Rebel of the Sands

Rebel of the Sands Alwyn Hamilton

Resenhas - Rebel of the Sands

Raven 27/10/2023

"a new dawn, a new desert"
Adorei o livro e dessa vez a minha mania de n ler sinopse me superou, pq eu n esperava armas nesse livro.
Infelizmente a autora n soube escrever cenas de batalhas e ficou tudo muito jogada, dava para entender mas n te passava nenhum sentimento, nem perda nem felicidade. Parece q você piscou e acabou

Brun4 22/06/2023

Um livro bem gostosinho de acompanhar
O audiobook voou, nem senti o tempo passar. Como um bom livro mais voltado para o público jovem temos um andamento mais rápido, vários acontecimentos, uma mocinha bastante obstinada e talentosa, um mocinho que faz o par perfeito com a protagonista e ainda um cenário muito interessante, com o mundo sendo criado a partir da cultura e da mitologia árabes.

No geral recomendaria para leitores mais jovens ou iniciantes em fantasia, ou simplesmente para aqueles que querem uma história mais rápida e tranquila e que seja bem escrita. Colocaria o livro mais ou menos na mesma categoria de Graceling.

moonsphere 23/03/2022

Lying is a sin
Achei o livro meio parado até ali pela metade, era como se as coisas não iam para frente e então a autora resolveu tirar a paz do leitor.

Que leitura FLUÍDA!!! Essa escrita é surreal e ela envolve o leitor de uma forma que não te deixa largar o livro mesmo nas partes chatas, ela é divertida e muito bem trabalhada, definitivamente foi o ponto que eu mais gostei desse livro. Gostei muito da mitologia, dos seres apresentados, do universo e os personagens são legais.

Mas eu senti que faltou algo. A relação da Amani e do Jin foi meio que deixada de lado, eles tem muito potencial e durante toda a leitura eu queria saber mais sobre o Jin, eu queria ver o relacionamento entre eles bem desenvolvimento, mas parece que a autora fez isso muito corrido. Outro fator negativo ao meu ver foi que vários pontos do livro que eram desnecessários foram mais bem desenvolvidos que outros e, se não desenvolvido, foi escrito às pressas (queria saber mais sobre alguns personagens apresentados ao decorrer da história).

É um livro bom para quem quer sair da ressaca literária pois, mesmo tendo um começo lento, os plot twists são incríveis e assim como eu disse no início a paz do leitor é tirada completamente a partir da metade do livro.

Recomendadíssimo!!!

Naty 16/01/2021

Um livro que nos imerge nas areias do deserto e não nos solta mais
Gostei bastante do livro. Ele é bem estilo infanto-juvenil, portanto tem coisas que se resolvem fácil demais e tal, mas, fora isso e um insta love (que, apesar, disso, não achei forçado), é um livre MUITO FLÚIDO. A autora consegue prender o leitor do início ao fim e, no meio do livro, quando achamos que vai ser mais do mesmo e achamos que já sabemos tudo que vai acontecer, a autora nos traz revelações novas e que mudam completamente as possibilidades da história.
Quanto aos personagens, Amani é a personagem principal e vive num local próximo a uma indústria de armas. É uma atiradora nata, mas tem uma história de vida bem triste. Seu pai era violento e sua mãe acaba o matando e sendo condenada à morte também. Amani vive com o tio e se vê a beira de um casamento forçado e uma vida num lugar que odeia. Ela tem o sonho de chegar numa cidade sobre a qual sua mãe falava constantemente atrás de uma parente da família, mas, além de não ter dinheiro, as mulheres são possessões dos homens nessa comunidade e, portanto, ela tem zero direitos. De qualquer forma, ela tenta e tenta e tenta de novo. Ela é aquele tipo de personagem que teima em fazer diferente de todos e não aceitar o que está errado apenas para se ambientar no lugar.
Tenho que dizer que isso de ela ser uma exímia atiradora desde criança achei um pouco forçado e estranho de início, mas se explica pelo ambiente em que ela vivia e tal. A partir daí, ela vai conhecer um menino chamado Jin, o qual vai meio que mudar a vida dela e ela a dele. É o tal insta love do qual falei, que, apesar de rápido, convence e não tem como torcer por esses personagens. A autora não força cenas íntimas entre eles nem nada disso, mas segue a história de maneira contida, direta e assertiva e nos dá um final sensacional com vontade de quero mais.
Quanto à fantasia, amei conhecer mais sobre a fantasia oriental. Foi tudo novo para mim e acho que isso me ajudou a me entreter e amar os vieses desses personagens. Gostei bastante. Essa parte aparece mais da metade do livro para frente e acrescenta muito à complexidade da trama.
Quanto à ambientação, gostei bastante de como ela descreve o cenário e a cultura sem cansar o leitor. É um livro infanto-juvenil com alguns conveniências na história para que tudo dê certo e tal (não tão complexo quanto livros de Brandon Sanderson, por exemplo), mas, com o número de páginas com os quais a autora trabalhou, o que ela fez foi excelente. Eu voltava nas páginas para reler as explicações, a cultura, etc. Tudo importa e tudo é posto no momento certo.
Quanto à trama central, achei bem legal. Misturou a fantasia ao cultural e a uma guerra de tronos. Acredito que só vá melhorar. Nada se resumirá apenas a ela e a Jin. Muitos outros bons personagens aparecem na história e a empatia do leitor cresce naturalmente para cada um deles. Me lembrou outros ótimos livros que li e me deu realmente bons momentos de leitura. Espero que o próximo tenha o mesmo ritmo e uma trama ainda mais intricada.
Naty 16/01/2021minha estante
Complementando só uma coisa. Gostei muito daquilo de falar sempre a verdade e, com isso, escrever o futuro, mas nada dar certo como se achava (ninguém nunca consegue abarcar todas as possibilidades numa frase a há várias formas de alcança-la; isso me lembrou daquela série "As visões da Raven" kkkkkkkk
Depois desse livro, pretendo embarcar em outras leituras que retratem mais a cultura e fantasia orientais. Bem ricas, com certeza.

Naty 16/01/2021minha estante
Depois desse livro, pretendo embarcar em outras leituras que retratem mais a cultura e fantasia árabes. Bem ricas, com certeza.

bia prado 08/06/2020

Vocês gostam de romance em livros de fantasia?
Particularmente, sempre busco romance nos livros, seja qual for o gênero. Torcer, sofrer e suspirar por casais é o quer faço de melhor, então sempre torço para ter algum ship nas histórias. E a qualidade desse romance é tão essencial que com certeza é um dos fatores definidores para decidir se eu gostei ou não do livro, ou se pretendo continuar a série. Slut-shaming, julgar uma garota por ela usar ou não maquiagem, perseguição, ações possessivas e ciumentas são alguns temas que podem aparecer em romance e definitivamente me fazem dar nota baixa pro livro. Machistas não passarão!
A trilogia “A Rebelde do Deserto” da autora @alwynhamilton tem muitoo menos romance do que eu gostaria durante os três livros. A autora realmente focou no desenvolvimento da protagonista (Amani), do mundo e da magia, deixando o par amoroso (Jin) em segundo plano. Ao mesmo tempo que gostei dessa abordagem, havia momentos em que realmente queria que o casal fosse melhor desenvolvido, com mais diálogos e mais cenas deles. Fiquei pensando que o Jin poderia ser apenas um amigo, mas, on final, é relevante a ligação dos dois pro desenrolar da trama.
Como mostra o título, Amani irá se juntar com o movimento rebelde, se opondo ao sistema autoritário do sultão. Nessa jornada, ela irá conhecer mais sobre suas origens, o que é pertencer a um lugar e uma causa, e também sobre a magia que envolve a cultura de seu povo. Realmente adorei a mitologia criada pela autora e as lendas que eram contadas geração em geração. Tudo se liga de alguma forma e gostei bastante do desfecho, mas com certeza ficou um gostinho de quero mais (principalmente do casal!!! haha)

site: https://www.instagram.com/p/CBJgxVgpiY2/

Sofia 02/04/2020

O livro até a metade é bem devagar. O que é bem chato e maçante de ler. Depois da metade as coisas interessantes e que eu achei que iam acontecer desde o começo começaram a aparecer.
Os dois protagonista são bem legais e tem um plano de fundo bem legal. As lendas e histórias complementam bem a história.

Nati 25/01/2018

"Tell me that’s how you want your story to go and we’ll write it straight across the sand."
Aquele momento em que você não sabe porque esperou tanto pra ler um livro! Alwyn Hamilton tem uma construção de mundo muito boa, usando mitologias do oriente médio de forma muito legal e mágica. Os personagens - todos eles, incluindo os secundários - são cativantes e bem construídos, e são bem desenvolvidos ao longo da trama. Aliás, muitos deles ganham background e podem ter tramas próprias nos próximos volumes da trilogia. Amani é uma personagem que é impossível não gostar - forte, decidida, inteligente, engraçada nos momentos certos, que não aceita seu destino de cabeça baixa, mas tem compaixão e é delicada ...tudo o que eu gosto em uma protagonista feminina. A evolução dela durante o livro é muito legal de acompanhar - da garota que só queria fugir da sua vilazinha esquecida, a garota que se ensinou a atirar, a Blue-Eyed Bandit, à uma verdadeira tempestade, mais confiante e mais certa de seu lugar. Jin também é um personagem extremamente apaixonante, e você fica o livro inteiro querendo saber mais sobre ele, esperando ele se abrir mais com a Amani, torcendo por eles dois (que convenhamos, são uma fofura, o elemento romance aqui foi usado na medida certa e não atrapalhou as tramas principais e o desenvolvimento da história e dos personagens em nada).

A trama é veloz, cheia de reviravoltas e tem poucos momentos mais 'parados', mas aqueles que estão ali trazem momentos importantes de crescimento de personagens, de informações para a história...foi tudo muito bem construído. Fiquei nervosa de verdade pelo grupo de rebeldes no final, principalmente porque a autora não tem nenhum problema em machucar personagens, de modo que não dá pra prever o que vai acontecer em seguida, e com quem, e isso deixa o leitor apreensivo pra continuar. Não consegui largar mais o livro nas últimas 150 páginas. O final foi bem satisfatório, fechando um arco aqui da trama, mas deixando várias coisas para serem resolvidas nos próximos volumes, o suficiente para me fazer querer continuar a história da Amani, do Jin, do Ahmed e companhia o mais rápido possível!

5 estrelas e favoritado