Aí vai meu coração

Aí vai meu coração Ana Luísa Martins

Resenhas - Aí vai meu coração

Nivia.Oliveira 06/02/2022

Pense num livro de fofoca sobre um artista... No caso, uma grande artista brasileira: Tarsila do Amaral!
Trata-se do triângulo amoroso Tarsila-Luis Martins-Ana Maria.
Mas já viu uma fofoca fundamentada?? Pois é... essa foi com cartas manuscritas que a pintora enviou para seu amado e de Ana também!
E as respostas do pivô? São em crônicas de jornal!
Podemos ver nas cartas também o percurso artístico de Tarsila naquele momento e o final contradiz seu legado: “Tout passe, tout casse, tout lasse...”

site: https://www.instagram.com/niviadeoliver/?hl=pt-br

Luciana 25/02/2022

Devo deixar claro que esse livro merece nota máxima pela simples grandeza de Tarsila, pela coragem de Anna Maria de se expor e por Ana Luisa não ter desistido da ideia de publicar.

Achei que Luis Martins foi bem deselegante em diversos momentos expondo mesmo que de forma velada a situação nas crônicas que publicava. E aquele questionário que pediu para Tarsila responder? Inacreditável.

O mais importante foi poder através das cartas perceber o quanto Tarsila foi um ser humano gigante!

Eduardo 24/08/2012

Tarsila diva, linda. Sabia amar e sabia não-amar. os outros dois do triângulo soam tão bobos perto dela.

Linetkd 19/02/2010

Tout passe, tout casse, tout lasse
Meu gosto particular de colecionar frases de livros e filmes, ficou em evidência com as belas crônicas de L.M.

"A intriga é uma arte difícil. Requer imaginação, inteligência, astúcia, agilidade de espírito e uma capacidade tão grande de embrulhar as coisas, que as suas histórias acabem sempre como esses novelos de linha que se embaralham e de que ninguém é capaz de encontrar a meada" pág 173

"São obras que exigem a capacidade de um Maquiavel" pág 173

Valeria Perroni 17/04/2012

Meu coração já foi!!!!
Livro encantador de uma grande delicadeza,que transpira das cartas escritas por Tarsila e Anna Maria para Luís Martins. Revelam,além de uma comovente história de amor,uma sociedade preconceituosa e limitadora da liberdade da mulher.O projeto gráfico e as fotos aumentam a beleza e o prazer da leitura.O que me deixou comovida, me sentindo a própria narradora do conto"Felicidade Clandestina" de Clarisse Lispector.(Que também adoro).É tão delicioso degustar(como diria Rubem Alves)sua leitura que li bem devagarzinho para saboreá-lo com mais prazer!!!

Erica 16/01/2016

Aí vai meu coração!
Não é só uma reunião de cartas, é a história de um triangulo amoroso narrado pelos três personagens de forma minuciosamente verdadeira.

Ana Luisa, a autora do livro, descobriu quando criança uma reunião de cartas escritas por Tarsila do Amaral e Anna Maria Martins (sua mãe) ao seu pai, o jornalista e escritor Luis Martins. Até então, nunca havia conhecido Tarsila e mal sabia quem era.
Após a morte de seu pai, Ana Luisa reuniu todas estas cartas e produziu "Aí Vai Meu Coração", uma biografia.
As cartas mostram o outro lado de Tarsila, como foi sua vida amorosa com Luís até a separação.
O livro retrata bem a sociedade da época e as dificuldades da mulher em fazer suas escolhas tendo de aceitar ser julgada, rejeitada e malvista pela sociedade, por não seguir os costumes da época.
Tarsila, além de linda e talentosa pintora, mostrou-se também grande escritora.
A forma com que compôs suas cartas, mostra o quão madura e sábia ela era. E o quanto foi difícil conviver com suas escolhas.
Sinto um grande pesar por ela (além de uma grande admiração), pois eu mesma não sei se teria conseguido conviver com estas escolhas.

Durante 18 anos, Luis foi companheiro de Tarsila e nutriu por ela grande carinho, amor e admiração. Devido a diferença de idade e a ausência de laço matrimonial, o casal nunca foi aceito pela família da pintora e Tarsila, por muitos anos, foi rejeitada pela família.
Num dado momento da história, Luís conhece Anna Maria, prima de Tarsila e 16 mais nova que Luís, e ambos se apaixonam vindo a se casarem anos mais tarde.

O livro é repleto de fotos de Tarsila, de algumas de suas pinturas e esboços, fotos de amigos do casal e de Luís. Sem contar as fotos das cartas mostrando as letras e assinaturas de Tarsila, Luís e Anna Maria.
Vale a pena ser lido!

site: http://parado-na-estante.blogspot.com.br/

@bibliotecadaana 14/06/2018

Um livro com muita beleza, verdade e amor
"Ah! O coração... O coração é um maluco, um carro sem freios, um animal desembestado (...) "
_
Primeiramente quero deixar meu elogio a editora @planetadelivrosbrasil
Por uma edição tão maravilhosa, e rica em diagramação, imagens e detalhes.
_
Esse livro é um relato real da historia de vida de Tarsila do Amaral, Anna Maria Martins, Luís Martins, e também de Ana Luísa Martins (pois é filha do casal Martins ) que é quem nos conta toda a história.
Através de cartas, e crônicas feitas à jornais, vamos conhecer a história de vida dos três personagens principais, e através das mesmas, somos envolvidos em uma história de amor. E por ser real é ainda mais doloroso de ler como as coisas e as vidas vão tomando rumos diferente do que eles previram. É difícil de ler o sofrimento que envolve esse triângulo amoroso. Que só depois de muito penar, conseguiram alguma felicidade.
Mas o livro também trás lutas individuais de cada um, e uma pequena amostra dos tempos antigos. E como tudo isso, os levou a ser quem se tornaram.
_
É uma leitura densa, que exige atenção e paciência. Mas que fluiu bem para mim, por ser grande parte narrada em cartas. E eu amo livros assim.
Essa edição maravilhosa foi um achado que fiz em um sebo no centro da cidade. E que pretendo visitar assim que possível.
_
Como eu pouco conhecia da vida de Tarsila do Amaral, e dos demais, achei uma experiência válida e que guardarei com carinho.
_
" Portanto, querida, não falemos mais nisso. Perdoa-me, compreende -me e beija-me."