A Odisseia de Tibor Lobato - O Oitavo Vilarejo

Resenhas - A Odisseia de Tibor Lobato

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Lavinia.Veiga 23/04/2024

Iniciantes
"O Oitavo Vilarejo" é uma obra que cativa os leitores iniciantes na literatura, oferecendo uma leitura leve e fácil de acompanhar. A história, embora acessível, pode ser considerada um pouco infantil para alguns leitores mais experientes. A trama envolvente e a linguagem acessível tornam este livro uma ótima opção para quem está começando a explorar o mundo da literatura, proporcionando uma experiência agradável de leitura.

Julyxgo 16/02/2024

Quase um gol
Segundo o autor, o objetivo do livro é trazer pra realidade do brasileiro essa temática de fantasia que fez parte da infância de muitos jovens (mas não somente) leitores, assim como Percy Jackson e Harry Potter. No entando, apesar de ser uma proposta totalmente encantadora, é um tanto quanto arriscada.

Mesmo que os elementos utilizados sejam distintos das sagas que serviram como pontapé para essa ideia, não deixam de ser histórias emblemáticas já conhecidas em sua maioria pelo brasileiro.
Aliado a isso, a estrutura da história não é algo inovador, sendo realmente muito baseado nesse modelo já saturado de fantasia. Ou seja, "O Oitavo Vilarejo" não foi uma leitura surpreendente, mas sim repetitiva.

Somado a esses fatores, a escrita da personalidade dos personagens não é bem trabalhada e desenvolvida, sendo muitas vezes estereotipada. Nesse sentido, os traumas e dores que eles carregam não são aprofundados a ponto de criar uma conexão de empatia ou identificação com o leitor. Provocando, assim, um distanciamento e falta de afeto entre quem vive a história e quem lê sobre ela, o que prejudica a imersão.

Além disso, a descrição do local também não é feita com os detalhes necessários. Todo o cenário é tratado com muita imparcialidade, o que impede que o entorno se comunique com o emocional dos personagens. Assim, um dos elementos mais aguardados pelos leitores durante a narrativa, que era a sensação de pertencimento ao ver não só as criaturas, mas também um conto de magia se passar em seu territorio de origem, se perdeu, sendo somente mera paisagem.

Em resumo, a proposta do primeiro livro da saga "As Aventuras de Tibor Lobato" é quase a realização de um sonho para aqueles que cresceram com livros de fantasia no Brasil. Porém, infelizmente, sendo a palavra "quase" o que define o sentimento deixado ao final da obra, tal qual a uma bola que bateu na trave mas não entrou no gol. Isso se deve a falta de novidade na estrutura e na história, além da falta de profundidade e desenvolvimento emocional ao decorrer da narrativa.

starwoman_ 22/12/2023

O folclore brasileiro é o maior sim!
Incrível como o folclore brasileiro é pouco explorado na literatura e quando é, é de maneira romantizada. esse livro vem pra mudar esse quadro e com certeza foi um dos meus livros favoritos durante muito tempo! tive a oportunidade de conhecer o autor na época do lançamento e é incrível saber que tem gente realmente preocupada em espalhar essa cultura para as novas gerações.

Maria V 28/10/2023

Fantasia nacional com foco no folclore. Não tinha como dar errado.

Pensando como minha criança, eu teria amado esse livro!

Hoje, eu estou a uns 15 anos longe do público alvo desse livro, mas quando penso nele sei que ele é perfeito para crianças. Principalmente para instigar novos leitores. Os personagens são carismáticos, a história é instigante e deixa um gostinho de quero mais.

Se você já é adulto, mas tem crianças na sua vida, presenteie elas com esse livro. Não tem erro.

isa da anya 22/10/2023

Amei
Nossa nao sei nem o q falar
que livro legal, de vdd
é uma leitura q se você sentar pra ler, acaba no mesmo dia. os personagens são muito interessantes, e a trama mais ainda. nao esperei gostar tanto, mas agora me sinto na obrigação de ler todos os livros dessa série, não perco por nada!
(e eu senti medo numas cenas ta, mesmo sendo livro de criançakkkkk)

Ca. Almeida 19/10/2023

Folclore brasileiro
Indico para jovens leitores, de 08 anos em diante já podem ler. Uma narrativa jovem deliciosa de ler. Além de ser uma aventura que exalta o nosso folclore, que é riquíssimo em boas histórias, ansiosa para ler a continuação. ??

Gisele @li_trelando 10/09/2023

Encantador
Apesar de ter alguns pontos que me incomodar, como não usar nomes conhecidos no Brasil ou a pouca relevância dada à irmã do protagonista ou sua "natural" posição de mãe da turma, me encantei com o livro.

Sempre senti falta de fantasia brasileira especialmente com elementos e criaturas originalmente brasileiras.

Vale à pena sim a leitura e já vou iniciar o segundo volume da trilogia na esperança de uma maior participação da Sátir.

S@h 25/08/2023

Surpreendente!
Que leitura!!! Confesso que tenho um pouco de preocupação com livros que tenham conteúdos fantásticos que esbarram no terror, mas felizmente não era o caso do Oitavo vilarejo. A leitura deste livro foi muito interessante e fluida, devorei o livro rapidamente. A escrita do Gustavo é muito boa e bem feita, a história prendeu totalmente a minha atenção e dos alunos do início ao fim.  Uma história envolvente e mágica, o que é mais interessante e especial nessa trama foi as participação dos personagens do folclore nacional.  A Cuca, Mula-sem-cabeça,  Saci-Pererê e Boitatá são alguns dos personagens dessa trama. Vale muito a pena ler.
Tive a oportunidade de conhecer o Gustavo durante a realização de um projeto escolar este ano e fiquei encantada com seu trabalho e carisma com os alunos. Gustavo foi super atencioso e gentil com todos. Foi incrível presenciar as crianças super envolvidas com o autor e sua obra.

babii9 22/07/2023

O Oitavo Vilarejo. ?
Li esse livro por causa da escola e eu realmente amei. Li em 2021, mas é inesquecível a história. O livro tem ligação com os personagens do folclore brasileiro, e eu gostei muito disso. Amo a história e os acontecimentos. Nunca achei que iria gostar realmente de um livro de fantasia, porque não é meu gênero literário favorito, mas esse realmente me surpreendeu!! Apenas leiam, pois é um livro que merece mais reconhecimento.

Alê | @adagaliteraria 16/07/2023

Três garotos fazem amizade devido a uma visita em um vilarejo comum, o que Tibor, Sátir e Rurique não imaginavam é que os sete vilarejos já foram oito, e aquele local guarda muitas memórias.

Uma história repleta de folclore e criaturas místicas, sabemos a história de seres como o Saci Pererê, Curupira e conhecemos o que já foi a morada da Cuca, algo está por trás de todos os acontecimentos dos oito vilarejos. Mas antes de tudo, os três amigos precisam salvar aqueles que amam!

“Ei, garotos, esperem! Não podem ir entrando nessa floresta sozinhos!”

A leitura é extremamente fluída, eu amei ler um livro nacional que trata do nosso folclore de uma forma tão linda e rica. Além de podemos aprender com a lealdade dos três amigos, é uma história que deixa o coração quentinho e faz querer a continuação logo.

O livro está disponível para venda pela amazon e está com uma ótima promoção.

Ele é um ótimo livro infanto-juvenil para se introduzir a leitura!

Dudah24 24/06/2023

Percy Brasileiro ?
No começo foi um pouco demorado pra eu pegar o embalo, mas depois que eu insisti mais um pouco peguei o pique e foi bem fluido.

Amei ler uma fantasia brasileira, foi com ctz a primeira de muitas! O envolvimento com o folclore, os nomes, a tradição, td foi mt gostoso de ler.

Espero pegar os próximos em breve!

Stella 16/05/2023

Uma boa história, com uma premissa super interessante e muito valorização da cultura nacional! É um livro mais voltado para o público infanto juvenil, a escrita é bem simples, mas ótima para tirar da ressaca literária. O que mais me encantou de tudo foi a forma como os elementos do folclore nacional vão sendo inseridos na história. Escrever um livro de fantasia com inspiração no folclore é realmente uma grande sacada.
Apesar de não ter tantas cenas de ação e de a história ainda ter vários pontos em aberto (natural para um primeiro livro) espero que a saga se desenvolva bem, tem muito potencial!

maariemo0 15/05/2023

Adoro o folclore br.
Leitura mt gostosa e fácil, fiquei um tempo sem ler nada, qndo encostei nele li em um dia. É tipo um "desventuras em série" so q com o folclore brasileiro. A história te prende. Ja qro ler a continuação.
Gostei mt msm!

Renan543 16/04/2023

Decepcionante
Olha, vou ser bem sincero, eu esperava muito mais. Não me entenda mal, a proposta do livro é simplesmente perfeita. Pegar personagens do nosso folclore (que é riquíssimo) e fazer uma saga de fantasia infanto juvenil. Mas o autor não consegue desenvolver bem a proposta.

A escrita é muito pobre, creio que esse seja um dos primeiros livros do autor. A descrição dos hambientes é praticamente inexistente, o que tira muito a imersão. Os personagens são muito genéricos, mal tem um pingo de personalidade, e quando tem é caricato de mais. A história é toda enrolada, o autor tinha a faca e o queijo na mão, mas organizou muito mal os mistérios e revelações do livro. O livro também enrola muito, 50% dele é encheção de linguiça, e a maioria das partes que fazem a história andar é expositiva de mais. O autor fala muito, mas não mostra.

Eu queria muito que fosse bom, mas não foi. Infelizmente não tenho vontade alguma de continuar a trilogia.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6