Tobias

Tobias Francine Porfirio

Resenhas - Tobias

Miss Hale 11/07/2015

Uma viagem profunda e sensível à psique humana
É com especial alegria, e com a devida vênia, que subscrevo minhas impressões sobre o conto Tobias, da talentosa Francine Porfírio.
No velho mundo, dizem que conta um conto, acrescenta um ponto. Mas, cá, por onde gigantes da literatura como a ucraniana Clarice Lispector, naturalizada brasileira, fizeram tremer a terra, me vejo enlaçado nos reticentes pensamentos na boa prosa de Francine Porfírio.
Tobias é um desses presentes que se carrega consigo por um bom pedaço de tempo. Há nuances na escrita fluente de Francine que não se desnudam ao simples toque da primeira leitura. É necessário tê-los nas boas horas em que nos apresentamos mais perceptivos às metafóricas belezas que nos são legadas por seu indiscutível talento.
E, tal qual a protagonista anônima de Tobias, devo me render às reflexões ali orquestradas. A pena manante e engenhosa de Francine Porfírio não resvala nas bordas da mesmice e nos usuais enganos de alguns escritores. É uma aula de como escrever fluída e consistentemente.
Não é apenas um conto para se ler. É um conto para se guardar e fazer fonte de consulta quando, eventualmente, a página em branco se mostra tão soberba sobre nossos apertados talentos.
Penso que o predicado que melhor ilustra as minhas sensações depois da leitura de Tobias de Francine Porfírio seja INSPIRADOR.
Oxalá estejamos nós, a quem compete ler joias dessa dimensão, à altura da magnitude intelectual e da grandeza moral de nossa colega para que possamos nos dedicar com carinho ao belo legado que ela nos transmite à partir de sua aprofundada narrativa.
Recomendo a leitura de Tobias a todos que amam um enredo carregado de tensões e conflitos psicológicos e, particularmente, anseio por mais da prosa fantástica de Francine Porfírio que acabou de entrar para o rol de minhas escritoras brasileiras preferidas.
M.R.Terci

site: http://www.bairrodacripta.com/

Mari 11/07/2015

Sem palavras para tanto talento
Como em apenas 5 páginas uma autora consegue escreve algo que ficamos um tempo pensando e avaliado a história, esse é um talento para poucos.
Conhecemos aqui uma metáfora, que é tão atual mas se encaixaria no passado de muitos.
Aqui encontramos breve história de um ser que não tem nome, que está vendo Tobias, aquele que é popular, que é aceito por todos, não temos a visão dele sobre nada, nem uma falar, mas percebemos como ele é... enquanto isso "sem nome" fica observando, de longe..No fim queria ser como Tobias talvez, só para ser aceita, mas decidi que prefere ser ela mesmo sem mascaras, sem encenações.
Parabéns a autora por essa obra.. mas um talento nacional :D

Francine 09/07/2015minha estante
Olá, Bruna! Obrigada por ter lido o conto. Você não foi a primeira e, certamente, não será a última com essa dúvida (rs). Mas será que a resposta é realmente tão importante? Algumas vezes, infelizmente, as pessoas anulam tanto a si mesmas diante das outras que acabam por viver através dos outros. Se essa mensagem alcançou você, ainda que nunca tenha resposta à sua pergunta, ficarei feliz. Mais uma vez, obrigada pela sua leitura, flor!

Natália 06/07/2015

Surpreendente
"Surpreendente" é uma definição que não sai mais do meu vocabulário desde que comecei a descobrir excelentes histórias de incríveis autores. Com Tobias não poderia ser diferente.
A familiaridade com as palavras da protagonista é tanta que eu me via andando pela escola, erguendo o queixo enquanto passava por grupos de pessoas excessivamente tagarelas e felizes e admirando ele, Tobias, que não teria nada de especial a não ser o fato de existir; para ela, ter Tobias no mundo era a única existência válida de atenção.
Um mergulhar profundo na mente humana, nas limitações emocionais e na auto-anulação que nos apaga de nós mesmos e nos transforma em outro.
Complexo e simples é como o ser humano pode ser definido, uma eterna contradição que ao longo da narrativa fica evidente em sua profundidade, ainda que palavras em voz alta sejam completamente desnecessárias àquela altura, àquela em que não nos resta mais nada, apenas o que de fato existe - e esse não é você.
Eu não poderia estar mais surpresa e reflexiva com esse conto. Realmente, deu-me muito o que pensar, pois, indiretamente todos temos um Tobias em nossas vidas... Ou será que nosso próprio "Tobias" já não tomou conta dela?
Francine 09/07/2015minha estante
De todas as avaliações que recebi até o momento, Natália, a sua é a que melhor expressa TOBIAS. Sinto-me honrada por ter um texto de minha autoria interpretado com tamanha riqueza. Obrigada pela leitura sensível e atenta! A partir das suas palavras, posso assumir que meu objetivo foi cumprido (rs).

Tais Cortez 29/06/2015

INCRIVEL!
Que eu sou fã da escrita da Fran, ela já esta cansada de saber rss

Por isso, quando descobri (há alguns minutos) que ela havia publicado um conto, não tive duvida de que precisava lê-lo!

E admito que ele se revelou ainda melhor do que eu esperava!!!

Fran, você PRECISA escrever um livro. Serio, vc escreve bem demais, de um jeito único capaz de prender qualquer leitor do começo ao fim.

Eu adoreiiiiii o conto e, ao final, queria mais...muito mais!

ESCREVA UM LIVRO PRA JÁ!!!! rsss

Parabéns!!!!
Francine 30/06/2015minha estante
Muito obrigada, Tais! Fico feliz em saber que meu conto agradou uma autora tão talentosa quanto você. Suas palavras me animam e desejo, de coração, que meu livro (quando publicado) atenda suas altas expectativas (rs). Abraço!

Tais Cortez 08/07/2015minha estante
Tenho certeza de que ele atenderá sim, Fran!!! :) Bjssss

SAMUEL 26/06/2015

Um retrato sensível da mente de um adolescente
Ótima narrativa, a autora mostra grande habilidade em assumir a voz de um adolescente, é melancólico, até um pouco angustiante. O protagonista vai ser revelando aos poucos, coisa que adoro, e o desfecho é um pouco sombrio, coisa que adoro ainda mais. Um conto curto e gostoso de ler, ainda que ligeiramente tenso. A escrita é impecável, com cada palavra cuidadosamente escolhida. Super recomendo.
Francine 30/06/2015minha estante
Samuel, receber seu feedback é especial para mim, pois o tenho como um dos mais criativos autores nacionais contemporâneos. Obrigada pelo apoio e por ler o conto. Saber que Tobias recebeu sua aprovação é algo do qual posso me orgulhar (rs). Abraço!