Linda, Como no Caso do Assassinato de Linda

Linda, Como no Caso do Assassinato de Linda Leif GW Persson

Resenhas - Linda, Como No Caso Do Assassinato De Linda (vol. 1)

Mara146 29/08/2015

Ah, esses suecos...
Essa safra de "novos" autores policiais suecos é algo incrível. Leif GW Persson cria um detetive extremamente machista e misógino que faz a gente odiar desde a primeira página, para confirmar o tema tão pesado que é o estupro e assassinato de mulheres. Dizer que Persson ou Mankell ou Stieg Larsson são autores de entretenimento ou suspense é dizer banalidades, São mais do que isso: são homens politicamente interessados nas características sociais presentes na atualidade. E nesse intuito de dialogar com as barbaridades sociais, eles definitivamente se dão muito bem.
As duas páginas finais que explicam o título do livro é para dizer no mínimo, dolorosas, atuais e significativas. Como mulher me sinto representada pela obra.

bayer_yago 17/04/2020

Linda,como no caso do assassinato de linda.
Bem o que posso dizer sobre a minha experiência com esse livro?
Eu tive certa dificuldade de me ligar com a história e lá pela página 300 ainda achava que o autor estava enrolando bastante. Lá pela 350 que foi desenrolar a história, na minha opinião. Foi um final ok. Bem fechado.

Tayla Cristina 11/06/2020

A obra tinha tudo para ser um ótimo livro policial: capa interessante, título sugestivo e uma sinopse atrativa. No entanto, acabou sendo uma grande decepção.

São 432 páginas de um texto enrolado e repetitivo. Um protagonista machista, homofóbico, preguiçoso, autoritário e bêbado.

Talvez a ideia seja exatamente essa: expor a realidade da polícia, falta de comunicação, hierarquia e corrupção. Uma investigação difícil e extensa pela perspectiva dos policiais. Infelizmente, não me cativou.

Reccanello 03/02/2024

Não posso dizer que gostei...
Esse livro me suscitou sentimentos e opiniões divergentes. Apesar da trama policial promissora (tudo gira em torno do brutal assassinato de Linda, uma estagiária da polícia de Växjö, Suécia, e da investigação liderada pelo superintendente Everett Bäckström), o desenvolvimento da história deixou a desejar em diversos aspectos. Apesar de ser um "clown" utilizado para tentar trazer um pouco de humor ao livro, o protagonista Bäckström não passa de um personagem egocêntrico, preconceituoso e corrupto que dificulta em muito a apreciação da trama. Sua visão machista e atitudes desprezíveis, embora desempenhem um papel na narrativa, são difíceis de digerir e não deixam de ser pontos negativos na história. Outro ponto importante na história é a colaboração entre a equipe policial local e a Divisão Federal na investigação do assassinato, acrescentando uma certa complexidade à trama, principalmente quando as amostras de DNA do assassino não resultam em uma correspondência que pudesse auxiliar na resolução do mistério. Há um excesso de personagens secundários que em nada contribuem para a história. Apesar de o autor ser um criminologista de renome, o que traz um fundo técnico verossímil e inovador ao romance, ele não cativa, e a presença de gatilhos relacionados ao abuso sexual pode ser um ponto preocupante para leitores mais sensíveis.

@livrosdeanna 16/02/2020

Não gostei
Linda, como no assassinato de linda

Oie gente como vocês estão?
Então outra dica de livro para NÃO ler kkkkk
Esse livro é uma história de investigação policial, que eu amo inclusive, mas esse livro foi muito infeliz na história.
Linda é uma menina rica e muito bonita que está fazendo estágio na academia de polícia para ser futuramente policial. Num dia ela encontrada morta em sua casa, com vários cortes, machucados, e estuprada.
Toda a cidade pequena que ela mora fica sabendo e toda a comunidade policial busca saber quem foi o assassino.
O livro não tem nenhum plot, nenhuma reviravolta, nada nadinha. É um livro morno do começo ao fim. Penso que tinha tudo para ser um bom livro mas não foi. O livro tem mais de 400 páginas, sendo que tudo poderia ter sido resolvido em menos de 200 na minha opinião.
O policial principal do livro é um machista, egocêntrico, e muito chato (ele se acha).
Não sei nem mais o que dizer desse livro, mas a nota dele no Skoob (2.7) condiz perfeitamente com ele, ou seja, muito ruim.
Para quem quer um livro sem nada de interessante, que não te faz sentir nada, e quando descobrem o assassino você fica ?ah ok legal? esse é um bom livro.
Wendy.Rodrigues 12/07/2023minha estante
Exatamente o que eu penso

gislainefrg 25/10/2020

Linda, Como no Caso do Assassinato de Linda
Terminei o livro sem saber o que dizer, sem saber o que sentir.
O livro tem tudo pra uma excelente história, mas mesmo iniciando a leitura sem expectativas me decepcionei.
Penso em futuramente dar uma segunda chance com outros olhos.

Eliana Andrade 25/08/2015

O pior livro de suspense que já li.
NILTON 03/11/2015minha estante
Você tem razão, Eliana. Também achei o mesmo. Deu vontade de desistir de lê-lo. É muito mal escrito.

Bianca 10/11/2015minha estante
Compartilho da mesma sensação. To me esforçando muito pra terminar de lê-lo. É intragável.

Carol 17/08/2016minha estante
Estou com o mesmo sentimento. Me esforçando para terminar.

Leandro 17/11/2016minha estante
Levei dois meses pra concluir a leitura, mas não por achá-lo mal escrito. O autor tem uma boa prosa, recheada de colocações ácidas, que, em muitos casos, são o único atrativo da leitura. Mas o protagonista é um saco -- não me importaria se ele fosse a pessoa desagradável que é desde que fosse ao menos bom policial, o que não é, pelo contrário, é incompetente e preguiçoso. A parte do livro que é mais focada nas "atividades" (seria mais apropriado dizer inatividade) dele é realmente chata e cansativa e faz você se indagar o que levou o autor a criar um protagonista assim. Do meio pro final, quando ele é praticamente esquecido, e o livro se volta mais pras atividades de outros policiais (em especial o tal do Jan Lewin), a leitura se torna mais ágil e facilita a conclusão da leitura.

Aninha.Fillinger 29/05/2020

Cansativo..
Um livro com uma premissa já muito conhecida pelos leitores do gênero investigativo, no entanto, o autor se vale de tantas nuances, tantas histórias paralelas, tanta informação desnecessária que a leitura torna-se cansativa e desinteressante. Chega uma hora da investigação em que nem ao menos sabemos ow he está realmente acontecendo.
Trata/se realmente de Uma investigação policial seria?
Livro ruim, com uma narrativa que não avança.

nsilvamarques 04/01/2017

Estagiária da polícia Linda Wallin, vinte anos
Quando comecei a ler Linda, como na caso do assassinato de Linda há quase um ano, esperava um tipo completamente diferente de livro e não fui pra frente. Mês passado, por feliz coincidência acabei adquirindo a cópia física e decidi recomeçar a leitura, dessa vez com calma. Pois bem, se quem pretende o ler espera um livro mirabolante, cheio de reviravoltas, perseguições, detetives astutos que descobrem toda a verdade por causa de um bigode faltando no quadro da parede - se é que me entendem, talvez seja melhor procurar outra história. Aqui, penso eu, o mais relevante não é descobrir o assassino ou os detalhes que levaram ao momento fatídico. Antes disso, é humanizar o ambiente policial-investigativo, e não de um jeito irreal e romantizado. Temos corrupções, preconceitos, traições, mentiras e omissões, machismo (estou falando de você Bäckström, mas você não é o único). Temos aqui bons policiais e boas pessoas, mas sem serem preto-no-branco, perfeitos de dentes brilhantes; em que até mesmo o desagradável Bäckström pode ter um ou dois momentos em que você quase - quaaase - acha que ele sente alguma coisa por outro ser além dele mesmo (no caso o Egon, obviamente). Um ambiente em que abutres de empresas midiáticas, sanguessugas e aproveitadores de tragédias fazem suas fama e glória. Em que inocentes podem fazer suas cagadas e agir por desespero. Em que a justiça nem sempre é completa. Em suma, o livro consegue ser rico, pulsante e real; mas é preciso um bocado de sangue frio para lê-lo. É, com certeza, muito mais do que uma simples história de vamos pegar o assassino. Consegue o diferencial para muitos livros do gênero: merece ser lembrado e, claro, relido.
Bia 27/05/2017minha estante
Eu adorei a sua resenha, além de me fazer querer ler o livro me fez rir

Bia 09/10/2020minha estante
Acredita que até hoje não li esse livro? Mas sempre que me lembro dele releio sua resenha

Cris 06/11/2023

Pior livro de 2023
Gebte q livro HORRIVEL!

Um dos piores livros que li nos últimos tempos, e olha que faz pouco tempo que li house of night llkkkk

O livro não te prende, o livro é arrastado, o livro é chato, o livro é enrolado, fora o fato de que o autor DO NADA muda o foco da investigação e começa a falar sobre uns assuntos que não tem nada haver com o foco

Cara eu realmente odiei, não teve UMA coisa boa nesse livro, não indico a perda de tempo que é ler isso aqui, leia qualquer outra coisa, serio mesmo, não perca tempo com essa porcaria

Livros da Duda 30/06/2018

Linda, como no caso do assassinato de Linda
Eu vi que muita gente comprou esse livro (isso inclui a mim), pois estava com uma promoção bacana na maioria das livrarias (baratinho só R$ 9.90). Antes não tivesse comprado!
E eu tenho motivos para provar:
Primeiro.: Começando pelo personagem Evert Bäckström, policial machista com um ego do tamanho do mundo

Segundo.: O foco do livro é o assassinato de Linda Wallin. Aluna da academia de polícia, brutalmente estuprada e morta. As investigações para localizar o assassino são tão ridículas que até eu que não sou policial teria descoberto primeiro

Terceiro.: O livro se arrasta por 400 e tantas páginas com personagens secundários e assuntos que não tem nada com nada (uma revirada de olhos aqui)

Quarto.: O autor até que tentou encaixar outros assassinatos para ver se engrenava a coisa, mas não rolou. Bäckström só queria tomar cerveja e dar ordens. Localizar o assassino que era bom. Nada!

@livrodores 23/09/2018

Linda
Mais uma história que tinha tudo para ser ótima, mas acabou se perdendo. Na verdade essa trama é completamente real, mostrando a verdade em todos os aspectos de um ambiente policial-investigativo, mas se tratando do mistério essa realidade sem graça acabou deixando a leitura morna, afinal eu sempre espero ser surpreendida e isso com certeza não aconteceu.
Linda é encontrada brutalmente espancada e morta no apartamento de sua mãe e a investigação de sua morte é arrastada por paginas, sem indícios do assassino, com detalhes insignificantes o que leva os investigadores ficarem dando voltas sem resultado.
Bäckström é o policial responsável pelo caso e ele é a representação ideal de homem grotesco, machista e intolerável. Sempre se mostrando atencioso com os outros e ao mesmo tempo tendo vários pensamentos sujos e horríveis sobre as situações.
São vários personagens sem nada a acrescentar a história e percebemos que todos tem seus lados bons e ruins, nem todos conseguem ser perfeitos em todos os momentos.
O que mais de chateou foi o desfecho, sem graça, mal elaborado e que deixa um final meio vago, voltamos aqui para a realidade, pois geralmente é exatamente isso que acontece. Eu criei varias teorias até o final, imaginado uma boa reviravolta na trama, mas ela foi simplesmente real, portanto não me agradou.

Ari_Nay 03/01/2019

Linda como no caso do assassinato de linda
Gostei bastante do livro, provavelmente odiei o personagem principal, mas o interessante foi que isso não me impediu de gostar da história. Gostei da forma como os fatos são contados e sulucionados aos poucos, gostei de como a investigação foi levada e dos fatos pelo arredores da história.
Dudu 14/06/2019minha estante
Compartilho da mesma experiencia.