Limiar

Limiar Sidarta Ribeiro

Resenhas - Limiar

Charlotte 06/02/2023

A leitura se fez indispensável
No livro Limiar de Sidarta Ribeiro temos um compilado de 56 artigos sobre distintos temas. Achei os ensinamentos presentes nesse livro indispensáveis para vida em sociedade tratando desde os malefícios da consumo desenfreado incentivado pelos padrões sociais, decorrendo pela importância do acesso à educação e seus benefícios para a população de maneira hegemônica até debates sobre a consciência e sua extensão. Gostei muito do livro de maneira geral, ele elucidou muitos temas de maneira científica e embasada, acho que todos deveriam lê-lo pois são ensinamentos que valem muito a pena.

LeozinhoF 08/05/2022

A mente e a ciência
Um livro incrível, misturando ciência com as questões neurológicas do cérebro humano, e políticas, é de extrema importância o quanto o Sidarta utiliza de explicações sobre a mente, para demonstrar como o simples pensar, faz a gente criar coisas absurdas, que tanto podem ser benéficas, quanto maléficas, para os próprios seres humanos.
Um livro de extrema importância como divulgação cientifica, recomendação necessária!!!

Nat 25/02/2022

^^ Pilha de Leitura ^^
Li esse livro para uma LC de um grupo com leituras voltadas à ciência. Limiar é um livro de crônicas. Todas as crônicas são muito atuais, abordando assuntos como educação, neurociência e drogas, com forte revés político. Virei fã! Super recomendo.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Rafael Castro 22/08/2021

FOR-ALL
Sidarta passeia de forma magistral, como se estivesse numa roda de capoeira, por diversos temas sem perder suas áreas afins de neurologia e estudo de drogas psicodélicas como cura para todo o mal. Magistral, perfeito !

Wyllian Torres 25/02/2021

Indispensável
Limiar traz uma série de textos que refletem sobre os limites da ciência e a relação com o subjetivo e seus simbolismos. Fala também de educação, política e sonhos. Sou fã do Sidarta porque ele não despensa o conhecimento ancestral de diversas culturas, como muitos costumam fazer ao lançar o olhar científico. É um baita livros de reflexões sobre nós e nossa existência.

Carol 15/01/2021

Existe uma conversa de que os livros nos encontram no momento certo de nossas vidas. E eu só posso concordar! Em outros tempos, talvez o livro de Sidarta Ribeiro, Limiar, não fizesse sentido para mim. Porém, ao receber minha cópia digital no segundo semestre de 2020, eu já havia começado a questionar muitas das ideias prontas que existiam na minha mente, e isso fez com que eu conseguisse aproveitar muito mais o seu conteúdo.

O livro é dividido em 6 temas: ciência, drogas, educação, religião e religiosidade, sonhos e ambiente. Cada uma das seções é composta por ensaios, abordando diversos assuntos atuais, com novidades e questionamentos envolvidos.

A primeira seção se inicia com um capítulo impactante: o neurocientista apresenta um breve histórico das instituições brasileiras de ensino e pesquisa, sempre afetada pela política, evidenciando o momento perigoso em que nos encontramos. É um capítulo relativamente longo, mas que absorve completamente nossa atenção. Porém, embora os capítulos seguintes tratem de assuntos interessantes, senti qua faltou profundidade neles, ao menos o quanto eu esperava que tivesse em um livro, pois se assemelham a anotações, noticiários ou artigos de revistas de curiosidades.

Já as seções seguintes me pareceram mais aprofundadas, me chamando especial atenção os artigos sobre drogas. Esses textos me fizeram refletir sobre o quanto temos de preconceito com o tema e, por conta disso, muitas vezes deixamos de estudar a respeito, analisar os aspectos científicos envolvidos, como se fosse uma espécie de material explosivo do qual não se deve aproximar.

Limiar é um livro tranquilo de ler para quem gosta de assuntos científicos em geral e para aqueles que se interessam especificamente por algum dos 6 temas abordados, considerando as seções de maneira independente.

Leia a resenha completa no blog!

site: https://papoliterario.com.br/2021/01/15/resenha-limiar/

Thiaguinho547 06/01/2021

Muito bom!
Livro de leitura rápida e muito curioso que fala sobre vários assuntos:
Ciência, drogas, educação, religião e política. Contendo notas ordenadas de cada tema, não é um livro contínuo, mas vale demais a leitura!

Martin 03/08/2019

Para quem gosta de neurociência e psicologia é prato cheio.
O livro é bem interessante e aborda diversos assuntos no campo da neurociência como as pesquisas mais recentes sobre a função do sonho, comportamento humano, a apresentação das ideias de Freud sendo confirmadas por estudos de neuroimagem e diversos outros assuntos interessantes.

O livro, porém, é uma coleção de artigos que o grande Sidarta escreveu em outros periódicos e portanto, se você está buscando uma leitura que tenha continuidade não indicaria esse livro. De qualquer maneira, pode ser uma primeira leitura interessante pra quem quer saber mais sobre a mente humana e os desafios apresentados pro entendimento científico das bases fisiológicas da consciência.