O Oitavo Vilarejo

Resenhas - A Odisseia de Tibor Lobato

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Carlos Magno 24/08/2015

PARTE DA RESENHA DO BLOG "CANTINA DO LIVRO":

Tibor Lobato e sua irmã Sátir são crianças que, depois de uma fatídica morte de seus pais, viveram por dois terríveis anos num orfanato, até que sua vó Gailde os encontrasse. A partir daí, eles foram morar com ela no sítio da família e foi, naquele pacato lugar que eles nem imaginavam viver as suas maiores aventuras. Eles conheceram lá Rurique, um garoto com características semelhantes aos dos novos moradores do sitio e que, por isso, tornam-se grandes amigos. É através de Rurique que conhecemos sobre a temida Quaresma, período que se inicia após o termino do carnaval e que trás consigo as maiores lendas do folclore Brasileiro para aquelas bandas.

[...]

A Odisseia de Tibor Lobato é sensacional! Além da história desenvolvida por Gustavo Rosseb ser divertida, envolvente e criativa, a obra é uma grande homenagem a cultura brasileira. O folclore e suas figuras tipicas (como o Curupira, Saci Pererê, Boitatá e a própria Cuca) estão muito bem representados nas páginas do livro, de forma atual e inovadora.

[...]

Além da história principal, um pequeno conto ao final do livro foi inserido e também vale a pena ser conferido. Mais uma sequencia de histórias que envolvem a cultura brasileira descrita de forma diferenciada e interessante.

O defeito maior dele: acabar cedo. A história flui tão fácil que quando você percebe já está no final da trama. É o típico livro que você sente-se triste por ter finalizado tão rápido (inevitável) e conta as horas para outra história do tipo. E, pra minha sorte e de todos os leitores, a história não acabará por aqui.

RESENHA COMPLETA:

site: http://www.cantinadolivro.com.br/2015/08/resenha-odisseia-de-tibor-lobato-o.html

@APassional 10/12/2015

* Resenha por: Samantha Culceag * Arquivo Passional
Resenha disponível no blog Arquivo Passional, no link abaixo.

site: http://www.arquivopassional.com/2015/07/resenha-odisseia-de-tibor-lobato.html

Portal JuLund 28/12/2015

A Odisseia de Tibor Lobato, @ed_pensamento
Dia 13 de dezembro de 2015, o dia marcado por protesto e mais protesto, acredito que mais da metade das pessoas envolvidas nesses encontros desconhece algo além da porta que fecha sua casa, e o que isso tem a ver com a resenha??? TUDO, porque como você antes de ler um livro eu vou atrás de resenhas, criticas… pelo menos da sinopse, e A Odisseia Tibor Lobato no meu ver não foi tão bem interpretada pelos demais, ou eu que viajei horrores na interpretação, bora a explicação.

Tibor Lobato e sua irmã, Sátir após um incêndio, que os deixou órfãos, vão morar com a avó, numa fazenda num lugar tão, tão distante, rs onde conhecem Rurique, e desde então os três não desgrudam, não sei se por essa formação Hermione, Harry e Rony muitos falaram dessa história ser o Harry Potter do Tupiniquim… Bom pra mim não, ta longe disso.

Leia resenha completa no

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/odisseia-de-tibor-lobato-ed_pensamento

Lê Golz 11/01/2016

Encantador
A odisseia de Tibor Lobato é uma ficção juvenil publicada pela Editora Jangada, que merece a atenção de qualquer público independente da idade. A sinopse já nos promete uma história cheia de aventuras envolvendo os personagens e muito folclore brasileiro. Tenho que dizer que me surpreendi com a leitura e ela foi mais do que eu estava esperando.

Quando os irmãos Tibor e Sátir finalmente saem do orfanato e encontram a avó que nunca conheceram, a vida deles muda completamente. O sítio da avó Gailde era um verdadeiro paraíso para viver e aos poucos eles foram se afeiçoando com a senhora, que parecia guardar inúmeros segredos. Juntos eles conhecem Rurique, e os três descobrirão muitos desses segredos e viverão muitas aventuras no período de quaresma, onde coisas estranhas e fantásticas acontecem nos Sete Vilarejos. Porém, para os irmãos o perigo pode ainda ser maior, já que há segredos que ligam sua família ao Oitavo Vilarejo.

"Podia ouvir os barulhos da mata ao redor. Os cricris dos grilos compunham a música selvagem que agora tocava em sua cabeça. Aos poucos, a melodia sincronizada dos insetos com os pingos da chuva engolfaram Tibor num sono profundo, antes mesmo de chegar a um possível refrão." (p. 18)

Com uma narrativa em terceira pessoa a escrita do autor flui muito rápido e quando me dei conta, terminei a leitura. Em se tratando de uma obra juvenil, temos uma linguagem leve e viciante. Gustavo tem uma forma gostosa de escrever que faz o leitor imaginar perfeitamente todos os personagens e cenários. O livro não possui muitas páginas, mas as aventuras vividas pelos personagens foram inúmeras, sendo este o ponto alto do livro.

Devo elogiar a construção dos personagens que foram muito bem desenvolvidos. A avó Gailde me conquistou desde o início, pois ela é encantadora. Tibor, Sátir e Rubique foram bem explorados quanto a personalidade e atitudes. Adorei conhecer cada um deles. A cada página virada eu me envolvia ainda mais nem suas vidas e foi possível devorar o livro em apenas um dia.

Amei a criatividade do autor em misturar tantas aventuras dos personagens com o folclore brasileiro. A trama ainda tem um clima de suspense que tornou a leitura ainda mais viciante. A cada capítulo era incrível como os acontecimentos se encaixavam perfeitamente no outro. Gustavo conseguiu prender minha atenção com a criação de cenários assustadores, personagens intrigantes e inúmeros seres fantásticos.

Quanto à diagramação não fica atrás. A capa é linda e combina perfeitamente com o enredo, sem contar que chama muita atenção. As folhas são amareladas com fonte e espaçamento em tamanho confortável. A revisão parece estar impecável pois se continha algum erro, não notei.

"- Todos responderam que sim, pois queriam mesmo conhecer o vilarejo onde Curupira travara sua batalha com a bruxa desaparecida. - Só se lembrem bem de uma coisa. Enquanto estiverem por lá, não ousem procurar pelo Oitavo Vilarejo!" (p. 143)

Apesar de ser uma ficção juvenil, que não tenho muito o hábito de ler atualmente, eu amei realizar a leitura da obra. Além de estarem presentes no livro muito folclore e magia, o autor ainda conseguiu inserir valores como amizade e lealdade, assim como a importância de ter coragem para enfrentar os nossos medos. Amei o livro, que além de leve é divertido e, até me deixou com uma sensação de quero mais. Fiquei com aquela sensação de saudade quando virei a última página. Sem dúvidas, mais uma obra nacional que merece destaque.

site: http://livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br/2015/12/resenha-odisseia-de-tibor-lobato-o.html

Jorge 27/06/2016

O fogo que devastou o acampamento parecia vivo. De fato, ele era!
Resenha sem Spoilers.

Sou apreciador do Folclore Nacional e me entristeço com a escassez do tema dentro do universo literário “mainstream”, por isso eu encaro a obra de Gustavo Rosseb como um presente a todos nós, leitores brasileiros.

Havia muito tempo que “O Oitavo Vilarejo” estava em minha lista de espera. Me interessei em Lê-lo desde seu lançamento, quando a capa do livro parecia ser pintada de giz de cera. Ao concluir a leitura senti uma grande vontade de escrever esta resenha e quem sabe assim, despertar o interesse de outros leitores por essa fantástica estória, que de fato merecia mais atenção dos bookmaniacos.

Sinopse:

Tibor Lobato, um adolescente de 14 anos, passa a ter pesadelos pós traumáticos depois da tragédia que matou seus pais (Um incêndio que devastou o acampamento cigano onde moravam). Tibor então, é levado, junto a irmã, para um orfanato. Dois anos depois os irmãos são localizados pela Avó, Dona Gailde. As vésperas da quaresma, os irmãos se mudam para o sítio de D. Gailde e logo criam grande afeição pela amável senhora, aparentemente, cheia de segredos e cercada de mistérios.

Apesar da sinopse simples, o livro possui todos os elementos para transformá-lo em um grande sucesso. Os desafios enfrentados por Tibor Lobato são narrados de forma original e instigante. A única coisa que me incomodou foi a personalidade (ou falta dela) do trio de personagens principais; Eles me lembraram muito o trio de Percy Jackson, Harry Potter e afins, e espero que no próximo volume da série o autor consiga aprofundar um pouco mais nessa questão das personalidades. Saliento que a mitologia utilizada pelo autor (Folclore Brasileiro) foi muito bem orquestrada, e a carga de mistério e aventura também muito bem dosado.

Os três capítulos finais, que se sucedem logo após a batalha, encerram o livro com maestria, demonstrando a qualidade da narrativa do autor, sendo surpreendente até a última frase do livro.

Sem mais, livro recomendadíssimo.

Boa Quaresma!

Italo Teixeira 28/06/2016

Impossível parar de ler.
No começo do livro somos apresentados a dois irmãos: Tibor e Sátir Lobato. Esses dois passaram dois anos em um orfanato após a morte de seus pais em um incêndio. Acostumados com a vida de ciganos sofreram no tempo em que ficaram presos lá, mas eis que surge esperança e eles acabam indo para no sítio de sua avó, Gailde.

Tibor e Sátir não tinham muito contato com sua avó, o que dificultou a comunicação entre eles. Mas Gailde com toda a sua simpática conseguiu conquistar seus netos e com isso conversaram bastante durante a noite em que os meninos chegaram no sítio. Gailde explicou que procurava-os a muito tempo, mas acabou tendo alguns “probleminhas” que atrapalharam sua busca.

Gailde não cuidava do sitio sozinha, para isso ela tinha ajuda de Rurique, um jovem que morava no Vilarejo do Meio – um dos sete vilarejos. – Após as apresentações os três viraram grandes amigos e não desgrudavam mais. Rurique que já tinha conhecimento das lendas daquela terra decidiu contar para os amigos histórias de arrepiar, avisou aos amigos que em tempo de Quaresma sempre aconteciam coisas estranhas nos sete vilarejos. Rurique também mencionou uma certa casa assombrada, porém isso não convenceu nem um pouco Sátir, e na penumbra da noite os três acabaram indo a tal casa. Chegando próximo a casa o medo e o arrependimento bate nos três, mas não poderiam voltar, estavam sendo seguidos por um ser bem estranho o que acabou fazendo os três entrarem na casa assombrada aonde tiveram mais surpresas.

* * *

No dia seguinte, já seguros no sítio, eles recebem a visita de um ser inusitado, um pequeno porquinho. Gailde relutou um pouco, mas acabou aceitando que Sátir ficasse com o filhote até sua mãe aparecer. O novo mascote foi batizado de Roncador. E as aventuras desses três só estão começando.

Uma porca apareceu aos arredores da fazenda e só poderia significar uma coisa: era a mãe de roncador. Sátir deixa o filhote partir com sua mãe e mais seis porquinhos rumo a floresta, mas ela percebe que a porca estava sendo seguida por crianças que queriam caçar Roncador e sua família. Em desespero a garota corre para a floresta acompanhada de Tibor e Rurique. Quando encontram a porca percebem que não havia ninguém casando ela, quando de repente, uma luz surgi de onde a porca estava e ela já não se encontrava lá.

Assustados e confusos os três decidem voltar para o sítio de Gailde pois já estava anoitecendo, porém nenhum dos três tinha conhecimento de como andar na floresta e logo se viram perdidos, sem abrigo, provisões ou qualquer coisa que os ajudassem a passar a noite na floresta em tempo de quaresma.

A Odisseia de Tibor Lobato - O Oitavo Vilarjo é um livro no qual somos apresentados ao folclore brasileiro, assunto pouco explorado nos livros atualmente. Gustavo Rosseb consegue fazer uma trama cheia de aventura, mistério e muito folclore. Saci, curupira e boitatá são sem dúvidas um dos seres mais conhecidos do nosso folclore, mas o autor não fica somente nesses três não, conhecemos também a porca dos sete leitões, pisadeira, mula-sem-cabeça, cuca e muito mais.

Em 16 capítulos de muita aventura e com uma narração bastante fluida Gustavo nos trás um livro bastante divertido e leve. Se você gosta de folclore, aventuras e surpresas não pode deixar de ler A Odisseia de Tibor Lobato e saber mais sobre O Oitavo Vilarejo.

site: http://ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/2015/07/resenha-odisseia-de-tibor-lobato-por.html

Angel 30/07/2016

Um resgate ao nosso folclore
Depois de passar dois anos em um orfanato, Tibor Lobato e sua irmã Sátir vão morar com sua avó, D. Gailde no sítio dela.
No começo não sabiam o que esperar, mas logo vêem que a avó é uma ótima pessoa e que eles agora tem uma perspectiva de um futuro melhor.

Logo passam a ajudar a avó com a atividades diárias e fazem amizade com Rurique, um garoto que tem aproximadamente a idade deles e que também ajuda a avó deles no sítio.

Certa noite, depois que a avó foi dormir, Rurique está contando para os dois irmãos algumas lendas da região, e é aí que começa a aventura, pois Rurique e Sátir se desafiam e pra provarem um para o outro que são corajosos e que lendas são apenas lendas,, eles decidem ir até um sítio em que o proprietário desapareceu e que dizem ser mal assombrado, e mesmo avisados que não devem sair à noite tão perto da quaresma, que é onde coisas estranhas acontecem, eles vão, e é quando uma velha sinistra passa a persegui-los que eles entram no tal sítio. Para ter uma surpresa nada, nada agradável.

Mas isso é só o começo, muitas outras aventuras começam à partir dessa noite, incluindo ficarem perdidos na floresta, e o encontro com seres que eles não acreditavam existir.

Tibor que já faz algum tempo vem tendo um sonho estranho, logo descobre que o sonho não é tão estranho assim comparado ao que vê, e ele e a irmã descobrem que são descendentes de um ser que poderoso.

Entre tantos perigos e aventuras, O Oitavo Vilarejo é um resgate ao nosso folclore, que é tão pouco
explorado e é uma pena, pois ele é muito rico.
Neste livro temos o Boitatá, Mula-sem-cabeça, a Porca dos Sete Leitões, o Saci, a Cuca e vários outros seres, alguns eu nem conhecia!

E ainda tem a questão sobre o Oitavo Vilarejo, mas não vou falar sobre ele pra não dar spoilers!

Os personagens são bem construídos, a D. Gailde é uma querida e Tibor, Sátir e Rurique mesmo com tudo o que descobrem e vivenciam mantém uma inocência que me lembrou muito a mim e minha irmã, primos quando tínhamos a mesma idade que eles e bateu aquela nostalgia.

O livro é bem escrito e a narrativa em terceira pessoa é fluída e dá asas à imaginação!
Sem dúvidas é um dos melhores livros que li este ano e super, mega, ultra recomendo a leitura!

Comecei a ler o livro com expectativas altas e não me decepcionei.

Já tenho o segundo livro aqui, que é A Guardiã de Muiraquitãs (o muiraquitã tem um significado impostante neste primeiro livro) e mal posso esperar para lê-lo, é uma das minhas próximas leituras!

site: http://a-libri.blogspot.com.br/2016/07/resenha-o-oitavo-vilarejo-as-aventuras.html

Laryssa.Pinheiro 03/08/2016

A Trama: Tibór e Sátir são órfãos, seu pais morreram há dois anos em um incêndio na floresta. Vivendo durante esse período em um orfanato nada amigável ficam muito desconfiados quando o conselho tutelar alega que eles tem uma Vó muito amorosa e preocupada implorando para que morassem com ela - ainda mais quando chegam ao local (de ambiente rural) e tudo parece idílico e maravilhoso. Com o passar do tempo, e a permanência do amor e tranquilidade a esperança de uma vida melhor cresce para os irmãs, até que a Quaresma chega e coisas estranhas começam a acontecer na região.

O Protagonista: Tibor tem apenas 13 anos, é o mais novo e mais maduro das personagens. Otimista e inseguro se mostra corajoso e até um pouco impulsivo durante a trama - ele é um clássico personagem adolescente de literatura juvenil.

Personagens Secundários: Sátir de 15 anos poderia ter sido melhor explorada, petulante e protetora está sempre cuidando do irmão e tentado afrontar Rurique - atenda e observadora costuma entender muito bem as coisas que acontecem ao seu redor e possui uma grande cumplicidade com o irmão. Rurique é o filho dos moradores do sítio vizinho, também com 15 anos ajuda Dona Gailde com os afazeres rurais, que não podem ser feitos por ela devido a idade. Dona Gailde é tudo que se possa desejar de um Vó, amorosa,fofa, dedicada, cozinheira de mão cheia e fantástica.

Capa, Diagramação e Escrita: Gosto muito das cores da capa, e a segunda edição é infinitamente melhor que a anterior e a da primeira publicação. A diagramação é simples e a fonte ligeiramente grande, a escrita de Gustavo é fluida o que torna a leitura muito rápida - ressaltando que toda a trama e ambientação é direcionada á jovens e crianças mas sem aquela conotação infantil abobalhada comum a essas temáticas.

Concluindo: Aproveitei muito a leitura, a trama é envolvente e divertida e a forma como o folclore brasileiro é explorado na história é maravilhoso, Gustavo conseguiu causar toda aquela empolgação de "literatura fantástica" que há muito perdemos, e convenhamos, não valorizamos sobre nossas lendas e mitos. O oitavo vilarejo é um infantojuvenil de qualidade e um ótimo exemplo de boa literatura brasileira.

site: http://www.fomedelivros.com/2016/07/resenha-feita-pela-lary-titulo-o-oitavo.html

Isa Cereser 24/08/2016

Uma aventura que vai fazer você devorar o livro e pedir mais.
Aqui conhecemos Tibor Lobato e sua irmã Sátir, eles ficam órfãos depois de um terrível acidente que acontece com seus pais, dois anos se passam para sua avó Guilde finalmente tirarem eles de lá e leva-los para morar com eles, num vilarejo no meio do nada.
No inicio eles acham tudo muito estranho, até conhecer e se apaixonarem pela sua avó, e quem não se apaixonaria por essa senhora tão simpática, que enchem eles de amor e carinho e o mais importante muita comida, (acho que é mal de vó, haha).
Logo em seguida eles conhecem um garoto um pouco mais velho que eles, O Rurique ajuda a Dona Guilde no sítio e logo faz amizade com os irmãos Lobato. E é ai que a historia começa, pois todo vilarejo tem suas lendas, e Rurique conhece bem elas e numa noite com céu estrelado e uma fogueira com batata-doce (delicia) ele conta uma dessas lendas, que sempre acontece na quaresma, e é a partir daí que o autor nos apresenta para o folclore brasileiro. Com direito a Boitatá, Cuca, Mula Sem Cabeça, Saci Pererê e muito mais.
Fica difícil dar mais detalhes para vocês sem dar spoiler. O que posso dizer é que vocês vão se aventurar com esses três amigos, e vão amar. Pois são crianças que não deixam de ter certo medo, e inocência sobre o assunto. Mas o que eles nos mostram é coragem, é o valor da amizade e a esperança de que tudo no final acaba bem ao menos até a próxima quaresma, haha.
Este livro me lembrou de sítio do pica pau amarelo, mas de uma maneira inovadora e divertida. O problema do livro é que o autor faz você se envolver com os personagens e faz com que você devore o livro, e ele acaba num piscar de olhos e você fica pedindo mais. Sério já preciso do segundo pra ontem, haha.
Fico boba com a qualidade de escritores brasileiros que temos, este é mais um livro que leio e me surpreendo. Por isso digo, deem uma chance para os nacionais, vale a pena. E leiam este livro, eu recomendo de mais. Para você que gosta de aventura, para você que quer rever o folclore brasileiro. É uma historia incrível.

site: http://dicasdaisacereser.blogspot.com.br/2016/08/resenha-o-oitavo-vilarejo.html

patyalgayer 12/09/2016

Já fazia um tempo desde que ouvi falar na série As Aventuras de Tibor Lobato, e estava louca para conhecê-la; afinal, um infantojuvenil, nacional, e que trata de folclore? É a minha cara! Então, quando comecei a leitura de O Oitavo Vilarejo, estava cheia de expectativas… e, para minha felicidade, estas expectativas foram muito bem atendidas! A primeira obra de Gustavo Rosseb é envolvente, divertida e super original… vale a pena conhecer!

Depois de viverem em um orfanato por dois anos, Tibor Lobato e sua irmã, Sátir, são finalmente encontrados pela avó paterna. Juntos, vão morar com a simpática senhora em seu sítio, e pouco a pouco vão se acostumando com seu novo lar… no sítio, os garotos conhecem o jovem Rurique, que ajuda a avó a manter o lugar, e os três acabam virando amigos inseparáveis… e é através de Rurique que Tibor e Sátir conhecem as histórias de criaturas e coisas estranhas que aparecem nos Sete Vilarejos durante a Quaresma!

A princípio, os irmãos não acreditam nas histórias que o amigo conta, até que este misterioso período chega… e, com ele, as maiores e mais impensáveis aventuras; Afinal, será que as lendas de nosso folclore são mesmo apenas histórias? E o que Tibor e Sátir poderiam ter a ver com tudo isso, afinal?

Nossos protagonistas são bem jovens, mas com uma alta carga emocional; afinal, já passaram por poucas e boas em sua vida, após o incêndio que tirou a vida de seus pais… Agora, só o que Tibor e Sátir querem é encontrar um lar de verdade, onde possam crescer tranquilamente; e, felizmente, vão conseguir mais do que isso com Dona Gailde e Rurique! Os irmãos parecem bem maduros para sua idade, o que acredito ter sido necessário, dadas as circunstâncias… mas ainda possuem aquele pique da juventude, que faz com que a história se torne bem dinâmica e divertida de acompanhar! Enfim, gostei muito dos irmãos Lobato, e espero que ainda possa acompanhá-los em suas aventuras por bastante tempo…

Além deles e do divertido Rurique, vale mencionar a fofíssima Dona Gailde, que é capaz de amolecer o coração de qualquer um; o ambíguo Miguel Torquato, que aparece de repente e nos deixa com a pulga atrás da orelha; o mau-humorado e rabugento Icas, que parece esconder segredos bem desagradáveis… enfim, temos muitos personagens bons na história, que acrescentam muita qualidade à trama no geral!

Além dos personagens, outro destaque são os pitorescos Sete Vilarejos, e também o misterioso Oitavo Vilarejo (só lendo para descobrir o que é este último! rsrs)… é tudo tão bem descrito, que dá para imaginar perfeitamente os locais conforme a história avança! Adorei a ambientação da trama, e mistura de realidade com ficção que deixa tudo ainda mais verossímil… ficou tudo perfeito!

Além da verossimilhança, o ritmo da narrativa é bem ágil, o que facilita o andamento da leitura; a história prende o leitor do início ao fim, deixando-o sempre ávido por mais! Fiquei super animada com a leitura, e mal posso esperar para ler A Guardiã de Muiraquitãs… Recomendo a leitura de O Oitavo Vilarejo, com toda a certeza; Se você gosta de uma boa aventura infanto-juvenil, este livro com certeza vai te conquistar!

site: http://www.viagensdepapel.com/2016/09/12/resenha-o-oitavo-vilarejo-as-aventuras-de-tibor-lobato-1-de-gustavo-rosseb/

Rodrigo Coxta 20/09/2016

Obra-prima infanto juvenil!
A Odisseia de Tibor Lobato - O Oitavo Vilarejo é um livro de fantasia com 262 páginas narrado em terceira pessoa e que traz seres fantásticos baseados no folclore brasileiro. A Obra é o romance de estreia do autor Gustavo Rosseb, que também é músico e trabalha na área do rádio, TV e cinema. A Sequência da saga será lançada ainda esse mês (maio) em algumas livrarias.

Tibor e Sátir Lobato, respectivamente de 13 e 14 anos, são irmãos muito unidos, principalmente após a morte dos pais. Finalmente conseguem sair do orfanato o qual viveram por 2 anos desde o acontecido. A Avó os encontrou e mandou buscá-los para viverem com ela em seu sítio. No começo eles estranharam pois não a conheciam pessoalmente, mas logo se acostumaram com a cuidadosa e carinhosa Gailde.

A Senhora logo tratou de mostrar a casa para os netos e após os ensinou como funcionava as atividades no sítio. Como os vilarejos vizinhos eram distante uns dos outros, os dois teriam aula em casa, ministradas por uma conhecida de Gailde. O filho desta ajudava a dona do sítio nas atividades e já estava de chegada. O menino se chamava Rurique, tinha a mesma faixa etária dos outros dois e logo os três se deram muito bem.

Tanto Rurique como Dona Gailde avisaram aos irmãos Lobato sobre a quaresma. Durante essa época coisas estranhas aconteciam em toda a vila e todos deviam ter muito cuidado. De início eles não levaram muito a sério mas numa noite quando Rurique estava contando histórias assombrosas conhecidas pelas pessoas de lá, os três resolveram tirar a limpo e visitar uma casa abandonada conhecida por ser mal assombrada. O que eles não esperavam (ou esperavam?) é que coisas muito estranhas aconteceriam a partir dali e todas as estórias e lendas começariam a fazer sentido.

Lendas como a Mula-sem-cabeça, a Cuca, o Curupira, Boitatá, Saci, entre outros, ganham vida e muito mais sentido nesta história do que em qualquer outra que você já tenha escutado. As confusões em que os adolescentes se metem não são somente por curiosidade ou acidente. Esses seres têm muito mais a ver com o lugar onde vivem e seus antepassados do que eles imaginam.

Certamente não entrarei em detalhes para não dar spoilers, mas garanto que não falta ação e mistério o bastante envolvidos nessa família que não atice a curiosidade de qualquer leitor, assim como aconteceu comigo. O Final é bem "redondinho", ou seja, até poderia acabar por ali, mas que bom que o próximo livro já está pronto e não vejo a hora de conferi-lo e entender melhor o que a família Lobato ainda tem a revelar.

Sou fã assumido do gênero fantasia e o autor conseguiu fazer algo muito bacana trazendo histórias e lendas que ao passar do tempo vão sendo cada vez mais esquecidas pelas novas gerações. Além de criar personagens tão carismáticos e uma evolução visivelmente bem construída do personagem principal, as ligações das histórias tornam-se cada vez mais coerentes no decorrer do livro.

site: http://estantelivrainos.blogspot.com.br/2016/05/resenha-livro-odisseia-de-tibor-lobato.html

Tammy 08/12/2016

O Oitavo Vilarejo (Livreando)
"Seu rosto, à primeira vista, era bondoso. Isso confortou Tibor, o que foi bom para que suas mãos deixassem de suar tanto. Reparou que sua irmã analisava a senhora de alto a baixo, como se estivesse avaliando se poderia confiar nela." p.10

Tibor e Sátir estão de volta para um lar familiar depois de passarem dois anos em um orfanato após perderem os pais em um incêndio. Agora, aos cuidados da avó Gailde, esperam realmente voltar a ser felizes, e o sítio, que era sua nova casa, prometia muitos momentos alegres e cheios de amor. Eles passaram a fazer as tarefas diárias para deixar o sítio em ordem, conheciam e se encantavam mais com a nova avó descoberta, e fizeram logo um novo amigo, Rurique, que participaria das diversas aventuras que estavam a caminho. Com um ambiente mais bucólico, com suas lindas paisagens e histórias diversas Tibor, Sártir e Rurique, descobriram que boa parte das lendas locais não eram histórias da carochinha. Era sabido que toda época da quaresma sempre acontecia algo de bom e de ruim referente as lendas, mal sabiam eles que dessa vez fariam parte de todos esses fenômenos.

"Sem sabe por quê, Tibor sentiu algo de perigoso na mulher, e não foi o único. Sátir já o puxava pela camiseta, para correrem dali, enquanto a velha chegava mais perto." p.34

Na primeira noite do período da quaresma, os três resolveram se aventurar por uma casa "mal assombrada" para saber quem era o mais corajoso, sem o conhecimento da avó, eles chegam em um sítio abandoado há quase dois anos que pertence ao velho Pereira. Fugindo de uma velha assustadora, eles entram no sítio e se deparam com alguns acontecimentos sobrenaturais, após momentos de pânico e medo, voltam completamente assustados dispostos a esquecer o episódio. A partir daí a história se desenrola através de várias descobertas e passamos a conhecer mais sobre o passado familiar dos garotos, que englobam parentesco com o Curupira e um grande segredo a ser revelado.

O Oitavo Vilarejo conta com uma grande aventura em meio as lendas e mitos folclóricos que tanto fez parte da nossa infância, o que com certeza traz uma nostalgia singular durante a leitura. A história traz diversos personagens como o Curupira, a Bruxa, a Pisadeira, o Saci, O Boitatá e diversos outros que tornam a história mais rica e envolvente. Tibor e Sátir são exemplos de irmãos que se amam e se respeitam, são muito amigos, um confia no outro e fazem de tudo para ver o outro feliz. Zurique é um coadjuvante que algumas vezes traz o humor na história com seu ponto de vista mais leve e inocente, já a avó Gailde é a típica avó cheia de sabedoria que faz diversas gostosuras que dar até vontade do leitor entrar no livro e participar da mesa, mas sua idade não conduz com sua força, e vamos percebendo isso durante a leitura.

"Ele mirava sua lanterna para todos os lados, com medo do que podia se esconder nas sombras, e, embora ninguém dissesse nada, percebia que seu medo era compartilhado pelos outros dois" p.33

Narrado em terceira pessoa, Gustavo Rosseb desenvolveu uma história cheia de mistérios e constante. A cada momento nos deparamos com novos acontecimentos e descobertas que dão uma dinâmica continua a leitura. Cada figura apresentada é importante para a história, apesar de nem todos serem completamente desenvolvidos. Com ensinamentos de amizade e esperança O Oitavo Vilarejo transborda aventura e apresenta ao leitor um pouco da vida do campo com todas as suas crenças e singularidades. É impossível não se tornar nostálgico lembrando das rodas de conversas cheias de histórias em um ambiente propício (com certeza os mais velhos vão reviver essa experiência com mais facilidade, àqueles que não estão habituados, é uma ótima experiência a leitura da obra). A capa traz a essência da sua história, com cores e características que as representam bem. As folhas são amareladas e as letras estão em tamanho e separação excelentes, que facilitam ainda mais a leitura. Jangada está de parabéns.

Para aqueles que querem se aventurar pelos mitos folclóricos, não podem deixar de conferir essa ótima obra nacional.

thaisdreveck 10/01/2018

Amei!
« RESENHA »
» Livro: O OITAVO VILAREJO
» Por: GUSTAVO ROSSEB
» Editora: JANGADA
» Páginas: 224
» CAPA 5/5
Os detalhes e o desenho bem construído, a imagem toda de boa resolução, tem um contraste suave frio com o título em fonte rebuscada e cores quentes. Instiga a curiosidade do leitor de forma incrível. A faixa lateral esquerda também é um charme para dar um estilo levemente diferente ao livro.
» HISTÓRIA 5/5
Que tal um pouco de cultura? Folclore! Será que é tudo como é contado? Gustavo consegue nos trazer uma história envolvente e misteriosa. O protagonista é Tibor Lobato (se Lobato não te remete a folclore não sei o que mais pode), e Sátir, órfãos que depois de anos em um orfanato vão morar com a avó em um sítio cheio de mistérios.
Uma avó cheia de amor e cuidados, protetora das crianças, que com o tempo conseguem se fixar naquele lugar paradisíaco, fazendo um amigo, Rurique, filho de um dos moradores do sítio vizinho. Tudo parece entrar nos eixos, entretanto, as coisas começam a mudar durante a Quaresma.
E é aí que a aventura começaem busca do Oitavo Vilarejo (que seria mágico) por entre seres como a Cuca, o Boitatá e a Mula Sem Cabeça, toda a trama foi desenvolvida com maestria pelo autor, prendendo a leitura e conquistando do início ao fim. É uma leitura infanto-juvenil, extremamente bem escrita e desenvolvida, não encontrei erros na diagramação.
Simplesmente me apaixonei e já estou louca para ler o segundo livro logo!
E vocês gostam desse estilo literário? Se aventurariam em meio a essa história fantástica?
#gustavorosseb #ooitavovilarejo #tiborlobato #aodisseiadetiborlobato #folclore #saci #mulasemcabeca #boitata

thaisdreveck 10/01/2018

» Editora: JANGADA
» Páginas: 224
» CAPA 5/5
» HISTÓRIA 5/5
Simplesmente me apaixonei e já estou louca para ler o segundo livro logo!

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 13/04/2018

Resenha: O Oitavo Vilarejo (As Aventuras de Tibor Lobato #1)
O Oitavo Vilarejo é um livro escrito pelo escritor Gustavo Rosseb em 2016 sendo de literatura nacional, aventura, fábula, fantasia, ficção e de infanto-juvenil.

A estrutura do livro a capa é incrível e prevalece verde com os personagens principais e o Boitatá. Dentro do livro tem uma ótima diagramação com facilidade de leitura contém Dedicatórias e cada capitulo numerado. Ele autografou e desenho um cachimbo de Saci. E no final contém uns contos extras da Dona Mirta.

O conteúdo do livro é sobre Tibor Lobato um garoto, Sártir uma garota e tem o amigo deles Rurique. Tivor e a irmã Sártir foram morar no sítio da vó Gailde durante a quaresma coisas estranhas acontecem por lá envolvendo personagens folclóricos brasileiros eles descobrem que o bisavô deles é o curupira, a tia-vó a Cuca o grande vilão Saci este livro é de muita aventura onde enfrentaram seus maiores medos eles conheceram Miguel um personagem que poderá se desconfiar dele e o restante do livro para saber vocês tem que ler né...

Minha análise este livro é incrível e o conteúdo eu amei tem muitas partes de aventura. Excelente escrita e amei a criatividade e a imaginação logo vou ler o segundo para continuar. Eu recomendo para todos principalmente que gostam de fantasia, ficção e aventura. E no livro tem muitos aprendizados sobre enfrentas seus medos e sobre amizade.Por fim eu amei o livro e recomendo muito para você!

Gustavo Rosseb é um nerd que nasceu em São Paulo em 1985. Formado em Rádio e TV, trabalha em vários ramos da arte. É vocalista e compositor do Capela, uma banda de música brasileira com três discos lançados, que já se apresentou em lugares como Rock in Rio e South by Southwest (EUA). Também é roteirista, trazendo em seu currículo trabalhos com publicidade e roteiros de séries e longas metragens.

Como um bom descendente de mineiros, adora pão de queijo, queijo branco com goiabada e também ama ouvir histórias de assombração. O autor viajou para diversos cantos do país coletando contos e causos, histórias de nossos pais e avós, e transformou-os em aventuras para seus personagens. A Carruagem da Morte encerra a trilogia de Gustavo Rosseb e deixa na literatura um registro lúdico de lendas, crenças e mitos brasileiros.

Recebeu o Prêmio "Coruja de Athena" pelo segundo lugar na categoria Romance no I Concurso Novos Talentos da Literatura José Endoença Martins 2016/2017 com o livro Vórtices (ainda não publicado) e foi finalista do Prêmio Guarulhos de Literatura, na categoria Livro do Ano - 2017 com o livro A Guardiã de Muiraquitãs. No momento desenvolve Missão Carbúnculo, um livro que expande o universo criado em As Aventuras de Tibor Lobato.

O Oitavo Vilarejo – o primeiro livro da série – tem os direitos cedidos à Parakino Filmes e ganhará as telonas dos cinemas em breve

Instagram Literário: @kemiroxtvliterario

site: http://kemiroxtv.blogspot.com.br/2018/04/resenha-o-oitavo-vilarejo-as-aventuras.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6