A Língua de Eulália

Resenhas - A Língua de Eulália

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Léo 11/02/2024

Ótimo livro
Livro que mescla o saber linguístico com uma história muito boa. Traz diversas reflexões sobre o preconceito linguístico e as variedades do português

Fernanda 03/12/2023

Ótimo
É um ótimo livro para quem está começando o curso de Letras ou quer ser introduzido no mundo da linguística bem do básico. Eu enrolei demais para ler justamente pq já estou quase no fim da Letras, então já sabia muita coisa, ainda assim, fiz várias marcações super interessantes.

Let Let 03/11/2023

Maravilhoso
Eu nunca pensei que um livro como esse, que foi recomendado pelo professor da faculdade fosse ser tão cativante.
A língua de Eulália foi um grande tapa na cara para mim e para as três meninas na história, pois sim, eu julgava um modo de falar mais certo que outro, mas felizmente esse livro me forneceu o conhecimento necessário para nunca mais pensar dessa forma.
Esse foi um livro que se mostrou muito cativante desde o início, o que me surpreendeu pois ele não é um livro de histórias fictícias como os que leu para me divertir, mas a língua de Eulália foi assim. Eu me divertia enquanto aprendia.
A forma de ensinar algo através de uma história é uma ideia maravilhosa.
Recomendo muitíssimo, não só para estudantes de graduação, mas para todos. Acredito ser uma leitura muito necessária para a sociedade em geral.

â¤. . . ju 30/09/2023

14 | Primeira leitura universitária
Tive que ler esse livro para a matéria de Introdução a Linguística e foi esclarecedor de todas as formas que poderia ser. Já conhecia Marcos Bagno e seus estudos a cerca da sociolinguística, mas não esperava que fosse um livro narrativo que explicasse vários dos fenômenos linguísticos que temos no Brasil, além de desconstruir e explicar vários preconceitos que a sociedade escolar nos faz crer. É bem interessante para quem se interessa pelo tema e quer uma explicação completa e, ao mesmo tempo, fácil, mas pode ser um pouco denso demais por conter vários pontos, além de ser fraco enquanto obra literária. Contribuiu bastante para a minha formação.

Rafaela1002 02/08/2023

A língua de Eulália
Estou estudando esse tema na faculdade e esse livro me ajuda bastante. Além disso, quebra muitos preconceitos de base linguística. Recomendo para todos que desejam entender sobre forma oral da língua.

Nayara351 01/08/2023

A Língua de Eulália
Achei bem interessante as variações linguísticas trazidas por Bagno, pra muitos, é só um português visto como errado, foi muito importante pra mim.
Eu indico o livro ??

kamillyoliveira 19/05/2023

Livro maravilhoso!!
Estou maravilhada com esse livro! É um livro delicioso de se ler. Todas as pessoas deveriam ler esse livro, não só os estudantes de letras.
RECOMENDO MUITO!!

Junior.Archanjo 24/04/2023

Sociolinguística pra quebrar preconceitos
Considero este livro uma obra de Divulgação Científica, minha área de trabalho. Por meio de uma novela bem contada, com personagens adoráveis, passamos a conhecer um monte de informação sobre sociolinguística que só pode ter sido fruto de um trabalho minucioso de pesquisa e adequação.

Das lições que ficou, destaco que o Português Padrão (PP) é um ideal, um imaginário e que todos os FALANTES de português tem níveis mais próximos ou não deste ideal. Os falantes mais cultos conseguem ter a habilidade de optar pels língua adequada para o contexto em que se encontra e DUVIDO que conjuguem os verbos na pessoa Vós 24/7.

O Português Não Padrão (PNP) é um conjunto de formatos falados por todos nós. Mesmo que diversos fenômenos provenientes dessas variações sejam marginalizadas hoje, suas escolhas seguem regras de ordem social, científica, psicológica, etc. Variações estas que muitas vezes se apresentam na forma padrão das nossas línguas irmãs, como o espanhol, francês ou italiano.

Este livro deveria ser lido por todos, principalmente por aqueles leitores que de sentem no dever de "corrigir" aquilo que não está errado: a língua das pessoas.

Bru 15/04/2023

A língua de Eulália
Bagno excepcional!! Leitura obrigatória para quem está cursando letras!! O autor soube ser explicativo e didático de uma forma muito leve. O livro é recheado de exemplos e curiosidades sobre a língua portuguesa. Diversos comparativos são feitos com outros idiomas e existem tbm elementos visuais que facilitam a compreensão da grande problemática traga aqui, que é a questão do preconceito linguístico.

Apesar de mais pro final ficar mais repetitivo, acho que foi feito por conta de um paralelo em sala de aula, pq em aula realmente a diversas repetições e paráfrases para passar a matéria de diversas formas e ela ser compreensível para todos.

O final do livro ainda vem com exercícios que foram feitos com as personagens, o assunto tratado deveria ser conhecido por todos, o preconceito linguístico muito recorrente, e diversas coisas que são um preconceito eu nem tinha notado que era, o livro.foi muito explicativo e soube evidências as problemáticas muito bem!!

Fefê 12/04/2023

Li por conta do curso
O livro abre as portas da nossa mente para o uso da língua e os preconceitos que temos. De uma forma didática e divertida, Eulália nos dá ricos ensinamentos.

Thais645 29/01/2023

Falar diferente não é falar errado!!
Amei o livro, mudou totalmente minha forma de pensar.
Aprendi muito com ele, amei as personagens.
Um livro muito interessante e necessário, agradeço meu professor por ter indicado.

Joao148 23/01/2023

Patrimônio da literatura da língua portuguesa
É tamanha a satisfação de consumir a lucidez do ilustre professor Marcos Bagno ao dar a devida atenção ao preconceito linguístico na sociedade brasileira e outros países cujo português é utilizado. Ainda melhor, ele expressa uma ideia tão importante através de uma narrativa lúdica capaz de passar essa mensagem para o público mais jovem e/ou menos envolvido nos assuntos de linguística. Assim, Bagno ilustrou o retrato do que realmente é o português formal e o português não padrão, e o fato de que estes mudam conforme a cultura e a língua transformam-se ao longo do tempo.

Ana Monique Souza 17/12/2022

Leitura fundamental
Leitura gostosa e fácil. Desmistifica o uso da língua portuguesa sem tom professoral. Recomendo para todos.

Erika.Costa 08/11/2022

Mudou a forma de pensar
Comecei a ler de forma obrigatória, para um trabalho da faculdade, mas foi um dos livros que mais aprendi, nos faz abrir os olhos e paramos com o preconceito linguístico

Monique.Dias 23/09/2022

Perfeitooo!
Extremamente didático e envolvente, traz a sociolinguística de forma muito leve e possibilita que deixemos de lado algumas crenças referentes ao preconceito linguístico.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6