Como a música ficou grátis

Como a música ficou grátis Stephen Witt




Resenhas - Como A Música Ficou Grátis


27 encontrados | exibindo 16 a 27
1 | 2


Adrian.Daniel 03/07/2020

Livro um tanto tedioso
No livro, ao contar a história de como a música ficou grátis, o enfoque em elementos secundários na narrativa distraem muito, fazendo perder o foco no ponto central da história.
comentários(0)comente



claeizs 20/05/2020

Espetacular!
Maravilhoso como o autor faz compressão de bits e pirataria parecer tão empolgante! Completamente instigante, como é abrangido o período desde a invenção do MP3 à sua entrada no mercado, grandes gravadoras e trabalhadores de pequenas fábricas, e como tudo isso se conecta, enfim, à pirataria; e o marco da virada do século, a internet, o torrent e a tudo em torno do compartilhamento ilegal de arquivos. Apenas incrível.
comentários(0)comente



Gleider 13/04/2020

Ótima história
"Após onze anos e vinte mil vazamentos, o RNS chegara ao fim. ... Com a aproximação do momento final, o sentimento geral era de melancolia, embora todos concordassem com a resolução de que chegara a hora de sair de cena. Então o canal do #RNS foi fechado para sempre."
comentários(0)comente



Saulo Barreto 27/02/2020

Leitura Obrigatória para Amantes da Música
Há um tempo este livro está no meu radar e quando o adquiri passou na frente de todos da minha lista.
E não me arrependo disso. É um livro espetacular!
Conta desde o início da criação do MP3 e faz um paralelo com o mercado mundial da Música.
Segue uma ornamentação de capítulos curtos que te prendem sempre ao final de cada um, com base totalmente verídica e com um background impressionante.
Um livro que nem precisamos falar muito sobre.

O amante da música tem obrigação de ler.
comentários(0)comente



Eseraphim 15/02/2020

Livro muito bem escrito.
O autor consegue explorar bem a história, inclusive trazendo detalhes sobre as personagens que nos ajudam a compreender melhor o porquê de suas ações.
A história é contada em três perspectivas diferentes, o que torna a leitura mais dinâmica e rica.
Recomendo muito a quem se interessar pelo tema.
comentários(0)comente



Rogerio.Henrique 04/01/2018

Bons Tempos...
Faz você sentir uma nostalgia enorme do tempo em que era uma vitória finalizar um dowload utilizando um modem de 56k em plena madrugada ?
comentários(0)comente



joaoaranha 06/05/2017

Conhecimento do Emaranhado.
Tudo tem um começo. E a história do mp3, entrelaçada com a da pirataria e a da música digital ganha densidade informacional e contornos muito interessantes nesta obra de Stephen Witt, trazida pela Intrínseca ao Brasil. Vale a pena ler, para conhecimento e compreensão do emaranhado gigante que construiu o mp3 nosso de cada dia em nossos players. Recomendado.
comentários(0)comente



Rafael Cormack 23/04/2017

8,0/10
É engraçado perceber que um pirata quase amador provocou tamanho estrago na indústria.

As observações sobre como muitos hits e ídolos são fabricados são impressionantes, e decepcionantes, embora nada surpreendentes.

Os comentários sobre as grandes empresas de streaming e a pouca renda repassada aos artistas são breves, gostaria de ler algo mais aprofundado sobre isso.

Leitura importante pra entender as mudanças que a indústria da música sofreu nos últimos anos.
comentários(0)comente



MVGiga 30/12/2016

Abençoado seja o mp3
Por descaração mesmo, há anos que não compro, não presenteio, não ganho cds musicais de artista nenhum, inclusive até virou peças de museu para mim. Claro que existem lugares que vendem esses produtos, e é uma maneira de valorizar e sustentar o trabalho dos músicos (o ganha pão deles). Mas com o advento do Spotify e outros aplicativos de serviços streaming musicais tudo ficou mais prático (para não dizer mais barato) e apenas um toque a pessoa é capaz de possuir discografias completas.
Esse livro vai contar o genesis desse processo digital, do surgimento, dos empecilhos e até a evolução do então quase saudoso mp3. Seria mais proveitosa a leitura se não tivesse tantos termos técnicos.
comentários(0)comente



Felipe Augusto 13/02/2016

Ótimo Livro
Cara que livro, a historia da grandes corporações fonográficas contra os piratas que vazavam as musicas na recente internet na época.
comentários(0)comente



kmilabk 29/08/2015

Em “Como a música ficou grátis: o fim de uma indústria, a virada do século e o paciente zero da pirataria” Witt conta todo o processo e surgimento da pirataria na internet, desde quando o formato .mp3 surgiu, como ele ganhou popularidade após ser rejeitado várias vezes entre os profissionais da área e como o formato fez com que os piratas conseguissem distribuir muito facilmente diversos CDs na web.

O livro tem bastante detalhes, o que torna a pesquisa realizada pelo autor ainda mais fascinante. Além de contar todo esse processo, ainda mostra como foram as investigações do FBI para chegar até Dell Glover, considerado o paciente zero da pirataria, e também chegar até seu “amigo” Kali, líder do grupo RNS. Glover trabalhava em uma fábrica da Universal e tinha acesso aos CDs mais aguardados do mundo semanas antes de seus lançamentos. Após entrar para o grupo RNS, o maior grupo de pirataria que já existiu e o considerado mais importante, começou a vazar os álbuns mais aguardados do mundo sempre algumas semanas antes de seus lançamentos. Sozinho conseguiu piratear e distribuir na internet mais de 20 mil CDs em 11 anos.

Eu achei a leitura incrível e para mim foi sensacional descobrir tudo isso. Continuo sem entender muito bem o porque de eles se motivarem tanto para vazarem os álbuns antes de seus lançamentos, visto que, não ganhavam nada com isso, além de “prestigio” que na verdade nem era tão grande assim, porque ninguém sabia quem eles eram, seus nomes, onde moravam e tudo mais. Era um prestigio anônimo.

E também não entendi muito bem porque Glover foi apenas julgado por pirataria e não por roubo, visto que, todos os álbuns vazados por ele, antes de chegarem à internet, foram roubados da fábrica da Universal que ele trabalhava…

Mas eu achei livro incrível e muito interessante. Super recomendo a leitura :)

site: https://apenasimagine.wordpress.com/2015/08/27/como-a-musica-ficou-gratis/
marco izidoro 15/12/2015minha estante
Estou lendo ainda (15/12/15), mas a maior crítica ao livro são as notas de fim. Se quer acrescentar informações, as notas de rodapé facilitam mais que as de fim. Há, também, alguns detalhes desnecessários (cor do carro, profissão do avô etc...). De resto a leitura está muito boa até o cap. 5.


GlAucio.Carlos 22/12/2023minha estante
Um dos melhores livro que tive oportunidade de ler! Sou DJ e sociólogo! Peguei sem a ideia de como seria ótimo a leitura do assunto e entender o motivo no qual existe tanta cobrança por músicas ou filmes. Hoje temos tudo ao apertar o play, porém de tantas opções, mal entendemos de um estilo musical ou nem sabemos o que vamos escolher. Pagamos por tudo, mas perdemos no prazer e na qualidade sonora.




Lodir 07/08/2015

Chato e enfadonho
A premissa é muito boa e o assunto me interessava bastante, mas o livro é chato demais. Foge do assunto o tempo todo. Dá muitos detalhes extremamente desnecessários e cansativos. Quando vai narrar a entrada de dois funcionários na fábrica de discos, conta qual era o carro, a cor, que era 4x4, que as janelas eram escuras, fala qual era a profissão do avô. Sério, tudo isso. Qual a relevância dessas informações? Apesar de o assunto ser intrigante, a leitura é extremamente arrastada.
Márcio_MX 17/08/2015minha estante
Já acho que os detalhes são importantes para traçar o lado psicológico e social das pessoas que estão envolvidas (desde do Hacker até o executivo da grande gravadora) nesse incrível processo. Mostra a motivação, o porquê da música ter se tornado gratuita.


kmilabk 21/08/2015minha estante
Discordo de você.
Achei o livro mega interessante e muito bem inscrito.
Na realidade esses pequenos detalhes que você falou não fizeram diferença na minha leitura, e não achei desnecessários. Se estão ali é porque precisam estar ali para mostrar toda a atmosfera que eles estavam envolvidos.
Devias terminar de ler para ver como o livro é legal e interessante, depois vai até esquecer esse pequeno detalhe citado logo no início do livro :)


joaoaranha 06/05/2017minha estante
Pois é, mas esse detalhismo se faz necessário neste tipo de leitura. Nem sempre é o mais agradável, mas entendendo a real função disso, transforma a leitura em algo interessante.


Txc4z1 14/04/2019minha estante
Fora que você tem que ficar decorando nome de 700 pessoas diferentes pra entender uma coisa simples


Helder 06/01/2021minha estante
Este detalhes no fim são sim importantes, pois nos mostram a simplicidade das pessoas que conseguiram vazar os CD e quase destruir uma industria bilionaria




27 encontrados | exibindo 16 a 27
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR