Cem sonetos de amor

Cem sonetos de amor Pablo Neruda

Resenhas - Cem Sonetos de Amor

Paulo 30/03/2024

Neruda
Sinceramente há vários versos que achei bacana, porém a experiência total foi ehh? É um problema que eu tenho com poesia atual eu acho, mas mesmo assim foi algo que valeu a pena

Mellyssa13 24/03/2024

Ao ler o livro, tudo que tenho vontade é de ser amada, mas não meramente amada como quem diz um eu te amo todos os dias e por assim se faz satisfeito, quero ser amada da mesma forma que Neruda demonstra amar a Matilde.

juliapachsco 23/03/2024

Meu primeiro contato com um livro de sonetos
É um livro com muitos sonetos profundos e bonitos. Favoritei vários deles. Mas, por ser a minha primeira experiência com esse gênero, muitas vezes me peguei me forçando a entender algum soneto (e às vezes, permaneci sem entender), o que acho que é completamente normal devido a profundidade da escrita.

Quando peguei pra ler, pensei que os sonetos seriam mais românticos. Não sei se foi a minha má interpretação, mas muitos dos sonetos não falam sobre o amor em si. De qualquer forma, foi uma leitura interessante.

Beatriz Granger 3345 11/03/2024

Chato
Este livro por mais que seja bem rápido de se ler por ser poucas páginas e por ser poemas ele é muito cansativo e por vezes maçante. Sinto que por mais que eu lesse ele novamente não iria entender e nem usufruir dele direito

Kelly565 04/03/2024

"Eu te amo para começar a amar-te,
para recomeçar o infinito
e para não deixar de amar-te nunca:
por isso não te amo todavia.

Te amo e não te amo como se tivesse
em minhas mãos as chaves da fortuna
e um incerto destino desditoso.

Meu amor tem duas vidas para amar-te.
Por isso te amo quando não te amo
e por isso te amo quando te amo."

Lucas Ribeiro 21/02/2024

C
?e ali onde respiram os cravos
fundaremos um traje que resista
de um beijo vitorioso a eternidade??

Cris.Aguiar 13/02/2024

... tão perto que se fecham os teus olhos com meu sonho."
Esse livro de sonetos traz o meu predileto dentre textos de poesia, soneto XVII, só por isso esse livro já teria um lugar especial para mim.
Não é um livro bom de ler corrido, pode ficar enfadonho, mas é um livro com sonetos que te arrebatam, que te fazem ter estranheza e outros que não te dizem nada... E de certa maneira, alguns que levam um tempo e despertam em um dia qualquer e você diz: "ah, era isso... "
Poesia é arte simbólica e individual, nem tudo dialogará com você, mas isso não deixa de ter sua beleza. Leia devagar, aprecie e principalmente, perceba a caminhada que Neruda faz ao dividir seus sonetos em De manhã, Meio-dia, Tarde e Noite.

Recomendo ler em voz alta... a todo tempo.

Clube de Leitura SLV fevereiro-24

site: https://sociedadedosleitoresvivos.wordpress.com/

fernandocarreiro 12/02/2024

Sonetos
Sempre muito bom reservar um espaço da sua agenda de leitura para se debruçar em livros de poemas e sonetos - como este aqui.
Leitura fácil, agradável e rápida.

maria.e.sousa.7 08/02/2024

Não me pegou!
Poesia não é o meu forte, preciso avisar! estou tentando mudar isso e no ano passado acho que li quatro ou cinco livros de poesia, mas realmente não é um terreno familiar para mim.

Tendo dito isso, admito que estava bem animada para ler os ?Cem sonetos de amor? do Neruda, mas confesso que me desapontei um pouco. Provavelmente a tradução tem a ver com isso: poesia é um tipo de escrita que é muito difícil de se traduzir pra outra língua e se alcançar o mesmo efeito da língua original em termos de rima, de semântica, de sentimento e de sentido que o autor queria dar. É muito difícil realmente! Tenho certeza de que essas poesias têm outro efeito em espanhol!

Além disso, o tipo de poesia que eu costumo gostar é uma poesia mais livre e menos estruturada, mas me espantei comigo mesma ao me enfadar com o formato do soneto: um tanto enjoado e, de novo: provavelmente pela repetição, já que é um livro apenas de sonetos.

De qualquer forma, encontrei sonetos belíssimos que realmente me tocaram, e me fizeram pensar nesse amor tão grande e tão devotado! Porém, outros não me alcançaram e não me disseram nada. Claro que eu gostaria de, assim como Matilda, receber tão bela homenagem do meu amor!

Achei interessante a divisão entre Manhã, Tarde e Noite. Dá uma sensação de o autor se referir aos tempos e fases do amor, na juventude, maturidade e velhice.

Foi a primeira vez que li Neruda, tirando um ou outro poema que se vê por aí. Vou experimentar os não-sonetos dele? esse daqui ficou um pouco enfadonho.

Observação: a palavra ?cacho? aparece várias vezes, em diversos poemas. Em alguns deles o sentido é óbvio e explícito, mas em muitos outros eu fiquei sem realmente entender o que o autor queria dizer com aquela palavra dentro daquele contexto. Possivelmente um dos problemas de tradução.

livro de fevereiro da SLV ???
3/5

Thiessa1 08/02/2024

Difícil de ler até pra quem ta acostumado com poesia, mas super vale a pena...
Não gostei da parte da manhã, achei meio confuso, as outras partes gostei mais e percebi mais o sentimento do autor.

Freddy Bacus 05/02/2024

Neruda
Pablo Neruda é sempre um prazer. E os cem sonetos ainda são tão prazerosos quando quaisquer outros versos seus. O que acho desse livro, sua separação entre as partes do dia é interessante, e os sonetos nelas incluídas são dignos de sua categoria, o que acredito, em linhas gerais da obra, é que, em certo ponto, por serem cem sonetos, daquela mesma forma, eles acabam caindo na mesma fórmula manjada de Neruda, e acabam caindo na repetição, por consequência. De fato são sonetos de amor, com A maiúsculo, pois é apaixonante e apaixonado, o que Pablo consegue retratar perfeitamente em seus versos chilenos...
É uma viajem prazerosa, acabamos nos apaixonado do mesmo jeito que Neruda foi, pelas mesmas que Neruda também se apaixonou, seu poder de transformação imagética e poética de seus sentimentos no eu lírico e no soneto é primordial... Indico a leitura para quem curte esse tipo de literatura, se quiser começar com Neruda, comece por um menos "formal".

Laura.Zaine 31/01/2024

Uma declaração de amor
Dedicado à Matilde Urrutia, sua terceira esposa, Neruda escreveu cem sonetos e os reuniu nesse livro, publicado em 1959.
São belos poemas, claro (acredito que tenham mais melodia em sua língua original), mas convém ressaltar que a obra de Neruda não se resume à poesia romântica, mas também de expressão (crítica) política.

Recomendo para os apaixonados que possuam bom vocabulário. Para conhecer mais sobre o autor, recomendo Canto Geral.

site: https://sociedadedosleitoresvivos.wordpress.com/

micaela 23/01/2024

O amor
Impossível não sentir o coração se aquecer com a forma do neruda em falar do amor, espero um dia poder amar ao ponto de recitar tais sentimentos e palavras para alguém

belibritoo 22/01/2024

?Meu amor tem duas vidas para amar-te.
Por isso te amo quando não te amo
e por isso te amo quando te amo.?
lindo lindo

Vitoria.Bueno 18/01/2024

Ler esse do Neruda com uma garrafa de vinho ao lado é uma experiência que todo mundo deveria experimentar pelo menos uma vez na vida