Tobias

Tobias Francine Porfirio

Resenhas - Tobias

Natália 06/07/2015

Surpreendente
"Surpreendente" é uma definição que não sai mais do meu vocabulário desde que comecei a descobrir excelentes histórias de incríveis autores. Com Tobias não poderia ser diferente.
A familiaridade com as palavras da protagonista é tanta que eu me via andando pela escola, erguendo o queixo enquanto passava por grupos de pessoas excessivamente tagarelas e felizes e admirando ele, Tobias, que não teria nada de especial a não ser o fato de existir; para ela, ter Tobias no mundo era a única existência válida de atenção.
Um mergulhar profundo na mente humana, nas limitações emocionais e na auto-anulação que nos apaga de nós mesmos e nos transforma em outro.
Complexo e simples é como o ser humano pode ser definido, uma eterna contradição que ao longo da narrativa fica evidente em sua profundidade, ainda que palavras em voz alta sejam completamente desnecessárias àquela altura, àquela em que não nos resta mais nada, apenas o que de fato existe - e esse não é você.
Eu não poderia estar mais surpresa e reflexiva com esse conto. Realmente, deu-me muito o que pensar, pois, indiretamente todos temos um Tobias em nossas vidas... Ou será que nosso próprio "Tobias" já não tomou conta dela?
Francine 09/07/2015minha estante
De todas as avaliações que recebi até o momento, Natália, a sua é a que melhor expressa TOBIAS. Sinto-me honrada por ter um texto de minha autoria interpretado com tamanha riqueza. Obrigada pela leitura sensível e atenta! A partir das suas palavras, posso assumir que meu objetivo foi cumprido (rs).

Tais Cortez 29/06/2015

INCRIVEL!
Que eu sou fã da escrita da Fran, ela já esta cansada de saber rss

Por isso, quando descobri (há alguns minutos) que ela havia publicado um conto, não tive duvida de que precisava lê-lo!

E admito que ele se revelou ainda melhor do que eu esperava!!!

Fran, você PRECISA escrever um livro. Serio, vc escreve bem demais, de um jeito único capaz de prender qualquer leitor do começo ao fim.

Eu adoreiiiiii o conto e, ao final, queria mais...muito mais!

ESCREVA UM LIVRO PRA JÁ!!!! rsss

Parabéns!!!!
Francine 30/06/2015minha estante
Muito obrigada, Tais! Fico feliz em saber que meu conto agradou uma autora tão talentosa quanto você. Suas palavras me animam e desejo, de coração, que meu livro (quando publicado) atenda suas altas expectativas (rs). Abraço!

Tais Cortez 08/07/2015minha estante
Tenho certeza de que ele atenderá sim, Fran!!! :) Bjssss

SAMUEL 26/06/2015

Um retrato sensível da mente de um adolescente
Ótima narrativa, a autora mostra grande habilidade em assumir a voz de um adolescente, é melancólico, até um pouco angustiante. O protagonista vai ser revelando aos poucos, coisa que adoro, e o desfecho é um pouco sombrio, coisa que adoro ainda mais. Um conto curto e gostoso de ler, ainda que ligeiramente tenso. A escrita é impecável, com cada palavra cuidadosamente escolhida. Super recomendo.
Francine 30/06/2015minha estante
Samuel, receber seu feedback é especial para mim, pois o tenho como um dos mais criativos autores nacionais contemporâneos. Obrigada pelo apoio e por ler o conto. Saber que Tobias recebeu sua aprovação é algo do qual posso me orgulhar (rs). Abraço!

Mari 11/07/2015

Sem palavras para tanto talento
Como em apenas 5 páginas uma autora consegue escreve algo que ficamos um tempo pensando e avaliado a história, esse é um talento para poucos.
Conhecemos aqui uma metáfora, que é tão atual mas se encaixaria no passado de muitos.
Aqui encontramos breve história de um ser que não tem nome, que está vendo Tobias, aquele que é popular, que é aceito por todos, não temos a visão dele sobre nada, nem uma falar, mas percebemos como ele é... enquanto isso "sem nome" fica observando, de longe..No fim queria ser como Tobias talvez, só para ser aceita, mas decidi que prefere ser ela mesmo sem mascaras, sem encenações.
Parabéns a autora por essa obra.. mas um talento nacional :D

Francine 09/07/2015minha estante
Olá, Bruna! Obrigada por ter lido o conto. Você não foi a primeira e, certamente, não será a última com essa dúvida (rs). Mas será que a resposta é realmente tão importante? Algumas vezes, infelizmente, as pessoas anulam tanto a si mesmas diante das outras que acabam por viver através dos outros. Se essa mensagem alcançou você, ainda que nunca tenha resposta à sua pergunta, ficarei feliz. Mais uma vez, obrigada pela sua leitura, flor!

Miss Hale 11/07/2015

Uma viagem profunda e sensível à psique humana
É com especial alegria, e com a devida vênia, que subscrevo minhas impressões sobre o conto Tobias, da talentosa Francine Porfírio.
No velho mundo, dizem que conta um conto, acrescenta um ponto. Mas, cá, por onde gigantes da literatura como a ucraniana Clarice Lispector, naturalizada brasileira, fizeram tremer a terra, me vejo enlaçado nos reticentes pensamentos na boa prosa de Francine Porfírio.
Tobias é um desses presentes que se carrega consigo por um bom pedaço de tempo. Há nuances na escrita fluente de Francine que não se desnudam ao simples toque da primeira leitura. É necessário tê-los nas boas horas em que nos apresentamos mais perceptivos às metafóricas belezas que nos são legadas por seu indiscutível talento.
E, tal qual a protagonista anônima de Tobias, devo me render às reflexões ali orquestradas. A pena manante e engenhosa de Francine Porfírio não resvala nas bordas da mesmice e nos usuais enganos de alguns escritores. É uma aula de como escrever fluída e consistentemente.
Não é apenas um conto para se ler. É um conto para se guardar e fazer fonte de consulta quando, eventualmente, a página em branco se mostra tão soberba sobre nossos apertados talentos.
Penso que o predicado que melhor ilustra as minhas sensações depois da leitura de Tobias de Francine Porfírio seja INSPIRADOR.
Oxalá estejamos nós, a quem compete ler joias dessa dimensão, à altura da magnitude intelectual e da grandeza moral de nossa colega para que possamos nos dedicar com carinho ao belo legado que ela nos transmite à partir de sua aprofundada narrativa.
Recomendo a leitura de Tobias a todos que amam um enredo carregado de tensões e conflitos psicológicos e, particularmente, anseio por mais da prosa fantástica de Francine Porfírio que acabou de entrar para o rol de minhas escritoras brasileiras preferidas.
M.R.Terci

site: http://www.bairrodacripta.com/

Bru - @umoceanodehistorias_ 05/06/2016

Em Tobias somos apresentados ao misto de amor e ódio que a narradora e estudante sente por Tobias. Ele é um rapaz que possui tudo o que ela mais sonhou na vida. Ao passo que ele possui tudo, ela rasteja em uma sarjeta implorando por um pouco de atenção.

Não conhecemos o nome da narradora tampouco sua vida, apenas o que sabemos é que ela vive através de Tobias. Vive à margem dele e é como se sugasse a vida dele para torna-la sua. Claro que isso só a destrói cada vez mais.

Assim como a maioria dos contos, Tobias é uma leitura rápida e fluída que me fez refletir bastante sobre o que a autora gostaria de passar para o leitor. Francine nos faz refletir sobre a quantidade de pessoas que vivem à margem de outros, a forma como, pouco a pouco, se destroem e nunca conseguem chegar a lugar nenhum.

Quando conclui a leitura daquele final que me deixou embasbacada, soube que precisaria falar para o mundo ler esse conto, pois, ele é extremamente reflexivo. Fará o leitor refletir sobre qual caminho está trilhando, sobre tudo o que passou e se vive à margem de outro, como isso pode ser prejudicial.

Enfim, é um conto extremamente curto, mas com uma lição que todos os leitores levarão para a vida toda.

site: http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/2016/04/resenha-tobias-francine-portifio.html

Bruna 23/08/2015

Esse conto foi absolutamente surpreendente! Acompanhamos tudo pelos olhos de uma jovem estudante, com auto-estima no chão, e que se sente invisível. O nome dela? Não tenho ideia! Ela mesma não parece se importar consigo. Porém, de cara conhecemos Tobias, o rapaz mais popular da escola, que é a verdadeira obsessão da jovem. Ele é tudo que ela quer ser, ele tem toda a atenção que ela quer ter, e ela sente uma espécie de amor e ódio pelo rapaz. O nível psicológico desse conto é incrível! A forma como a jovem se anula e passa a viver em função de outra pessoa é assim tão irreal ou impossível? Não, não é. E o final foi a cereja do bolo, e fechou o conto com chave de ouro. Francine conseguiu me conquistar, cativar e até mesmo assustar com essa história tão profunda. Recomendo muito.

site: http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/2015/08/resenha-contos-do-concurso-brasil-em.html

Anelise 17/07/2015

Resenha Tobias
Trazendo mais uma resenha aqui para o blog. E dessa vez é especial!
Eu não resenho contos, mas como este foi escrito pela Fran (Dona do My Queen Side), eu faço questão de deixar a minha opinião sobre. (Mas como brinquei com ela, sem dar estrelinhas, porque eu sou muito indecisa e não me acho pessoa de ficar dando estrelinha.)
Este conto dela é sua participação no Concurso Literário: Brasil em Prosa.
(...)
Tobias é um conto tão curtinho, mas tão curtinho, tem só 5 páginas. Mas olha, são páginas que me deixaram maluca, de eu quase arrancar os cabelos. Talvez igual a anônima narradora.
Ela é uma pessoa que não se aceita muito bem e que vê o Tobias como a única diversão de seus dias. Mesmo odiando o jeito dele de uma certa forma, da forma de querer ser como ele.
Não ser invisível, mas ser popular, ser notado.
A anônima não era notada por ninguém, mas não se sentia mal por isso, porque era melhor assim do que ser zoada pelo seu corpo. Sua obsessão, sim, essa palavra mesmo, era observar Tobias.
E essa obsessão é tão grande que ela chega a perder a sua identidade e deixa de se sentir viva quando está longe dele.
E a sua perda de personalidade é tão grande, que no final ela se torna alguém que ela realmente não é, mas sim alguém que ela gostaria de ser, mas nunca poderia ser se ela fosse ela mesma. Isso só poderia acontecer se ela fosse outra pessoa, a outra pessoa da qual sentia inveja e ódio.
A partir dai, não há mais limites para ela. Tomou uma confiança que não era dela e se viu como outro alguém.
Eu não tenho o que falar muito, porque senão eu acabo fazendo um resumo. São cinco páginas, dá para ler rapidinho. Entender é que são elas!
Enfim, parabéns a Fran pelo conto maravilhoso! Eu amei sério! (Eu te daria cinco estrelinhas).

site: http://zodiacane.blogspot.com.br/2015/07/resenha-14-tobias.html

PorEssasPáginas 27/07/2015

A Cuca Recomenda: Tobias - Por Essas Páginas
Um conto visceral, que definitivamente me impressionou e surpreendeu. Há muito sentimento em cada palavra, a cada vírgula, e o final é um soco no estômago, exatamente do jeito que um conto precisa ser. A narração em primeira pessoa torna tudo ainda mais impactante, tira o fôlego. Definitivamente vou procurar mais sobre autora, o que nos leva à edição…

A capa é incrível, chama atenção, a edição está quase impecável, falta apenas um sobre da autora no final: desse jeito, sem nenhuma informação, como vou persegui-la para ler mais? Mesmo assim, merece as 5 estrelas.

site: http://poressaspaginas.com/a-cuca-recomenda-contos-da-amazon-2

Laís Helena 24/05/2016

Resenha do blog Sonhos, Imaginação & Fantasia
Quando vi esse conto disponível na Amazon, logo baixei, pois acompanho o blog My Queen Side (embora nesses últimos tempos não tenha visitado muitos dos blogs que costumava acompanhar, algo que espero sanar em breve), e sempre soube que ele era de Francine Porfirio. Eu nem sabia que ela era escritora, por isso fiquei curiosa. E me surpreendi.

O conto é ótimo, com um final surpreendente. A autora soube muito bem como conduzir a narrativa, construindo muito bem a relação entre sua protagonista e Tobias, que fugiu muito do óbvio. Não tenho como falar muito sobre isso sem dar spoilers, mas há diversas pistas pequenas na narrativa que eu só peguei em uma segunda leitura, e que são muito importantes para se deduzir o final. A escrita é excelente, assim como a revisão.

site: http://contosdemisterioeterror.blogspot.com.br/2015/08/resenha-contos-lidos-em-julho-parte-2.html

Lucy 11/07/2015

Um conto profundo, psicológico e marcante.
Li "Tobias" após um dia cansativo e deixei a leitura trabalhar na minha mente por alguns dias antes de me atrever a escrever uma resenha, por causa da sensação de confusão que tive ao fim da leitura, que me fez voltar em um trecho especifico para resolver o enigma que me dominou no final. A verdade é que não consegui parar de "remoer" a história durante alguns dias. "Tobias" dominou minha mente. Lembrei das aulas de literatura, em que minha professora pedia para prestar atenção aos detalhes, avalia-lo através da minha noção de mundo.
"Tobias" na minha noção de mundo representa aquela pessoa - real ou imaginária - que observamos e idealizamos. Queremos tanto ser "Tobias" que esquecemos de ser nós mesmos, de alcançar nossos próprios méritos, de vencer nossas próprias batalhas. Perdemos nossa identidade, nosso nome e características únicas para ser o ser perfeito que só existe em nossa mente.
"Tobias" é um conto para ser lido com atenção e interpretado com cuidado, mas, independente disso, é um conto marcante, que mexe com nossa mente e nos leva a refletir sobre a nossa vida e a de tantos(as) "Tobias" que conhecemos.

C. Aguiar @coelhoobrancoo 20/07/2015

Nesse pequeno conto conhecemos uma garota do ensino médio que não tem a própria identidade definida, por isso acaba sendo dominada por uma vontade absurda de "viver" sua vida através de outra pessoa. Ela deseja ansiosamente ser um garoto chamado Tobias.

Vemos seus desejos e receios durante a narrativa. Ela necessitava ser como Tobias e por isso se interessava mais pela vida dele do que pela própria. Com isso temos um relato de pura obsessão.
Nada consegue descrever mais esse conto do que a palavra obsessão.

Depois de um acontecimento trágico vemos a personagem mudar drasticamente para alguém que sempre quis ser, mas nunca poderia ser!
O relato é interessante e faz você se sentir mergulhado na obsessão da garota a ponto de ter diversas reações ao final da leitura.

Apesar de curto o conto vem carregado de sentimentos e reflexões. Fiquei bastante pensativa e a leitura me fez ir da raiva ao medo em pouco tempo!
Eu recomendo de olhos fechados e peço que leiam com calma, pois o final requer um pouco de atenção do leitor.

"Quanto mais me imaginava vivendo como Tobias, menos me concentrava em minha própria vida."

site: http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/

SahRosa 13/02/2016

Resenha exclusiva do blog Da Imaginação à Escrita
Tobias foi uma das experiências mais instigantes que tive, este e-conto me deixou perplexa por conta de seu desfecho, que aliais é o um dos pontos mais interessantes do enredo, afinal, te deixa sem ação. Tobias tem uma atmosfera de mistério e suspense, que me deixou aflita querendo mais e mais. Francine tem uma escrita madura, bem construída e fluída e com este enredo temos a confirmação de mais um talento nacional. Tobias possui em média 5 páginas, mas estas vão conquistar o leitor de uma maneira sem igual, a densidade da história é tão intensa que você compreenderá que Tobias possui um magnetismo especial. Para quem gosta de mistério com toques de suspense, eis a minha recomendação!

site: https://www.instagram.com/p/BBe_lTMJKZI/