Cidade Banida

Cidade Banida Ricardo Ragazzo

Resenhas - Cidade Banida

Vinicius 14/02/2020

Uma ótima distopia brasileira.
Gostei bastante!

O livro começa com um glossário, porque o autor inventou novas palavras para coisas do nosso mundo e para o universo criado, exemplo: cavalo virou Hipormorfo. Eu o li apenas 2 vezes antes de iniciar o livro e foi suficiente para entender quando essas palavras eram ditas, voltei pouco a ele para verificar.

Ele começa num ritmo frenético com Appia tentando salvar a filha, teve muita correria e conflitos, depois disso veio uma parte mais calma sendo o início da protagonista propriamente dito, não perdeu tempo dando minúcias de toda a infância dela, o que me agradou bastante. A escrita foi boa em ambos os momentos, na parte eletrizante e na tranquila. Alguns capítulos foram bem longos o que não chegou a ser um problema, foi só fazer uma simples adaptação e parar no meio de algum, o autor deixa várias opções para isso.

Gostei bastante da protagonista, ela é muito jovem então tem seus problemas por causa disso. Entretanto, evoluiu durante sua jornada e é uma personagem feminina forte. Ao longo do livro teve várias reviravoltas muito boas e adorei o uso de expressões nacionais como, “cangote” e “aí já é outros quinhentos”. Foi uma boa leitura e o final foi surpreendente, mas no bom sentido ao menos para mim, já quero o segundo livro para saber como essa história termina de fato.
Bruna Mayra 15/02/2020minha estante
Já quero leitura conjunta no segundo livro também ! Vamos ver onde vai dar essa jornada da Seppi. Concordo demais com tudo que falou ícone ??

Edgar.Diniz 09/10/2020minha estante
Estou lendo o livro é estou achando muito legal. O autor sempre nos surpreende com coisas imprevisíveis na trama

Bella.com 02/08/2020

É realmente um livro muito bom, principalmente por ser escrito por um Paulistano! Seppi é uma personagem cativante, e seu universo ainda mais envolvente.

Lê Golz 28/07/2015

Viciante!
Cidade Banida é um lançamento da Editora Planeta, e uma distopia nacional que promete. Com uma sinopse que instiga e uma capa que chama atenção, sem dúvidas, eu criei expectativas. E como eu esperava, não me decepcionei. Vamos conferir o porquê eu gostei tanto do livro?

O futuro na Terra em Prima Capitale é assim: ao nascerem, todos os bebês passarão pelo crivo, onde os chamados cognitos, farão previsões do que essa criança futuramente irá fazer. Se a visão for positiva para o governo, bem, se não, o bebê é tirado dos braços dos pais e pertencem ao governo. Contraventores podem ser punidos com a morte ou exílio, e são encaminhados para um local conhecido como Cidade Banida. O que você faria, se sua filha recém-nascida fosse vetada por um governo opressor, que através de simples previsões, a considera uma ameaça? Appia enfrentou uma sociedade injusta para salvar sua filha Seppi Devone de ser morta por algo que ainda nem tinha feito. E, assim que a história se inicia.

O universo que Ricardo criou é incrível. Guerras, forças da natureza, ação de armas químicas e nucleares foram responsáveis por dizimar a maior parte da população humana e, com o que restou da radiação, algumas pessoas sofreram mutações, adquirindo poderes psíquicos e formas assustadoras. Com Seppi não foi diferente. Porém, ela tinha uma grande responsabilidade nas mãos, pois, por causa de uma marca de nascença - uma borboleta que carrega no ombro - todos acreditam que ela pode derrubar o governo rígido e salvar todos de uma obsessiva busca pela ordem.

"E uma pergunta rondava a minha cabeça: Qual era a diferença entre a verdade e a mentira? Simples. Só a segunda pode ser misericordiosa." (p. 82)

Apesar de já ter terminado a leitura, ainda estou com toda essa aventura na minha cabeça. O livro é viciante gente! A criação de humanos que sofreram mutações marcam as páginas do livro, e são descritos de uma maneira em que o leitor pode imaginar perfeitamente suas feições. As dúvidas e anseios de Seppi também marcam essa história, e fiquei impressionada com a quantidade de pessoas que mentem ou mentiram para ela a vida toda.

Diante do que já escrevi até aqui, é óbvio que amei a construção dos personagens. Não vou descrever todos para a resenha não ficar enorme, mas vale muito a pena conhecer cada um deles, com a leitura dessa obra. Seppi, nossa protagonista, me conquistou, e isso é um fator muito importante.

"Todos em volta cessaram suas estúpidas e mundanas batalhas pela vida. Prestavam atenção na imponência do sofrimento, dor e lamento do homem que praticamente derretia. A cada segundo, os gritos tornavam-se mais agudos, mais desesperados e, acima de tudo, mais saborosos." (p. 104)

Não posso deixar de citar o final. Gente, desnecessário o autor causar esse sofrimento todo com aquele desfecho (risos). Nem acredito que vou ter que esperar o próximo livro para saber o que vai acontecer. Pois é, descobri a pouco que é uma duologia. Fiquei pasma com o epílogo, e só sei de uma coisa: quero mais!

A narrativa é feita, em sua maioria, em primeira pessoa pelos olhos de Seppi. A escrita do autor é totalmente envolvente, e repleta de muita ação. Ao mesmo tempo em que não queria largar o livro, também não queria que chegasse ao fim.

A diagramação é perfeita, com folhas amareladas e fonte em tamanho ideal. A capa está totalmente de acordo com a história, e me agradou bastante. A revisão está impecável, e se tinha algum erro, não notei.

Depois de tudo isso, como não recomendar? Esse é o tipo de livro para quem já curte distopia, é claro, mas também para quem gosta de aventura, e diversas cenas de ação, pois um ponto forte do livro é a quantidade de lutas. Enfim, a trama é viciante, a escrita ótima, e vale a pena conferir. Vocês só têm a ganhar. Leiam, leiam, leiam!

site: http://livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br/2015/07/resenha-premiada-cidade-banida.html

juresenhas 15/10/2021

pqp que plot Twist incrível, foi surreal ver o crescimento da seppi durante o livro
só nao dei 5 estrelas porque teve um capítulo muito grande mas a história é muito boa

Juliana.Pereira 02/09/2023

Muito Bom
Nunca tinha lido uma distopia antes mas eu adorei o universo que esse livro me colocou, o livro é repleto de seres que só se encontra nesse tipo de livro, gostei bastante da experiência que ele me proporcionou. O livro tem defeitos mais como a protagonista ter me irritado mas acho que é justificado por ser uma adolescente, o que durante o livro vc vê que é uma parte de maturidade da parte dela algumas reações. Adorei o plot twist no final, acho que não esperava que tivesse tantos ao mesmo tempo.
Enfim dei 4 estrelas mas foi uma leitura super fluída e boa

Alícia 26/11/2022

Cidade banida
Meus amigos que livros.
Quando vc pensa que sabe o que vai acontecer, buum, não era o que vc pensava, era melhor, vc fica chocado e até assustado com algumas coisas aqui porém é um ótimo livro e cheio, mas cheio mesmo de plots twist, amei a leitura e super recomendo

Cris.Gallo 06/04/2021

Luta entre o amor e o ódio
Jornada de uma garota Seppi Devone que foi salva pela mãe e protegida para libertar o povo de opressores.Seppi luta entre os sentimentos internos de amor e ódio para escolher o certo e cumprir sua missão.
O livro prende a atenção e o fim me surpreendeu.
Tudo indica que haverá continuação. Fico ansiosa a espera.

Julia3607 30/09/2023

Rapaz....
O livro é um pouco massante, capítulos longos muitos personagens porém o autos sabe desenvolver a história não imaginei que o final seria assim posso dizer que não gostei muito.

Diana de Brito 04/11/2015

Distopia perfeita!
Terra. Em um ano indefinido. 99% da população foi dizimada pelas guerras. Os animais, plantas e pessoas sobreviventes foram transformados. No caso dos humanos, alguns desenvolveram poderes psíquicos, como, por exemplo, comunicar-se através da mente e prever o futuro. Pessoas com esses tipos de poderes são chamadas de cógnitos. A maior parte da população vive cercada pelos muros da luxuosa cidade de Prima Capitale e pela rigidez das leis impostas pelo Supremo Decano. Uma dessas leis, a mais importante, impunha que os casais tivessem apenas um filho que ao nascer fosse submetido a um cógnito para descobrir se, até completar a maioridade, a criança cometeria algum crime. Em caso afirmativo, a criança receberia o veto. Isso a faria propriedade do governo com um único destino: a morte.

"Mágica, assim como coincidência, é uma palavra inventada para explicar aquilo que não entendemos. Alguns de nós somos diferentes da maioria, mais evoluídos. Capazes de utilizar o cérebro de uma forma mais eficaz e produtiva".

Quando Seppi Devone nasce e recebe o veredicto do veto, a sua mãe, Appia, decide lutar pela vida da filha, e contando com a ajuda de um amigo inesperado e misterioso, elas conseguem fugir da cidade, deixando para trás uma vida de luxo e regalias. Longe do perigo (ou não) e se passando por um garoto, Seppi vive feliz ao lado da sua mãe e amigos.

"Sonhar e conquistar são verbos separados por apenas uma coisa: atitude".

Seppi carrega consigo uma marca de uma borboleta marrom no ombro, o que faz com que algumas pessoas acreditem que ela tem o poder de derrubar o governo e libertar Prima Capitale de toda tirania imposta pelos governadores. Até que um dia, toda a verdade que ela conhece é mudada. Em poucas horas, Seppi deve tomar a difícil decisão de deixar tudo para trás e seguir a sua missão, ou arriscar a vida da pessoa que mais ama, porém, a verdade que Seppi está prestes a conhecer, pode não ser tão verdade assim....

"E uma pergunta rondava a minha cabeça: Qual era a diferença entre a verdade e a mentira? Simples. Só a segunda pode ser misericordiosa" .

O livro é narrado, em sua maior parte, sob a visão de Seppi. A diagramação é boa, as páginas são amareladas, a fonte é no tamanho ideal. A capa, um cenário meio apocalíptico e tem TUDO a ver com livro. A escrita do autor (gente, a escrita do autor) é dinâmica e envolvente, e nada deixa a desejar em momento nenhum. Por isso, já quero outros livros desse autor!

site: http://porredelivros.blogspot.com.br/2015/08/resenha-cidade-banida-do-autor-ricardo.html

Fernanda 10/11/2015

Resenha: Cidade banida
CONFIRA A RESENHA NO BLOG:

site: http://www.segredosemlivros.com/2015/11/resenha-cidade-banida-ricardo-ragazzo.html

Ricardo Brandes 11/04/2016

Cidade Banida
Olá amigos! Nos últimos anos, inúmeras distopias internacionais surgiram no cinema, derivadas da literatura. Jogos Vorazes, Divergente, Maze Runner, entre outras, ganharam espaço no coração dos fás e chamaram a atenção para este estilo literário. E o Brasil também entrou nessa onda, com a publicação de Cidade Banida (Banida, não bandida como muitos acabam lendo!) do paulistano Ricardo Ragazzo.
Publicado pela Editora Planeta, o livro traz uma história pós apocalíptica, onde a guerra dizimou boa parte dos seres humanos e confinou os sobreviventes em uma cidade protegida, com um governo tirano, regras rígidas, e um povo oprimido. Pareceu semelhante? E é, em parte. Mas nesse enredo surge nossa personagem principal: Seppi Devone. Muito bem construída pelo autor, a personagem feminina transita por várias fases de sua vida, desde a infância, adolescência e as responsabilidades da vida adulta.
Condenada a morte desde seu nascimento, e com a missão de manter sua identidade protegida, Seppi é criada como um menino, para que não seja descoberta e capturada pelo governo. Assim ela lutará por sua sobrevivência, e também contra as regras rígidas do sistema, com a missão de salvar as pessoas a sua volta na cidade de Prima Capitale.
Às crianças vítimas do veto governamental estava reservado um destino muito cruel...
Os personagens secundários também são muito interessantes, e trazem um quê a mais para ir além das distopias comuns.
Ao primeiro contato com a obra, logo me interessei pelo roteiro, pela bela capa e pela sinopse, onde fiquei sabendo que o autor inspirou sua Distopia em Star Wars e HQs do universo Marvel. Além da boa diagramação e fontes adequadas para leitura, logo nas primeiras páginas encontrei um interessante glossário ilustrado do universo da obra, com animais e plantas criados pelo autor em seu mundo pós apocalíptico, com mutações na vida animal e vegetal.
Eu a observava de longe. À distância, a leoa pastava acredite, nos dias atuais nenhum animal podia se dar ao luxo de ser exclusivamente carnívoro
Os primeiros capítulos foram eletrizantes, contando desde o nascimento da personagem principal até seus 15 anos, e a inserção na problemática da história em si. Realmente empolgante.
A partir daí, percebi algo que começou a dificultar o andamento da obra: os capítulos muito longos, que complicaram a compreensão de todo o universo em cada trecho do livro. Mesmo com as quebras e pontos de cortes inseridos pelo autor, comecei a sentir um certo cansaço na leitura. Após ler as 383 páginas do livro, cheguei ao fim da história e me deparei com um final com surpresa, que segue a linha... Bom, sem spoilers, gente! Leiam a obra e descubram o final dessa distopia nacional!
Eles estavam prontos.
Eu estava pronta.
Adeus, sombras.
Bem-vinda, luz!

P.s. A propósito, entrei em contato com o autor, comentando sobre a questão dos capítulos muito longos. E ele respondeu!

Obrigado pelos elogios e agradeço sua colocação. Confesso que não me importei com o tamanho dos capítulos por colocar pontos de corte freqüentes entre as cenas, mas você não é o primeiro a me alertar sobre isso. Já estou fazendo isso agora.

E para quem ficou curioso, o autor também começou a publicar o livro cidade Banida no Wattpad: Confira! www.wattpad.com/RicardoRagazzo

Por Ricardo Brandes

site: http://www.amoreselivros.com.br/2016/04/cidade-banida-ricardo-ragazzo.html

Satiro 20/05/2020

Distopia com qualidade brasileira
A obra aborda um futuro pós-apocalíptico e com toda a distopia presente em best-sellers atuais, ingredientes de sucesso. Porém, a não divulgação de produtos nacionais acabam os deixando em terceiro plano dos livros mais desejados. Além de que a capa não é bem um atrativo para adentrar a história.

Deixando essas coisas de lado, acompanhamos nessa jornada Seppi Devone em uma busca por justiça, pertencimento e pela sua real identidade. A protagonista carrega um grande carisma que te faz embarcar em sua vida, cercada de personagens com interesses próprios e ocultos. Dessa forma, a cada página sua instigação aumenta e você se sente perdido nesse furacão que é a vida da protagonista. Livro muito bom e de ótimo entretenimento (além de induzir algumas reflexões), digna dos ótimos autores brasileiros ocultos da grande vitrine editorial e, ao fim, você quer mais - espero que realmente venha mais!

Letícia Morais 11/07/2016

Estou lendo
Comecei a leitura ontem,e já estou gostando muito.O livro é uma distopia pós uma guerra que me encantou muito.Me encantei por vários personagens(e também odiei alguns) mas,o autor realmente conseguiu caracterizar bem os personagens em 90 páginas.Nessas 90 páginas que li,conheci a história da personagem principal quase inteira e isso é muito bom pois nos faz estabilizar no cenário da história e criar afeição.Cada página tem um toque de suspense que nos faz querer devorar o livro em uma hora!O ponto negativo da minha leitura são os capítulos longos mas nada que prejudique muito.Pretendo fazer resenha no meu blog,logo logo.Pois sei que essa vai ser uma leitura rápida,bem rápida!

site: www.diariodeumaleitoraeblog.blogspot.com

Leandraa 22/09/2016

Cidade banida
Em um mundo destruído e consumido pelos mais fortes, as pessoas que não são "aceitaveis" perante um sociedade "perfeita" são excluídas ou exterminadas. Em meio a esse caos surge os que não estão de acordo com essa realidade....muita ação do início ao fim...