Prometo Falhar

Prometo Falhar Pedro Chagas Freitas

Resenhas - Prometo Falhar

Anna Laitano 21/07/2015

O tipo de livro que te fará querer arrancar página por página...
A primeira coisa que você deve saber antes de ler esta resenha é que eu amei esse livro com todas as minhas forças. Então, sim, talvez eu seja meio parcial para falar sobre ele agora... Mas caso você queira saber o que me deixou assim, continue lendo.

Quando recebi Prometo Falhar, eu sabia apenas que o autor estava fazendo muito sucesso em Portugal. Mas, talvez, esta deveria ter sido a minha primeira dica. Ao invés disso, eu simplesmente continuei ali contemplando a capa, com uma vaga curiosidade e sem tantas expectativas assim. Então, eu abri o livro e li a primeira página. Pronto. Foi isso que custou para eu perceber o valor do que eu tinha em mãos. Uma página e já não havia volta.

A escrita de Pedro Chagas Freitas impressiona com sua sensibilidade de poetizar a realidade de uma forma ao mesmo tempo encantada e sincera. Ler Prometo Falhar é uma experiência sublime e apaixonante. Tentarei exemplificar: Você já leu Extremamente Alto & Incrivelmente Perto, de Jonathan Safran Foer? Sabe aquela escrita dele que é pura poesia? Pois bem, o Pedro consegue ainda se sobressair nesse quesito, quando comparado a Foer (e é importante notar que este comentário veio de alguém que sofreu de um caso particularmente sério de ressaca literária após "Extremamente Alto...", justamente porque achou que nunca mais encontraria um autor com uma escrita tão incrível).

Bom, mas afinal, sobre o que é o livro? Se você quer a resposta simples e direta, o livro é de crônicas sobre assuntos variados. Mas a verdade é que é sobre tudo, sobre a vida. Talvez esta seja até a melhor parte, porque, assim, você está fadado a se identificar em vários momentos. Em diversas histórias sobre amor, perda, desejo, família, inocência, amizade, o autor capta a essência da simplicidade mágica das coisas, transpondo-as para o papel de forma que consegue arrancar lágrimas, sorrisos e arrepios dos leitores.

Outra coisa legal, é que a ausência de títulos para cada uma das crônicas cria um efeito "colcha de retalhos", onde você vê vários momentos importantes interligados com outros totalmente diferentes, mas igualmente importantes. É como ler entradas de um diário, ou como a transcrição de conversas que temos com nossos amigos, parceiros, família... É naturalmente belo.

Então, não, eu não estava brincando quando disse que estou seriamente considerando comprar outra cópia de Prometo Falhar só para marcar meus trechos favoritos com marca-texto colorido, arrancar as folhas, página por página, e transformá-las em papel de parede da minha casa. Porque isto é quão bom o livro é, mesmo.

Portanto, este agora é um dos livros que recomendo entusiasticamente. Você realmente precisa lê-lo para conferir com seus próprios olhos e coração a genialidade por trás da escrita do autor; você não se arrependerá.

site: www.tecendopalavras.com.br
Ana Luiza 12/08/2015minha estante
A escrita dele me lembrou muito Caio Fernando Abreu.

Anna 12/06/2020

Suportável até as 100 primeiras páginas
Eu fiz um esforço gigantesco para ler esse livro até o fim, porque foi uma sucessão infinitas de histórias/contos/poemas, ou seja lá que tipo de linguagem é, cansativas.
As 100 primeiras páginas são melhores, com frases de impacto, que até me deu vontade de grifa-las, e algumas histórias com pé e cabeça. Depois disso você entra em um limbo de histórias que acho que somente o autor compreende o que escreveu, muito confuso, cheio de metáforas meio banais e muita repetição de palavras. Sinceramente não gostei, tinha uma razoável esperança em ser bom, mas não, não sei se não sou romântica suficiente, mas pra mim não foi uma boa leitura

Naty__ 13/03/2020

Se você está em busca de uma história de romance, este livro com certeza não é o seu lugar. Mas, tenha certeza, o conjunto de amores envolvidos nesta obra é muito melhor do que pegar uma simples história clichê e que você já sabe o que acontecerá no final – sem dúvidas.

Este livro é diferente de tudo o que estamos acostumados a lidar. É uma junção de crônicas que deixará o leitor desejando por mais. Talvez algumas não sejam as melhores e nem devem ser mesmo, mas tenha certeza que te tocará de algum modo. Uma crônica é mais amorosa, outra é mais triste, mas o amor envolvido em todas elas sempre é possível associar com alguma realidade vista por aí.

Amores de novela? Não, esse livro vai além. Ele busca sentimentos do dia a dia. Aquele sentimento que nos é real, palpável e que jamais pensaríamos que existiria. Autores, que se dizem autores de romance meloso, passam longe de emocionar tanto quanto Freitas consegue. Não gosto de livros cheios de mimimis, mas este não é assim. Prometo falhar não te promete nada, mas a emoção carregada nele te faz sentir tudo, até mesmo raiva – raiva por não ter lido esta obra antes e por não ter conhecido esse autor há décadas.

Não precisa pegar a obra e ler tudo de uma vez. Esse livro requer calma, leia uma crônica por dia, duas ou até três. Não queira devorar todas, pois a graça deste livro está em apreciar cada palavra, cada detalhe e torná-la singular porque ela é assim e merece isso. Não é necessário ler na ordem, também. Você pode ler a primeira crônica, pular para a décima e depois voltar para a quinta, o entendimento será o mesmo, assim como o encantamento.

Não pense que por conter o sentimento "amor" que todo o livro é dedicado ao amor eros, é dedicado ao ágape também. Freitas não nos prende pelo relacionamento entre homem e mulher, nos toca com o amor entre pais e filhos. É uma junção de diversos tipos de amor e, acreditem, eles existem: o carinhoso, idealizador, explosivo, possessivo, solidário, solitário e muitos outros.

A diagramação é muito bem feita, além da revisão, embora o autor seja português e algumas expressões da região tenham sido mantidas para permanecer a essência. A editora nos brindou com cartões também, contém frases do livro.

Sem dúvidas, é uma obra que mexe com a gente de diversas maneiras. Vale a pena ler, se deliciar, sorrir, chorar e demonstrar os sentimentos sentidos. É inegável, mas tudo o que eu disser não será suficiente para qualificar o autor e seu livro. Não é em vão o baita sucesso que está fazendo. Acredito que não há mais o que dizer, é preciso adquirir o seu e ter a sua própria visão da leitura, porque tudo o que eu podia falar já foi dito; mas tudo o que o livro deveria receber não conseguirá ser passado em palavras.

Quotes:

“O erro das pessoas é procurar o que não existe.”

“(...) Prometo compreender, prometo querer, prometo acreditar. Prometo insistir, prometo lutar, descobrir, aprender, ensinar. Tudo para te dizer que prometo falhar. E Deus te livre de não me prometer o mesmo.”

“Prometi nunca gostar de alguém como gosto de você e nem assim me sinto incoerente, ou talvez sinta e a coisa mais bela do mundo seja a incoerência, fazer agora o que não seria capaz de fazer antes, toda a razão está sobrevalorizada, pois se o que nos faz feliz raramente tem qualquer motivo por que haveríamos de colocar a razão acima de tudo?”

“Dois estranhos unidos pelo matrimônio, haverá́ descobertas difíceis, ele não vai gostar de tanta coisa dela, ela não vai gostar de tanta coisa dele, vão ter discussões, dificuldades, contas para pagar, lágrimas frequentes, mas voltarão sempre ao território dos ombros, os nomes ficarão esquecidos, os papéis rasgados enquanto os corpos durarem, o amor exige dois estranhos unidos pelo que os apaixona, e coragem.”

site: http://www.revelandosentimentos.com.br/2016/08/resenha-prometo-falhar.html
Angela Cunha 22/03/2020minha estante
O título do livro já diz bem o que encontraremos dentro dele. Uma sucessão de erros, de falhas, mas que sim, foram tentadas.
Não falo isso somente pelo amor, mas por todos os sentimentos!
Me recordo de quando esse livro foi lançado e do quanto mexeu com os leitores. Eu sou fã de crônicas, ainda mais quando podem ser lidas assim, como gotinhas diárias.
Beijo

Michelle 08/07/2020minha estante
Crônicas que nos fazem refletir e nos perceber como humanos passíveis de falhas

Mad28 29/07/2015

Prometo Falhar - Resenha
Como vocês podem ver se entrarem no blog e virem a quantidade de frases que tirei do livro, este livro tem frases realmente muito boas. Pedro Chagas Freitas tem um jeito único de escrever.
O livro é composto por imensos textos soltos e toda a gente consegue-se identificar com bastantes deles, tenho a certeza.
Noutro aspeto é que podem haver duas opiniões: existe gente que eu conheço que leu o livro todo seguido, independentemente da ordem, e adorou, e depois existe gente como eu, que começou por o ler seguido e descobriu que isso não dava bom resultado. Como são textos soltos, eu comecei a não aproveitar tanto os textos porque já estava à espera sempre do mesmo. Então pousei o livro e comecei e ler alguns textos de vez em quando. Li o livro de uma ponta à outra na mesma, mas não tudo de uma vez, e ainda bem que o fiz porque acho que assim aproveitei muito mais.
É um livro que eu recomendo imenso para as pessoas mais sentimentais (as pouco sentimentais provavelmente vão achar chato ou aborrecido), mas para aquelas pessoas românticas de coração, leiam, e aproveitem estas frases lindas.
E vejam-me bem esse título e essa capa e digam lá se não é das mais lindas que viram na vida.
Visto que o livro são textos soltos, não há muito para comentar, nem uma história para descrever. Mas leiam o livro vocês e de certeza que vão gostar e identificar-se.
Resenha completa e frases/quotes no site a seguir

site: http://presa-nas-palavras.blogspot.pt/2015/07/prometo-falhar-resenha.html

Larissa Fontes 11/08/2023

Não sei fazer resenha
Já li três vezes então super recomendo, leitura fácil , cheio de detalhes e romance uma leitura apaixonante

Camilla.Alves 11/07/2021

Prometo Falhar... e falhei!
O primeiro texto deste livro foi o que me arrebatou para a escrita do Pedro. Vi nela uma profundidade, uma intensidade de sentimentos e uma habilidade na escrita que me seduziu por completo.

Ganhei o livro de uma amiga de infância, após comentarmos com muito entusiasmo sobre a profundidade de sua escrita e interpretação, mas, demorei 6 anos para retirá-lo da estante. Talvez essa espera reflita o relutar inconsciente (será?) em reconhecer que muito mais haveria nessas páginas que me levariam a sentir demais. Houve aquele dia em que peguei o livro em minhas mãos, li o primeiro texto, senti e chorei, depois fechei-o e disse: não! Não estou pronta pra sentir e chorar. Deixarei para depois.
Nem sei quanto tempo esse 'depois' levou. Fiz-me esquecer.

Então, obriguei-me a ler este ano e foram 4 meses para (até que enfim!) terminar essa leitura. Período ruim de pandemia? Seria uma ótima desculpa. Mas, confesso que não soube lidar com a leitura das crônicas. Sim, são crônicas e crônicas absolutamente bem escritas, elaboradas e vivas.

Acostumada com as longas narrativas ou poemas, lidar com a rapidez e finitude das crônicas foi um exercício árduo.
Talvez, estar em meio a esse período tão conturbado que estamos passando, no qual o significado de finitude tem sido tão intenso, constante e enfiado goela abaixo em nós possa ter contribuído para essa resistência em se contentar em ler uma ou duas páginas e dizer adeus àquelas vidas.

Assim, falhei ao achar que leria rápido;
falhei ao criticar a efemeridade das crônicas;
falhei em querer falar mal deste livro que demorei para ler e isso revelou incertezas e inconstâncias em mim...

Enfim, falhei em não amá-lo.

PPSS 09/08/2020

As vezes a gente acaba com o livro e em outras, o livro acaba com a gente!!!
Um livro intenso e descontraído! Mas com muito amor envolvido e principalmente intensidade!!!!
Um livro que faz a gente refletir em alguns momentos.
Um livro pra ler sem pressa, pra saborear as palavras e curtir a entrega.
Esse livro é perfeito!!!

Luzia 16/07/2022

Prometo falhar.
Um livro em formato de crônicas que aborda principalmente o amor e relacionamentos. O conteudo não era bem o que eu esperava. Recomendo a leitura para quem gosta de romance.

Lari 30/05/2020

Nhé!
Esperava mais deste livro! Em cada dez contos, dois me cativavam e me encomodou tanto alguns "hábitos" de escrita dele, como a utilização da palavra orgasmo em quase todo texto e a comparação da pessoa amada com Deus.
Foi bem nhé mesmo...

Amanda 20/07/2015

Prometo falhar
Aviso: esta resenha contém altas doses de babação e tietagem. Não recomendado para pessoas com intolerância aos componentes citados.
Eu sei. Minha opinião não vale meia goiabinha murcha com bicho dentro. Mas se você puder aceitar o conselho de alguém, apenas pare tudo o que está fazendo e dirija-se até a livraria mais próxima. Chegando lá, apenas pegue este livro, e olhe intensamente para ele. Veja a capa tão linda, sinta o peso. Leia a contracapa e folheie por cinco minutos, antes que a vendedora venha.
Então tente. Apenas TENTE devolvê-lo à prateleira. Se você conseguir, parabéns você não tem coração você passou no teste e pode voltar pro que estava fazendo, e é muito provável que você seja uma pessoa muito contida em seus sentimentos.
Se você, entretanto é um impulsivo, já amou alguém, já se desiludiu, já se sentiu arrebatado, ou já teve um sentimento inexplicável que você mal entendia direito, provavelmente já estará no caixa pagando pela sua nova aquisição.
E provavelmente vai esperar que todas as 21 obras de Pedro Chagas Freitas sejam publicadas no Brasil. E provavelmente vai estar mandando mensagens na fanpage do autor, com o conteúdo: Queres casar comigo todos os dias, Pedro?
Li o livro duas vezes para resenhá-lo, porque não podia acreditar que era tão bom. Porque, gente, tinha que ter alguma coisa que eu não ia gostar. Uma crônica, uma frase, uma expressão, uma vírgula? Não?
Cada pequena construção uma poesia.
Li o livro duas vezes, porque carecia compreendê-lo. O que era aquilo que eu havia acabado de ler?
Eram crônicas, era poesia, eram retalhos que representavam amores diferentes de uma mesma pessoa e eu não percebi? O que é isso que eu estou lendo?
Ah, para fins de catálogo, é um livro de crônicas. Mas que importa?
A verdade era que cada história que eu li ali era minha, e era também de gente que eu conheço.
Sem um título, ou uma marca que separasse cada texto, Pedro parece tecer toda uma existência, todos os amores vividos por todas as pessoas. Sem a marca formal de separação, todas as histórias se integram e são únicas, e simplesmente não consegui parar de ler, até que não sobrou nada, nem as orelhas.
A escrita de Pedro é muito visual, e as frases que ele usa pareceram formar as imagens diante dos meus olhos. Um texto de uma força tamanha, que logo na primeira página já me desfiz em lágrimas. E li pra minha mãe, que chorou junto. E postei no Facebook, e os amigos quiseram saber que livro era e onde compravam.
A sensação de uma conversa filosófica com seu melhor amigo é inebriante. Parece que conversamos com um velho companheiro que nos conta a vida, e que calhou de ser um cronista cheio da poesia. E dos bons. E tocantes.
Pedro Chagas Freitas tornou-se em uma obra, uma obsessão minha. Senti que o que lia ali era tudo o que eu sempre quis escrever, mas me faltava a competência.
Espero que todos leiam. Espero que todos sintam mais ou menos que eu senti. Espero que Pedro faça mais sucesso do que tanta coisa medíocre que anda por aí a se tornar best-seller.
Espero me mudar para Portugal e trombar com ele numa e esquina, e que ele descubra que me ama para sempre pelo menos por um dia que esta minha resenha faça jus à intensidade da obra que li.
E espero que não me achem MUITO idiota por estar assim tão apaixonada por um livro, por um autor, por um conceito. Acontece, e se você olhar bem, o título da resenha é "Prometo Falhar".
Acho que promessa é dívida.

site: http://www.conversasdealcova.com/2015/07/resenha-prometo-falhar-de-pedro-chagas.html
Cley 23/07/2015minha estante
Me animei muito depois que li sua resenha!

Amanda 23/07/2015minha estante
Que bom, Cleyson. Espero que leia e goste tanto quanto eu

Cley 23/07/2015minha estante
;)

Kris Monneska - Conversas de Alcova 24/07/2015minha estante
Eita resenhista Top

EuVocê&oslivros 27/07/2015

Resenha: Prometo Falhar (O melhor livro de crônica da minha vida)
Eu poderia tentar te persuadir, te convencer que o livro é bom apenas com algumas palavras e fazer com que você fosse a uma livraria ou a uma loja online e efetuasse a compra. Eu poderia fazer isso, se eu quisesse, apenas para agradar a editora que depositou em mim tanta confiança, a qual eu posso dizer que sou parceira. Eu poderia simplesmente escrever quaisquer inverdades aqui, com o intuito de agradar quem quer que seja. Mas não conseguiria, não mais, não depois desse livro. Sou outra pessoa, sou uma pessoa melhor. O amor faz isso, o amor no formato de um livro.
Eu demorei para falar sobre esse livro, na verdade eu esqueci, li página após página e simplesmente depois comecei a ler de novo e de novo. Tentei entender a magnitude das palavras de Pedro Chagas Freitas, tentei assimilar cada ação, cada crônica. Após um tempo eu já não imaginava mais, eu era, eu sentia.
Todos deveriam saber, deveriam entender, sofreriam menos. Não existe amor perfeito, ele é imperfeito e isso é o que o tornas deliciosamente perfeito. Sim, ele é palpável, ele é possível. O que o autor faz com suas palavras é te contar a verdade, da forma mais filosófica e atraente.
E não me refiro somente ao mais clássico dos amores, o entre duas pessoas, a paixão. E sim a todos os tipos de amores do mundo, de pai para filho, de filho para pai, de irmãos, de almas gêmeas, o amor pela vida.
Desilusões, dor, sofrimento, alegrias, saudades, todos são componentes do que nos faz viver, do que nos dá sentido.
Sim, estou apaixonada pelo livro. Estou apaixonada por cada crônica. Por cada personagem que neles me identifiquei, identifiquei amigos, identifiquei parentes...
Sempre fui apaixonada por crônicas, mas nunca, de coração, nunca me senti desta maneira lendo um livro de crônicas como me senti com Prometo Falhar.
Aliás, está aqui o que torna tudo tão especial. Duas palavras que mudará sua vida, seu conceito do que é viver, do que é amar. Prometo Falhar e assim vou indo, vindo, amando, sonhando...
Obrigada Pedro Chagas Freitas, por essa obra-prima, saiba que sim você já fez a diferença, e espero que continue fazendo.
Beijos.
Acessem: www.euvoceeoslivros.com

site: www.euvoceeoslivros.com
Fabi 28/07/2015minha estante
Resenha maravilhosa!!! Vou com certeza ler!!!

Thalita - @voandopelaestante 21/07/2021

🔸O amor acontece quando desistimos de ser perfeitos...

📍Encontrei nesse livro algumas das crônicas mais lindas que já li na vida, algumas dolorosas e outras encantadoras. Nesse livro o autor fala de diversos tipos de relações, entre homem e mulher, pais e filhos, amigos, irmãos e pessoas no geral e cada uma delas nos toca de uma forma diferente. Me emocionei muito com algumas crônicas, elas me tocaram fundo e a escrita do Pedro é linda e bem fluída o que nos facilita a leitura também. Demorei para terminar de ler esse não porque não estava gostando e sim para ler aos poucos e apreciar a leitura e quando finalizei senti uma alegria imensa.

Recomendo muito a leitura dele para todos que amam crônicas e para quem nunca leu pois tenho certeza que vão se apaixonar.

"Prometo te amar até o limite, te beijar até a última fronteira, correr quando bastava andar, saltar quando bastava correr, voar quando bastava saltar. Prometo te abraçar com o interior dos meus ossos, percorrer a sua carne com a fome absoluta, e ir à procura do orgasmo todos o dias, a toda hora, encontrar a felicidade no doce absurdo que nos soubermos destinar. Prometo falhar. Sem hesitar. Prometo ser humano, aqui e ali ser incoerente, aqui e ali dizer a palavra errada, a frase errada, até o texto errado, aqui e ali agir sem pensar, para que raios serve pensar quando te amo tão desalmadamente assim? Prometo compreender, prometo querer, prometo acreditar. Prometo insistir, prometo lutar, descobrir, aprender, ensinar. Tudo para te dizer que prometo falhar. E Deus me livre de não me prometer o mesmo. "(pág.83)

"As pessoas não são tão grandes como você, as pessoas não aguentam tanto a vida como você. As pessoas choram, as pessoas sofrem, as pessoas passam pela vida à procura da melhor maneira de viver. Mas você me ama, mãe. Você me ama assim, sem condições, e parece que quando me ama nem sequer existe. Apenas fica ali, me vendo existir, e é assim que você descobre e me ensina que a vida se resume a ver quem você ama viver."(pág.233)

Delane.Lívia 29/05/2020

Achei uma leitura cansativa!
Muitas crônicas da realidade porém um livro extenso e um pouco repetitivo.

Mariana 19/04/2020

Amor e todas as suas formas
Prometo falhar é um livro que trás pequenos textos relacionados ao sentimento Amor de diferentes formas. Amor de irmãos, de casal, de pai para filho e etc.
Ao longo da leitura, alguns textos mexem com a gente, nos identificamos e nos apaixonamos.

É um livro que vale a pena a leitura. No meu caso fui lendo aos poucos, pois como cada texto não tem ligação com o anterior, podemos ler em diferentes momentos. No final, gostei bastante, e alguns deles me fizeram refletir.

joana 26/10/2017

Queria ter gostado mas não aconteceu.
Gosto de autores portugueses, mas Prometo Falhar, de Pedro Chagas Freitas tem escrita forçada que não me prendeu. Conhecido por se mostrar autor superior, Pedro Chagas Freitas narra com esse modo de quem se acha o maior poeta e senti isso.
Talvez minha culpa mas não consegui desligar a pessoa da escrita,