O Mundo de Anne Frank

O Mundo de Anne Frank Anne Frank

Resenhas - O Mundo de Anne Frank

ReaderInTheDark.7 12/04/2024

"O Mundo de Anne Frank", de Janny van der Molen. Que pena ?
LIVRO ?: O Mundo de Anne Frank - Lá Fora, a Guerra
AUTOR(A) ?: Janny van der Molen
FAIXA ETÁRIA ?: +10
GATILHOS ?: Maus Tratos e Abuso (mas tudo isso de uma forma bem leve mesmo!)
NOTA ?: ????

O livro é uma adaptação do famoso "Diário de Anne Frank" para o público infanto-juvenil, que contava sobre a vida desta menina que, junto com sua família e seus amigos, perdeu o seu direito de liberdade só por conta de sua religião e de suas crenças, durante a Segunda Guerra Mundial, precisando se esconder do próprio mundo.
Para começar, eu adorei a escrita dessa autora! Afinal, foi graças a ela que fui apresentado sobre toda a verdade de Anne Frank. O jeito fluído de contar a história realmente é surpreendente (tanto que essa é uma leitura coletiva da minha sala, e todos adoraram a fluidez da história!) Sem falar que o livro é finíssimo, então isso ajuda bastante!
Outra coisa que amei foi a autora ter adicionado fatos sobre como era a vida da família Frank antes da Guerra. Tanto que o livro não é dividido em capítulos, mas sim em... fatos marcantes. Por exemplo, "Brincadeiras", "Diário", "Traição" etc, o que nos deixa instigados para querer continuar a ler. E as ilustrações desse livro são muito boas!
Mas como nem tudo é um mar de flores, acho que o único problema foi que esperava um pouco mais de emoção na escrita. Claro, a autora sabe contar a história de uma maneira fluída. Entretanto, esperava um pouco mais de sensações de desamparo, sofrimento, etc (kkkkkkkk, parece que eu sou louco falando assim). Sentir a dor que Anne e sua família sofreram na nossa pele. E eu acho que essa minha expectativa de querer sentir emoções acabou interferindo um pouco a nota.
Portanto, ainda assim reconheço que essa é uma versão adaptada, então continua sendo um livro muito bom! Para professores trabalharem em escolas, para o público infanto-juvenil ler (principalmente pessoas de 13 anos como eu), pessoas interessadas em história... esse livro é bem legal. Recomendo para leitores iniciantes que querem começar a ler clássicos!!!

? P.S.: Agora fiquei com muita vontade de ler o livro original! Quero ler as palavras de Anne Frank, e ler sobre tudo o que aconteceu do ponto de vista dela.

Alice126 11/03/2024

????
ESSE SIM É UM ARRASO MEUS AMORES!!!! As ilustrações são incríveis, li tudo em 1 dia, é uma maravilha ????

JessChandler 07/03/2024

Triste como na primeira vez
É sempre triste ler mais um livro sobre a Anne, ver quanto ela era inteligente e teve (não só ela, como os demais no anexo) seu futuro roubado.

Dani 31/12/2023

Anne era uma adolescente como qualquer outra
Eu fico imaginando a tensão que era no Anexo... Ter que passar dias com pessoas que você não estava acostumada, querer tirar um tempo pra se dedicar a sua escrita e ser tratada com desrespeito. Eu entendo perfeitamente a Anne e tenho um apego por sua história que teve um final infeliz.

Maria17733 19/12/2023

?Anne queria pensar em coisas bonitas. No castanheiro atrás do Anexo. Na torta de morango da mamãe. No papai contando uma linda história. Mas ela não conseguia mais. Não sentia mais fome, tristeza ou solidão. Ela foi dormir, um sono muito, muito profundo. Com Margot.?

Ariane357 17/12/2023

É interessante e explicativo. Nos faz entender mais sobre tudo que passaram nas mãos do nazistas, o sofrimento causado pelo regime totalitário... É incrível

Leitora 07/12/2023

Nu e cru
Sempre me interessei sobre a 2° guerra mundial, depois de ler o diário de Anne Frank comecei a ler vários livros sobre nazismo, mas eu sempre releio o diário dela por ser meu primeiro livro sobre, quando achei esse livro fiquei muito interessada principalmente por ele ser pequeno, pelo jeito que o livro é escrito ele passa bem rápido, ele é interessante porque conta antes da guerra e no período dos holocaustos, esse livro foi mais sensível pra mim pois me deu uma real esperança que ela sairia dela, mesmo sabendo que não, no final é a mesma história contada de formas diferentes, recomendo para pre adolescente, o diário original e esse os dois são incríveis e vale muito a pena ler esse

Aris 03/12/2023

Coragem. Força
Anne lutou cada segundo, é interessante ver sua vida por outra perspectiva além do diário. O livro nos mostra como era durante a guerra, as proibições que os judeus tinham e a vida que levavam, como foi a vida de Anne durante isso e o tempo em que passou no esconderijo.
É um livro triste e mais triste ainda por ser real

vivovini 20/11/2023

Anne
Amo a história de anne e foi maravilhoso ler outro livro sobre ela.
impossível não chorar também.
ver como ela lutou até o último segundo por outra perspectiva agora também foi muito importante.

Maria16562 11/11/2023

Livro muito bom, fala um pouco sopre Anne e suas vivências, e tudo que ela passou. Gostei bastante, super indico.

luhfheinz 22/10/2023

Ótimo
Li em poucas horas, sem nem ver o tempo passar. Tem 2 anos que li o diário de Anne Frank, e confesso que ultimamente tive vontade de ler ele novamente, foi quando descobri esse livro e quis muuuito ler!
Superou minhas expectativas. Esse livro transporta a gente para 1940, de modo que podemos saber mais da vida da Anne além do diário. Obviamente o livro não tem tudo o que ela escreveu no diário, porém o fato de mostrar sobre sua vida antes da guerra e em campos de concentração, é simplesmente incrível. Esse livro deveria ser leitura obrigatória em todas as escolas!
É inimaginável a angústia que a família Frank, uma família comum, sentiu quando se viu naquela situação de guerra e morando num esconderijo.