A Ponte de Haven

A Ponte de Haven Francine Rivers

Resenhas - A Ponte de Haven

Nicole.Dimitria 19/10/2022

Francine Rivers é uma benção!!
A ponte de Haven conta uma história maravilhosa sobre redenção, entrega e confiança no amor do Senhor por nós! Simplesmente perfeito a história! A autora consegue de maneira surreal conta uma história que lhe faça refletir sobre Deus, não tem como você ler seus livros sem voltar seus olhos para o Senhor! Seus livros refletem e proclamam a glória do Senhor !!
Recomendo demais os livros de Francine Rivers, sempre nos ensinando com suas histórias edificantes em Cristo!!
Gosto muito dela e pretendo ler seus outros livros!!!!
Enfim leiam!!!!

Ana Ira! 01/06/2016

Leitura indispensável!!!
A Ponte de Haven é o mais novo sucesso de Francine Rivers, autora cristã e que mais uma vez me surpreendeu.
A Francine tem uma escrita ágil, primorosa e bem trabalhada em todos os sentindos. Em um único livro entra muitos aspectos e sentimentos de nós humanos e também fatos históricos verídicos. Como guerras e a participação de soldados protagonistas e a agonia e sofrimento de suas famílias; o submundo da televisão, suas artimanhas e discriminações; a força e o poder da fé; arrependimento e principalmente: o fruto de nossas escolhas.

Neste livro, a autora trabalha muito a falta do perdão + o que escolhas mal pensadas, ou com o propósito de atacar a família, amigos, etc., pode nos prejudicar completamente e dilacerar partes de nosso coração, de nossa alma, deixando aquela grande dúvida: "Em quem eu me tornei?", "Quem eu realmente sou?".

No início do livro conhecemos o pastor da pequena cidade de Haven, Ezekiel Freeman, que sai toda manhã antes das 6 para fazer suas orações caminhando pela cidade. Numa dessas manhã, o pastor Zeke, como é chamado, encontra debaixo da ponte de entrada da cidade, uma linda bebezinha que acabara de nascer, ele sente uma emoção forte assim que a vê, mas sabe que não pode ficar com ela, então a leva para o hospital. Chegando lá, avisa sua esposa Marianne e seu filho de 5 anos, Joshua que vão a seu encontro, e a partir do momento que Marianne a vê, não tem como deixar a bebê.

Como a esposa tem uma saúde muito debilitada, o pastor é contra adotar a criança, porém, não tem como tirá-la da mulher, e adotam a pequena Abra. Quando Abra tem 5 anos, Marianne falece e o pastor é obrigado a entregar a menina para uns vizinhos que gostam muito dela e já queriam adota-la quando foi encontrada.

E é assim que da-se início a história, agora é que o negócio pega fogo! rsrsrs
Acontece que Abra nunca aceitou o fato de o pastor Zeke tê-la dado a outro casal, por mais bem tratada pela nova família e a amiga-irmã filha delas, ela se sente rejeitada, não esquece as cincunstâncias de seu nascimento, não esquece a "segunda" vez que foi dada e passa uma infância e adolescência tumultuosa, sempre reclamando, tratando todos mal e evitando qualquer contato de carinho e amor com a família. O único que consegue penetrar essa armadura, atravessar essa "ponte" até o coração da menina, é o seu "ex" irmão adotivo, Joshua, que se torna um grande amigo.

Abra com 14 anos, foge com um bad boy que aparece na cidade e tem entrada na vida adulta da pior maneira possível. Sempre sendo usada, nunca amada verdadeiramente pelas pessoas que conhece então, é abusada e vendida de muitas formas. Não consegue mais saber o que quer para si, o que ama e quem lhe quer bem. Muitas mágoas se aculmulam, medos e diversas inseguranças. Abra se sente totalmente perdida dentro de si. Não tem boca pra reclamar de nada.

Eu particularmente não gostei muito dela, porque ela não aceitou o amor dos pais, do pastor Zeke, de quase ninguém, e quando foge, convive com pessoas horríveis, que só pensam em fazer mal para os outros e em dinheiro, fama, e ela simplesmente não reage. Criticava tanto os pais, e agora não tem coragem de enfrentar a nova vida?? O caminho que escolheu...

É um livro lindo sim, me fez refletir muito sobre algumas atitudes que já tive, que vi outras pessoas terem, e sobre o que realmente queremos pra gente. O que realmente importa. Será que vale a pena pagar tão alto pra se sentir alguém de verdade? Será que se sentir amada é ter até os pensamentos controlados??

A autora é cristã, mas ela não faz pressão contra não cristãos, ela prova simples e verdadeiramente como é grande e eficaz, o poder consolador do Espiríto Santo. É lindoooo demaaaais de ver!

Eu indico para todas as pessoas! Claro que teve partes que não curti, ainda mais as birras da Abra com os pais, porém, refleti muito e me marcou evidentemente.

O final é surpreendente. O crescimento de Abra é único, eu não piscava os olhos, não queria deixar de captar toda a grandiosidade do perdão de Deus, toda a grandeza e restauração que Ele fez na vida dela. Incrível.

E o personagem Joshua é um amorzinho, gente, vocês precisam ler e conhecê-lo, rsrsrs Ele me lembrou muito o Dante, da coleção Despertares, da Lycia Barros (que sai resenha em breve).
Prestem bastante atenção nesse personagem! Ele é um grande exemplo de fé e servidão ao Senhor. Sabe aquele "ditado", "Ganha quem perde?", é o que acontece com o Josh.

Leiam, não percam tempo! Esse livro vai mudar sua forma de escolher cada passo importante a dar. E até aquelas coisinhas minúsculas que você não dava importância, fará diferença.

Beijos,
Ana M.

site: http://elvisgatao.blogspot.com.br/2016/02/resenha-ponte-de-haven-francine-rivers.html

@fadakukalivros 06/12/2022minha estante
Eita já

Débora 06/12/2022minha estante
Maravilhoso! Fiquei de ressaca.

@fadakukalivros 07/12/2022minha estante
Eita amiga

Lelê 10/08/2021

É Francine rives né mores !
Assim como em Amor de redenção, A Ponte de Haven nós trás questionamentos com relação a nossa intimidade e principalmente nossa identidade com Cristo Jesus. Eu simplesmente amei tbm, a Abra conseguiu me deixa estranhamente arretada na maior parte do livro kkkkkk mas acho incrível como a Francine faz com que nós, leitores, nos irritamos e nos apaixonamos pelas protagonistas.
E sobre o Joshua... Tem nem oq dizer né gente? Meu amorzinho todinho, igual o Michael ??
E o pastor Zeke... Um verdadeiro exemplo de cristão e pastor!

Kaue Garcia 29/12/2022

História boa
A história é boa, me tirou da zona de conforto, acho que nunca havia lido nenhum romance cristão! Sobre os personagens: Abra demorou para me cativar, Dylan e Franklin totalmente tóxicos, Joshua, Mitzi e Zeke graças a Deus estão neste livro para dar uma salvada nos personagens! Não espere um leitura rápida e fluida, diria que o meio é até que meio enrolado, mas na reta final fica impossível largar! O plot twist do finalzinho era bem esperado já desde o início do livro! Gostei mas não sei se leria outro livro da autora

Grace 20/02/2022

Um livro com uma história marcante!
Ler esse livro foi uma experiência muito diferente e marcante também. Achei que seria uma coisa, mas foi outra. Me surpreendi muito no decorrer da história. Foram reviravoltas chocantes pra mim e eu realmente me surpreendi com tudo. Os personagens são bem construídos, e, apesar de ser arrastado em algumas partes, (minha opinião) eu gostei muito. Indico muito esse livro! ?
Rafael Kerr 20/02/2022minha estante

Mary's 01/04/2021

O segundo da Francine, mais um que adorei a leitura. Mas uma vez a autora consegue nos fazer refletir, nos mostra que sempre podemos nos redimir. A Ponte de Raven é um livro lindo.

Fê Borges 05/12/2015

Francine, sempre emocionando a todos.
Li este livro para o desafio como livro de 400 páginas. Como todos sabem, adoro os livros da Francine e tanto que ganhei 2 livros deste hehe! A história fala sobre O pastor Ezekiel, Abra e Joshua.
A história é baseada no livro de Ezequiel capítulo 16 na bíblia em que Deus fala sobre o seu povo escolhido como de um recém nascido que ele escolheu e cuidou, protegeu, escolheu como noiva para ser rejeitado. Este capítulo narra resumidamente a vida de Abra, a protagonista que foi encontrada pelo pastor Ezekiel quando recém-nascida, cuidada e amada por sua família para depois de um trágico acidente na família do pastor Abra foi para outra família onde foi amparada, amada e cuidada. E com todos estes acontecimentos a menina Abra sentia-se uma pessoa rejeitada, onde na adolescência se tornou rebelde, fugindo de suas raízes para sofrer por muito tempo para depois encontrar a redenção e vê que as pessoas que a acolheram no passado são as que realmente a amam. É um livro muito lindo que fala sobre redenção (como todos os livros da Francine rs), eu recomendo a todos, pois é uma leitura muito gostosa!

Ludmila.Mattos 28/02/2023

O caminho pode ser o errado, mas Deus nunca fecha as portas.
Desafio DLL 2023
Tema extra: escolha livre

A ponte de Haven é um livro de romance cristão, o segundo da autora que leio e simplesmente amei. Valeu Dani pela indicação da autora :) !!!
A história se passa na década de 1950, e mostra o quanto somos afetados por circunstâncias das nossas vidas, e o quanto isso pode nos levar a caminhos de negação sobre nós mesmos.
Abra tinha acabado de nascer quando foi encontrada por Ezekiel Freeman, o pastor da cidade local. Sua mãe, num ato de desespero, a abandonou debaixo da ponte de Haven assim que acabou de dar à luz. Mas Zeke reconheceu o choro em meio ao barulho do rio, e resgatou um bebê do que seria a morte certa. O que seria apenas uma ronda normal pela cidade, acaba sendo um resgate para Abra, e uma nova criança para a família de Zake, porque mesmo com a saúde debilitada, sua esposa não desiste de ficar com a bebê e a enche de amor, carinho e atenção.
Mas nem sempre os caminhos são fáceis, e Marianne acaba falecendo deixando a Zeke a difícil tarefa de ser pastor e ainda cuidar de duas crianças. Assim, mesmo amando Abra, Zeke a entrega para um casal de amigos, que passa a tratá-la como filha.
Mas nunca foi o que Abra quis, e ela não consegue ver todo amor que o casal e sua filha sentem, e o sentimento para aquela garotinha de 4 anos é de abandono. Primeiro Deus levou sua mãe Marianne, e agora Zeke a abandona, deixando com uma família que não a quer.
Isso acaba tendo grande influência nas decisões de uma adolescente, que acaba fugindo de casa e por pior que seja a situação que esteja vivendo, não consegue voltar atras e retornar para casa.
Sua família nunca desistiu de encontrá-la, e Joshua, filho de Zake, a procura por longos anos, nunca desistindo de encontrar o seu grande amor.
Medo e vergonha a assombram e demora muito para que entenda que as portas nunca se fecharam, ela sempre teve seu lugar na vida daquelas pessoas que sempre a amaram.
O livro é bem detalhista e tem hora que minha vontade foi de sacudir a Abra, rsrsrs. Mas vendo todas as dificuldades que ela passa, as anulações sobre sim mesmo que ela escolhe viver, me levaram a refletir sobre quantas decisões erradas tomamos por não entender e reconhecer as mãos de Deus sobre os nossos caminhos. Abra passou a ter a vida que muitas pessoas queriam, ter sucesso, ser reconhecida como uma grande atriz de Hollywood.. mas o principal faltava: paz!
Super indico o livro, principalmente por todas as reflexões que ele nos traz.

toledorachel 07/02/2022

Grande, mas vale cada página
A história é bem longa, mas é justificável. A vida de Abra é bem imaginável (infelizmente), mas que bom que o amor de Deus é maior do que todas as dificuldades da vida e nada pode nos separar dele.
O final do livro, onde a autora diz de onde tirou sua inspiração, me emocionou quase mais do que o livro em si. Francine Rivers é demais!

Beca 18/01/2022

É sempre emocionante e constrangedor observar como a Graça de Deus nos alcança. A história de Abra é reflexo do amor de Deus.

Bela 17/04/2019

Aprendendo a perdoar
Eu conheci a escrita da Francine em Amor de Redenção, um livro maravilhoso! Então, nem preciso dizer o quanto estava ansiosa por esta leitura, certo?!

Tudo começa quando o pastor Zeke Freeman fazia a sua caminhada matinal e encontra um bebê abandonado embaixo da ponte da pequeba cidade de Haven. Mas ele não planejava adota-la, principalmente por causa da saúde frágil de sua esposa, Marianne. Zeke não para muito tempo em casa durante o dia, ele está sempre ocupado com visitas e outras atividades da igreja e sente que Marianne não teria forças para cuidar da menina o dia inteiro sozinha. Até porque os dois já tem Joshua, um menino de 5 anos de idade e há um casal disposto a adota-la. Entretanto, Marianne se apaixona pela pequena e acaba convencendo Zeke a ficarem com ela.

"Nunca se sabe o que Deus tem em mente até Ele ter terminado."

Então, Abra vive com os Freeman por cinco anos, até que uma tragédia se abate eles. Neste momento, todas aquelas questões voltam a mente de Zeke e ele resolve que a melhor decisão a fazer é entrega-la a Peter e Priscilla, o casal que desejava adota-la desde que ela foi encontrada embaixo da ponte. Porém, a menina não aceita esta decisão e se ela não havia sentido o abandono quando nasceu por ter sido resgatada logo em seguida e estava sendo criada em um lar amoroso. Agora, tudo muda de figura, e ela passa a cultivar dentro de si um sentimento de abandono e inferioridade. Abra não consegue se apegar à sua nova família e sentir o amor que todos nutrem por ela e tudo fica ainda mais complicado quando ela entra na adolescência.

É quando surge um rapaz chamado Dylan e Abra se vê perdidamente apaixonada. Dylan faz o tipo badboy: rico, bonito, galanteador e cheio de más intenções. Intenções estas que nem são tão difíceis de notar, mas Abra acaba se deixando levar e quando ela lhe convida para fugir, ela aceita prontamente. Tão inocente, Abra não poderia imaginar o que a esperava. Seus passos acabam levando-a até Hollywood, mas a vida como uma estrela de cinema também não é exatamente como ela imaginava. Seria possível retornar para casa depois de tudo o que ela já tinha vivido? Para qual casa ela voltaria, a de Zeke ou a Peter e Priscila? Essas possibilidades lhe parece cada dia mais distantes.

"-Deixar ir não é desistir. É confiar que Deus vai fazer o que tiver de ser feito. Lembre-se do que você sabe que é verdade. Deus a ama mais que você. Ele a ama mais do que eu, ou do que Peter e Priscilla, mais do que todos nós juntos. -Ele suspirou. - Às vezes Deus tem que destruir para salvar. Ele tem que ferir para curar."

A escrita da Francine é bastante detalhista e isso torna a leitura um pouco lenta, no início principalmente. Mas logo nos vemos envolvidos nos dramas de Abra e queremos saber qual será o desfecho de suas escolhas. Confesso que não pude evitar o sentimento de raiva pelo pastor Zeke e sua decisão de entregá-la. No fim, tudo acabou se encaixando, mas fiquei pensando em como a vida de Abra poderia ter sido se ele não houvesse lhe entregado ou se tivesse deixado que Peter e Priscilla a adotasse desde o início. Se teve uma personagem que me cativou facilmente, foi a Mitzi. Que mulher maravilhosa! No inicio cheguei a pensar que ela poderia ser algum tipo de má influência para Abra, pois apesar de não entrar muito em detalhes, Francine dá a entender que Mitzi foi uma mulher da "pá virada" e aprontou muito em sua vida. Mas, muito pelo contrário, tudo o que ela ensinou a Abra serviram como lembretes de que existia um Deus a zelar por ela, mesmo que ela estivesse fugindo d'Ele.

"-Ainda tenho esperança.
-Agarre-se a ela. Deus não desistiu de Abra, ainda que ela queira desistir dele."

A Ponte de Haven não superou Amor de Redenção, que se consagrou como meu livro favorito da autora até o momento. Mas isso não quer dizer que eu não tenha gostado da história. Pois, também gostei muito do que encontrei aqui. Francine aproveitou para tratar questões como o perdão, ela nos mostra como nós podemos ser nossos maiores juízes. Abra era quem mais julgava a si mesma e ela achava que os outros agiriam da mesma forma ao se depararem com os seus erros. Outra questão que a autora abordou foi a reconciliação, inclusive, foi difícil segurar as lágrimas no final do livro, são muitas emoções. O único ponto que me incomodou no final, foi que eu achei que a Susan também merecia seu desfecho, não concordei com a autora ter deixado o destino desta personagem em aberto.

O livro lembra muito a historia do filho pródigo, apesar dessa não ter sido exatamente a inspiração da autora, que se baseou em Ezequiel 16. Seja como for, é uma história muito tocante que nos traz vários pontos de reflexão e nos mostra como Deus é misericordioso.

Hester1 15/10/2022

Não posso dizer que não gostei, mas não é tudo isso. É um livro previsível. Bem previsível. Não sei se foi o primeiro livro da autora. Acho que o tema de pessoas machucadas, que se sentem machucadas, que não conseguem ver nada além da magoa, parece ser o tema recorrente da autora.
izadri 20/10/2022minha estante
eu tbm achei o tema repetitivo nesse, o único livro desse autora q eu li e era diferente foi Uma voz ao vento. Agr o resto segue a mesma linha

Francyane.Fernanda 16/01/2021

Gostei da história
A ponte Haven foi o primeiro livro que li da autora. Gostei do enredo, da descrição, da vida de Abra e do amor lindo do Josua por ela.

Achei que o final deixou a desejar, mas fora isso a história é boa.

Dassa 02/03/2022

Francine é Francine
Depois de Amor de Redenção, quis ler qualquer coisa que essa mulher escrevesse, não tinha como sair algo ruim! A história de Abra é tão especial, fala muito sobre a teimosia humana e o perdão. Toda a narrativa te envolve, recomendo MUITO para quem, como eu, ama o estilo de escrita da Francine.