ATITUDE MENTAL POSITIVA

ATITUDE MENTAL POSITIVA Napoleon Hill

Resenhas - ATITUDE MENTAL POSITIVA

TatianaTati 25/11/2018

Não é um livro, é um culto neopentecostal
O formato batidíssimo de livro de autoajuda norte-americano, em que se alterna parte conceitual com histórias de vida, é bem cansativo, mas não é o que mais me frustrou na leitura. De longe, foi a constante relação de alguns dos 17 princípios de sucesso à fé, à devoção a Deus e à Bíblia. Não esperava, afinal isso não é mencionado na sinopse nem na contracapa... o livro é vendido como um sucesso de psicologia aplicada e de negócios.

O livro chega a mencionar extensamente trechos bíblicos e até dogmas cristãos. A coisa mais surreal e inesperada foi ler sobre o poder do sexo, sexo como vício ou virtude, sexo com paixão... ipsis literis: "Se houvesse mais casamentos, e mais cedo, haveria menos problemas com sexo. A missão da vida de procriar é cumprida no casamento; no entanto, case por amor, além de instinto sexual." (pág. 105)

Ou seja, chegou um ponto em que não deu para abstrair a crença e eu me senti vendo um culto da madrugada da TV aberta. Esse livro devia estar ao lado dos títulos de Gary Chapman, Billy Graham ou Joyce Meyer.

Depois da leitura, cheguei a pesquisar um pouco sobre a biografia de Napoleon Hill, pois até então eu só conhecia o que fora mencionado por outros autores. Nem mesmo no artigo da Wikipedia US há menção sobre esse aspecto religioso de Hill.

Enfim, é um livro que pode interessar quem é cristão ou quem não se importa com a vinculação entre sucesso e Bíblia.

Por fim, não recomendo este como primeiro contato com Hill, pois ele menciona frequentemente o "Quem pensa enriquece". Os exemplos de vida constantemente retratam algo como "depois que Fulano estava à beira da desgraça, leu Quem pensa enriquece xis vezes, entrou em ação e mudou de vida". Então, melhor conhecer os princípios daquele antes de ler Atitude Mental Positiva.
Bruhfit 21/04/2020minha estante
Até desanimei agora ?? também não sou fã de livro assim. Obrigado por compartilhar com a gnt, se eu descobrisse isso só após concluir a compra do livro, ficaria bem decepcionada.

@agathanogs 22/04/2020minha estante
ainda bem que li isso há tempo. Obrigada por compartilhar!

TatianaTati 08/05/2020minha estante
Valéria, leia minha resenha novamente. Vou te ajudar e destacar, porque pode ser que você não consiga ler mais de 200 caracteres por conta própria: "é um livro que pode interessar quem é cristão ou quem não se importa com a vinculação entre sucesso e Bíblia."

MarcelleC. 14/05/2020minha estante
É, eu não parei de ler ainda, mas não tô achando dos melhores e essa parte que vc citou TB me incomoda.

Gabriel.Lier 26/05/2020minha estante
Perfeito, esse comentário resume de maneira sucinta e direta o livro. Recomendo fortemente "Mais Esperto que o Diabo", que apesar de ser do mesmo autor, tem ideias absurdamente diferentes.

Biel.ldesouza 16/06/2020minha estante
Acredito que a vinculação a uma fé (por ele descrita de, Deus) faz alusão ao fato de você acreditar e nao desisitir de seu futuro. Como ele fala " insatisfação motivadora".
Recomendo tanto para aqueles que são cristãos como para os que não são.

Maria.Guimaraes 23/07/2020minha estante
Obrigada por esta resenha, me poupou de ter a mesma decepção kkk

Tati 11/01/2021minha estante
O napoleon faz isso em outros livros dele. Confesso que me incomoda um pouco tb, mas acredito que ainda vale a leitura.

Varlei.Cristiano 04/06/2021minha estante
Grande parte desses livros foram escritos em uma época totalmente diferente! O modo que as palavras são colocadas e frases feitas, que para nós é um tanto quanto desagradável, para a época que o livros foi escrito era normal. Alguns livros de Dale Carnegie também contém certos tipos de conteúdo.
Podemos FILTRAR as coisas boas do livro e descartar as partes que não nos interessam, pois esse livros traz vários insight poderosos para colocarmos em prática na nossa vida...

Por exemplo:
"Para cada adversidade, cada derrota, possui uma semente de uma vitória equivalente ou maior se sabermos utilizá-la".

Willian.Santos 29/12/2021minha estante
Concordo plenamente contigo. Eu esperava muito mais, levando em consideração toda a relevância do livro, esperava algo mais técnico. Mas basicamente, é o que você falou, tentando apenas incentivar o pensamento positivo.

Roberto.Ehlert 05/10/2023minha estante
Concordo! O livro vendeu muito pelo nome do autor

laris 30/09/2022

não tenho muito o que comentar sobre a leitura. esse livro não agregou muito a minha vida e achei entediante.

Aline 14/04/2021

Na teoria é ótimo...
Não sei exatamente o motivo, mas esperava mais desse livro.
Achei a abordagem muito genérica!!! Um monte de faça isso, faça aquilo quando imaginei que houvesse mais de "como trabalhar sua mente pra pensar positivo e conseguir o que quer".
Não chega a ser uma leitura desnecessária, embora eu esperava que fosse bem mais necessária.

Aiala.Pimentel 10/04/2021

Necessário
O livro trás alguns ensinamentos úteis para a nossa vida, como a gestão das emoções, criação de metas, persistência na realização dos objetivos, autosugestão, o algo mais, fazer caridade, a importância de lermos livros inspiradores etc Porém as vezes peca por ser muito repetitivo (as vezes me irritava o tanto que o autor repetia AMP em um mesmo parágrafo), tbm relata algumas historias de pessoas de sucesso de uma forma incompleta e muito resumida.
Contudo vale a leitura, recomendo que utilizem marcadores de texto.

D'Avila 14/02/2022

Agir é preciso!
Leitura leve, fluída, de fácil compreensão, com capítulos bem organizados e interligados. O livro não é apenas um amontoado de histórias e conselhos que foram postos a venda a apenas para ganhar dinheiro.

O livro não fala apenas sobre "ver o copo meio cheio", fala sobre pensamentos, atitudes internas e externas, fala sobre ação... Agir é algo que o livro enfatiza bastante.

Constantemente o livro fala sobre fé, bíblia e Deus, para alguns pode ser algo negativo, mas, na minha concepção, foi algo positivo justamente por estar de acordo com a minha crença.

É um livro que recomendo para todos, sem dúvidas!

Lary :) 01/08/2022

Esse livro é muito PERFEITO!!???
Quem quer mudar de vida precisa ler esse livro, ele ajuda muito a pessoa a mudar seus pensamentos e pensar de formas diferentes e tals, as histórias contatadas nesse livro é incríveis, eu particularmente AMEIII!!????
Quem quiser recomendações de livros esse eu recomendo MUITO??
Núbia Cortinhas 01/08/2022minha estante
Adorei a resenha! Parabéns! ?? ?? ??

Marco309 24/08/2021

Legalzinho
O início estava realmente bem sem graça, depois foi começando a ficar bom, mas o final realmente tem um propósito bem legal.

Holmes 16/09/2023

Livro ok
É um livro de autoajuda onde são contadas histórias de sucesso para contextualizar as dicas do autor. Em síntese, o autor defende que, com atitude mental positiva, tudo é possível. O livro é repleto de clichês e, em alguns momentos, cansativo. Mas tem o seu papel para ajudar a melhorarmos a nossa atitude mental.

Vitor Hugo 14/06/2021

A arte de pensar positivo
Provavelmente você já ouviu falar no Napoleon Hill. Ele é o autor mais conhecido quando o assunto é desenvolvimento pessoal. Com livros como “A Lei do Triunfo” e “As 16 Leis do Sucesso”, seu sucesso é mundial. Porém, alguns de seus livros não são tão conhecidos pelas “massas” e ao mesmo tempo, são ótimos livros, é o caso do livro de hoje: “Atitude Mental Positiva”.

O autor já começa o livro, explicando a diferença entre AMP (Atitude Mental Positiva) e AMN (Atitude Mental Negativa), isso vai nortear todo o livro. Você poderia me questionar: “ah, vários autores escrevem sobre o assunto, me explique à preferência pelo Napoleon Hill?” Além de uma escrita didática e objetiva, o livro teve como base, duas décadas de pesquisa e acompanhamento dos homens mais ricos no começo do século passado. O que adiciona ainda mais credibilidade na escrita do autor.

O livro é bem escrito e organizado, gerando aquela conexão entre os capítulos. Começando de uma forma bem teórica e avançando até chegar na parte prática. Os assuntos abordados vão desde utilizar melhor o nosso cérebro, motivação própria e ao próximo, resolução de problemas, reputação e honestidade até chegar no teste prático. No final de cada capítulo, existe o chamado "piloto", um resumo dos pontos abordados dentro do capítulo.

Um livro realista, direto ao ponto, com bons exemplos para fixar melhor o conteúdo abordado e o principal: sem a famosa “receita de bolo”. Diferente de muitos livros atuais de desenvolvimento pessoal que apresentam fórmulas prontas e se caso, você falhar nas tais fórmulas, você é fracassado.

Tirei uma estrela do livro, pois senti uma leve repetição de assunto com livros anteriores do Napoleon Hill. Alguns temas abordados, ficarão repetidos aos que já leram os principais livros do autor. Quer investir em livros de desenvolvimento pessoal? Fica à recomendação dos livros “Napoleônicos”.

site: https://www.instagram.com/1porsemana/

Monique 26/02/2024

Eu acho que esse livro é uma farsa
Diz que foi escrito por Napoleon Hill com coautoria de W. Clement Stone.
Acho que na verdade quem escreveu este livro foi o coautor.
É cansativo e fatigante ficar lendo tantas "histórias de sucesso" embelezadas pelas narrativa inspiradora de sucesso.
Assim que cheguei no exemplo de Newton entendi isso.
Cansa ler tantos exemplos de histórias.
Quando comprei esse livro esperava mais.

Henrique_ 21/02/2019

Repetitivo
Terceiro livro que leio do Napoleon e a sensação que tive foi de "já li esse livro". As ideias praticamente são as mesmas ditas de forma diferente. É certo que há insights e momentos realmente interessantes, mas, no geral, nada novo foi dito. Há muita repetição de ideias, até como estratégia do autor em enfatizar determinados pontos que ele considera fundamentais. A quantidade de casos também é algo que torna a leitura mais arrastada, ainda que sejam casos rápidos. No entanto, para que nunca leu nada de Napoleon e tem curiosidade, recomendo começar por esta. Ah, embora ele cite bastante uma outra obra dele "Quem pensa enriquece", ambas são independentes.

Madeira 04/09/2020

Derivado direto
Derivado direto da obra ? Quem Pensa Enriquece. É como se uma parte da ideia ? de Quem Pensa Enriquece fosse extraída e minuciosamente trabalhada e expandida nessa obra. Não existe fórmula para enriquecer mas princípios comuns que norteiam a vida de todos aqueles que conseguiram. É um bom livro!

Leonardo 05/02/2020

Quem conhece Napoleon Hill não ficará tão surpreso com este livro, os assuntos abordados costumam ser semelhantes na maioria dos livros.
É focado em como sua mente molda sua personalidade e suas atitudes diariamente e como alterar crenças negativas que limitam nossa vida.
Fala nos benefícios que temos ao controlar nossas emoções e sentimentos e não deixar o impulso influenciar em nossas decisões.
É um bom livro, mas, como já li outros do autor, acaba não tendo muita novidade, além disso acredito que "Mais esperto que o diabo", "A lei do triunfo" e "Pense e enriqueça" podem agregar muito mais conhecimento que "Atitude mental positiva", como forma de entretenimento sem a pretensão de obter um grande novo conhecimento é uma leitura válida.

Início: 24-01-2020.
Conclusão: 03-02-2020.

Thais 03/05/2022

Sobre o livro...
Acho que toda leitura de livros de auto ajuda é válida e pra mim atitude mental positiva não seria diferente. São 22 capítulos de 312 páginas, um pouco repetitivo, mas serve pra fixar bem a ideia na sua cabeça. O autor dá vários exemplos de superação ( o que é um pouco batido nos livros de auto ajuda) mas creio que é pra gente pegar como inspiração ou algo assim, o livro tem algumas passagens bíblicas que enfatizou a ideia que o autor quis passar. Enfim a parte que mais me agradou foi do capítulo 15 para o final pq era exatamente o que eue queria saber.

ComeceComLivros 27/05/2021

Bom, mas...leia a descrição!
Gostei. Recomendo, porém não para todo mundo. Pois tem algumas partes em que o autor fala de religião, e há pessoas que preferem livros desse tema baseado cientificamente. O livro é simples, mas tem insights muito bons.