Estado Islâmico

Estado Islâmico Michael Weiss...

Resenhas - Estado Islâmico

Cris 14/03/2018

Confuso
O livro é narrado por Weiss, que é um jornalista americano e por Hassan, um analista sírio, que buscam explicar neste livro como surgiu o ISIS - Estado Islâmico do Iraque e da Síria, quem são os principais personagens e como agem.

O livro conta com relatos de ex-oficiais militares dos Estados Unidos e também com algumas declarações de combatentes atuais do ISIS. Muitos destes relatos são muito cruéis, com descrições de torturas e assassinatos..

Eu comecei a ler este livro esperando que fosse um livro que contasse mais sobre a história da formação do Estado Islâmico, mas não foi bem isso que eu encontrei no livro.

Eu não gostei da narrativa, achei arrastada e fiquei bem confusa em alguns pontos, como muitos nomes de pessoas e lugares.

O livro foi publicado no Brasil em 2015 e isso também me influenciou a não gostar tanto do livro, pois muitas informações estão desatualizadas de lá pra cá.

Enfim, eu esperava que o livro fosse mais educativo, mas eu acabei terminando de ler mais confusa do que quando comecei :/ … Mas é um assunto que eu tenho interesse e gostaria muito de ler mais a respeito..

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/
Letícia 15/01/2019minha estante
Me identifiquei muito com a sua resenha! Estou lendo neste momento e estou cada vez mais confusa.

Hildeberto 16/11/2016

"Estado Islâmico" é um livro jornalístico que conta como o Estado Islâmico surgiu e conseguiu se expandir e fortalecer no Iraque e na Síria, até o final de 2014 e o começo de 2015. Embora o livro seja bem interessante para todos os interessados no tema, inevitavelmente ele já está desatualizado (quando foi escrito, o EI estava no auge do seu poder). Além disso, acredito que a maioria das informações presentes no livro possam ser encontradas com uma boa busca na internet. Por fim, não sei se por problemas de tradução ou do estilo de escrita dos autores, as construções das orações são um pouco estanhas. E os nomes em árabe não ajudam muito.

Em resumo, é um livro elucidativo. É uma opção dentre outras disponíveis, inclusive gratuitamente na Internet.

Patrick 31/10/2021

Um pouco decepcionante!
Um livro muito técnico, com muitos nomes de lugares e pessoas. Faltou mais informações para quem é leigo no assunto. Gostaria de entender oque é e como se formou o estado islâmico, explicando seus líderes e suas crenças. Mas, esse livro traz informações de uma forma que apenas entendedores do assunto conseguem compreender e absorver 100%.

Romeu Felix 24/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Estado Islâmico: Desvendando o Exército do Terror" é uma obra do jornalista norte-americano Michael Weiss, publicada em 2015 pela editora Seoman. Nesta obra, o autor faz um estudo detalhado sobre o Estado Islâmico (EI), um grupo jihadista que ganhou notoriedade mundial após a sua conquista de territórios no Iraque e na Síria.

O livro está dividido em nove capítulos. No primeiro capítulo, "A jihad no contexto do Islã", o autor contextualiza a ideologia do EI dentro da religião islâmica e apresenta os principais grupos jihadistas atuantes no mundo.

No segundo capítulo, "O califado e o Estado Islâmico", o autor apresenta a história do califado, uma instituição política-religiosa que dominou o mundo islâmico durante séculos, e descreve como o EI reivindicou a restauração do califado em 2014.

No terceiro capítulo, "De Abu Musab al-Zarqawi a Abu Bakr al-Baghdadi", o autor apresenta a trajetória do líder do EI, desde a sua filiação ao grupo jihadista Al-Qaeda até a sua ascensão como líder do EI.

No quarto capítulo, "O Estado Islâmico e a guerra na Síria", o autor descreve a atuação do EI na guerra civil síria, destacando as estratégias militares adotadas pelo grupo.

No quinto capítulo, "A conquista de Mossul e a expansão do califado", o autor descreve a conquista da cidade de Mossul pelo EI e a sua posterior expansão territorial no Iraque e na Síria.

No sexto capítulo, "A estrutura do Estado Islâmico", o autor apresenta a estrutura organizacional do EI, destacando as suas principais lideranças e as suas áreas de atuação.

No sétimo capítulo, "Financiamento e propaganda", o autor descreve as principais fontes de financiamento do EI e as suas estratégias de propaganda, que incluem a utilização de redes sociais e a produção de vídeos de execuções e massacres.

No oitavo capítulo, "Os estrangeiros no Estado Islâmico", o autor apresenta a atuação de estrangeiros no EI, destacando a sua importância para a estratégia do grupo.

No nono e último capítulo, "Conclusão: enfrentando o Exército do Terror", o autor apresenta uma reflexão sobre as estratégias que podem ser adotadas para enfrentar o EI e os desafios enfrentados pela comunidade internacional no combate ao terrorismo.

Ao longo do livro, o autor utiliza uma abordagem jornalística e analítica sobre o Estado Islâmico, apresentando informações e dados que contribuem para a compreensão da atuação do grupo jihadista. A obra é uma importante fonte para quem busca compreender os desafios enfrentados pela comunidade internacional no combate ao terrorismo.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Marco 09/09/2016

Desvendando o Terror
Escrito por dois jornalistas em um trabalho investigativo mais que admirável, "Estado Islâmico" é até agora um dos melhores materiais disponíveis sobre o assunto. Apesar dos nome árabes que dificultarão (e muito) a leitura - consequentemente causando confusões - é possível entender aqui o surgimento do grupo com ancestralidade traçada nas políticas do partido Baath de Saddam Hussein, passando pela Guerra do Iraque e a influência para um eventual franquia da Al-Qaeda, bem como a maneira como grupo age taticamente e estrategicamente, conquistando corações e mentes de sunitas desesperados, para por fim se tornar o monstro que hoje controla grande parte da Síria e do Iraque.
Aconselhado para todos que nada conseguem tirar de conclusivo de tanta baboseira vomitada diariamente em jornais brasileiros ou blogs de meia tigela. A nota 3 se dá apenas pela edição brasileira, que peca de maneira assaz em erros de tradução e ainda por cima armou uma tremenda bagunça no que diz respeito as "NOTAS" de cada capítulo.

Peterson Boll 09/05/2018

Altamente jornalístico, cansa um pouco com as dezenas de nomes de líderes árabes e as dezenas de organizações idem, pecando as vezes pela falta de objetividade, mas é um bom apanhado para se conhecer a organização islâmica (hoje já não tão em alta quanto na data da publicação do livro)

malu 03/08/2023

O livro é bom, mostra vários fatores tanto internacionais quanto nacionais que contribuíram para o surgimento e consolidação do estado islâmico, mas são tantos fatores e tantas particularidades que o livro tenta abordar que acaba escolhendo não focar em nada especificamente mas passar de maneira rasa por ?todos? os assuntos