Holy Avenger

Holy Avenger Erica Awano

Resenhas - Holy Avenger - Edição Definitiva Vol. 4

Diego 04/06/2023

Uma pena que histórias boas assim acabam. Seria demais pedir um anime de Holy Avenger? Não, né. A série terminou como começou: qualidade de roteiro, personagens carismáticos, cenas épicas e muitas revelações bombástica. Mais um livro de nota MÁXIMA!

BrunoFF 18/03/2024

Holy Avenger vol. 4
Finalmente, a saga **Holy Avenger**, que nos conduziu através de uma jornada épica com personagens como Sandro, Niele, Tork e Lisandra, chega ao seu desfecho. A busca pelos rubis da virtude foi repleta de eventos marcantes, e alguns personagens receberam maior destaque enquanto outros proporcionaram momentos de alívio cômico.

O **universo de Tormenta** é notável por sua riqueza e criatividade, e a arte de Awano manteve sua qualidade excepcional desde o primeiro volume. Uma das surpresas mais agradáveis foi a forma como os deuses guiaram a trama desde o início, mantendo o leitor no escuro até o momento certo.

Entretanto, é importante reconhecer que a narrativa não está isenta de críticas. O **machismo**, infelizmente, permeia a história, com os personagens masculinos protagonizando a maioria dos eventos e sendo os mais poderosos no universo de Arton. Embora o autor, Cassaro, tenha tentado corrigir essa desigualdade em alguns volumes, ele não conseguiu sustentar uma mudança significativa. É compreensível que, considerando o contexto de criação em 1999, esses padrões estivessem presentes.

Os **eventos finais** da obra foram surpreendentes, com revelações impactantes e combates memoráveis. No entanto, o que mais me chamou a atenção foi o desfecho dos vilões. Como leitor, fiquei satisfeito com o destino dos personagens apresentados.

Em resumo, **Holy Avenger** permanece como um clássico dos quadrinhos nacionais, com uma história envolvente e momentos marcantes. Ainda que tenha suas imperfeições, é uma jornada que vale a pena explorar e apreciar. ??

Kauan 31/10/2015

Cabô?! Comassim?!
Se passando no mundo de Tormenta,o maior RPG do brasil,"Holy Avenger" surgiu no inicio dos anos 2000 e se tornou a revista em estilo mangá mais popular do país numa época em que muitos outros autores investiam no estilo.

Escrita por Marcelo Cassaro e ilustrada por Erica Awano,a HQ conta a história de Lisandra,uma jovem druida que cresceu numa ilha selvagem e vivia sua vida,até que o Paladino começou a aparecer em seus sonhos. Ela via como ele era um herói da justiça,como havia sido derrotado e como ela podia ressuscitá-lo. É aí que a loira sai em busca dos Rubis da Virtude (gemas sagradas com o poder de vinte deuses) com a ajuda de Sandro Galtran,filho do maior ladrão de Arton,Niele,uma elfa simpática em roupas sumarias,e Tork,um troglodita anão que a considera uma filha.

Além de acompanhar as aventuras e desventuras deste novo grupo de heróis,ainda conhecemos o grupo ao qual o Paladino de Arton pertencera um dia e que também tinha o pai de Sandro como integrante. Num determinado ponto da história,percebemos o quanto este grupo influenciou no que viria a acontecer com os nossos heróis.

Vale destacar a ótima construção dos personagens. Além dos quatro protagonistas,a HQ tem várias tramas e vários bons personagens conduzindo-as,isto me fez não conseguir escolher um personagem favorito. Gosto muito da Anne e do seu jeito esperto e carismático,acho o bardo do grupo do Palada supimpa (seria o único personagem de HA que eu seria),e não posso esquecer da Niele,esse poço de teta carisma.

Originalmente,a publicação durou 42 edições e foi encerrada em 2005,mas agora retorna através das quatro edições definitivas da Jambô Editora. A publicação traz menos material extra do que os fãs esperavam,mas ainda assim,a edição é linda. Gosto muito das capas,sem poluição,só ilustrações incríveis e a logo da editora. No inicio de cada parte,conferimos uma tirinha dos "Little Avengers",e ,no final,vemos depoimentos dos envolvidos no projeto e ilustrações. A história é toda em preto e branco,diferente dos volumes originais que tinham algumas páginas coloridas.

Apesar das ótimas piadas quase sempre protagonizadas por Tork e Niele e das várias referências incríveis,a trama é séria e tem um desfecho surpreendente.

O mundo onde Holy Avenger se passa foi criado por Cassaro,Trevisan e Saladino e vale à pena conferir as outras HQ's que se passam neste universo. Sendo elas Ledd,Duengeon Crowlers,Dbride: A Noiva do Dragão e 20 Deuses,sendo os dois primeiros os meus preferidos. Ah,não podemos esquecer que um jogo também foi lançado (Tormenta: O Desafio dos Deuses) e há participação de nossa querida Niele.

Como revista em estilo mangá que é,nada mais justo que Holy Avenger ganhar uma animação em estilo anime. Foram feitos testes,um longa metragem chegou a ser dublado,mas o visual da Niele,que foi criado justamente para atrair leitores,tem impedido a realização do projeto. Nos resta torcer muito para que a personagem seja adaptada. Um timaço de dubladores chegou a se reunir para produzir um audio-drama que chegou a ser lançado em CD pela editora e hoje está disponível no youtube.

Enfim,espero que você dê uma chance a Holy Avenger,tenho certeza que ela vai te surpreender com sua qualidade e sua construção.

confira a versão completa e com imagens da resenha no link abaixo:

site: http://www.conexaomista.com.br/2015/10/resenha-holy-avengerde-marcelo-cassaro.html

Camila(Aetria) 16/12/2015

Holy Avenger 4, - acaboooou
Demorei pra ler com a correria que estava e não quero nem falar sobre não ter conseguido o autógrafo da Awano na CCXP no meu exemplar, maaas, li.

Skoob com bug, confira o resto da resenha no blog

site: http://www.castelodecartas.com.br/?p=3492