Tobias

Tobias Francine Porfirio

Resenhas - Tobias

PorEssasPáginas 27/07/2015

A Cuca Recomenda: Tobias - Por Essas Páginas
Um conto visceral, que definitivamente me impressionou e surpreendeu. Há muito sentimento em cada palavra, a cada vírgula, e o final é um soco no estômago, exatamente do jeito que um conto precisa ser. A narração em primeira pessoa torna tudo ainda mais impactante, tira o fôlego. Definitivamente vou procurar mais sobre autora, o que nos leva à edição…

A capa é incrível, chama atenção, a edição está quase impecável, falta apenas um sobre da autora no final: desse jeito, sem nenhuma informação, como vou persegui-la para ler mais? Mesmo assim, merece as 5 estrelas.

site: http://poressaspaginas.com/a-cuca-recomenda-contos-da-amazon-2

Marina 07/08/2015

Isso sim é um conto!

Fiquei muito surpresa em como uma história tão curta conseguiu me deixar pensativa e me fez refletir sobre um grande problema na nossa sociedade. Muitas vezes buscamos modelos à seguir, sejam na mídia ou pessoas reais do nosso dia a dia, e às vezes acabamos esquecendo de ser nós mesmos, da nosso própria identidade.

A narrativa é um pouco tensa, dando um clima me suspense que eu adorei, e o final me fez ficar com um grande "QUÊ?" na cabeça, que eu acho que foi o objetivo da autora. Foi um dos melhores (se não o melhor) conto que li entre os participantes do concurso Brasil em prosa, me deixou curiosa para ler outros textos da autora.

site: http://www.naestradadafantasia.com/2015/08/aperta-tecla-mini-resenha-de-contos-2.html

Fernanda 12/09/2015

Olá Leitores!

Há tempos vejo a Fran publicar no facebook a respeito do conto Tobias e sempre li vários elogios à obra. A curiosidade apenas aumentou com o passar dos dias e, como grande curiosa que sou, não poderia deixar de ler.

Tobias é um conto curtinho, porém a leitura deixa-nos abismados, pois a autora aborda um tema/sentimentos que muitas vezes tentamos aprisionar, porque sua exposição traz o medo.

A personagem que narra a trama possui um misto de amor e ódio por Tobias. Ele é tudo que ela sempre sonhou, tem os amigos que ela sempre quis e autoestima em grau elevado, enquanto a dela rasteja e afunda no chão com o passar dos dias.

Da personagem não sabemos sequer o nome. O que sabemos é que ela vive através de Tobias. Vive à sua procura e o dia em que não o vê é o mesmo que tirar-lhe o ar que necessita para existir. Ela é uma pessoa obsessiva, não no grau de praticar maldades contra os outros. Apesar disso, maltrata a si mesma.

A escrita da Francine me fez perceber quantas e quantas pessoas existem por aí e que vivem através dos outros!? Quantas pessoas martirizam-se por não ter o que o próximo tem, mas o que fazem para um dia poder alcançar o que sempre sonhou?! Nada, simplesmente nada!

Habituar-se a viver acomodado através dos outros é mais fácil do que lutar por aquilo que se deseja. Sonhar através de quem já se realizou é mais cômodo do que arriscar-se a ser aceito. Entretanto, o que pode fazer alguém com uma autoestima esmigalhada no chão? O que pode fazer alguém que nunca se importou consigo mesmo?

Em suma, o final do conto é surpreendente! A Francine - como bela Psicóloga que é - leva-nos a um grau de confusão e realidade impressionante! Recomendo que leiam e reflitam por si mesmos.

Links sobre o conto: Skoob e Amazon.
Blog da autora: MyQueen Side - Blog Literário

site: http://www.amorliterariooriginal.blogspot.com.br

Luana Moraes 12/02/2016

Tobias
Vi algumas autoras, que eu gosto muito indicando o conto.

Surpreendente.... Acompanhamos a vida de Tobias pela visão da personagem principal, que vive a vida através de Tobias, onde ela o persegue na escola e sabe tudo sobre a vida do jovem, confesso que é um pouco perturbador ler os relatos, não que tenha algo forte, mas é meio louco imaginar que alguém só vive através do outro.

Nós mergulhamos na mente humano, Francine Porfirio, escreveu um belo conto, com um bom enredo e um final surpreendente.

SahRosa 13/02/2016

Resenha exclusiva do blog Da Imaginação à Escrita
Tobias foi uma das experiências mais instigantes que tive, este e-conto me deixou perplexa por conta de seu desfecho, que aliais é o um dos pontos mais interessantes do enredo, afinal, te deixa sem ação. Tobias tem uma atmosfera de mistério e suspense, que me deixou aflita querendo mais e mais. Francine tem uma escrita madura, bem construída e fluída e com este enredo temos a confirmação de mais um talento nacional. Tobias possui em média 5 páginas, mas estas vão conquistar o leitor de uma maneira sem igual, a densidade da história é tão intensa que você compreenderá que Tobias possui um magnetismo especial. Para quem gosta de mistério com toques de suspense, eis a minha recomendação!

site: https://www.instagram.com/p/BBe_lTMJKZI/

Laís Helena 24/05/2016

Resenha do blog Sonhos, Imaginação & Fantasia
Quando vi esse conto disponível na Amazon, logo baixei, pois acompanho o blog My Queen Side (embora nesses últimos tempos não tenha visitado muitos dos blogs que costumava acompanhar, algo que espero sanar em breve), e sempre soube que ele era de Francine Porfirio. Eu nem sabia que ela era escritora, por isso fiquei curiosa. E me surpreendi.

O conto é ótimo, com um final surpreendente. A autora soube muito bem como conduzir a narrativa, construindo muito bem a relação entre sua protagonista e Tobias, que fugiu muito do óbvio. Não tenho como falar muito sobre isso sem dar spoilers, mas há diversas pistas pequenas na narrativa que eu só peguei em uma segunda leitura, e que são muito importantes para se deduzir o final. A escrita é excelente, assim como a revisão.

site: http://contosdemisterioeterror.blogspot.com.br/2015/08/resenha-contos-lidos-em-julho-parte-2.html

Gisa 25/05/2016

Um pequeno comentário...
Este é um conto que fez bastante sucesso quando a Fran lançou. Mas só pude ler recentemente. E entendo agora o porquê de tanto alvoroço. Realmente a Fran é super talentosa. Já era possível perceber isso acompanhando seu blog My Queen Side, mas ao ler o conto, tive ainda mais certeza disso. Ainda que o enredo não seja bem o que costumo e gosto de ler, curti bastante. E a escrita da Fran é uma delícia e impecável. Não vou falar sobre o enredo, pois o conto é curtinho, mas confiram a sinopse na Amazon.

site: http://profissao-escritor.blogspot.com.br/2016/05/contos-lidos-7.html#comment-form