mitologia clássica, fiquei louco por uma continuação. Uma linguagem e uma ambientação tão familiar. Uma relação meio fraterna, meio paternal construída de um jeito tão legal. Vale demais a leitura.

danielrgs 24/05/2021

Bip bip
Um livro curto, uma novela na verdade. Leitura bem rápida e, por conta disso, o universo e os personagens não são tão explorados. No fim fiquei meio confuso com o desenrolar, parecia muito mais um conto de um universo maior do que toda a criação de um universo mítico que se passa no Brasil. Foi interessante, mas nada demais.

Alecio Miari 06/02/2021

Este foi o meu feedback para a autora. Batemos um papo online e ela me explicou algumas outras coisinhas do livro...
Eu não sei se gostei ou não! Que porcaria de comentário né? Eu sei, odeio escrever isso. Mas a verdade é que eu fiquei morrendo de vontade de ler Lobo de Rua porque não vi uma única crítica negativa, muito pelo contrário. Todas as pessoas que leram deram nota máxima e classificaram como "melhor livro do ano" ou "melhor nacional do ano". Pessoas inclusive que leram Arkhaika com uma proximidade de tempo entre ambas as leituras elegeram Lobo de Rua como o preferido e eu fiquei muito curioso para saber sobre esta trama. Foi o que aconteceu comigo quando comecei a ver pipocarem comentários sobre o livro "Limbo" do Thiago D'evecque.

Antes de começar minhas considerações quero ver se entendi direito a história.
Quem transforma os caras em lobisomem é o próprio minotauro que manda as meninas de olhos com cores diferentes terem relação com os meninos. O Téo é um dos candidatos a se transformar por causa da visão e por isso o Minotauro enviará uma das suas meninas para ele.
A ideia dele então é manter os negócios rentáveis vendendo ingressos para as criaturas do submundo assistirem os caras se transformando. E a cigana está envolvida no esquema, assim como o Tito, certo?

Bom, com todo este quadro na cabeça formo minha opinião: sem opinião. Explico: eu acho uma ideia muito boa e acho que sua escrita é maravilhosa. Os grandes pontos altos foram a descrição deles no ônibus e comendo um sanduíche de mortadela, assim como o encontro com a cigana. Eu me vi chegando naquele local escuro e assustador e assisti com grande entusiasmo a consulta dela (tanto dentro da sala de consulta, quanto da sala que ela mantinha os lobisomens.
O ponto baixo que foi onde me pegou e me fez ficar nesta indecisão sobre o que achar da narrativa como um todo foi a explicação sobre o por quê o Minotauro possui este esquema. Gira tudo em torno do dinheiro porque ele vende ingresso para a galera do submundo assistir os caras transformando, tá mas e aí? Eu gostaria muito de ler um capítulo inteiro dedicado à explicação de como ele gerencia seus negócios e como ele lida com seus informantes/ empregados. Ele possui controle sobre a transformação de outros seres ou se limita aos lobisomens? O ganho acaba sendo muito sazonal, já que temos lua cheia uma vez por mês somente.

A sua escrita descritiva é ótima, você me dá um baile neste quesito. Parabéns! A ideia em si foi uma ótima sacada. Uma história de lobisomem trazendo o lado sujo da coisa, tirando o romance meloso. Boa! Faltou na minha opinião amarrar este último nó que ficou solto...

Um pensamento que me ocorreu foi que talvez eu tenha elevado muito minhas expectativas em cima de todas as ótimas críticas que Lobo de Rua recebeu.

fev 13/01/2021

3,5

Estou abaladíssimo com o penúltimo capítulo. Eu não esperava que aquilo fosse acontecer. Nunquinha mesmo. O último capítulo deixou possibilidades para uma nova história. Eu que comecei não dando nada já estou querendo a próxima para entender o Téo e o que significa ser minotauro.

Élinson 31/12/2020

Uivando no bairro logo ao lado
Gostei! O livro traz um respiro novo para a literatura de fantasia e para a lenda, neste caso, ambientada nas ruas de São Paulo.

site: http://o-taberneiro.blogspot.com/

Gleison 26/12/2020

Terror em noite de lua cheia
Uma bela história de lobisomem ambientada em São Paulo, que prova ser possível fazer livros de terror no Brasil

Luciana 18/12/2020

Gostei por ser uma fantasia que contém críticas sociais.
Algumas coisas ficaram soltas, acredito que seja por fazer parte de universo maior.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6