Esplendor

Esplendor Anna Godbersen

Resenhas - Esplendor

Fernanda309 13/04/2020

O que achei de... Esplendor (+ quotes)
EDIÇÃO: Mantenho a opinião dos anteriores. A ideia de iniciar cada capítulo com um extrato de um livro de regras da sociedade ou com notícias de jornal pra introduzir a perspectiva é MUITO interessante, dá um ar de verdade a mais no enredo.
ESCRITA: Anna Godbersen já cimentou seu lugar na lista dos autores que eu quero ler TODOS os livros. A escrita é fluida, com detalhes riquíssimos de uma clara pesquisa prévia, mas sem sobrecarregar o enredo nem nos deixar perdidos. Mais uma vez aplaudo a habilidade da autora de entrelaçar todos os arcos de personagens para convergirem no auge da série de uma forma muito engenhosa, nenhuma ponta solta.
ENREDO: Depois de tudo o que passamos até aqui, eu sinceramente já não tinha certeza de nada. Com tantas reviravoltas, no entanto, eu achava que já não seria mais muito surpreendida, mas felizmente estava errada. Todo o enredo deriva das ações dos nossos cinco protagonistas e como elas afetam vidas além da vida deles próprios, e eu estava muito curiosa para ver como tudo isso ia terminar. Como esse é o único livro da série que não tem enredo circular, eu tava ainda mais intrigada, porque tudo tem aquela impressão de encerramento, e quando tudo se desenrolou, eu estava mais que satisfeita com as escolhas da autora, embora nem todas tenham acabado como eu imaginava.
PERSONAGENS: Nenhum livro existe sem personagens, mas a série The Luxe entra numa categoria especial de enredo que é sustentado completamente pelos protagonistas. E como são 5, seria fácil pensar que é gente demais, mas a autora consegue traçar início, meio e fim no arco particular de cada um. Eu sabia quais finais eu queria, e só acertei um! E foi o da protagonista que eu menos gostava, mas que no final, conquistou meu respeito. Eu amei TODOS os finais, e depois de muita reflexão, vi que a autora construiu os finais desde o início da série. Destaco a relevância das mulheres nesse enredo, sendo 4 dos 5 protagonistas, e da forma como cada uma se determina a conseguir o quer e fazem o que precisa ser feito, mesma numa sociedade tão estreita e opressora quanto a deles, com valores do século XIX.
+: Eu recomendo essa série para absolutamente qualquer pessoa. Personagens complexos e profundos, a pesquisa histórica, a escrita fluida, o enredo surpreendente. Não é um infanto-juvenil típico como eu imaginava, mas mostra muito do comportamento humano, e a riqueza de detalhes só adiciona verossimilhança no enredo intrigante e opulento da estória. Altamente recomendado.

"[..] uma garota, se for esperta, assume o que possui."

[...] a semana nunca tem todas as horas que gostaríamos que tivesse, pois elas sempre passam depressa demais, sem que saibamos o que fizemos com elas."

"[...] Nova York era cercada de água por todos os lados, e só quando uma garota se aventurava a ir até suas fronteiras se dava conta de quão vasto era o mundo para além de seus altos."

Rafaela2277 07/10/2019

final decepcionante, esperava mais.

Luanna @pausaparalivros 05/04/2016

Final mal elaborado
Gostei de toda a serie, mas a forma como teve fim me decepcionou