Os Mistérios de Udolpho - Volume 1

Os Mistérios de Udolpho - Volume 1 Ann Radcliffe

Resenhas - Os Mistérios de Udolpho

Luiz Souza 05/11/2023

O fantasma buuu
O livro vai continuar a saga de Emily ela sai de Udolpho e vai morar com Lady Blanche a filha do Conde de Villefort.
Ela enfrenta vários desafios no castelo e se decepciona com Valancourt que lhe deixa sem nenhuma explicação voltando só no final do livro pra eles se reconciliarem.

A empregada sempre ficava falando de fantasma no fim descobriu que não havia nada de sobrenatural era tudo falácia do povo que não tinha o que inventar kkk.

O livro é bem escrito , mas precisa ter uma boa dose de ânimo pois tem vários capítulos só mostrando Emily triste aliás essa menina não podia sofrer um Aí que ela já ficava melancólica.

Ótima leitura.

Luiz Souza 20/09/2023

Esse castelo é assombrado
O livro conta a história da jovem Emily que após perdes os pais vai ter que morar com a tia malvada Madame Cheron mas antes disso ela se apaixona por Valancourt que vai ter que se separar dele para sua tristeza sua tia não aceita esse relacionamento de jeito nenhum depois sua tia se casa com Madame Montoni pensando que ele era rico mas era só mais um falido a sua única riqueza era o castelo de Udolpho que parece esconder muitos segredos e ser bem assombrado.

O livro é bem legal mas terá que ter paciência pra ler durante vários minutos Emily contemplando a paisagem , algumas passagens são bem tristes vale ressaltar.

Agora vamos pra volume 2.

Ótima leitura.

Karolline.Campos 18/06/2023

Concluído em 18/06
A continuação da história.. volumes 3 e 4. Confesso que houve momentos de baixa. Mas não sei afirmar com certeza se a extensão do livro foi sentida negativamente porque tinha outras coisas em mente ou se porque ela realmente não era necessária.

O fato é que com a conclusão da leitura tudo se encaixa. As cenas ou descrições alongadas fazem parte do estilo da autora e da perspectiva específica trabalhada ao longo do livro. Esses fatores me levam a ficar confusa sobre o tamanho do livro em si.

No geral, posso garantir que é uma história e tanto. Segue um ritmo interessante, consegue manter o leitor intrigado na maior parte do tempo. Certamente indicaria para um amigo, sobretudo, por causa da linguagem acessível.

Karolline.Campos 11/06/2023

Concluído em 11/06
Tenho esse livro (esses já que é vol 1 e 2) guardados há muito tempo e resolvi finalmente ler. Comprei ele porque o Dostoiévski elogia demais a escrita da Ann Radcliffe e sua capacidade de manter o leitor envolvido em teias e mais teias de mistério.

Realmente, até aqui a história é muito boa. Diferente do que se espera ou se imagina sobre uma literatura de fins do séc. XVIII, a linguagem é bem simples e direta. O único problema é que só achei nessa edição da Pedra Azul e acho que a tradução se enrola um pouco as vezes. Fiquei triste ao descobrir que quase não há obras dela traduzidas. Mas não pesquisei o suficiente pra saber se isso procede ou se ela escreveu muito.

Sei que vale muito a pena ler. Gosto demais dessas obras de século longínquos assim por conta do tanto de discussão sobre moralidade. Gosto das lições que esse tipo de aposta literária sempre nos dá. Isso foi o que me prendeu na obra completa do Dostoiévski e isso é feito de uma forma magnífica aqui também nesse livro incrível da Ann.

Já li 316 páginas de uma preparação pro mistério ferrenho que se desenhou no final da segunda metade desse primeiro livro. Sério, não há como parar de ler. A narrativa te mantém ali, vidrado, fissurado, saca? Eu não vejo a hora de iniciar o segundo livro e espero que essa ansiedade seja alimentada e mantida. É um livro grande, uma aposta grande. Então só posso apontar que até aqui que entrada GENIAL!! Aguardo ansiosamente pelo desenrolar da coisa toda e pela misteriosa conclusão.

M 22/03/2023

Clássico gótico
Após pesquisar sobre a literatura gótica,? iniciei com O Castelo de Otranto e logo em seguida fui para Os Mistérios de Udolpho. É incrível ver os elementos marcantes do gênero no romance. Muitas passagens sobre a ?fortaleza da mente? e a importância dos amigos-família me marcaram bastante, os elementos sobrenaturais me impactaram mais do que eu esperava, confesso que houveram noites meio difíceis de prosseguir a leitura.
A heroína é bastante madura e de opinião forte, seus obstáculos são angustiantes, o que nos leva a torcer por ela. Os diversos poemas e a forma como tudo foi amarrado apenas no final não me agradaram tanto, mas o desfecho conseguiu ser surpreendente. Ótima leitura.

Regina279 08/02/2023

Muito obrigada, Jane Austen ??
Gente, esse livro é demais. Há tempos não me divertia tanto com uma leitura como estou me divertindo com as reviravoltas mirabolantes, os cenários góticos, o horror sugerido, os vilões execráveis e as tortas de climão que recheiam o primeiro volume dessa história. Mal posso esperar para iniciar o segundo volume!

Caiof05ghost 31/01/2023

É como uma poesia.
Que escrita! Que descrição!

A autora escreve de um jeito tão belo, tão apaixonante que parece que estamos lendo um livro de poesia.
Me apaixonei pelo livro, me apaixonei pela história, pelas palavras e por tudo que compõe as páginas dessa obra.

Jenni.Castro 14/01/2023

Eu achei esse livro super entendiante! Sem condições de ler o segundo livro!
Só resolvi ler ele pq foi muito citado no livro a Abadia de Northanger, da Jane Austen.
Não gosto de ter aquela sensação ao fim de uma leitura que eu poderia ter lido um livro melhor.

Diana 27/12/2022

Muito bom! Vale a pena a leitura ??????????
Eu confesso que comecei a ler "Os Mistérios de Udolpho" sem muitas expectativa de gostar bastante, mas me surpreendi com o que eu li. Apesar de achar o Volume I mais interessante, o Volume II me deixou empolgada para chegar ao final. Emily é uma personagem que, apesar de inocente, é forte em suas crenças e nas suas decisões. Eu até achei que ela seria influenciada pelas histórias de fantasmas, mas ela foi bem mais racional (apesar de, em alguns casos, ela ter sido influenciada). Os outros personagens também são interessantes, e o par romântico de Emily, Valancourt, é um caso: ele realmente quis ser digno do amor de Emily; e, apesar de não haver tanto moments românticos, os poucos que tinham eram suficiente para ver como ele gostava dela e como ela sofria por causa de valores morais que a faziam se afastar dele.
Fiquei feliz com as explicações dos acontecimentos e dúvidas surgidas durante todo o romance, mas tem que estar disposto a chegar nos últimos capítulos - literalmente! A escrita é tranquila e simples, o que torna a leitura bem animada (você se empolga com o os acontecimentos e não para até descobrir o que acontece)!
Enfim, eu gostei bastante do romance e recomendo bastante.

Nado 25/12/2022

Um dos clássicos mais envolventes que já li. Fiquei com receio de que o segundo volume não fosse tão bom quanto o primeiro. Felizmente manteve a mesma qualidade. A autora ganhou um novo admirador. Emily é uma personagem inesquecível ?

Diana 22/12/2022

Surpresa muito boa! ????????
Quis ler por causa de Jane Austen citar o livro em "A Abadia de Northanger", mas acabou que eu demorei muito para começar a ler "Os Mistérios de Udolpho". Porém, resolvi ler antes de 2022 acabar - e que bom que eu fiz isso. O livro é divertido, apesar de ter algumas partes entediantes. Você se interessa bastante pelos mistérios que começam a rodar Emily desde o início do romance (o qual eu preciso de respostas no Volume II, por favor) e anseia pela personagem e os seus acontecimentos. A personagem principal tem o seu par romântico, Valancourt, mas isso não é muito visto, afinal, coisas acontecem para isso não se desenvolver muito. Por isso, ele é o interesse que pouco descobrimos sobre nesse primeiro volume. O romance foca muito nos acontecimentos da vida de Emily e em como ela os enfrenta. É um romance bem gostoso de ler e te prende com a sua linguagem tranquila. Estou ansiosa para ler o segundo volume e terminar o romance de Ann Radcliffe.

Nado 30/09/2022

Nada como um clássico de época, no verdadeiro sentido da palavra. Li bem devagar para poder desfrutar integralmente cada capítulo e cenas. Na resenha do volume II eu retrato sobre o que achei da história.

Magda14 26/03/2022

Chato!
Meus Deus, que livro chaaaaatooooo!!! Na minha humilde opinião, "Os mistérios de Ufolfo" poderiam ter acabado no primeiro livro (volumes 1 e 2 da história), afinal é a parte mais intrigante e a única na qual realmente aparece o castelo. Depois disso temos apenas pouquíssimas citações, mas nada mais.

Emily422 26/01/2022

Eis a romântica era da razão
Pois então, perscrutando cenas pastorais de uma idade média já há muito decadente e do início efervescente da modernidade, eis, sobre isso, o olhar da romântica era da razão!
Ann Radcliffe, ao passear por construções antiquíssimas não mede esforços poéticos para desvendar seus mistérios e expor a razão, deveras iluminada (se isso não for um grande pleonasmo), de sua época. O mundo é profundamente assombrado por demônios? Talvez, mas, se o for, a estaca de Radcliffe é de madeira polida com a lâmina da racionalidade do brilhante século XVIII, e os demônios se encontram em esferas psicológicas que mais tarde seriam investigadas ou discutidas por pessoas como o querido Carl Sagan, Oliver Sacks, (...).
Independente das resoluções dos mistérios, ou da falta delas, percorrer gigantescas e pesadas fortalezas no estilo gótico saxão é um prazer a parte! Em algumas partes me senti de volta ao mirabolante e obscuro Castelo de Otranto.
Logo, Os mistérios de Udolpho, apesar de capítulos irrelevantes, enrolações/redundâncias astronômicas e a grande tendência insuportável ao desmaio, a cada vento que passa, das personagens femininas (principalmente da protagonista, pelo amor de deus), é uma obra deliciosa que oferece tudo que a primorosa literatura gótica pode dar e mais um pouco: o épico se impõe ao sobrenatural!

Enfim, o livro é constituído de descrições tão minuciosas e apaixonadas das paisagens e dos modos de vida, que senti que depois de lê-lo eu estive, presencialmente, na França e na Itália, entre Alpes "assustadores" & magníficos e campos verdejantes no final do século XVI. Portando, quanto à mágicas de outras naturezas não sei.... mas, novamente, os livros contêm algo de solene, tenho certeza, eles são "[...] a prova de que os homens são capazes de fazer magia".