Linda, Como no Caso do Assassinato de Linda

Linda, Como no Caso do Assassinato de Linda Leif GW Persson

Resenhas - Linda, Como No Caso Do Assassinato De Linda (vol. 1)

Mara 29/08/2015

Ah, esses suecos...
Essa safra de "novos" autores policiais suecos é algo incrível. Leif GW Persson cria um detetive extremamente machista e misógino que faz a gente odiar desde a primeira página, para confirmar o tema tão pesado que é o estupro e assassinato de mulheres. Dizer que Persson ou Mankell ou Stieg Larsson são autores de entretenimento ou suspense é dizer banalidades, São mais do que isso: são homens politicamente interessados nas características sociais presentes na atualidade. E nesse intuito de dialogar com as barbaridades sociais, eles definitivamente se dão muito bem.
As duas páginas finais que explicam o título do livro é para dizer no mínimo, dolorosas, atuais e significativas. Como mulher me sinto representada pela obra.

bayer_yago 17/04/2020

Linda,como no caso do assassinato de linda.
Bem o que posso dizer sobre a minha experiência com esse livro?
Eu tive certa dificuldade de me ligar com a história e lá pela página 300 ainda achava que o autor estava enrolando bastante. Lá pela 350 que foi desenrolar a história, na minha opinião. Foi um final ok. Bem fechado.

Tayla Cristina 11/06/2020

A obra tinha tudo para ser um ótimo livro policial: capa interessante, título sugestivo e uma sinopse atrativa. No entanto, acabou sendo uma grande decepção.

São 432 páginas de um texto enrolado e repetitivo. Um protagonista machista, homofóbico, preguiçoso, autoritário e bêbado.

Talvez a ideia seja exatamente essa: expor a realidade da polícia, falta de comunicação, hierarquia e corrupção. Uma investigação difícil e extensa pela perspectiva dos policiais. Infelizmente, não me cativou.

Eliana Andrade 25/08/2015

O pior livro de suspense que já li.
NILTON 03/11/2015minha estante
Você tem razão, Eliana. Também achei o mesmo. Deu vontade de desistir de lê-lo. É muito mal escrito.

Bianca 10/11/2015minha estante
Compartilho da mesma sensação. To me esforçando muito pra terminar de lê-lo. É intragável.

Carol 17/08/2016minha estante
Estou com o mesmo sentimento. Me esforçando para terminar.

Leandro 17/11/2016minha estante
Levei dois meses pra concluir a leitura, mas não por achá-lo mal escrito. O autor tem uma boa prosa, recheada de colocações ácidas, que, em muitos casos, são o único atrativo da leitura. Mas o protagonista é um saco -- não me importaria se ele fosse a pessoa desagradável que é desde que fosse ao menos bom policial, o que não é, pelo contrário, é incompetente e preguiçoso. A parte do livro que é mais focada nas "atividades" (seria mais apropriado dizer inatividade) dele é realmente chata e cansativa e faz você se indagar o que levou o autor a criar um protagonista assim. Do meio pro final, quando ele é praticamente esquecido, e o livro se volta mais pras atividades de outros policiais (em especial o tal do Jan Lewin), a leitura se torna mais ágil e facilita a conclusão da leitura.

@livrosdeanna 16/02/2020

Não gostei
Linda, como no assassinato de linda

Oie gente como vocês estão?
Então outra dica de livro para NÃO ler kkkkk
Esse livro é uma história de investigação policial, que eu amo inclusive, mas esse livro foi muito infeliz na história.
Linda é uma menina rica e muito bonita que está fazendo estágio na academia de polícia para ser futuramente policial. Num dia ela encontrada morta em sua casa, com vários cortes, machucados, e estuprada.
Toda a cidade pequena que ela mora fica sabendo e toda a comunidade policial busca saber quem foi o assassino.
O livro não tem nenhum plot, nenhuma reviravolta, nada nadinha. É um livro morno do começo ao fim. Penso que tinha tudo para ser um bom livro mas não foi. O livro tem mais de 400 páginas, sendo que tudo poderia ter sido resolvido em menos de 200 na minha opinião.
O policial principal do livro é um machista, egocêntrico, e muito chato (ele se acha).
Não sei nem mais o que dizer desse livro, mas a nota dele no Skoob (2.7) condiz perfeitamente com ele, ou seja, muito ruim.
Para quem quer um livro sem nada de interessante, que não te faz sentir nada, e quando descobrem o assassino você fica ?ah ok legal? esse é um bom livro.

Biblioteca Álvaro Guerra 11/03/2020

Bäckström dá mais trabalho a seus colegas policiais do que vários bandidos juntos. Mas o caso é dele. E não poderá ser arquivado sem solução.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788580577600

Ari_Nay 03/01/2019

Linda como no caso do assassinato de linda
Gostei bastante do livro, provavelmente odiei o personagem principal, mas o interessante foi que isso não me impediu de gostar da história. Gostei da forma como os fatos são contados e sulucionados aos poucos, gostei de como a investigação foi levada e dos fatos pelo arredores da história.
Dudu 14/06/2019minha estante
Compartilho da mesma experiencia.

gislainefrg 25/10/2020

Linda, Como no Caso do Assassinato de Linda
Terminei o livro sem saber o que dizer, sem saber o que sentir.
O livro tem tudo pra uma excelente história, mas mesmo iniciando a leitura sem expectativas me decepcionei.
Penso em futuramente dar uma segunda chance com outros olhos.

Aninha.Fillinger 29/05/2020

Cansativo..
Um livro com uma premissa já muito conhecida pelos leitores do gênero investigativo, no entanto, o autor se vale de tantas nuances, tantas histórias paralelas, tanta informação desnecessária que a leitura torna-se cansativa e desinteressante. Chega uma hora da investigação em que nem ao menos sabemos ow he está realmente acontecendo.
Trata/se realmente de Uma investigação policial seria?
Livro ruim, com uma narrativa que não avança.

Milton 15/04/2016

O livro é fraco, não cumpre com o que promete. Não há nenhum momento de emoção na estória, não há nenhuma parte que te prende, que te gere aquela vontade de ler até o fim num dia só, que crie uma luta interna entre avançar algumas páginas a frente e descobrir algo da trama ou continuar a leitura normal. A investigação é parada, não coloca os protagonistas em situação de perigo, não cria suspense.

Hugo 23/05/2017

Nem tão Romance porém 100% Policial
O que mais me motivou de escrever uma resenha desse livro na realidade foi a quantidade de resenhas negativas. "Linda, Como no Caso do Assassinato de Linda" é um romance policial que leva a parte do policial no sentido mais literal possível, especialmente pelo fato de 70% da narrativa ser apenas burocracia sendo descrita, o que deixa a leitura um tanto quanto maçante no começo se não houver certa motivação do leitor de querer acompanhar o processo ao invés de querer descobrir o mistério. O protagonista é um caso irremediável de detetive machista que pode te deixar desconfortável com tantos pensamentos mesquinhos a cada diálogo, e apesar dele ser o pior de todos, vários personagens misóginos, racistas e corruptos também não ficam pra trás. Apesar de tudo, todos os elementos negativos apenas destacam que a obra é realmente uma crítica a todos esses valores nos personagens manifestados no seu decorrer, o que fica claro no final da mesma (sem spoilers~).
"Linda" é um caso de narrativa que provavelmente não vai agradar a todos pela sua quase ausência total do elemento de suspense, algo que seria essencial no gênero, porém se valida pelo seu diferencial de outros romances policiais que apenas focam na caçada de um culpado sem ter uma visão o mais interna possível do processo em si.

Lly 04/08/2017

LIDO : 1 vez
DATA : 16/03/2017 - 05/04/2017
TENHO : ??/03/2017

Cintya Plem 23/09/2018

Linda
Mais uma história que tinha tudo para ser ótima, mas acabou se perdendo. Na verdade essa trama é completamente real, mostrando a verdade em todos os aspectos de um ambiente policial-investigativo, mas se tratando do mistério essa realidade sem graça acabou deixando a leitura morna, afinal eu sempre espero ser surpreendida e isso com certeza não aconteceu.
Linda é encontrada brutalmente espancada e morta no apartamento de sua mãe e a investigação de sua morte é arrastada por paginas, sem indícios do assassino, com detalhes insignificantes o que leva os investigadores ficarem dando voltas sem resultado.
Bäckström é o policial responsável pelo caso e ele é a representação ideal de homem grotesco, machista e intolerável. Sempre se mostrando atencioso com os outros e ao mesmo tempo tendo vários pensamentos sujos e horríveis sobre as situações.
São vários personagens sem nada a acrescentar a história e percebemos que todos tem seus lados bons e ruins, nem todos conseguem ser perfeitos em todos os momentos.
O que mais de chateou foi o desfecho, sem graça, mal elaborado e que deixa um final meio vago, voltamos aqui para a realidade, pois geralmente é exatamente isso que acontece. Eu criei varias teorias até o final, imaginado uma boa reviravolta na trama, mas ela foi simplesmente real, portanto não me agradou.