O Oitavo Vilarejo

O Oitavo Vilarejo Gustavo Rosseb

Resenhas - A Odisseia de Tibor Lobato

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Lari 03/04/2021

A dose perfeita de mistério, folclore e infância
Com tantos livros por aí sobre mitologias estrangeiras, penso ser um pecado que não prestemos atenção à cultura de nosso país.

O autor relata aqui uma história passada na quaresma, envolvendo dois irmãos, sua avó e um amigo, os quais presenciam fenômenos inexplicáveis.

A escrita é muito boa, li super rápido. Só dei quatro estrelas porque gostaria de ter tido pontos de vista da Sátir e da avó das crianças também, acharia interessante.

babii9 22/07/2023

O Oitavo Vilarejo. ?
Li esse livro por causa da escola e eu realmente amei. Li em 2021, mas é inesquecível a história. O livro tem ligação com os personagens do folclore brasileiro, e eu gostei muito disso. Amo a história e os acontecimentos. Nunca achei que iria gostar realmente de um livro de fantasia, porque não é meu gênero literário favorito, mas esse realmente me surpreendeu!! Apenas leiam, pois é um livro que merece mais reconhecimento.

itsthaleshere 21/04/2022

Resenha escrita em 2020 quando eu tinha 14 anos kskskk
Tibor e Sátir, depois de perderem os pais em um terrível incêndio em um acampamento de Ciganos, passam dois tediosos e amargos anos em um orfanato. Até que sua avó Gailde, finalmente decide levá-los para seu sítio, que fica no Vilarejo do Meio, dos setes vilarejos.
Até encontrarem um novo amigo, Rurique, tudo andava bem, mas Rurique, habitante do local, dizia que durante a quaresma, coisas estranhas, assustadoras e tenebrosas, apareciam para assombrar os moradores dos setes vilarejos, como o aparecimento de ceres mitológicos, como a mula sem cabeça, a cuca e outros.
Isso já fez com que os dois irmãos sentissem um arrepio na ponta da espinha.
Porém, eles passam a realmente correr grande perigo quando descobrem segredos peculiares sobre sua família envolvendo esses séries mitológicos e a suposta existência de um oitavo vilarejo, um lugar sombrio.

O livro me agradou! É muito bom para passar o tempo. É uma leitura gostosa e de fácil compreensão, Só tive algumas dificuldades de envolvimento com a história no início mas conforme a história seguia, eu me apeguei a esses personagens, principalmente a Dona Gailde.
Foi um livro bom.

Jess 26/02/2020

Tibor Lobato e Sátir Lobato perderam os pais e vão morar com a vó em seu sítio. Lá eles fazem amizade com o vizinho, Rurique .

As crianças brincam, exploram o local e conversam sobre as lendas e assombrações locais .

A aventura do trio começa quando eles descobrem segredos da família Lobato .

Na quaresma é quando os seres fantásticos aparecem .

O oitavo vilarejo é o primeiro livro de uma trilogia infanto juvenil inspirado no folclore nacional .

Mesmo não sendo o meu estilo de leitura, eu apreciei muito. Gostei da construção dos personagens: os adultos corrigindo e ensinando, os seres fantásticos complementando e as crianças brincando sem receio; dava gosto de ler eles subindo em árvores, buscando frutas e matando a curiosidade no terreno do sítio. Outra coisa que eu amei foi peso que família e amizade possuem no enredo .

O livro é muito divertido, a leitura é rápida e envolvente. A história traz personagens conhecidos: Curupira, Cuca, Saci, Trasgo, Lobisomem, Boitata e Pisadeira .

Uma aventura cheia de magia, perigos e ensinamentos, O oitavo vilarejo é um livro para crianças e adultos. O tipo de história que dá gosto ler e indicar! .

A história continua em: A guardiã de Muiraquitãs, A carruagem da morte. Os três livros também estão disponíveis em áudio livro no aplicativo Ubook (a narrativa tá maravilha, eu ouvi e AMEI).

site: www.instagram.com/saymybook

Fontesco 11/05/2021

Girou a chave da ficção nas minhas leituras e a partir daí virou de gostar pra um vício.

Stefany.Balbino 14/04/2021

O oitavo vilarejo
Não consegui largar essa história até terminar ?
Nunca tinha lido uma fantasia sobre folclore e me surpreendi bastante. Já quero ler as continuações ??

I.D. 08/01/2021

d.i ad ahneseR
NOTA: 4

Conheci este livro por meio do meu melhor amigo. Ele o tinha já algum tempo e me emprestou para eu lesse. O que foi algo muito bom, já que estava planejando ler mais livros escritos por autores brasileiros.

De modo geral, o único ponto não muito agradável para a minha leitura foi o modo da escrita do autor. Ela é fluída, mas muito escassa, poderia ter mais um aprofundamento sobre as ocasiões que estão sendo relatadas.

Tirando isso, a história tem um grande potencial. O andar da narrativa foi bem planejada, os personagens são muito bons, e a fantasia ser baseada no folclore brasileiro é impagável e preciosa.

Com toda certeza, eu recomendo esse livro!

VicBanger 27/11/2020

Percy Jackson da peste sô...
Sabem quando vocês olham para a capa de um livro, leem a sinopse e se veem encantados com o conjunto? Pois bem, fiquei assim ao ter conhecimento sobre os livros do Tibor Lobato, escritos pelo Gustavo Rosseb. Conheci esses livros de modo acidental e os comprei quanto tive a oportunidade.

Este aqui é um livrinho bem simpático e feito com muito amor pelo folclore brasileiro. Diferentemente de certas obras que apenas copiam os elementos oriundos de Percy Jackson (que conseguiu criar um filão novo no gênero) e no máximo mudam a mitologia e os nomes dos personagens, O Oitavo Vilarejo busca realmente ressignificar esses elementos dentro de um contexto cultural tupiniquim. Consigo até sentir o cheirinho de bolo de fubá, ouvir a natureza, contemplar o céu estrelado... Enfim, este livrinho consegue trazer uma sensação genuína de espírito interiorano.

Gosta de fantasia infantojuvenil? Abrace o universo do Tibor Lobato. Você pode encontrar a trilogia inteira em um box simples por aí - comprei o meu na Amazon, por exemplo. Até este momento, o Oitavo Vilarejo foi o único que li da série... Contudo, simpatizei de cara e percebi que isso tem potencial para voos mais altos nas sequências.

A literatura fantástica brasileira tem muita pérola escondida... Não tenham medo de garimpar!

Srta.rta 29/07/2022

Eu gostei da resenha, é um livro juvenil bem interessante, super recomendo ele para os jovens/crianças
O livro tem uma leitura bem tranquila e interessante, que prende o leitor nos capítulos, você lê que nem percebe Kkkkk
A história é meio cômica se for levar para o mundo real, mas eu acho que isso foi oq fez o livro ser tão interessante.

Lucas.Barbieri 21/03/2021

E um livro até que bom, mas com muitos pontos que não gostei muito, o começo é bem devagar, demora pra engajar na história, e o fim um tanto decepcionante e já esperado, final deus ex machina, e esse recurso não é só usado no final, usam no meio do livro também.

bya 21/08/2020

...
amei tanto esse livro apesar de ter acabado só agora, o folclore = tudo

Daniellee.Ferreira 30/12/2022

O oitavo vilarejo
O melhor livro de 2022
Muita aventura e folclore brasileiro de um jeito nunca visto antes.
Perfeito!

Naiara 19/11/2022

O Oitavo Vilareja
Me senti.surpresa ao ver que um livro infantil que tem como tema a mitologia brasileira seja tão bom quanto os livros adultos. Que nostalgia poder ler esse livro que sinceramente é perfeito.

Adele 06/11/2021

Leitura leve.
Não me prendeu muito mas até que tem um contexto legal. Ele retrata o flocore com uma vice legal então recomendo pra sair de uma uma ressaca literária.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6