Como a música ficou grátis

Como a música ficou grátis Stephen Witt

Resenhas - Como A Música Ficou Grátis

Felipe Augusto 13/02/2016

Ótimo Livro
Cara que livro, a historia da grandes corporações fonográficas contra os piratas que vazavam as musicas na recente internet na época.

fevisca 14/02/2021

Geek Obsessivo
O livro é muito informativo mas lento. O autor se perde nos detalhes ao contextualizar as informações, bem ao estilo geek obsessivo, o que serve pra nos mostrar como somos mesmo chatos falando de coisas que a gente adora. ;-D

Mand 04/02/2021

Perfeito!
Incrível como um livro com menos de 300 pg pode conter toooda uma história da indústria fonográfica. Vale cada pg, cada relato.

Só não consegui acostumar com as notas de rodapé que não estavam no rodapé, e sim no final do livro.

KauanGama 08/01/2021

Gosto quase de qualquer coisa que envolva tecnologia e esse livro rico em detalhes me surpreendeu. Nele é detalhado cuidadosamente e cronologicamente tudo que ocorreu para que a democratização (e decadência) da música acontecesse.

No início ele pode ser chato devido aos detalhes tecnicos relacionados ao formato MP3, porém depois disso é muito interessante.

O autor aborda de forma fluida temas como, por exemplo, a rejeição que o MP3 sofreu antes de se tornar famoso, o surgimento dos Scene, a busca sem fim do FBI e da indústria fonográfica contra os compartilhadores de música e muito mais.

O único assunto abordado de forma rasa é sobre o surgimento dos serviços de streaming de músicas. Mas mesmo assim recomendo a leitura para quem tiver interesse no assunto.

claeizs 20/05/2020

Espetacular!
Maravilhoso como o autor faz compressão de bits e pirataria parecer tão empolgante! Completamente instigante, como é abrangido o período desde a invenção do MP3 à sua entrada no mercado, grandes gravadoras e trabalhadores de pequenas fábricas, e como tudo isso se conecta, enfim, à pirataria; e o marco da virada do século, a internet, o torrent e a tudo em torno do compartilhamento ilegal de arquivos. Apenas incrível.

Gleider 13/04/2020

Ótima história
"Após onze anos e vinte mil vazamentos, o RNS chegara ao fim. ... Com a aproximação do momento final, o sentimento geral era de melancolia, embora todos concordassem com a resolução de que chegara a hora de sair de cena. Então o canal do #RNS foi fechado para sempre."

Rogerio.Henrique 04/01/2018

Bons Tempos...
Faz você sentir uma nostalgia enorme do tempo em que era uma vitória finalizar um dowload utilizando um modem de 56k em plena madrugada ?

joaoaranha 06/05/2017

Conhecimento do Emaranhado.
Tudo tem um começo. E a história do mp3, entrelaçada com a da pirataria e a da música digital ganha densidade informacional e contornos muito interessantes nesta obra de Stephen Witt, trazida pela Intrínseca ao Brasil. Vale a pena ler, para conhecimento e compreensão do emaranhado gigante que construiu o mp3 nosso de cada dia em nossos players. Recomendado.

Adrian.Daniel 03/07/2020

Livro um tanto tedioso
No livro, ao contar a história de como a música ficou grátis, o enfoque em elementos secundários na narrativa distraem muito, fazendo perder o foco no ponto central da história.

Kayque.Ferreira 27/08/2021

Eu sou produtor musical e saber a história não só do mp3, mas de uma revolução no cenário foi inspirador, foi uma viagem no tempo, tudo feito com muito cuidado, fatos e eventos minuciosamente pesquisados, conheci esse livro por indicação do músico Rael quando indicou ele no podcast Podpah, recomendo para quem gosta de música e assim como eu tinha que dar um jeito de procurar antes de existir o spotify.

Victor Hugo 27/05/2022

Narrativa Documental
Um ótimo livro pra entender toda a historia de, como diz o titulo, "como a música ficou grátis" mas também uma forma de ver como ações pequenas podem fazer algo enorme. O autor segue uma linha narrativa de 3 historias que a principio são separadas mas que vão se entrelaçando de uma maneira envolvente que você se sente lendo um livro de ficção, o que não é o caso aqui, mas a forma que é escrito te prende e te deixa ansioso para o próximo capitulo como em um romance, mesmo que a gente saiba como essa historia acabou não deixa de ser interessante ver como 3 pessoas, não sozinhas claro, alteraram os rumos da indústria musical e fizeram parte da criação de toda uma cultura de compartilhamento de arquivos na internet.

MVGiga 30/12/2016

Abençoado seja o mp3
Por descaração mesmo, há anos que não compro, não presenteio, não ganho cds musicais de artista nenhum, inclusive até virou peças de museu para mim. Claro que existem lugares que vendem esses produtos, e é uma maneira de valorizar e sustentar o trabalho dos músicos (o ganha pão deles). Mas com o advento do Spotify e outros aplicativos de serviços streaming musicais tudo ficou mais prático (para não dizer mais barato) e apenas um toque a pessoa é capaz de possuir discografias completas.
Esse livro vai contar o genesis desse processo digital, do surgimento, dos empecilhos e até a evolução do então quase saudoso mp3. Seria mais proveitosa a leitura se não tivesse tantos termos técnicos.