2010: Uma Odisséia no Espaço II

2010: Uma Odisséia no Espaço II Arthur C. Clarke

Resenhas - 2010: Uma Odisséia no Espaço II

LiteraLucas 09/05/2023

TRANSCENDENTAL
Esse livro, como o seu antecessor, é uma grande ode à racionalidade. É muito gratificante, dez anos após a leitura de 2001, ler este livro. Excelente continuação. Ficção científica de primeira qualidade. Recomendo MUITO!

Edson Camara 22/02/2022

Quer saber o que houve com HAL e Bowman, leia este livro.
É a continuação esperada de 2001. A ênfase do livro é de uma forma não muito explícita explicar o que aconteceu com a Discovery, David Bowman e HAL, o computador.
Clark introduz outros personagens e uma nova nave espacial, a Leonov de origem soviética e com uma tripulação híbrida entre russos e americanos.
O Dr. Heywood Floyd aparece novamente no enredo.
O objetivo da viagem da Leonov era ir até Júpiter, notadamente em sua lua IO e descobrir o que houve com a Discovery e com o computador HAL.
Ficamos sabendo mais detalhes sobre a entidade que recebeu a mente de David Bowman e com o monolito que originou toda esta história.
Como este livro é melhor que o anterior, Clark nos envolve na trama e seu estilo montanha russa aparece várias vezes, quando estamos cansando de uma narrativa monótona algo acontece e a descarga de adrenalina é enorme.
Para quem é fã de Clark e já leu 2001, é imperdível.
Dá para ler sem ter lido 2001, mas vai deixar algumas pontas soltas que este enredo não responde.
Como componente da obra de Arthur Clark é fantástico.

Airton 14/03/2021

Deixou a desejar..
Não sei ... Amo Clarke, tenho todos dele. Mas a história não me cativou. Ir atrás da nave e do monolito foi otima história, mas o desenrolar so me pegou do meio pro fim. Nunca demorei tanto para ler um livro dele..

Alexandre 10/09/2021

Tão bom quanto o seu antecessor, como já disse em outras resenhas, é difícil de uma continuação manter a qualidade da obra, nesse caso não só manteve como até diria que superou.
Livro extraordinário, como disse na última resenha, não espero nem mais minuto e já estou partindo para sua continuação.

Aline ig @escape.abacharel 05/01/2023

Bom Sci-Fi
2010: Uma Odisseia no Espaço é a famosa continuação de 2001. Aqui, temos a explicação da história do que aconteceu David Bowman e com o HAL 9000, o grande computador com I.A., dotado de uma grande capacidade.

A história se aprofunda melhor e aborda personagens já conhecidos, como o doutor Heywood Floyd. O enredo de 2010 é basicamente o seguinte: Floyd resolve partir da terra em uma missão a bordo da nave Leonov. O objetivo era reencontrar a nave Discovery depois dos acontecimentos de 2001.

Bom, até aí a história estava ótima. Porém, o autor Arthur C. Clarke usou um recurso em seu livro que EU NUNCA VI NA MINHA VIDA INTEIRA. E confesso que isso me deixou um pouco indignada. O que ele fez? Bem, o livro 2001 foi um pouco diferente do filme dirigido por Stanley Kubrick.

Acontece que no livro, a nave Discovery tinha o objetivo de ir para Saturno e lá encontraria o monólito, em uma das luas que orbitam o sistema saturnino, a lua de Jápeto. Como o filme não tinha condições de ter efeitos especiais para os anéis de saturno, então Kubrick decidiu que a nave iria para Jupiter e não Saturno.

É então que o bonito do Arthur C. Clarke resolve escrever a continuação de SEU LIVRO como se o primeiro livro nunca tivesse existido. Ele se baseia como se fosse uma continuação do filme.

site: https://www.instagram.com/p/CnCqXLuOzJS/?igshid=Yzg5MTU1MDY=
Debora.Cordeiro 06/04/2023minha estante
Caramba eu estava achando que estava ficando doida. Eu pensava: gente mas o negócio não era em Saturno? Eu devo estar é com Alzheimer não é possível kkkkkkk obrigada moça por me tirar essa dúvida .. eu não sabia desse negócio dele ter feito essa mudança por causa dos filmes.. então está explicado... poxa mas isso é chato hein.. caiu no meu conceito automaticamente

marcosvinni11 09/02/2023

A Odisseia continua.
Gostei bastante desse livro porque o ritmo dele é um pouco mais acelerado do que o anterior. Por mais que ainda o primeiro seja melhor, gosto muito que tem mais personagens e mais interações, o que sempre deixa tudo mais interessante. Minha única critica são as primeiras partes da volta de uma certo personagem, que fica muito confuso por ele trocar toda hora de lugar, aí essa parte realmente me deixou perdido mas uma hora ou outra a gente acaba se achando.

Marcio.Pinheiro 25/12/2022

Confesso que até metade do livro estava achando o livro bem monótono, com poucos acontecimentos que me chamaram a atenção mas do meio em diante o livro conseguiu prender bastante minha atenção, por isso dou nota 4,5.

Samuel Valdevino 17/12/2021

Uma odisseia pelos livros II
2010: Uma odisseia no espaço II, é o meu segundo livro favorito da série odisseia no espaço.
Diferente de muitas pessoas, eu sinceramente achei interessante a viagem pelo espaço.
A melhor parte do livro é o modo enigmático como ele descreve os fatos, para falar a verdade, acho que esse livro chega a ser mais enigmático do que o primeiro, mas diferente de seu antecessor, ele é bem explicativo quanto ao final da história.
A única crítica que tenho a fazer sobre esse livro, é que ele deixa muito a desejar quanto a explicação sobre os defeitos de Hal-9000, é como se desse apenas uma mera desculpa sobre isso, mas... Pelos menos explicou.

Felipe B. Cruz 01/11/2013

Uma excelente continuação
Arthur C. Clarke conseguiu achar uma excelente maneira de continuar essa história. O livro, no entanto, é a continuação do filme e não da obra literária.

O livro "2001 uma odisséia no espaço" tem passagens que não estão no filme. Como o autor escreveu o roteiro do filme e o livro, ele achou a versão cinematográfica melhor e os fatos que se sucedem tem a ver com o filme.

De qualquer forma vale a leitura desta obra. Assim como vale ler também "2001", e "2061" e ainda "3001". Quem gosta de astronáutica, astronomia, ficção científica, esses livros podem ser considerados como a bíblia.
Helio 08/09/2014minha estante
Resumiu muito bem!

Mazza 29/06/2021

???
Para aqueles que leram e gostaram do livro anterior (2001), esta é uma leitura necessária, responde a diversas perguntas e pontas soltas deixadas pelo autor.
Gostei da explicação bem feita dos "seres extraterrestres" e suas "criações".
Seguindo para a continuação 2061 - Odisseia no espaço 3.

Letícia 20/10/2019

Bula
2010 é uma ótima continuação. Frequentemente nos frustramos com elas [as continuações], pois se as estamos lendo significa necessariamente que gostamos do primeiro livro e, assim, cria-se uma expectativa às vezes irrealizável. 2001 foi um livro que apreciei muito e reconheço a qualidade de 2010, creio que principalmente pelo talento e qualidade do autor. Mas a nota 3.5 se pôs por dois motivos: 1.o livro é muito descritivo, mais que o primeiro, e não gosto muito disso, sobretudo se tratando de uma área que desconheço (astronomia e astronáutica); 2.demorei literalmente MESES para terminar, ou seja, não foi fluído e fascinante, mas tampouco foi uma luta ou sacrifício. Quando lia gostava, mas lia poucos capítulos de uma só vez (exceto no final, que é ótimo). Claro que essa postura errática se deve a outras coisas maiores, como a falta constante de tempo. Enfim, de forma geral recomendo mas com ressalvas de que abaixe um pouco sua expectativa antes de iniciar.

cid 08/06/2020

Fazendeiros das estrelas
Excelente continuação.
Respondeu às perguntas e ampliou 2001.
A visão sobre os criadores e disseminadores de vida é bonita e cheia de poesia. Veja a página 353 , de onde transcrevo.
"...E por não terem encontrado, em toda a Galáxia, nada mais precioso que a Mente , estimularam dela o alvorecer, em todo lugar. Fizeram-se fazendeiros nos campos das estrelas; semearam , e às vezes colhiam.
E outras vezes, desapaixonados, capinavam. "
Fantástico

Harry 13/07/2022

Repostas... e mais perguntas.
Segundo o próprio Arthur C. Clarke, esse livro não é uma sequência de “2001 – Uma Odisseia no Espaço” e sim um livro no mesmo universo. Outra curiosidade é que o livro segue o que aconteceu no filme, não no livro.
Apesar de algumas diferenças, o final do livro e do filme guardam o mesmo mistério: O que aconteceu com David Bowman depois da famosa frase “meu Deus, está cheio de estrelas”.
Mas claro que o objetivo não é só esse. Ainda tem a Discovery e principalmente o maior mistério de todos: a grande placa negra.
Dessa vez a missão vai ser a bordo da nave Leonov, que além de Heywood Floyd conta com uma equipe mista entre russos e americanos.
O livro traz mais detalhes científicos, principalmente das luas de Jupiter. O legal é que por vezes temos que pesquisar na internet sobre o que é real e o que é ficção, mostrando quão bem detalhado é o livro.
Apesar de ter algumas respostas, o livro abre também outros questionamentos, o que mais uma vez deixa o leitor viajar e criar suas teorias.
O final é interessante e inesperado, eu particularmente não imaginava. Assim como no livro anterior, a gente já imagina que não vai ficar por isso mesmo, que deve ter algo além, que precisamos de mais respostas!
Quem ia gostar desse final é a Cássia Eller hahaha.

Alexandre 08/03/2020

De volta ao Discovery
Nessa excelente continuação de 2001, Arthur C. Clarke nos leva a bordo da nave soviética Alexei Leonov em busca de respostas para o que aconteceu com a nave Discovery na órbita de Jupiter.

Jota 26/07/2020

Sequência esclarecedora
2010 é uma excelente sequência de 2001, onde são esclarecidos vários pontos que ficaram abertos, ou que não foram completamente esclarecidos no primeiro livro (cabe mencionar que 2010, se trata, de maneira simplificada, da continuação do filme e não exatamente do livro).

2010 mantêm o mesmo ritmo do primeiro livro, e nos traz grandes mistérios e nos levas a novos mundos.

É leitura obrigatória para quem leu e gostou do primeiro livro ou quem quer entender melhor a primeira obra.