Peter Pan Tem Que Morrer

Peter Pan Tem Que Morrer John Verdon

Resenhas - Peter Pan Tem Que Morrer

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

@ysalemos 24/07/2015

Do conto de fadas ao mundo real
Em Peter Pan Tem Que Morrer conhecemos (pra quem começou a série por ele) ou revemos (pra quem já leu os outros livros da série) Dave Gurney :

Figurão detetive de homicídios da cidade grande. Investigações bem sucedidas […]. O sujeito que virou pelo avesso o caso do Bom Pastor e deixou todos os idiotas totalmente sem graça. (Pág.22)

Nesse livro, Dave encontra-se aposentado, com uma vida relativamente tranquila ao lado de sua esposa, Madeleine. O que traz o detetive experiente a ativa é um pedido de Jack Hardwick, velho ‘amigo’ de Dave. Um caso, que aparentemente já foi resolvido, apresenta furos na investigação e tudo leva Jack a crer que o “culpada” do caso, que está presa, é na verdade inocente.

A investigação em questão é o caso Spalter, onde Katherine Spalter é acusada,e até então culpada, pela morte de seu marido, Carl Spalter. Ele foi morto durante o enterro da mãe, atingido por uma bala de fuzil de alta potência e calibre baixo. Assim que foi baleado e caiu, as pessoas achavam que ele estava passando mal ou que havia tropeçado, só depois então foi observado o sangue escorrendo por sua cabeça. Assim que foi atingido Carl ficou paraplégico, chegando a morrer algum tempo depois.

Até então a acusação parece obvia : Katy estava traindo Carl, e contratou alguém para matar o marido com medo de que ele descobrisse. Além do fato de que seu bens iriam todos para Katy, após sua morte. Porém, com uma pesquisa mais aprofundada do caso, Jack descobriu vários furos na investigação, chegando mesmo a dizer uma das frases mais celebres do livro:

Dave,meu garoto, não precisa me convencer de que a teoria é uma bosta. Eu sei que é. Tem mais furos do que o braço de um viciado em heroína. (Pág.46)

Dave e Jack começam a investigar em cima do caso que, segundo a polícia e o mundo, já teve solução. Logo de cara, várias teorias e suspeitos aparecem. Dentre eles Jonah,seu irmão e Alyssa, sua filha. Vários outros crimes são descobertos, e parecem estar todos ligados a morte de Carl. E ao menos dois deles parecem deixar uma mensagem (da forma mais bizarra possível):

“Sem ver, sem ouvir, sem falar. Não ver o mal, não ouvir o mal, não falar o mal.”(Pág.208)

Para quem seria a mensagem e o que queria dizer com ela?

No decorrer da narrativa, mais um suspeito é descoberto e aí que o título do livro começa a fazer mais sentido para o leitor. Um ser de 1,50 (mais ou menos), apelidado de Peter Pan acaba se tornando o maior pesadelo de Dave. Tudo a respeito do suspeito é incerto : não sabem de onde veio, não sabem seu verdadeiro nome, muito menos sabem se é realmente um homem, ou se é uma mulher. A busca por ele trás uma trama intensa, que deixo o leitor maluco pra terminar o livro e saber como a história irá terminar.

E depois de tudo isso, o que posso dizer é que o final não é nada menos que fantástico! Uma das coisas que me da raiva, mas ao mesmo tempo faz com romances policiais sejam o meu gênero favorito, é que o autor está o tempo todo jogando na cara do leitor as provas do que realmente aconteceu e quando o livro acaba o detetive conta toda a verdade, você fica tipo “ESTAVA NA MINHA CARA O TEMPO TODO!”

Uma das coisas que eu amei nesse livro também foram as referencias ao meu querido e amado Sherlock Holmes. Em vários momentos em que Dave usa da dedução para chegar as suas conclusões, Jack o chama de Sherlock, como uma forma de ‘tirar onda’ com método usado pelo amigo.

– Não pretendo perder tempo nenhum.

– Como quiser, Sherlock. (Pág.71)

O livro é realmente muito bom e agora eu estou maluca para ler os três primeiros. Eu não comprei o livro físico, mesmo querendo muito. Li ele em ebook (mesmo odiando haha), mas pretendo comprar o livro mesmo logo logo (Também estou aceitando de presente hahaha).

site: https://heyysa.wordpress.com/2015/07/24/resenha-peter-pan-tem-que-morrer-do-john-verdon/
Hester1 14/02/2016minha estante
Gostei da sua resenha. Acabei de ler o terceito livro "Nao brinque com fogo" e acho que já vou engatar este. Gosto muito deste autor. O genero policial é meu favorito, e os deste autor sao demais. Eu nunca consigo imaginar os verdadeiros culpados e imaginar os finais. Sao estórias muito bem elaboradas. O único senao para mim, sao as palavras vulgares, que eu particularmente detesto, mas vemos cada vez mais nos livros atualmente. Fica até parecendo coisa normal. Mas para mim nao será jamais.

Fabio.Chagas 13/07/2021

Um quebra cabeças inteligente ??
Pra quem não conhece os outros livros do Verdon, este é mais um livro sobre o detetive Dave Gurney. Neste livro Dave se encontra aposentado e curtindo mais sua vida,mas seu velho amigo Jack Hardwick pediu para que ele possa voltar a ativa para investigar um caso que já tinha resolvido,pois o caso aparenta alguns erros e  acaba que tudo indica que a pessoa presa pode ser inocente. Este caso é conhecido como Spalter, onde Katherine Spalter foi acusada, pela morte de seu marido, Carl Spalter. Ele foi morto durante o enterro da mãe, atingido por uma bala de fuzil de alta potência e calibre baixo. Assim que foi baleado as pessoas achavam que ele estava passando mal ou que havia tropeçado, só depois as pessoas viram o sangue escorrendo por sua cabeça. Assim que foi atingido Carl ficou paraplégico, e entrou em óbito algum tempo depois.

Todos os lados foram para Kat,pois ela estava traindo o marido e podia ter contratado alguém para matar ele. E os bens de Carls iriam para Kat após sua morte.  Mas depois de um bom estudo do caso,Jack descobriu que tinha alguma coisa errada ali.

Com isso Dave e Jack começam a investigar novamente o caso,que para muitos já está selecionado. Nessa investigação começaram a surgir novos suspeitos, entre eles Está Jonah,o irmão de kat e Alyssa que é sua filha. E ainda eles descobrem alguns outros crimes que ligam com este caso!

Nesses novos crimes eles descobrem uma mensagem, e acaba ficando a duvida no ar!  Pra quem é essa mensagem? E no decorrer das coisas foi descoberto outro suspeito,essa pessoa é apelidada de Peter Pan, e todas as informações sobre essa pessoa é incerta,não se sabe o gênero,o verdadeiro nome e sua localização. E a busca atrás dessa pessoa,faz o leitor se entreter tanto,que ficamos com vontade de terminar o livro logo.

E como todo livro policial que eu já li,o final é fantástico!!!! E de costume dos gêneros policiais que as pistas estarem na nossa cara,mas como que ficamos tão tensos,nem conseguimos perceber essas pequenas pistas. Uma coisa bem legal do livro é as referências a Sherlock Holmes! Pra quem gosta do gênero policial e pra quem ainda não leu nada do gênero,recomendo que conheçam as obras do John Verdon e este livro de tirar o fôlego.

Lissa 14/12/2022

O Incrivel Dave Gurney
Não sei muito bem o que dizer desse livro.
Ele é bom. A história é muito bem construída, as reviravoltas fazen sentido, mas ainda assim... Falta muitas coisas.
Tudo parece muito raso. A personalidade do Dave, a relação dele com a esposa, com as outras pessoas.... Parece que a história tem um foco específico que é fazer parecer como tudo é muito complicado e como ele é muito incrível e de repente ela lembra que talvez o personagem devesse ter uma motivação e enfia um trauma no meio.
O personagem de Dave parece uma porta. Sem emoções, sem mecanismos, sem nada e isso cria uma dificuldade muito grande, não só de se identificar com ele, mas de torcer por ele. Ele é retratado como esse cara incrível que sempre sabe o que fazer e ta sempre certo mesmo que as sua soluções sejam tão abertas a qualquer intervenção aleatoria, que fica a sensação de que o autor crirou um problema que não sabe como terminar e só enfiou essa solução viajada no meio.
A ideia da história é muito interessante mas podia ser MUITO mais bem desenvolvida.

Brenda 10/05/2021

Um genérico de John Verdon
Para quem conhece os livros de John Verdon não vai se surpreender com este, tem a mesma fórmula, com ingredientes diferentes, não deixa de ser bom, mas vc já sabe o que esperar. Gosto do John pq eu NUNCA consigo desvendar o mistério principal, sempre tenho que esperar o personagem principal explicar ?(bem palhaçada mesmo). O que sempre me faz tirar estrelas e que as histórias dele são muitas voltas, é tudo muito extenso, meio parado. Mas o plot twist, meus amigos, nunca decepciona.

Ayone 28/06/2020

Um crime tão bem elaborado que parecia impossível, um quebra cabeça com peças faltando... Um crime que precisou ser visto de um ângulo totalmente diferente para ser possível ver sua simplicidade, ironia do destino.

O final inesperado foi interessante, acredito que seja uma leitura interessante para a maioria, principalmente, para quem gosta decifrar um mistério.

Zilai.alciele 07/04/2023

Livro incrível ...
Maravilhoso...esse livro é um enigma ,cheio de intrigas, reviravoltas,ótimo para quem ama desvendar mistérios.

Rayssa 04/07/2021

Enigmático & Envolvente
Quebrando um pouco o padrão do restante da saga, Verdon não demora muito a apresentar os fatos do caso e torná-lo envolvente para o leitor. Logo que o caso é apresentado, é possível notar como o julgamento e condenação do caso Spalter foram apressados e incoerentes.

Juntar as peças dos acontecimentos (em especial as visitas ao local onde o assassinato aconteceu) são as partes que mais deixam aquele comichão de curiosidade, tanto em Gurney quanto no leitor.

A compreensão do caso e o desenrolar da história são um dos melhores da saga, embora eu tenha tido a impressão de que Verdon decaiu no quesito aprofundamento dos personagens (em comparação à Não Brinque Com Fogo, livro anterior). Embora tenha falhado com todos os outros personagens, foi sensacional ver mais de Jack Hardwick e de como além de um investigador incrível, também vai além da persona sarcástica e egocêntrica que ele demonstra ser.

O final do livro e resolução do caso é de deixar os cabelos em pé e se torna impossível largar a leitura até ler a conclusão da trama.

-- hev 22/05/2020

ameii
Em Peter Pan tem que morrer conhecemos (para aqueles que começaram a série por ele) ou revemos (para quem já tinha lido os outros livros) Dave Gurney, detetive de homicídios da cidade grande. Nesse livro, Dave se encontra aposentado e vive uma vida relativamente tranquila ao lado de sua esposa Madeleine. O que traz o detetive experiente é um pedido de seu velho "amigo". Um caso, aparentemente resolvido, que apresenta furos na investigação e o que leva seu amigo a acreditar que o "culpado", na verdade, seja inocente. No decorrer da história, eles encontram um suspeito do qual tudo a respeito dele é incerto: suas origens, seu nome, sua idade. Com o decorrer da história, Dave e seu amigo se deparam com homicídios com o intuito de dar o aviso:" Vocês estão indo longe demais". Dave se afunda no caso e nos apresenta uma história de suspense de tirar o fôlego, nos levando a ler até um final surpreendente.

Yas 18/11/2021

A escrita é muito boa e o plot também, porém não me prendeu. Eu fui até o final porque realmente queria entender a trama, mas não por estar ligada ao livro.

Nat 16/11/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
Uma mulher está em julgamento acusada de mandar matar o marido, que não faleceu, mas está em péssimo estado. Um advogado acredita em sua inocência e recorre ao detetive Dave Gurney para ajuda-lo a resolver o caso. A narrativa toda ressaltava a inteligência do assassino (conhecido como Peter Pan devido a sua aparência que não envelhece), no entanto o final foge dessa teoria. Ou seja, o desfecho praticamente desmentiu toda a investigação. Na verdade, Peter Pan se atrapalhou e atirou no mandante, e o restante das mortes foram todas banais. Isso me irritou, senti como se o livro tivesse um desfecho qualquer.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Fabricio268 23/05/2020

Mais do mesmo.
Trama policial bem inferior aos anteriores do autor. Bom e esquecível em pouco tempo.
Marisa 24/05/2020minha estante
Eu também achei Fabrício

ShirleyStortLeite 31/03/2021

O primeiro livro de suspense policial a gente nunca esquece, né?
Sim, pois não me esquecerei tão cedo desse detetive e sue raciocínio lógico e preciso.
Muito bom o livro, com um final incrível. Vale muito a pena ler.

"Na vida não há nada mais importante que o amor. Nada" - Malcolm Claret *pág 398

Acho que esse é o primeiro de muitos...

Lady dai 03/06/2023

Que livro louco!
Meu deus, muito bom.
Dá medo no começo e no fim
Acho que foi o livro mais nostálgico que já li na minha vida.

Fernanda 01/12/2022

Morno
O livro é bem fácil de ler, tem bastante diálogo e flui bem. Teve bastante erro de continuidade e furos que não sei se foram erros na tradução ou do livro mesmo.
É uma história interessante, mas faltou. Acho que o assassino cometeu erros de principiante para um cara que se escondeu por tanto tempo. Faltou um drama, umas mortes importantes.
Meio morno. Não gostei do final, tava melhor antes do desfecho rs.
A nota estava em 4, tinha a faca e o queijo na mão, mas conseguiu cair pra dó.

Andri 24/09/2020

Confesso que demorei para terminar esse livro, pareceu que demorou tempo demais para a história ficar boa, mas o final valeu a pena.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6