Prometo Falhar

Prometo Falhar Pedro Chagas Freitas

Resenhas - Prometo Falhar

Fernanda 14/07/2019

Eu não conhecia Pedro Chagas Freitas e nem uma de suas obras, mas algo em mim diz que isso era um erro terrível que o destino corrigiu recentemente com “Prometo falhar”, lançado pela Editora Novo Conceito nesse mês.

Sempre amei crônicas. Esses textos ricos que acontecem no dia-a-dia sempre me inspiraram. Martha Medeiros é uma de minhas queridinhas, mas Pedro Chagas Freitas entrou por uma porta nova. O autor português escreve sobre amor em suas diversas fases: da paixão que incendeia; das revoltas e delicias que, eventualmente, a rotina nos dá; do amor desmedido, exagerado e louco. Também tem espaço para desamores, porque o fato de deixar de ser amor não significa que nunca foi amor. Sempre achei um erro essa história de que “só se ama uma vez e se acabou, não era amor”; que mania ridícula que temos que catalogar sentimentos. Amores vão e vem ou são eternos.. depende da sorte/personalidade das pessoas.

E Pedro Gabriel Chagas vem derramar palavras em formas de sentimentos transformando poesia em prosa. É incrível o poder que alguns autores tem de alterar ambientes para se fazer presente. Juro pra vocês que sempre leio as crônicas desse homem numa cama desarrumada de lenções brancos, mesmo que eu esteja no ônibus indo para o trabalho ou esteja em casa, deitada em minha própria cama de lenções estampados. E amo essa sensação. Queria sentir isso todos os dias.

Pedro Chagas Freitas não escreve palavras, ele escreve sensações e sentimentos. É muito palpável e apaixonante ter uma obra que nos toca dessa maneira.
E aos que pensam que para falar de amor tem que falar bonito, engana-se. A escrita do livro é super fácil, fluída e direta. A tradução para o português brasileiro ficou um pouco a desejar com alguns errinhos de coerência, mas nada que incomode demais.
Tenho o costume de marcar meus livros a lápis e, acreditem, meu exemplar de "Prometo Falhar" está mergulhado em grafite! ♥

O autor estará na Bienal do Livro no RJ deste ano, no dia 05 de setembro. Nem acredito que terei a oportunidade de conhecê-lo, abraçá-lo e suspirar. Gente, vou suspirar muito nesse homem!
"Prometo falhar" é, sem dúvida, apenas o primeiro de muitos livros do autor que namorarei. Em breve mais amor para vocês.

Leiam e dividam comigo esses sentimentos adoráveis.

site: http://www.garotapaidegua.com.br/2015/08/eu-li-prometo-falhar-pedro-chagas.html

Natália | @tracandolivros 20/04/2019

Textos inspiradores e sentimentais
Prometo Falhar é uma coletânea de textos do autor, que falam sobre vários assuntos, como perdas, sobre viver, sobre morrer e principalmente sobre o amor, o amar, o se apaixonar. Todos os textos tem muitas metáforas, e o autor escreve de uma forma bem realista todos os tipos de amar. Durante a leitura marquei meus textos favoritos e muitos quotes. Preciso dizer que o único ponto negativo, que me fez retirar uma estrela do livro é apenas o fato de que alguns textos me pareceram uma repetição de outros já contados. E como é difícil fazer uma resenha de algo que não tem uma estória linear, vou deixar a opinião assim mesmo e continuar com uma seleção de quotes, para que possam ter uma ideia sobre a escrita do autor e a forma como ele fala do amor.

site: https://www.instagram.com/p/BZyj288g18l/

Pri 06/11/2018

Falhou...
Sinceramente, eu não gostei... Talvez simplesmente não seja um estilo que me prenda. Mas achei chato, arrastado... Logo de inicio já me desanimou. Comprei esse na Bienal, porque na época só se falava nesse livro! Fiquei curiosa, mas me arrependi. Quem tiver na dúvida de comprar, procure saber como é a linguagem, a leitura, pra não cometer o mesmo erro que eu. A narrativa é poetizada, e talvez por isso tenha dado tão errado pra mim. Não curto isso, estou acostumada a ler histórias, com descrição, diálogo e etc... Por não ter me informado antes, achei que seria assim e comprei no impulso! (normal pra quem ama ler né? hahahaha)
Lidiane 01/01/2019minha estante
Também comprei e ainda não consegui ler, acho que é o estilo.

Letícia 23/05/2018

Prometo chorar
Esse livro me abalou, comecei a ler ele online e não aguentei e comprei o livro físico pra ter sempre comigo.
Cada texto é tão cheio de emoção, tão cheio de vida que transborda; e transborda pelos olhos.
Esse livro me motiva e mando trechos dele para todo mundo. Imprimi diversos textos dele e deixo no caderno da faculdade, na gaveta do meu trabalho e entreguei diversos pro meu namorado. Para eu não esquecer.
Os dois textos que eu mais AMO é: Intragável é estar parado e Habitua-te.
Eu leio eles sempre que estou mal e penso "nenhum mal dura para sempre" e arranco forças pra voltar a ser feliz.
Pedro Chagas Freitas, obrigada por essa experiência literária
Francianne 10/06/2018minha estante
Sua resenha me fez querer lê-lo! Vou add em minhas intenções de leitura!

Kymhy 27/04/2018

Prometo Falhar - Pedro Chagas Freitas
Será que é fácil explicar o amor? Todos podem amar? Ou somente os loucos conseguem sobreviver à esse furacão de sentimentos e contradições? Leia e tire suas próprias conclusões com exemplos das diversas histórias.

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-prometo-falhar-pedro-chagas-freitas/

Flavia.Souza 22/03/2018

E falhou...
Em primeiro lugar quero dizer que livros de crônicas não são os meus favoritos. Por isso tive um pouco de dificuldade ao começar a leitura. Estou mais acostumada com livros de histórias com começo, meio e fim e diálogos, muitos diálogos.

Foi tão bem resenhado que resolvi dar uma chance. E não gostei. Não gosto de deixar um livro pela metade, mas esse não consegui nem chegar nela. Acredito que minha opinião é exceção, mas é minha opinião.
Lidíssima 05/07/2021minha estante
To nessa vibe! Fazendo um super esforço para conseguir chegar ao final

Coisas de Mineira 08/02/2018

Nós nascemos, estamos no mundo e geralmente vivemos nossas vidas da melhor forma possível, tentando acertar. Mas uma coisa é certa: Não somos perfeitos e vamos falhar. Eu penso dessa forma e penso na frase “errar é humano”, pois acredito que realmente é! Foi por isso que o título Prometo falhar despertou meu interesse e a frase “O amor acontece quando desistimos de ser perfeitos” aumentou minha curiosidade. A capa fofa me atraiu, o trecho que aparece no verso me pareceu super romântico (como não se derreter por frases como: Há tanto frio em mim quando você não está ou Há uma só vida e você é tão inacabável em mim ?) O pouco que li, ainda na livraria, abrindo em páginas aleatórias, me fez concluir que se tratava de uma história de amor.

Mal sabia eu que havia levado para casa bem mais que um livro de romance. A princípio fiquei confusa, pois não encontrava na obra personagens, uma história ou uma sequência lógica. Então fui pesquisar e descobri nas descrições da obra que eu estava diante de um livro de amor. Um livro de crônicas que nos traz cenas do amor nas diferentes formas como ele se apresenta. Sabendo disso passei a me deliciar com cada relato e aproveitá-los, pois são curtos e profundos. Uma escrita carregada de sentimentos... Medos, dúvidas, certezas, confissões, quereres... Palavras que nos permitem conhecer intimamente o amor sentido pelas pessoas. O mais legal disso tudo é que fui capaz de me espelhar em alguns amores e também de desejar ter sido a razão de outros. Talvez seja esse o grande atrativo do livro!

É até difícil resenhar um livro como este. Eu penso que seus relatos são para serem sentidos e não explicados. Melhor que tentar descrevê-lo é mostrar em trechos da obra o quanto a escrita é bonita, leve e cativante: Tinha acabado de vê-lo pela primeira vez e já o amava desde sempre, o amor é tão fácil quando ninguém o complica (pag. 40) A vida é pequena demais para perdermos tempo gastando energia em algo que não envolva amor (pag. 42) Ninguém sabe o que é perder quando ainda tem uma mãe e um pai para abraçar (pag. 103) Me ame como se fôssemos acabar: eis o pedido que te faço para sermos eternos (pag. 261) Me ame como se tivesse me descoberto agora... Me ensine a envelhecer feliz ( pag. 322) Preservar um amor não é afinal livrá-lo do mal, é antes perceber o seu mal e aceitá-lo por bem, amém (pag. 376). Se frases assim te agradam você provavelmente irá gostar do livro.

Só posso dizer que me apaixonei por essa escrita com cara de poesia e acho que o tom poético se deve a tamanha sensibilidade com que as palavras foram postas nas linhas. Me desculpem os que prezam por um livro intacto, mas para mim foi impossível não destacar em cada página as frases que mais me tocaram e meu livro acabou todo grifado. Em minha opinião é um livro que irá atingir o leitor de maneira diferente em diferentes momentos e certamente irei ler mais vezes. Se você é sensível, gosta de ler sobre como o amor é vivido e sentido, não só o amor de casal, mas o amor no geral está diante de uma boa dica. Eu sou suspeita para falar, pois amei... Mas se você resolver ler e acabar não gostando, não culpe o autor, afinal de contas ele prometeu falhar! Beijos.

Por: Nathalia Reis
Site: http://www.coisasdemineira.com/2016/09/livros-prometo-falhar-pedro-chagas.html

joana 26/10/2017

Queria ter gostado mas não aconteceu.
Gosto de autores portugueses, mas Prometo Falhar, de Pedro Chagas Freitas tem escrita forçada que não me prendeu. Conhecido por se mostrar autor superior, Pedro Chagas Freitas narra com esse modo de quem se acha o maior poeta e senti isso.
Talvez minha culpa mas não consegui desligar a pessoa da escrita,

Camila.Oliveira 29/07/2017

Ultrapassou minhas expectativas
Prometo falhar e um livro incrível, simples e ao mesmo tempo complexo.
Uma chuva de sentimentalismo e amor.
A linguagem e acessível, fala de amor e traz um.soco de realidade sobre a morte, me peguei diversas vezes pensando sobre as crônicas desse livro.
Eu tinha baixas expectativas, mas me surpreendi... Já quero ler o próximo!
Recomendo a aqueles que são românticos, gostam de textos.sobre amor em todos os ângulos e reflexões sobre a vida.

Mi 12/07/2017

"O amor exige dois estranhos unidos pelo que os apaixona, e coragem."
"Você sabe que eu senti o espaço entre mim e o mundo aumentar enquanto você ia embora?"

Prometo falhar, nada mais é do que um livro recheado de crônicas. Tipo muuuitas crônicas. São 179 crônicas no total. Crônicas essas que gira em torno, simplesmente do amor. Amor dos amantes, dos amigos, amor da mãe (pai ) pelo filho (a) , não descarta nenhum tipo de relacionamento.
Fala do amor que nos emociona, que nos arrebata, que chegamos ficar sem palavras, de perder a noção do tempo e o espaço, enfim, o amor que é idealizado pela a sociedade.
Só que também mostra o lado feio dele, como há pessoas que sofrem pela a felicidade de um casal, não por questão de inveja, e sim por acreditar que tinham encontrado sua alma gêmea, porém descobrem que seus "grandes amores " são felizes ao lado de alguém diferente de você, que pertence à outra pessoa.
Resumindo, vamos acompanhar as diversas faces do amor, em várias situações do cotidiano.

Prometo falhar, é um livro digamos complicado pra quem não é muito fã de crônicas. Eu particularmente não sou muito, lembro que tentei le-lo ano passado, e acabei abandonando. Não por ser terrível, e sim por achar cansativo. Para quem, como eu , que não gosta de crônicas, indico ler esse livro com um outro. Ler com calma, umas três, cinco crônicas por dia.
Pois tem muitas frases, trechos maravilhindos ( maravilhoso + lindo ).

"Algumas" frases e trecho que separei pra vocês ; )

"Comecei a te amar no dia em que te abandonei "

"De tudo o que amo é você o que mais me apaixona. "

"Casei-me com outra para
poder te amar em paz. Ela disse: Casei-me com outro para que houvesse um ruído que te calasse em mim. "

" A morte entra nos olhos da gente como um pó invisível, você pode perceber isso, uma pessoa tem outra e depois não tem."

"O drama da vida é haver vidas instaladas na nossa, somos uma junção de vários pedaços e perder alguém é como uma amputação "

"A vida é pequena demais para perdermos tempo a gastar energias em algo que não envolva amor."

"Tinha acabado de vê-lo pela primeira vez e já o amava desde sempre, o amor é tão fácil quando ninguém o complica."

"O amor só existe quando duas pessoas se encontram no meio de duas viagens diferentes"

"Te amo com toda a inocência do mundo e não é o vendido do corpo que vai mudar isso"

"Você pensa que é amor e é apenas uma ferida. Há feridas que parecem amor."

"Há sempre algo que nos puxa para as menores coisas do mundo, e são elas que nos fazem grandes, não é?"

"Quando você acordar, me acorde para eu ver você acordar"

"Eles sabem que viver assim é passageiro, que sentir assim é passageiro, mas também sabem que viver assim é eterno, que sentir assim é eterno, são jovens inconsequentes e não sabem o que o futuro lhes reserva, ninguém sabe, mas estão reservados um para o outro, é um bom começo afinal "

"O problema das pessoas é pensarem que para ser sentido tem de ser difícil, que para ser verdade tem de ser demorado, provavelmente foi pela forma como ele a olhava, o movimento dos olhos à procura do mundo, um mundômano inveterado, incapaz de estar vivo sem querer. "

"Não te conheço de lugar nenhum mas sou sua para sempre."

"A vida é pequena demais para perdermos tempo gastando energia em algo que não envolva amor"

"A morte está atrás do seu beijo,
e não me interessa nada que não possa me matar"

"Eu podia ter sido um herói se te dissesse alguma coisa.
me perdoe se você é impressionante demais para eu ousar te tocar"
Fabi129 13/07/2017minha estante
OMG q trechos maravilhosos!
amei tds e interesse aumentou em ler este livro
''Quando você acordar, me acorde para eu ver você acordar.'' s2 s2 s2 s2
Tãooo minha cara este trecho lindo.

Mi 13/07/2017minha estante
*.* *.* *.* Sempre q possível to lendo uma crônica.

Gil 22/06/2017

O autor traz uma narrativa não muito comum aos demais livros, a narrativa “poetizada” onde ele descreve por todo seu texto. Ele fala muito sobre suas impressões sobre o amor, de todas as formas. Mas ele não fala só de amor, mas de decepções, ilusões, sobre as experiências da vida em forma de crônicas.

Acho que esse livro só cada pessoa lendo e tirar suas conclusões, porque pra mim ele não funcionou, não consegui me conectar, e achei por muitas vezes a leitura enfadonha. Não é uma história começo meio e fim, são textos soltos contando um pouco cada coisa e não foi por essa característica que não gostei, não sei. Tinha muitas expectativas sobre o livro, claro que reconheço as belas palavras que o autor trouxe, assim como o sentimento que ele trás em seus textos. A capa é bonita, letras é a padrão, confortável a leitura.

“O Amor faz tanta tanta coisa, mas não faz sentido”

"Comecei a amar-te no dia em que te abandonei."

site: http://ensaiosdeumaleitura.blogspot.com.br/2017/06/prometo-falhar-pedro-chagas-freitas.html

Thami 24/04/2017

criativo e enfadonho
O estilo do texto é criativo, mas a similaridade dos textos, perceptível pelas muitas repetições em escolhas vocabulares, bem como a lentidão com quem/por parte de quem o lê fazem desse livro bastante cansativo.

Tiago sem H - @brigadaparalela 15/04/2017

Pedro Chagas Freitas é um autor português que vem ganhando destaque como autor contemporâneo. Foi best-seller em Portugal e teve uma boa divulgação no seu lançamento aqui no Brasil, inclusive com a vinda do autor na Bienal do Rio em 2015. Em sua página no Facebook já havia me deparado com alguns de seus textos e gostava de alguns, mas nunca me interessei de fato em acompanhar, até que me deparei com Prometo Falhar, que foi minha primeira experiência com uma obra completa de Freitas e foi um choque.

Foi minha primeira incursão em crônicas, mas esse livro me conquistou de imediato por dois motivos: a capa e o subtítulo. A frase "O amor acontece quando desistimos de ser perfeitos" me arrebatou de tal forma que tive que me aventurar na leitura, mesmo que em certos momentos eu tenha pensado: "onde foi que me enfiei?".

O livro reúne cerca de 150 crônicas mais ou menos, de tamanhos variados, alguns chegando a apenas uma página e nelas o autor irá abordar o amor em todas as suas formas. A escrita de Pedro, ao menos nos primeiros textos, não respeita iniciais maiúsculas e não há uma divisão de uma crônica para outra, ou seja, se você ler sem muita atenção, pode facilmente confundir as histórias.

Ele irá nos relatar histórias que são muito criveis com a realidade, poderiam muito bem ocorrer com algum conhecido e até com nós mesmos. O autor, como disse anteriormente, irá, irá dissecar todas as formas que o amor possa se apresentar: fraterno, com livros, passional, profissional, entre entes queridos, entre homem e mulher, entre pessoas do mesmo sexo, por coisas banais, enfim, pela vida. Isso é ao mesmo tempo um fator positivo e negativo da obra.

- Resenha completa no blog ^^
>>>>>>>>

site: http://brigadaparalela.blogspot.com.br/2017/04/bora-ler-prometo-falhar-pedro-chagas.html

Alyssa @culpadoslivros 23/03/2017

Prometo Falhar: são 400 páginas recheadas de crônicas e nenhuma delas possui título ou capítulo numerado. Podemos ler em qualquer ordem, da maneira que quisermos. Todas falam basicamente de amor, mas são completamente independentes. Isso é muito legal!

Como o autor é português, foram feitas pequenas adaptações para a edição brasileira, publicada pela @novo_conceito

É muito difícil explicar este livro, só lendo para entender. A maneira que o Pedro Chagas Freitas escreve sobre o amor é incrível. E não pensem que se trata de um livro meloso, muito longe disso! Ele fala de todos os tipos de amor: os que deram certo, os que fracassaram, aqueles que nunca aconteceram, amor fraterno, entre amigos e, é claro, o amor apaixonado! Mas também, fala de sonhos, amizade, felicidade, imperfeição, realização, enfim... Acho que este é um livro que fala principalmente de sentimentos!

Este é um livro que pode ser lido e relido várias vezes, a qualquer momento. E a cada vez, vamos nos envolvendo mais com as histórias e sentimentos, fazendo novas descobertas e mergulhando fundo na narrativa do autor.

site: http://www.instagram.com/culpadoslivros/