Prestes

Prestes Dênis de Moraes

Resenhas - Prestes - lutas e autocríticas

Pedro Luiz da Cunha 24/12/2019

Na leitura deste livro podemos acompanhar algumas análises de Prestes sobre o século XX no nosso país. Seus apontamentos sempre são muito pertinentes e por isso a leitura é muito válida. No entanto, me incomodou um pouco a preocupação que os autores tiveram em constantemente marcar suas diferenças com Prestes advogando uma pretensa neutralidade. O prefácio de Raymundo Faoro é também completamente dispensável.

Deixo abaixo um trecho da entrevista concedida na década de 1980 em que Prestes avalia uma questão de primeira ordem nos dias de hoje: a tutela militar sobre nosso país.

“As energias que ainda me sobram eu vou dedicar ao combate do projeto militar para o Brasil. E que projeto é esse? É o projeto de uma democracia tutelada. Desde que o AI-5 foi extinto, nós tiramos a formulação de fascista da nossa análise sobre o Estado brasileiro. Já não há tortura, assassinatos, nem a perseguição brutal contra os comunistas, embora permaneçam traços do fascismo como o pacote eleitoral de novembro. Isto cessou, mas agora temos o terrorismo. E não há dúvida alguma de que suas raízes estão nos porões da ditadura. [...] O que os militares querem é uma fórmula democrática que lhes permita controlar tudo. É o sistema militar que quer dar as cartas. Figueiredo faz parte deste sistema, todos os presidentes fizeram parte deste sistema. São elementos deste sistema que são escalados como ditador. Amanhã substituirão Figueiredo por outro. E continuarão fazendo assim, até que um dia o movimento de massas se torne suficientemente forte para quebrar esse regime.” (p.221-222)