O Quarto Poder

O Quarto Poder Paulo Henrique Amorim

Resenhas - O Quarto Poder

Elis133 05/09/2020

O "show" da poderosa
O livro é como uma biografia não autorizada dos meios comunicativos brasileiros, com destaque para o passado das organizações Globo que, por muitas décadas, foi (é) dona de canais de televisão, rádio, jornal impresso e editoras. O domínio de tantos veículos comunicativos é proibido em outros países, para que não se prevaleça apenas uma visão...
A política e mídia se misturaram ao longo da história brasileira do século passado. Criou-se um quarto poder, com os piores adjetivos possíveis.
Indico para quem quer compreender tudo o que aconteceu e acontece nesse país. E buscar a verdade para se libertar (e sentir raiva e indignação).

Letícia 21/07/2016

O poder das organizações Marinho
Comecei achando que o livro era sobre o poder da imprensa, mas é mais sobre como os Marinho vêm manipulando os brasileiros e sua política ao longo das décadas. Há alguns pontos que quem já se interessa um pouco por política já sabe (como a manipulação das eleições de 1989) e há também outros, como sobre a tentativa de golpe quando da reeleição de Lula, que foram bem analisados e mostram uma Globo bem descarada. Achei bem interessante, já li críticas que diziam que deveria abarcar as outras emissoras e jornais, mas eu particularmente acho que faz sentido ele ter mantido esse foco, já que a Globo e suas organizações são as grandes detentoras de poder na mídia e na política.

Sergio21 25/07/2021

Ler com Senso Critico
Complementa junto com " Noticias do Planalto " uma visão de quem esteve perto do palco das decisões políticas e não esconde suas ideologias e interpretações sobre fatos e personagens. A boa nota é principalmente por conta do que PHA revela sobre os anos de ditadura e anos 80.

Fernanda.Gehrke 03/04/2016

Livro 9 do Meu Desafio de Leitura
"O Quarto Poder - Uma Outra História" foi o livro 9 do meu desafio de leitura, que é superar 36 livros lidos em 2016. Terminei de ler em um momento muito oportuno, em que retorno ao ambiente acadêmico para uma disciplina sobre comunicação, educação e cultura.

site: http://meudesafiodeleitura.blogspot.com.br/2016/04/livro-9-o-quarto-poder.html

ThelioFarias 02/10/2016

Indispensável para conhecer a verdade sobre a mídia brasileira
Livro excepcionalmente bem escrito, com estilo e humor pelo consagrado jornalista Paulo Henrique Amorim. Expõe a verdade sobre a mídia, sua venalidade, suas falsidades, a interferências em eleições, a manipulação da informação, a pregação neoliberal para os outros (quando as empresas de mídia estavam em dificuldade se socorriam do dinheiro públicos), etc.

Um livro indispensável para entender o Brasil.

Roberta 15/01/2017

Minha resenha deste livro essencial para os entender os dias atuais está no meu blog: http://robertafr2.tumblr.com/post/155246052177/o-quarto-poder-paulo-henrique-amorim

GeanPerius 16/08/2017

Contradições.
Interessante ensaio sobre os meandros do poder extra-oficial (diga-se certa emissora de TV) no qual se tornou a principal mandatária do país. Mas o que mais me chamou a atenção foi a mudança de lado (de princípios, posicionamento, etc.) do autor, uma vez que o mesmo trabalhou por anos na poderosa emissora para depois demonizá-la, ela e a turma que a representa. Contraditório.

Rafael 07/02/2018

Subjugação dos interesses brasileiros
Junto com o documentário: "Além do cidadão Kane" dá uma excelente visão da manipulação e da subjugação dos interesses brasileiros, vendidos e manipulados a quem pagar mais.
Guilherme 03/01/2019minha estante
Ótima comparação!

Juliana Cardoso 03/10/2020

O poder do PiG
Importante para entender quão poderosa é a rede Globo e o Partido da Imprensa Golpista.
A reflexão é que o Brasil nunca será um país democrático sem a verdadeira democracia midiática.

csartoretto 31/12/2021

Se temos a impressão que a nossa mídia é corrompida, parcial e manipuladora, lendo esse livro temos certeza.
Todas as tramóias, armações e manipulações estão descritas nesse livro. O poder do dinheiro decidindo os rumos políticos do país em benefício de quem tem meios para isso, enquanto nós somos manipulados e levados a acreditar no que eles nos vendem.
Olhos atentos e alertas para não cair nas armações de quem trabalha em benefício próprio.