Limiar

Limiar Sidarta Ribeiro

Resenhas - Limiar

Martin 03/08/2019

Para quem gosta de neurociência e psicologia é prato cheio.
O livro é bem interessante e aborda diversos assuntos no campo da neurociência como as pesquisas mais recentes sobre a função do sonho, comportamento humano, a apresentação das ideias de Freud sendo confirmadas por estudos de neuroimagem e diversos outros assuntos interessantes.

O livro, porém, é uma coleção de artigos que o grande Sidarta escreveu em outros periódicos e portanto, se você está buscando uma leitura que tenha continuidade não indicaria esse livro. De qualquer maneira, pode ser uma primeira leitura interessante pra quem quer saber mais sobre a mente humana e os desafios apresentados pro entendimento científico das bases fisiológicas da consciência.

Rafael Castro 22/08/2021

FOR-ALL
Sidarta passeia de forma magistral, como se estivesse numa roda de capoeira, por diversos temas sem perder suas áreas afins de neurologia e estudo de drogas psicodélicas como cura para todo o mal. Magistral, perfeito !

Thiaguinho547 06/01/2021

Muito bom!
Livro de leitura rápida e muito curioso que fala sobre vários assuntos:
Ciência, drogas, educação, religião e política. Contendo notas ordenadas de cada tema, não é um livro contínuo, mas vale demais a leitura!

Carol 15/01/2021

Existe uma conversa de que os livros nos encontram no momento certo de nossas vidas. E eu só posso concordar! Em outros tempos, talvez o livro de Sidarta Ribeiro, Limiar, não fizesse sentido para mim. Porém, ao receber minha cópia digital no segundo semestre de 2020, eu já havia começado a questionar muitas das ideias prontas que existiam na minha mente, e isso fez com que eu conseguisse aproveitar muito mais o seu conteúdo.

O livro é dividido em 6 temas: ciência, drogas, educação, religião e religiosidade, sonhos e ambiente. Cada uma das seções é composta por ensaios, abordando diversos assuntos atuais, com novidades e questionamentos envolvidos.

A primeira seção se inicia com um capítulo impactante: o neurocientista apresenta um breve histórico das instituições brasileiras de ensino e pesquisa, sempre afetada pela política, evidenciando o momento perigoso em que nos encontramos. É um capítulo relativamente longo, mas que absorve completamente nossa atenção. Porém, embora os capítulos seguintes tratem de assuntos interessantes, senti qua faltou profundidade neles, ao menos o quanto eu esperava que tivesse em um livro, pois se assemelham a anotações, noticiários ou artigos de revistas de curiosidades.

Já as seções seguintes me pareceram mais aprofundadas, me chamando especial atenção os artigos sobre drogas. Esses textos me fizeram refletir sobre o quanto temos de preconceito com o tema e, por conta disso, muitas vezes deixamos de estudar a respeito, analisar os aspectos científicos envolvidos, como se fosse uma espécie de material explosivo do qual não se deve aproximar.

Limiar é um livro tranquilo de ler para quem gosta de assuntos científicos em geral e para aqueles que se interessam especificamente por algum dos 6 temas abordados, considerando as seções de maneira independente.

Leia a resenha completa no blog!

site: https://papoliterario.com.br/2021/01/15/resenha-limiar/

Wyllian Torres 25/02/2021

Indispensável
Limiar traz uma série de textos que refletem sobre os limites da ciência e a relação com o subjetivo e seus simbolismos. Fala também de educação, política e sonhos. Sou fã do Sidarta porque ele não despensa o conhecimento ancestral de diversas culturas, como muitos costumam fazer ao lançar o olhar científico. É um baita livros de reflexões sobre nós e nossa existência.