Linda, Como no Caso do Assassinato de Linda Leif GW Persson

Resenhas - Linda, Como No Caso Do Assassinato De Linda (vol. 1)

Cargsthss 13/04/2024

Não espere nada
A leitura não é fácil. Ela se arrasta, é difícil. Porém, me vi intrigada com a situação de Linda e como o autor persegue a história.
Se você quer desbravar literaturas de países estrangeiros, é uma boa pedida.

Jully.Silveira 05/02/2024

Meio pombo
Leitura bemmmm arrastada, muita coisa desnecessária, alguns personagens irrelevantes e o principal um grande babaca.
Demorei bastante pra terminar esse livro pq não conseguiu me prender na história (que tinha potencial).
No fim curti o que foi falado na tese da policial lá, sobre a mídia e as vítimas de abuso sexual, triste porém verdade.

Reccanello 03/02/2024

Não posso dizer que gostei...
Esse livro me suscitou sentimentos e opiniões divergentes. Apesar da trama policial promissora (tudo gira em torno do brutal assassinato de Linda, uma estagiária da polícia de Växjö, Suécia, e da investigação liderada pelo superintendente Everett Bäckström), o desenvolvimento da história deixou a desejar em diversos aspectos. Apesar de ser um "clown" utilizado para tentar trazer um pouco de humor ao livro, o protagonista Bäckström não passa de um personagem egocêntrico, preconceituoso e corrupto que dificulta em muito a apreciação da trama. Sua visão machista e atitudes desprezíveis, embora desempenhem um papel na narrativa, são difíceis de digerir e não deixam de ser pontos negativos na história. Outro ponto importante na história é a colaboração entre a equipe policial local e a Divisão Federal na investigação do assassinato, acrescentando uma certa complexidade à trama, principalmente quando as amostras de DNA do assassino não resultam em uma correspondência que pudesse auxiliar na resolução do mistério. Há um excesso de personagens secundários que em nada contribuem para a história. Apesar de o autor ser um criminologista de renome, o que traz um fundo técnico verossímil e inovador ao romance, ele não cativa, e a presença de gatilhos relacionados ao abuso sexual pode ser um ponto preocupante para leitores mais sensíveis.

Cris 06/11/2023

Pior livro de 2023
Gebte q livro HORRIVEL!

Um dos piores livros que li nos últimos tempos, e olha que faz pouco tempo que li house of night llkkkk

O livro não te prende, o livro é arrastado, o livro é chato, o livro é enrolado, fora o fato de que o autor DO NADA muda o foco da investigação e começa a falar sobre uns assuntos que não tem nada haver com o foco

Cara eu realmente odiei, não teve UMA coisa boa nesse livro, não indico a perda de tempo que é ler isso aqui, leia qualquer outra coisa, serio mesmo, não perca tempo com essa porcaria

Daiane425 15/10/2023

Um livro de mais de 400 páginas que poderia muito bem ter sido escrito em 200 (ou até menos)
Passamos o livro todo com narrativas chatas e confusas esperando ter pistas ou observações detalhadas sobre o assassino, mas a única coisa que eles falam é sobre o crime em si, e falam tanta vezes que se torna cansativo, você decora o que aconteceu e como aconteceu e quando finalmente te contam quem matou a Linda, você apenas pensa "... Ok" e nem vou entrar em detalhes sobre o Bäckström porque já tá tarde para ir dormir irritada, enfim, detestei, acho que a única que dá uma estrela para esse livro é que apesar de chata, a narrativa sobre a investigação é feita de forma decente.

Wendy.Rodrigues 12/07/2023

O pior livro da minha vida
Demorei 4 anos para ler esse livro de tão ruim, não dou Zero estrelas pq não dá, mas juro, é péssimo, não leiam, não gastem o dinheiro de vocês. O livro é parado e ao decorrer eles esquecem totalmente que estão investigando um assassinato e o policial literalmente assedia uma mulher enquanto investiga um estup**. Péssimo.

Fernanda631 23/01/2023

Linda, Como no Caso do Assassinato de Linda
Linda, Como no Caso do Assassinato de Linda foi escrito por Leif G. W. Persson e foi publicado em 2005.
Na verdade essa trama é completamente real, mostrando a verdade em todos os aspectos de um ambiente policial-investigativo.
O livro trata-se da investigação do caso do assassinato de Linda, que foi estuprada e brutalmente assassinada em seu apartamento. Linda era o típico tipo de garota que era simpática e amável com todos, o que muitos diziam ser um grande defeito da moça, confiar demais nas pessoas. Linda era aluna da academia de policia de Växjö, localizada na Suécia. A trama toda se desenvolve nesta mesma cidade.
Linda é encontrada brutalmente espancada e morta no apartamento de sua mãe e a investigação de sua morte é arrastada por paginas, sem indícios do assassino, com detalhes insignificantes o que leva os investigadores ficarem dando voltas sem resultado.
Para solucionar o caso, a equipe de polícia da cidade de Växjö, conta com a ajuda da Divisão Federal de Investigações Criminais, na qual o policial Evert Bäckström, de Estocolmo, é designado para liderar as investigações. Ai é que começa o grande X da narrativa.
O policial Chefe Bäckström é o típico homem egoísta, preconceituoso e que se acha o único capaz de solucionar o caso, chegando a duvidar da capacidade de todos da sua equipe. O que se prova realmente contraditório dessa colocação do personagem, já que seus métodos antiquados e passados acabam por não solucionarem a investigação e sim retardar ainda mais a mesma.
Ainda falando sobre o Personagem Bäckström, ele não mostra dedicação ao caso, ele apenas espera que sua equipe de investigação apresente soluções, e em muitas reuniões quando lhe é apresentado algo que ele julga não fazer sentido, ele debocha e usa de ironia para responder seus companheiros de trabalho, o que o torna 70% um “Babaca e idiota”.
Bäckström é o policial responsável pelo caso e ele é a representação ideal de homem grotesco, machista e intolerável. Sempre se mostrando atencioso com os outros e ao mesmo tempo tendo vários pensamentos sujos e horríveis sobre as situações.
Bäckström cismava em continuar com essa historia de investigação por amostra de DNA, alguns membros da sua equipe estavam fazendo a investigação pelo método tradicional, colher informações, analisar, juntar com outras informações e nisso busca entender o que de fato aconteceu, enquanto Bäckström só pensava em beber (sim, ele bebia toda noite antes de dormir, afinal, estudar o caso pra quê?). Um bom policial investigador sabe usar a cabeça e juntar pistas para resolver uma trama.
Não digo que o livro em si é ruim, e sim a forma que o autor coloca alguns pontos, onde ele foca mais em certas coisas do que em outras, acabando por deixar o livro meio parado por grande parte da leitura. Nas primeiras 40 páginas eu estava lendo e quase dormindo, de tão parado que estava. Mas, a partir da página 60 o livro toma um ritmo diferente, e acaba te prendendo a narrativa. Sobre o desenrolar da história, eu realmente não esperava que fosse aquela pessoa, por que ele simplesmente só vem aparecer na narrativa bem depois da metade do livro, o que torna o livro bem lento.
O que eu achei interessante é que, uma das policiais envolvidas na investigação do caso, depois que o caso foi solucionado, ela entra de licença e se afasta da polícia para terminar os estudos, e na tese de doutorado dela denominada “Em memória da vitima?”, ela faz uma analise midiática sobre a abordagem dos casos de assassinatos envolvendo mulheres.
O interessante disso tudo é que, quando se trata de mulheres, a mídia usa apenas o nome dessas mulheres para chamar atenção em títulos de matérias, por exemplo, O “Assassinato de Linda”, e não podendo ser qualquer mulher, mulheres com faixa etária entre os 20 e 40 anos, aquelas mulheres denominadas jovens e na flor da idade, já que quando se tratava de casos com mulheres acima dessa idade a noticia se tornava não atraente, segundo a perspectiva da mídia o texto era entediante, sendo abordado apenas como “Assassinato com senhora de 60 anos…”, ou seja, um assassinato qualquer que não gera interesse ao público, as matérias carecem de valor midiático para poder fazer com que aquele jornal seja mais vendido ou assistido.

Victória Catel 05/06/2022

Diferente
Eu tinha lido algumas resenhas do livro antes de comer a lê-lo, e fiquei bem desmotivada com o que o pessoal disse sobre a leitura ser cansativa e repetitiva.
No meu ponto de vista, achei o texto bom e fácil de ler, não achei cansativo e consegui acompanhar com facilidade o enredo.
Claro, o policial principal não é a pessoa mais correta e legal do mundo, mas você precisa levar a personalidade dele como um caso de um policial chucro, nao tem como esperar que ele seja um super herói.
O final foi bem fechado, fez sentido toda a trama.

gislainefrg 25/10/2020

Linda, Como no Caso do Assassinato de Linda
Terminei o livro sem saber o que dizer, sem saber o que sentir.
O livro tem tudo pra uma excelente história, mas mesmo iniciando a leitura sem expectativas me decepcionei.
Penso em futuramente dar uma segunda chance com outros olhos.

Tayla Cristina 11/06/2020

A obra tinha tudo para ser um ótimo livro policial: capa interessante, título sugestivo e uma sinopse atrativa. No entanto, acabou sendo uma grande decepção.

São 432 páginas de um texto enrolado e repetitivo. Um protagonista machista, homofóbico, preguiçoso, autoritário e bêbado.

Talvez a ideia seja exatamente essa: expor a realidade da polícia, falta de comunicação, hierarquia e corrupção. Uma investigação difícil e extensa pela perspectiva dos policiais. Infelizmente, não me cativou.

Aninha.Fillinger 29/05/2020

Cansativo..
Um livro com uma premissa já muito conhecida pelos leitores do gênero investigativo, no entanto, o autor se vale de tantas nuances, tantas histórias paralelas, tanta informação desnecessária que a leitura torna-se cansativa e desinteressante. Chega uma hora da investigação em que nem ao menos sabemos ow he está realmente acontecendo.
Trata/se realmente de Uma investigação policial seria?
Livro ruim, com uma narrativa que não avança.

bayer_yago 17/04/2020

Linda,como no caso do assassinato de linda.
Bem o que posso dizer sobre a minha experiência com esse livro?
Eu tive certa dificuldade de me ligar com a história e lá pela página 300 ainda achava que o autor estava enrolando bastante. Lá pela 350 que foi desenrolar a história, na minha opinião. Foi um final ok. Bem fechado.

Biblioteca Álvaro Guerra 11/03/2020

Bäckström dá mais trabalho a seus colegas policiais do que vários bandidos juntos. Mas o caso é dele. E não poderá ser arquivado sem solução.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788580577600