Cérebro

Cérebro Robin Cook

Resenhas - Cérebro

daniel.vasco.716 26/04/2021

Como todos os livros de Cook surpreendente da primeira á última página muito interessante e perturbador. Super recomendo.
Lala 02/04/2023minha estante
Livro totalmente surpreendente do começo ao fim, e um final inimaginável e absurdo.

Evy 27/04/2012

Sentimento a flor da pele.
No começo, apenas um romance médico normal. Uma rotina de um médico cercado de problemas em seu departamento. Conforme o livro vai decorrendo, mais prende a sua atenção e logo mais vira uma ficção cientifica tão intensa que fui incapaz de parar de ler. Toda a aflição e euforia do personagem eu senti enquanto lia esse livro. Um enredo muito bem elaborado e com um fechamento incrível que eu nem podia imaginar. No fim do livro a nota do autor garantiu as 5 estrelas que dei pra esse livro. Robin Cook certamente garantiu mais uma leitora. Medida certa de suspense, ação, ficção e conspiração. Adorei, e recomento fortemente.

Nat 17/09/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
Como gosto de thriller médico (tanto livro quanto série e filme), ler algo do Robin Cook era uma questão de honra. Escolhi Cérebro (mas confesso que foi no unidunitê) e não me arrependi. Achei estranho não ter uma pessoa específica para resolver o mistério (como a Doutora Isles, personagem da Tess Gerritsen), mas a história é bem envolvente mesmo assim. Fala sobre a questão ética e como algumas pessoas podem achar que a inovação e descobertas médicas são mais importantes que vidas humanas. No livro, algumas mulheres que passam no ginecologista são forçadas a retornar para mais fazer mais exames, sem saber que estão sendo monitoradas por outro departamento. Achei o final bem interessante.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Luana:) 01/12/2020

Esse foi o primeiro suspense médico que li e achei muito bom. Algumas detalhes do livros se encontram datadas devido a época em que foi escrito, mas a história ainda continua interesse e empolgante.

PITUCALELE 25/04/2023

Cérebro
Quando começo a ler uma obra desse autor fantástico, já sei que irá me chocar em algum momento, esta história não foi diferente, até onde vai a ética em nome da ciência? Da medicina?

Andrea 09/12/2009

É bom...
Mas já li melhores de Robin Cook.

Muitos termos técnicos e uma tradução - não só deles - que não ajudou muito. A história se arrastou bastante no começo, chegando a ficar um pouco cansativa. Só melhorou no terço final, que foi cheio de ação, violência e revelações.

O quase-final I é chocante e o final II meio "ahn?", tão típico do autor. E gostei da notinha dele nas páginas finais.

Andréa 15/06/2012

Avanços científicos x vidas humanas
Martin Philips, um neuro-radiologia de um grande hospital trabalha com um amigo em um programa de computador capaz de revolucionar a radiologia, porém para testar a confiabilidade do programa, Martin pede que novas chapas sejam feitas do cérebro de uma paciente que foi operada com sintomas que podem indicar um estado inicial de esclerose múltipla. Mas a paciente morre na mesa de cirurgia e Martin decide tirar as chapas assim mesmo mas constata que o cérebro da paciente desapareceu. Sem perceber, o radiologista se vê envolvido em uma trama complexa onde jovens mulheres após se consultarem na clínica ginecológica do hospital simplesmente desaparecem. Com muito suspense, ação e um final surpeendente, Cérebro é um daqueles livros onde experimentos científicos e vidas humanas são levados ao extremo.

Kat Munster 01/03/2010

Suspense no hospital.
O livro Cérebro é um suspense que prende o leitor conforme o desenrolar da trama. Começa a partir do sumiço de uma garota no Centro Médico de Hobson, que foi buscar seu histórico médico e envereda por outros acontecimentos misteriosos, envolvendo pacientes com os mesmos sintomas de problemas cerebrais da desaparecida.
O enredo envolvente faz com que se entenda de maneira simples alguns processos relacionados à área neurológica da medicina, como o funcionamento de maquinas de raios-X e até a complicada preparação para uma cirurgia cerebral.
Conduz o leitor através de uma investigação iniciada pelo assistente-chefe Martin Phillips, passando por pequenos detalhes da área médica (que permite aos leigos conhecerem um pouco a respeito) e concluindo com um final surpreendente.

Luiz Pereira Júnior 23/10/2022

Roubando o cérebro...
Um médico se vê envolvido em uma intriga perigosa relacionada a pesquisas médicas de caráter amoral: esse é o resumo deste romance daquele que seja talvez o mais famoso autor do assim chamado thriller médico.

No entanto, talvez seja o mais fraco dentre as obras que li dele. Senão vejamos:

1) dezenas e mais dezenas de páginas cheias de termos técnico que podem ser simplesmente puladas pelo leitor sem que isso faça a mínima diferença;

2) após a enorme encheção de linguiça (raramente uso essa expressão, mas não teve jeito) durante o livro inteiro, o autor resolve acelerar no final e as últimas páginas são daquelas que fazem com que o leitor fique adiando a hora de dormir para descobrir o que acontece aos personagens. Se essa mesma tensão do final houvesse sido constante no decorrer da obra, teríamos uma daquelas obras-primas que mesclam entretenimento com informação (vêm-me à mente “O Nome da Rosa” e “O Código Da Vinci”);

3) personagens superficiais como um bebedouro de passarinho (mas, pensando melhor, é um tanto difícil exigir profundidade psicológica da assim chamada literatura de entretenimento. Afinal, nem todo o mundo pode ser Umberto Eco);

4) o caso de amor dos protagonistas, além de francamente amoral, chega a ser risível de tantos chavões (a mocinha refém dos bandidos para que o mocinho a salve nas páginas finais beira o ridículo);

5) o preconceito sob várias e múltiplas formas (racial, social, de gênero, de orientação sexual) permeia vários trechos do livro (sei que isso reflete a mentalidade de boa parte dos escritores da época em que o livro foi escrito, mas isso não justifica o que poderia ter sido mais bem revisado);

Enfim, leia por sua conta e risco. Se encontrá-lo em um sebo, baratinho e em boas condições, pode ser uma boa distração enquanto espera o voo ou o próximo ônibus. Mas não espere muita coisa além disso...

Juliana2189 28/10/2023

Limites dos direitos de pesquisa
O livro em si é bem interessante, mostra muitos detalhes de questões médicas, com bastante ênfase a Radiologia.
Infelizmente, o autor, Robin Cook, tem uma pequena característica, que infelizmente eu não gosto, que é deixar para ter o clímax da história nas 50 páginas antes do fim.
Isso torna a leitura cansativa, pois você espera muito chegar na solução do problema e acaba se perdendo em questões e detalhes fúteis, durante todas as páginas iniciais.
O que gostei desse livro foi a forma como é discutida a moral em pesquisas científicas, principalmente nas 3 últimas páginas, após o final da história.

Apesar de tudo, infelizmente não é um dos melhores livros que já li, e pela leitura cansativa, não leria novamente.

Cecília 19/08/2013

"As organizações funcionam tipicamente para defender seus interesses e não os do indivíduos"

Mesmo depois de três décadas de seu lançamento, Cérebro, é uma obra atual. Este é o quinto livro do Cook que eu (devoro) leio, e sua sofisticação me surpreende. Seja pelas características dos personagens; que assim como nós trabalham até tarde, brigam com os chefes, tem dúvidas, receios, dores de cabeça e amam. Seja como a história vai sendo desenrolada; com uma cautela, mistério e toque de horror. Seja pelo tema abordado; moral, ética e comercialização na medicina.

A forma que o Cook escreve tbm é surpreendente, verdade que muitas vezes acontece diálogos entre os personagens (que em sua maioria são médicos e cientistas) com termos desconhecidos, tipo, quem sabe o que significa uma erosão no exame de Papanicolau? ou como a deoxy-glucose é absorvida pelo cérebro? Mas calma... ele explica tudo isso! Ou faz o personagem ir buscar as respostas, acabando com a ilusão de que Doutores e Cientistas sabem tudo sobre tudo.

Mesmo, infelizmente, eu ainda não tendo lido nem metade dos livros escritos pelo Cook, Cérebro ganha cinco estrelas pelas todas fórmulas literárias que eu amo envolvidas, porque é como eu li em alguma tirinha de jornal... "a diferença entre um BOM livro, e um GRANDE livro, é que em um, vc fica feliz por ter terminado e em outro, vc fica triste"
Cérebro se encaixa na categoria de um GRANDE livro ^^
Ander 23/07/2014minha estante
Você escreve tão bem! Uau. *-*

Nara 25/10/2015

Algo sobre o autor...
Eu me lembro de ter lidos dois livros desse autor (Coma e Erro Médico) há uns 20 anos atrás... Mas não se tornaram meus livros preferidos pq, apesar de ter gostado do enredo, algo me incomodou. Depois de tantos anos, com a leitura de Cérebro, percebi o que me incomodava... Cook é um prepotente, que se acha um profundo conhecedor da Medicina, mas que tenho certeza que não tem vocação nenhuma para tal, e, o pior de tudo, um racista de marca maior disfarçado de tolerante! Seus personagens principais são todos lindos, loiros e com olhos azuis, e ele ainda coloca uma cota para negros para dar uma disfarçada e, usando as expressões "pessoa de cor" e "preto", me deixou enjoada! Acho que pra mim já chega de tanta imbecilidade tipicamente americana dos anos 80... adeus Cook!
Anderson 08/01/2016minha estante
Pensei que só eu tinha me incomodado com essas cotas para gays e negros, estava pensando que era fruto da minha cabeça problematizadora.

Agueda Faon 13/09/2018minha estante
Nossa, também pensei que fosse só eu que havia me incomodado com a forma desrespeitosa que o autor se refere à pessoas, tanto pela sua pele, condição social ou opção sexual. Amei a história, mas não lerei mais nada dele. Chateada com esse comportamento ogro.

Jeff.Rodrigues 06/08/2017

Resenha publicada no Leitor Compulsivo.com.br
Publicado em 1981, Cérebro tem todos os ingredientes que consagraram Robin Cook como autor de thrillers, embora eu considere esta obra especificamente como um pouco inferior a outras desse mesmo período de sua carreira. A trama acompanha o Dr. Martin Philips e as dúvidas que o instigam a partir da morte de uma paciente durante uma operação em seu cérebro. Quando mais tenta descobrir as causas do óbito, mais dúvidas, empecilhos e mortes aparecem em seu caminho. O que parecia uma doença estranha ou não diagnosticada começa a soar como uma grande conspiração envolvendo não só médicos como a própria direção do hospital.

Começa então uma corrida em busca da verdade em que necrotérios, laboratórios de patologia, radiografias, exames ginecológicos e jargões médicos se transformam em elementos corriqueiros e familiares para os leitores. Esse, pra mim, é o maior fascínio da obra de Cook. O horror médico de seus livros é palpável porque é uma ficção muito próxima do real. Por mais inventivas que sejam suas histórias, todas elas possuem um pé muito bem fincado na realidade. Em outras palavras, a maioria dos experimentos e situações pode realmente acontecer.

No caso de Cérebro, somos jogados numa trama em que a ética médica é colocada em xeque em nome do avanço das pesquisas. “Os resultados justificam os métodos”, afirma um dos personagens, munido de alto apoio governamental para tocar sua pesquisa em busca de “não vou dar spoilers”. Cook lá no começo da década de 80 já apontava o dedo para a vontade do homem em descobrir os mistérios do cérebro para usos tecnológicos não necessariamente benéficos.

Com uma linguagem veloz, sem muitos rodeios desnecessários, o livro fisga o leitor e vai apavorando à medida que descobrimos o que está por trás das mortes misteriosas. Os personagens são medianamente desenvolvidos, uma característica ruim, mas que mudou consideravelmente para melhor nas obras posteriores do autor. O ponto mais que negativo vai para a péssima tradução dessa edição, algo infelizmente bastante comum no trabalho das editoras brasileiras até meados da década de 1990.

Sou da opinião de que quando gostamos pra valer de um autor, ler sua obra completa é fundamental. Já tive surpresas fantásticas ao explorar livros pouco conhecidos de diversos autores, e com Robin Cook não foi diferente. Cérebro fica a dever em diversas características quando comparado ao conjunto da obra, mas é uma leitura imperdível para termos conhecimento desse universo do thriller médico e nos assombrarmos com as possiblidades escondidas dentro das pesquisas neurológicas.

site: http://leitorcompulsivo.com.br/2017/08/02/resenha-cerebro-robin-cook/

Agueda Faon 13/09/2018

Uma estrela, devido ao desrespeito com o ser humano
Estou indignada com esse autor. Apesar dos personagens rasos, ele criou uma história dinâmica, inteligente e instigante, mas pecou seriamente ao se referir de maneira desrespeitosa à pessoas, no tocante a cor da pele, condição social e opção sexual. Só fui até o final porque sou curiosa demais.

sabrinags 07/08/2011

Um livro que prende
Já faz algum tempo que li esse livro. Juro que de início não esperava muito dele. Só que o autor tem uma narrativa tão instigante que me prendeu, me fez viajar na história. Eu conseguia definir cores, espaços, sensações...
Lembro que, ao mesmo tempo que a história ia se desenrolando,eu ficava imaginando: "imagina se esse livro vira filme...vai ser o máximo!".
Essas impressões continuam vivas na minha memória até hoje, como se eu tivesse acabado de ler esse livro.