Moderna Gramática Portuguesa

Moderna Gramática Portuguesa Evanildo Bechara

Resenhas - Moderna Gramática Portuguesa

Leila de Carvalho e Gonçalves 11/07/2018

Essencial
A "Moderna Gramática Portuguesa", de Evanildo Bechara, fez parte de minha vida estudantil e até hoje, permanece ao meu lado, sendo frequentemente consultada com sucesso.

O problema é que com o passar dos anos, meu livro está em precário estado de conservação e ainda por cima, desatualizado. Comprei em 1974, portanto, com 41 anos de serviços prestados, sem direito a férias, chegou a hora da aposentadoria.

A título de curiosidade, antes de adquirir um novo exemplar, consultei amigos que atuam como professores de português, escritores e comentaristas, a fim de saber qual a gramática mais indicada e todos responderam a do Bechara. Tratei de comprar a mais nova edição e já faz algumas semanas que venho usando e só tenho elogios, aliás, mantendo o antigo formato, não estranhei a troca.

Contudo, cabe um puxão de orelhas. Estava disposta a adquirir também o ebook, seria perfeito poder acessar esse material no meu Kindle, mas os comentários negativos me desanimaram. É uma pena que a versão eletrônica não receba o mesmo tratamento do livro cuja edição é muito bem feita. Aguardando boas notícias, estimo que esse problema seja logo resolvido.

Nota: Se você está procurando uma gramática para crianças, recomendo a Gramática Escolar do mesmo autor.

val silva 18/10/2016

Moderna Gramática Portuguesa – Evanildo Bechara
Baixe o Livro grátis... http://livrosgratisbibliotecaonline.com/2016/10/18/moderna-gramatica-portuguesa-evanildo-bechara-2/

Com a evolução dos estudos linguísticos e das pesquisas em língua portuguesa, há muito não saía uma gramática completa que pudesse dar conta deste progresso.

Esta lacuna é agora preenchida pela edição da Moderna Gramática Portuguesa, do profº Evanildo Bechara, revista e atualizada, também na grafia, pelo autor, eminente estudioso e pesquisador de nosso idioma, e representante da Academia Brasileira de Letras no novo Acordo Ortográfico.

Acertando o passo com este progresso, a Moderna Gramática Portuguesa põe nas mãos dos professores, alunos e estudiosos a mais completa soma de fatos e soluções de dúvidas em língua portuguesa.

Esta obra aborda os seguintes temas – Breve história externa da língua portuguesa; Teoria gramatical; Linguagem – suas dimensões universais; Linguagem; Técnica livre do discurso e discurso repetido; Sistema, norma, fala e tipo linguístico; Propriedades dos estratos de estruturação gramatical; Língua comum e dialeto; Âmbitos de estudo da Gramática; Fonética e Fonologia; Vogais e consoantes; Acento de intensidade; Acento de intensidade na frase; Vocábulos tônicos e átonos – os clíticos; Consequência da próclise; Palavras que oferecem dúvidas quanto à posição da sílaba tônica; Palavras que admitem dupla prosódia; Inconsistência do gênero gramatical; Aumentativos e diminutivos afetivos; Comparativos e superlativos irregulares; Pronome substantivo e pronome adjetivo; Função do pronome átono em Dou-me ao trabalho; Reforços de demonstrativos; Formas nominais do verbo; Emprego do verbo – tempos e modos; Locução prepositiva; Conjunções e expressões enfáticas; Palavras cognatas; Enobrecimento do significado; Alternância entre adjetivo e advérbio; Regência; Os diversos tipos de sinais de pontuação; Aliteração; entre outros

site: http://livrosgratisbibliotecaonline.com/2016/10/18/moderna-gramatica-portuguesa-evanildo-bechara-2/
Maria.Maia 22/05/2019minha estante
Não estou conseguindo baixar...

JAssica.Alfini 19/12/2020minha estante
Como realizo o download do livro? não estou conseguindo por este link..