O Princípio 80/20

O Princípio 80/20 Richard Koch

Resenhas - O Princípio 80/20

Elton.Oliveira 27/12/2023

Visão 80/20
O tema não era novidade para mim , eu tive aulas na faculdade sobre o assunto, me interessei pois queria observar o estudo do autor.

O livro fala sobre o desequilíbrio das proporções, um estudioso , conseguiu verificar, que geralmente , 80% do resultado é provocado por apenas 20% do esforço total e com essa premissa , identificada por Pareto , o autor aplicou em praticamente tudo .... De ganhar dinheiro, grau de felicidade, relações pessoais .... Tudo !

Gostei bastante da pesquisa de Koch , nos mostrando que podemos melhorar a eficiência em tudo o que fazemos , observando as relações de desequilíbrios e tentando aperfeiçoar nossos métodos.

Ele mencionou até mercado financeiro, como já tenho bagagem, pude analisar um pouco melhor as suposições, não concordando com suas certezas, mas no geral, ele argumentou muito bem .

É um bom livro , não fluido pois trata-se de pesquisa e demostrações. Recomendo!

dnascif 04/10/2023

O assunto é muito interessante e os argumentos apresentados também, a leitura fica um pouco cansativa pela repetição de alguns exemplos práticos

Fellipe.Henrique 03/10/2022

Fácil de implementar
Já tinha ouvido falar desse livro, gostei da apresentação e explicação por trás do princípio. Caso você leve realmente a sério, pode te ajudar e muito a crescer na vida.

kmilabk 31/12/2020

Então esse livro ilustra o princípio de Pareto das mais diversas formas que você pode imaginar e nos instiga a pensar em muitas coisas! Principalmente porque o autor considera que em determinadas áreas da vida/empresa, etc., a maioria das pessoas inverte essa fração, ou seja, gasta 80% dos esforços para resultar em apenas 20% do desempenho.

Gostei muito do livro porque ele nos mostra como otimizar nosso tempo para que a gente consiga 80% dos resultados gastando apenas 20% do tempo, seja na vida pessoal, nos estudos, no trabalho, em qualquer área da nossa vida.

Tenho tentado colocar em prática na minha vida e tem funcionado em determinadas áreas, mas confesso que nos estudos, ainda estou com muita dificuldade hahaha.

Quem tiver interesse na leitura, recomendo que leia essa versão lançada pela Editora Gutenberg, pois essa nova edição além de estar atualizada, também ganhou uma versão ampliada.

vinicius aquino 16/12/2020

80/20 teoria
80% do seu resultado vem de 20% do seu esforço/ tempo.
Livro apesar de repetitivo e muito interessante, toca em diversos pontos que o faz refletir, especialmente sobre suas amizades, não tenha muitos colegas, tenha poucos amigos.
Teoria Aplicável a vida pessoal, e a vida de business!

Carla.Zuqueti 25/03/2020

Princípio 80/20
Baseado no princípio de Pareto, o consultor de Gestão e Investidor de capital de risco Richard Koch faz uma boa abordagem sobre o princípio 80/20: existe um desequilíbrio inerente entre causas e resultados onde grande maioria tem baixo impacto é pequena minoria tem alto impacto.

??????????????????
80% dos resultados são derivados de 20% das causas.

??????????????????
A partir desse pressuposto, Koch traz diversos exemplos de aplicação desse princípio em diferença áreas da vida, como trabalho e vida pessoal.

??????????????????
A ideia defendida aqui é que você terá uma vida muito mais eficiente, produtiva e satisfatória ao se concentrar nas 20% atividades que trazem lucro, prazer e justificam seu trabalho. E tentar de todas as formas afastar-se de 80% do trabalho que não traz benefícios ou os resultados desejados.

??????????????????
Para isso, é importante ter uma constante análise sobre quais são os 20% realmente relevantes, tanto para seu trabalho quanto na sua vida pessoal e a partir dessa análise dar o enfoque necessário.

??????????????????
É isso serve também para maximizar sua felicidade: multiplicando os momentos que te deixam mais feliz e minimizando os momentos que te deixam triste.

??????????????????
É uma abordagem interessante mas um pouco simplista no meu ponto de vista. O autor praticamente desconsidera fatores que são alheios à nossa vontade mas que nos obrigam a empregar nosso tempo fora das 20% de atividades mais importantes. Dentro da cultura brasileira de trabalho, acho bem difícil essa aplicação, uma vez que a maior parte dos brasileiros não possuem muita autonomia para realizar seu trabalho de forma a obedecer essa regra.

Pontos importantes:

1. O desperdício se desenvolve na complexidade.A maior parte das atividades será inútil.
2. A maior parte do nosso fracasso ocorre em corridas que os outros nos inscrevem.
3. Temperamento não é destino.

??????????????????
Vale a leitura, mas sem levar tudo a ferro e fogo. É importante saber que a cultura organizacional no Brasil é totalmente diferente e nossos valores também. Daí aproveitar a parte onde realmente podemos aplicar.

??????????????

Doug 08/11/2019

Apare as ervas daninhas
É uma análise bem interessante de como pequenos fatores podem culminar em grandes resultados. Sabe quando você sente que há coisas desnecessárias em sua rotina diária, mas você nem percebe a ineficiência delas? O livro te propõe a cultivar o foco e a eficiência para aparar as ervas daninhas no mundo dos negócios, na vida pessoal e profissional.

Leilane 15/11/2018

Abandonei...
Li cerca de 30% do livro, depois pulei para os capítulos específicos, mas ainda assim não conseguir finalizar a leitura. Parece um compilado de informações que querem dizer sempre a mesma coisa. Eu normalmente gosto muito de livros mais densos, mas este não deu pra mim. Não vi muitas aplicações práticas. Passa a maior parte do tempo dizendo porque aplicar o princípio 80/20, mas não é objetivo no "como aplicar". Aliás, creio que metade do livro seja só repetição da informação "20% do que você faz é responsável por 80% dos resultados" - coisa que eu já havia entendido no primeiro parágrafo.
Nathalia MN 17/12/2018minha estante
Ufa... Pensei q fui a única a pensar assim, mas vc descreveu exatamente oq senti. Não gostei, uma leitura cansativa e desprazerosa

bibliostella 27/03/2019minha estante
Eu podia ter escrito isso. Intragável.

Thiago Franci Souza 05/03/2021minha estante
Concordo plenamente com o que você disse! Falam tão bem desse livro, que eu já estava me sentindo mal por achá-lo tão chato e repetitivo. Mas pelo jeito não sou o único...

Luiz Alberto 29/03/2021minha estante
Não li, mas pelo que entendi, basta ler 20% do livro, o restante não se deve dar o trabalho de ler?

Thiago Franci Souza 29/03/2021minha estante
Pensando bem, faz sentido, Luiz. Só 20% é aproveitável, o restante é pra fazer volume no livro.

Leocasillas 20/05/2021minha estante
Concordo.
Não condiz com a expectativa gerada pelas avaliações.

Angel's Roses 13/06/2021minha estante
Você fez o que o próprio título recomenda, só leu o que interessava. kkkkkkkk

Katia 08/02/2022minha estante
Não estou nem na metade e a constatação é exatamente essa. Repetição.

Mario 25/10/2018

Não curti
Não gostei da leitura. Achei os casos muito óbvios.
Achei muito prolixo nesse lance de 80/20...cansou!

cleudson 15/02/2018

Leitura não instigante
Abandonei a leitura deste livro por achar o livro um compilado de palavras e jargoes que se encontram por aí para persuadir pessoas, sem ir a fundo. Dados são inseridos durante a leitura com pouco propósito.

Mr. Jonas 24/11/2017

80/20
Há muito lá fora para se lidar. Emails precisam ser respondidos, a meta da semana precisa ser alcançada, aquela viagem precisa ser programada, aquelas aulas precisam ser assistidas, a academia precisa ser mantida, a família e os amigos precisam de atenção... E em meio a tudo, palavras como produtividade e estresse podem estar sondando sua mente.
Como ter mais liberdade? Mais tempo livre? Você quer se manter produzindo, não? Há quem diga que é tudo uma questão de se organizar. Bem, a organização sem dúvida cumpre um papel importante e uma ou outra técnica de produtividade pode vir bem a calhar. Mas tudo isso trata de eficiência, de rapidez. Se você fazer as coisas mais rápido, será que não irá acrescentar outras à lista? Como proteger o tempo?
Apenas eficiência não basta. De que adianta acelerar os motores e chegar rápido a lugar nenhum? Ou pior, chegar em um lugar que você não quer e ficar atolado por lá? É preciso aliar eficácia à eficiência. Coordenar seus esforços e concentrá-los naquilo que traz resultado. A maioria das coisas que fazemos possuem uma falsa importância. Há pouco que seja realmente relevante; para ser mais preciso, algo em torno de 20%. Vinte por cento responsável por 80% de tudo o que você gostaria de ter...

Mr. Jonas 24/11/2017

80/20

Leila 07/10/2015

Aplicando o Princípio 80/20 nos negócios e na vida
O Princípio 80/20, também conhecido como Princípio de Pareto, é muito utilizado no mundo dos negócios. Se você pesquisar na Internet vai encontrar vários artigos sobre ele. O livro nos ensina como pensar 80/20 e como colocar em prática.

Após a introdução, a primeira parte do livro aborda o sucesso profissional e empresarial. Os ensinamentos se aplicam tanto para grandes empresas como para pequenos negócios. O autor também dá dicas de sucesso para as pessoas que querem continuar sendo empregados. Você não precisa ser dono do seu próprio negócio para ter sucesso profissional e financeiro, você pode ser um excelente funcionário.

O que concluí com a leitura dessa parte é que devemos descobrir quais os produtos ou atividades que geram a maior parte dos lucros e focar nelas, reduzindo ou eliminando aquelas que geram pouco lucro. Também devemos nos dedicar mais àquilo que fazemos bem e deixar o que não fazemos tão bem para os outros. Não entendo quase nada de negócios, mas, a impressão que tive é que a maioria das empresas está fazendo isso errado.

A segunda parte do livro, destina-se a aplicar o Princípio 80/20 no nosso dia a dia para melhorar a nossa vida. Essa parte é bem mais fácil de compreender, então, se você preferir, pode pular direto para a leitura destes capítulos.

Os capítulos seguintes falam muito sobre a busca da felicidade. Nem sempre ganhar mais dinheiro é sinônimo de ser mais feliz. Devemos tomar cuidado para não transformar o dinheiro em uma fonte de infelicidade. O livro nos ajuda a ser pessoas mais felizes. Por incrível que pareça, a principal mudança deve acontecer em nosso interior, na forma de pensar e agir.

No final do livro o autor dedica um capítulo para expor algumas das críticas que recebeu de leitores sobre a aplicação do princípio 80/20 nos negócios e na vida, e responde cada uma delas.

Indico a leitura para todos que buscam aumentar seu sucesso profissional, financeiro e melhorar sua vida pessoal. Anotei várias coisas interessantes para começar a pensar e mudar na minha vida. Mesmo que você não coloque em prática tudo o que o autor sugere, certamente, você vai encontrar alguns conselhos bem úteis!

Resenha publicada no blog Meus Livros e Sonhos

site: www.meuslivrosesonhos.blogspot.com.br