A Caligrafia de Deus

A Caligrafia de Deus Márcio Souza

Resenhas - A Caligrafia de Deus

Wanda Concurseira 11/04/2023

Ilusão e tragédia nos trópicos: a margem torta da vida.
O livro é composto por cinco contos realistas que trazem à tona as várias realidades multifacetadas existentes na Amazônia, mas especificamente no Amazonas.
São questões históricas, econômicas, ambientais, sociais, existenciais, culturais e etc. As páginas deste livro estão cheias da realidade de deseraizamento, de etnocídio, de abandono, de degradação social e de infinitas perdas do povo amazônida.
O dizer popular "Deus escreve certo por linhas tortas, parece ser fortemente ironizado pelo autor, por isso o título "A caligrafia de Deus". Teria Deus escrito torto nas linhas tortas do caderno chamado Amazônia?

Guy 29/10/2015

Estórias dos aventureiros nos bastidores da cidade manaura
Estórias interessantes principalmente para quem mora ou trabalha ou já esteve em Manaus e toda a complexidade de uma megálopole inserida numa cultura entre índios, migrantes e emigrantes estrangeiros.

Bruno Oliveira 22/01/2022

UM LIVRO CRÍTICO DE UMA MANAUS NÃO TÃO FICTÍCIA ASSIM
A caligrafia de Deus, de Márcio Souza reúne cinco contos onde Manaus é o cenário deles todos e, de certa forma, é uma das personagens também. Lá, vemos uma capital que todo morador vê, mas quem é de fora, talvez, não. Em todos os contos percebemos a degradação de uma gente, local ou de passagem, numa terra dita promissora e que fora uma das mais lindas do país; tudo e todos ali estão se decompondo, se consumindo, se perdendo de vez. O livro é de quase duas décadas atrás, mas traz uma verdade, uma vivência, tanto visual quanto vocabular, que mais parece casos reais de hoje em dia: Márcio Souza é atemporal. Uns contos mais parecem ensaios para histórias maiores; o autor põe, em alguns casos, informações acessórias desnecessárias, que acabam inchando um ou outro conto, mas, sem dúvidas, o livrinho é uma ótima experiência de contato com a cultura manauara. Um livro crítico de uma Manaus não tão fictícia assim.

Marcynhah 16/10/2018

Livro extraordinário sobre coisas ordinárias.

Dany 12/06/2023

Cinco contos brutais que se passam em uma Manaus ainda em desenvolvimento, trazendo à tona as diferenças sociais gritantes de uma classe social mais baixa em meio à capital.