The Devil Wears Scrubs

The Devil Wears Scrubs Freida McFadden

Resenhas - The Devil Wears Scrubs

Dominique 22/02/2024

Jane está entre um plantão e outro, pacientes viciados em drogas, sua colega de quarto assustadora e conflitos com sua chefe Dra. Alyssa Morgan (que é o diabo na terra). No meio disso tudo, chega o charmoso cirurgião.

“It’s the very first time I’ve referred to myself as a doctor. It feels so weird. My tongue can’t seem to wrap itself around the words. I almost expect everyone to start snickering at me behind their hands that I just pretended I was really a doctor.”

O começo desse livro é uma merda. Além da gordofobia, tem certos assuntos que são tratados de maneira leviana. Passado isso, o dia a dia no plantão do hospital foi até legal. A Dra. Alyssa (que deve ser o devil do título) é muito implicante com Jane, o que deu uma quebrada nos relatos dos casos.
No mais, odiei o “par romântico” de Jane e não engoli o romance. Esse é um daqueles livros que, se fosse desenvolvido melhor, seria ótimo. Parece um rascunho da Freida.

Semana 08/52 do projeto #52semanasliterarias @52semanasliterarias

Dani 25/11/2015

Resenha: The Devil Wears Scrubs, Freida McFadden
Jane acabou de se formar e está fazendo residência no hospital do município. Ela narra, de forma leve e divertida, como é seu dia a dia tentando, ironicamente, "sobreviver" no hospital. O que não é nada fácil, começando por sua superiora, Dr. Alyssa Morgan, que parece que tudo que Jane faz não é certo, sua colega de quarto psicótica e um Cirurgião Sexy, que está sempre salvando-na quando está em apuros.

The Devil Wears Scrubs foi um livro que abri no Kindle quando estava entediada, não havia nem lido sinopse. Desde o começo, vamos acompanhando a rotina de Jane e todos as confusões que ela se mete por causa da falta de experiência. Apesar de ser divertido e leve, o livro traz algumas reflexões e há um conflito bem imprevisível no final. Foi interessante, além disso, saber como é por dentro dos portões do Hospital, para os médicos. Me surpreendi com o quanto estes profissionais precisam dar duro nos plantões, se submeter à coisas horríveis. Mas há muitas cenas divertidas também, em relação aos pacientes de Jane e situações bizarras que, acredito, os médicos passam por causa deles.

Even in my dreams, I am working.
Até nos meus sonhos, estou trabalhando.

Jane foi uma personagem muito engraçada, ela sempre tem pensamentos muito radicais sobre Alyssa, coisas que ela nunca diria, é óbvio. Alyssa nunca perde uma oportunidade de pegar no pé dela, sempre comparando-na à outra residente e dizendo o quanto ela está errada ou deveria saber de certas coisas. Ás vezes eu ficava meio ????, me perguntando se, de fato, Jane não sabia de nada porque não havia estudado muito, ou se na faculdade de medicina não há o preparo verdadeiro para que os médicos recém-formados enfrentem todo o mundo real. Mas eu torcia muito para que ela fizesse as coisas certo.

"I've been a doctor for a whole week, I haven't killed anyone, and I haven't even cried. Yet."
Eu tenho sido médica por uma semana inteira. Eu não matei ninguém, e eu não chorei. Ainda."

Conhecemos Alyssa pelos olhos de Jane, então é praticamente impossível não odiá-la. Ela é uma vaca com a Jane, mas ás vezes eu pensava que ela só estava sendo dura porque queria que ela aprendesse. De qualquer forma, me surpreendi ao ficar com pena dela no final, quando um acidente acontece.
Há alguns outros personagens de destaque, como o Cirurgião Sexy e Nina, uma colega de Jane. Todos os personagens são bem construídos.

You don't realize how fast you life can turn around.
Você não percebe o quão rápido sua vida pode mudar.

É uma estória narrada de forma leve, com humor, tem romance, traz algumas reflexões e é muito interessante de se acompanhar. O final não foi muito satisfatório, para mim, em relação á um certo conflito, mas foi bom, não me fez querer diminuir nenhuma estrela do livro. Penso, no entanto, que poderia ter continuação, com mais aventuras da protagonista.

Pesquisando, descobri que Freida McFadden, a autora, é médica e tem um blog, A Cartoon Guide to Becoming a Doctor, onde relata suas histórias divertidas envolvendo sua profissão. Acredito, então, que ela tenha se inspirado um pouco em sua vida para compor a estória do livro. Freida é autora de mais dois livros, Baby City e Suicide Med.

site: https://danielabyrinth.blogspot.com.br/2015/07/resenha-devil-wears-scrubs-freida.html