O Futuro da Mente

O Futuro da Mente Michio Kaku

Resenhas - O Futuro da Mente

Juma 12/07/2021

O livro é compiladão de pesquisas de novas tecnologias relacionadas ao cérebro humano, também não são revisões sistemáticas e nem aprofunda tanto nas explicações, mas é bem legal saber sobre o tanto de estudos relacionados ao tema.
Adroaldo Rossetti, Jr 12/10/2022minha estante
Acho que para leigos que desejem saber a quantas vai a evolução das pesquisas em neurociências, este é um excelente livro. Mostra uma visão ampla do que se tem de mais moderno na área, embora algumas coisas ainda estejam no campo experimental. Achei interessante ver a opinião de um físico sobre as neurociências. E como um pesquisador de teorias inovadoras, um visionário, ele tomou cuidado de entrevistar pesquisadores/neurocientistas também visionários, autoridades em seus campos e pesquisa. Uma boa leitura. Recomendo.

Carla.Zuqueti 09/03/2021

Interessante
Michio Kaku é um dos mais populares físicos atualmente.

Em ?O futuro da mente?, o autor fala sobre o funcionamento da nossa mente, como funciona nosso subconsciente e sobre como a tecnologia pode ajudar em diversos aspectos na expansão da consciência humana.

Mostra muito dos avanços tecnológicos que visam tratar transtornos mentais, sobre robótica, como será nossa coexistência com robôs, nanorobos, e outras possibilidades para o futuro não tão distante.

É um livro bem interessante, muito complexo e que exige também um pouco de criatividade na leitura.

Novos temas, novas ideias.

Saulo.Tarso 07/07/2020

Vale muito a leitura
Neste livro o físico Michio Kaku comenta sobre todos os aspectos evolutivos que nos levaram ao desenvolvimento de nossa consciência. Relata ainda os avanços sendo feitos no entendimento do funcionamento do cérebro e da mente. Tenta ainda, da maneira mais realista possível adiantar acontecimentos e consequências futuras desses avanços. Muito interessante para quem se interessa pelo assunto.

Vinicius 05/12/2018

SEN-SA-CI-O-NAL
Esse é um daqueles livros que você ler e fica impressionado com o tanto de informação que apenas 384 páginas podem trazer. O Dr. Kaku vai adentrar neste livro desde assuntos básicos de como funciona o cérebro em seu nível anatômico até assuntos muito mais complexos como Inteligência Artificial e Inteligência Alienígena. É um livro que adentra entre os campos da biologia e física, além de adentrar também em campos sociólogos e filosóficos devido a complexidade que é mente humana. Esse livro é uma verdadeira joia para quem quer entender sobre como a mente funciona e o futuro daqui a um ou dois séculos. Uma das minha melhores leituras de 2018.

Douglas.Porto 08/07/2016

Um manual do cérebro
Bem, na minha opinião de leigo: Este livro é excelente! De certa forma nos dá um panorama geral do funcionamento da mente, assim como as possibilidades tecnológicas já existentes no presente (muitas das quais eu - leigo - nem considerava possíveis) e também as futuras.

Apenas "divagando" um pouco: Ao juntar as informações que obtive lendo "O Poder do Hábito", com as informações de "O Futuro da Mente", sinto que consegui até mesmo ter mais empatia. Compreendo um pouco melhor o processo de tomada de decisão e suas razões. De alguma forma isto tem facilitado lidar comigo mesmo e com os outros.

Recomendo fortemente a leitura!

Leandro Matos 24/09/2015

Ciência | O Futuro da Física e da Mente no Hiperespaço de Michio Kaku
***

O FUTURO DA MENTE

O Futuro da Mente foi simplesmente, o mais dinâmico e interessante livro de cunho cientifico que li esse ano, até então. De rápido e fácil entendimento, Michio narra de forma absurdamente envolvente um panorama otimista sobre o futuro da mente, onde invenções e descobertas relacionadas ao estudo e compreensão do cérebro, farão do hoje, um passado mais que distante.

Didático e bastante elucidativo, o autor apresenta o cérebro como uma máquina assustadoramente poderosa e auto capaz, onde toda tentativa de sua recriação artificial – a famigerada engenharia reversa – é apenas uma vaga e ainda bem distante utopia.

Na sua crível perspectiva, os sonhos serão filmados, existirá uma internet no cérebro e seremos capazes de se comunicar através do pensamento. Parece exagero? Talvez?! Mas, tenham em mente – com o perdão do trocadilho (de novo) – que a memória de um rato já foi apagada e programada, games já foram criados para serem controlados apenas por pensamentos e um tetraplégico já moveu membros artificiais apenas com a mente, então, William Gibson estava certo, quando disse que “o futuro já chegou”.

A principal e audaciosa aposta de Michio nesse trabalho é discriminar o cérebro sob a ótica de um físico teórico. Pode soar estranho em um primeiro momento, mas o livro se faz como um compêndio de tudo o que há de mais atual e significante relacionado ao cérebro, bem como também os recentes avanços das áreas que se dedicam ao seu estudo e compreensão.

O autor trata da ciência do cérebro, da mente, das suas curiosidades e seus problemas. Os avanços e estudos que mudarão completamente o que entendemos sobre esse órgão que tanto intriga e fascina, estão presentes no livro não para datá-lo, mas para atestar a veracidade e alcance da sua proposta. O objeto de estudo é complexo, já diferente da leitura, que flui fácil, estimulando pensamentos e formando novas compreensões.

São diversos casos, estudos e ilustrações que surgem em meio à leitura que enriquecem o livro com zelo e conteúdo. Há espaço para quase todos os aspectos – sejam eles de aplicações físicas, naturais e até sociais – do cérebro, onde o autor, inteligentemente exemplifica situações usando filmes e séries de TV, para melhor referenciar determinado fato e/ou ação onde envolva alguma faculdade ou capacidade cerebral. Michio cita Star Wars, True Lies, Jornada para Estrelas, …

O livro está divido em três livros, digamos assim. Na primeira parte, ele discorre sobre a consciência e o aspecto geral do cérebro, suas facetas e articulações como máquina que é. Nessa segunda parte, o autor trata das tecnologias que possibilitam ler a mente, acessar memórias e até mesmo filmar o que se forma no cérebro. A terceira parte do livro em si, é a que faz juz ao titulo do livro, trata sobre o futuro da capacidade e alcance do cérebro diante de tantas inovações e descobertas.

A mecânica do livro é simples, mas bastante abrangente. O autor foi pesquisando e entrevistando grandes nomes das áreas envolvidas direta e indiretamente com o cérebro para edificar a edição. Só para citar, a leitura ainda propicia um passeio por assuntos tão dispersos entre si, que só aumentam ainda mais a curiosidade do leitor já literalmente estimulado. Da telecinesia a inteligência artificial, Kaku buscou apresentar aspectos e aplicações reais dessas citadas áreas dentro de um contexto físico/neural! Confuso? De forma alguma.

Diferente do que foi anunciado e televisionado durante a Copa do Mundo de 2015, Michio deu a devida e merecida atenção ao feito do cientista brasileiro Miguel Nicolelis, dedicando algumas páginas do título para explicar e contextualizar, o quanto aquele singelo chute – que mais pareceu um frame quando foi exibido – era importante para o meio cientifico.

Isso sem falar nas várias menções a grandes nomes da ciência contemporânea no qual tive o prazer de conhecer (entenda ler) seus trabalhos como Eric Kandel e seu Nobel sobre estudos relacionados à memória; V.S. Ramachandran e seus experimentos vanguardistas com pacientes que apresentaram membros fantasmas; Ray Kurzweil e sua famosa previsão sobre a singularidade e a já citada engenharia reversa; David Eagleman e a (in)cognição do cérebro e claro, tantos outros cientistas e pesquisadores que embasam o argumento do livro.

Independentemente por qual livro você inicie sua leitura, tenha em mente que Michio Kaku é um hábil narrador, que nos conduz por trilhas inexploradas do conhecimento, que sua prosa estimula e respeita a inteligência do leitor. Seja na física do cotidiano, nas possíveis (e não improváveis) dimensões ou no futuro, a certeza será a mesma: o ganho de conhecimento e a viagem literária estão garantidos.

Leia o post completo sobre os três livros de Michio Kaku, no link abaixo:

site: http://nerdpride.com.br/michio-kaku/
SylviaReginaPellegrino 21/11/2015minha estante
Gostei bastante de sua resenha. A mente sempre foi uma interrogação para mim. Gosto de tudo que diz respeito a ela, desde estudos científicos a ficção. Inclusive escrevi Mente Humana visando abordar um aspecto dessa grande caixa preta do organismo humano.

Elias Vitor 14/09/2015

A mente do ponto de vista da Física
As ciências biológicas e humanas com frequência utilizam analogias da Física para explicar alguns de seus fenômenos, e em alguns casos até mesmo a própria Física entra em jogo para explicar determinados fundamentos dessas outros ciências. Por isso, um livro sobre neurociência escrito por um Físico é bastante relevante. No entanto, é preciso lembrar que se trata de um livro de divulgação científica, e não um livro acadêmico. Ele é voltado para o público geral que deseja se informar sobre novas tecnologias e descobertas sobre o cérebro, para desmistificar algumas noções sem base científica e para entrar em contato com possíveis desenvolvimentos futuros nessa área. Apesar de não ser da área, acredito que não seja um livro aprofundado, e por tanto não traria informações novas para um especialista. Mas para um leitor leigo como eu, sem dúvida ele é interessante.

Luverci Nascimento 12/09/2015

Fantástico
Michio Kaku nos leva a uma viagem única aos segredos da mente, do que é capaz usando uma linguagem científica intrigante juntando pesquisa de ponto com teorias científicas recentes para tentar explicar o nossa mente e como ele será no futuro .