A babá gótica

A babá gótica Adriana Igrejas

Resenhas - A babá gótica

Jefferson.AlcAntar 14/10/2021

MASSA DMS
?- Ela puxou uma arma de dentro da bolsa e a apontou para uns e outros, exigindo que se posicionassem todos juntos.?

decayanddespair 15/02/2022

Ótima história, porém...
A Babá Gótica apresenta uma leitura simples, gostosa e bem humorada. O enredo é muito empolgante, há muito tempo não lia um livro com tanto entusiasmo. A história toca em algo muito importante e que nunca vi ser representado diretamente antes num livro: o preconceito contra pessoas alternativas. Isso inclui góticos, metaleiros, emos ou o raio que o parta que alguém possa se identificar. Porém...

Por algumas razões, mais tarde o livro acaba representando pessoas alternativas como depressivas, drogadas, suicidas... Isso não é legal. Além de que sinto que a autora não procurou estudar sobre subculturas e pessoas alternativas antes de representá-las. Como a autora é professora, pode ser que ela tenha se baseado em relatos de alunos jovens sobre o que é "ser gótico." Acabou reforçando estereótipos terríveis que não deviam ser perpetuados.

Enfim. É uma história legal, me divertiu bastante. O design do livro também é lindo, todas as páginas são pretas! Mas infelizmente, não se pode ignorar essas e outras baixas - que não posso mencionar, pra não estragar a experiência. Iria adorar que a autora fizesse outra história dentro do mesmo tema, desde que sendo um tantinho mais fiel a realidade do "gótico."
Adriana Igrejas 16/03/2023minha estante
Interessante suas observações. Não vi dessa forma, mas entendo. A ideia foi contar uma história única e pessoal de uma gótica e tudo o que envolveu o ocorrido, inclusive mostrando que a outra gótica tinha outra história e cada um vai ter a sua e que ninguém pode julgar ninguém. Cada caso é um caso, a intenção foi justamente dizer que não é possível traçar estereótipos. Mas entendo que é um tema delicado.

Daniel.Igor 15/01/2016

5 estrelas
O que mais admiro na grande autora Adriana Igrejas é que ela consegue transformar situações com uma premissa um tanto quanto simples em obras magnânimas, unidas de uma escrita ótima e desenvolvimento surpreendente. A história não gira apenas em uma simples babá, mas sim em uma babá excêntrica, mostrando até o preconceito que algumas pessoas sofrem por seus jeitos de vestir, mas que por dentro esconde uma garota muito gentil. Cada personagem tem uma personalidade diferente do outro, transformando a obra numa leitura mixada de emoções. O romance de Lucinda e Lourenço é fascinante, já que o garoto, primeiramente, passa a estranhar e não gostar da ideia da babá trabalhar com sua irmã. Porém, aos poucos, Lucinda vai aparentando ter mistérios escondidos em si, e Lourenço fará de tudo para descobrir o que ela guarda em segredo.
A babá só trabalhará na casa por 6 meses, que é o tempo que passa estudando cada criança da qual cuida, já que tem o sonho de prestar Psicologia Infantil. Com personagens marcantes, a obra consegue realmente passar lições psicológicas, com um enredo simples e cuidadosamente desenvolvimento, sem ir rápido ou lento demais. A edição não é menos perfeita, com páginas pretas e letras brancas, um pouco grandes, o que facilita a leitura sem desgastamento e mais deliciosa ainda. Para termos uma noção ainda mais detalhada da babá, ao longo do livro várias fotos de uma jovem gótica. Esse fato prova que a descrição da autora também é hábil, já que a atriz lembra de verdade a personagem. O desfecho leva em conta toda uma leitura de primeira qualidade, finalizando com chave de ouro e com a joia rara que a história mostra ser.

site: http://bookdan.blogspot.com.br/2016/01/volta-do-blog-com-resenha-super.html
Adriana Igrejas 15/01/2016minha estante
Dan é um querido! Resenha super bacana! Obrigado por postá-la aqui. Bjs!

Rosemary.gon 08/07/2021minha estante
Ela foi a minha professora acredita?

UmaLivraria 07/04/2016

Encantador. *=*
O livro conta a história de Lucinda, uma moça gótica que sonha em cursar a faculdade de psicologia, a mesma trabalha como babá e usa a experiência para seus estudos, pois deseja trabalhar com psicologia infantil. Por sua aparência diferente, a garota sofre preconceitos e mantêm sua vida em mistério, fazendo com que as pessoas tenham variadas opiniões sobre ela.
Seria uma bruxa?
Uma louca?
Analice precisa urgentemente contratar uma babá para cuidar de Beatriz, sua filha de 5 aninhos, após receber várias recomendações de Lucinda, a mesma decide contratá-la. Assim que vê a jovem, ela fica um pouco intrigada e desconfiada, pensa até em desistir, mas quando Lucinda conquista Beatriz, ela também conquista Analice, fazendo com que a mesma desista dos seus planos de não contratar a babá.
Lucinda só não contava com a chegada de Lourenço, um rapaz que cursa medicina, filho de um outro relacionamento do marido de Analice, meio irmão da pequena Beatriz. O rapaz não gosta da ideia de ter uma babá misteriosa dentro de casa e ainda cuidando de uma garota tão pequena, logo procura saber um pouco mais, resolvendo investigar.
Os dois ficam atraídos. Será que os mistérios continuarão? E Lourenço, vai aguentar gostar de uma garota e ao mesmo tempo não conhecê-la por completo?
A obra nos prende do início ao fim, cada página aguça ainda mais nossa curiosidade para o final. A escrita da autora é maravilhosa, não é nem um pouco chata ou cansativa, o que deixa o livro bem leve e a história perfeita. Confesso que quando fechei parceria com a Editora Evolução Publicações, e recebi os livros publicados por ela em casa, esse me chamou muita atenção. Lembro que sai mostrando pra vários grupos nas redes sociais e todos ficaram muito interessados, pedindo para que eu iniciasse a leitura, para assim contar mais sobre.
As folhas pretas fizeram um enorme sucesso lá no instagram, assim que chegou fiz um vídeo mostrando, pois é uma coisa nova e foi uma experiência surpreendente. Achei que iria incomodar, pois nunca tinha lido nada parecido, mas amei e já quero sair comprando livros com a folha preta por aí hahaha.
A Babá Gótica vai mexer com você, sei que muitos, assim como eu, irão sentir vontade de entrar no livro e dar bronca em quem mexe com Lucinda, a garota sofre bastante preconceito, bullying. Isso é completamente revoltante, mas algo tão presente em nossa sociedade, algo que muitos acham comum hoje em dia. Só que devemos pensar em tudo que estamos fazendo e ficar calados diante de uma situação dessas também faz parte do preconceito. É horrível ver que com a modernidade que temos, a tecnologia, muitas pessoas ainda se importam com isso, julgam a aparência, até mesmo com a cor da pele de um ser humano. É uma grande reflexão.

site: umalivrariaaa.blogspot.com.br
Adriana Igrejas 24/08/2016minha estante
Já tinha lido a resenha no blog. Muito show! Obrigada por postar aqui!

Priscila 29/11/2015

A Babá Gótica
" Observou-lhe os olhos de um azul profundo. A pele branca e os olhos claros pareciam contrastar com os cabelos, pretíssimos; aquela com certeza não era sua cor natural de cabelo. tirando as esquisitices, a menina tinha um rosto bonito e não parecia nada com o tipo de moça que costumavam se candidatar a babá."

Você colocaria uma babá gótica em sua casa?

O livro A Babá Gótica é o meu mais novo XODÓ... vamos de primeiras impressões, assim que peguei o livro já chamou minha atenção, 1° o titulo, 2° a capa, 3° sinopse, e para munha surpresa as paginas são pretas o quemi deixou ainda mais apaixonada, fui uma adolescente normal mas sempre amei preto, teve uma época que só me vestia assim era chamada de Dark, sempre de preto curtindo meus rocks, kkkk gente ate os chicletes eu mastigava ponta de lapis colorido preto junto pra que ele ficasse preto kkkk, batom e esmaltes na meu tempo era feito em casa, tinta de caneta no esmalte e kajal na boca... bom voltado ao livro posso dizer que amei e mi identifiquei em muita coisa.
A escrita da autora Adrina Igrejas é magnifica e envolvente, nos prende a cada pagina, romance, mistério, sobrenatural, tudo em perfeita sintonia.
O livro conta a estoria de Lucinda, uma moça misteriosa, Seria ela uma louca, uma bruxa? ou talvez nada disso?, Lucinda uma garota de aparência incomum, que sofre todo tipo de preconceito, ela tem o sonho de prestar o vestibular para psicologia, trabalha como babá e usa essa experiencia como fonte de estudos pois quer se especializar em psicologia infantil.
Analice, precisa de uma babá urgente para cuidar de Ana Beatriz, uma linda garotinha de 5 anos, e em sua busca recebeu boas recomendações de suas amigas, mas... também fora avisada da aparência em tanto peculiar da jovem babá, a primeira vista Analice se assustou e teve duvidas em contratar Lucinda, pois como colocaria uma jovem gótica para cuidar de sua filhinha.
Lucinda ganha a "confiança" de Analice ao conquistar a menininha Ana Beatriz, e com as boas recomendações a contrata, mas Lucinda é misteriosa e deixa claro que só trabalhara por 6 meses, meio a contra gosta Analice aceita pois não tinha outra opção no momento.
Mas os problemas de Lucinda e seus segredos estavam com os dias contados, Lourenço, um jovem estudante de medicina, filho do primeiro casamento do marido de Analice, não gosta nada da ideia de uma babá gótica cuidando de sua irmanzinha, logo de cara já fica intrigado com a aparência mórbida da babá e começa a investiga-la, com a desculpa da segurança de sua meia irmã.
Lucinda e Lourenço se veem atraídos um pelo outro, só que Lucinda guarda um segredo em mistério que não pode ser revelado, o que aguça a curiosidade de Lourenço que não ira sossegar até descobrir.

Quais os segredos de Lucinda?
Até onde o preconceito pode levar uma pessoa?
As aparências enganam?

A Babá Gótica, vai mexer com seus sentidos, com uma narrativa leve e muito gratificante, vamos entrar em uma bela estoria de amor, mistério e aventura... Temas como preconceito, bulling nos são apresentados de uma forma que nos faz entrar no personagem e sentir na pele tudo que ele passa.
Uma estoria surpreendente, cheia de mistério, com personagens marcantes, não pode ficar fora da sua lista de leitura.

site: www.leituraecia.com.br
silvanasartori 11/01/2016minha estante
Olha meu livro chegou hoje
Eu comprei porque li sua resenha
Mas eu ainda estou com receio que seja algo que dê medo rs

Adriana Igrejas 15/01/2016minha estante
Oi, Priscila! Já tinha lido a resenha lá no blogue. Obrigada por ter postado aqui também! Fico feliz quando gostam do livro e sua resenha ficou super bacana! Beijinhos góticos!

Taby Igrejas 15/01/2016

Romance, mistério e sobrenatural.
Lucinda é completamente diferente de qualquer outra babá que você tenha visto. Estudiosa, esforçada, responsável e... gótica! Analice nunca encontrava um babá que a satisfazia. Até que recebeu a recomendação de uma amiga que disse que conhecia uma ótima babá. No entanto, a babá em questão era gótica. A mulher estranhou e tentou imaginar como seria essa tal babá. Desesperada, resolveu tentar. Todos falam tão bem de Lucinda...

Ana Bia, uma menina inocente, ficou assustada com sua nova babá mas logo a aceitou. Lucinda era extremamente atenciosa e prestativa. Mas por que a menina se vestia de preto e com uma maquiagem pesada? Ao longo do livro, a autora narra as situações de preconceito e medo das pessoas, fazendo pensar sobre a imposição da sociedade sobre o que é aceito ou não. Lucinda era diferente do padrão da sociedade, no entanto a jovem esconde um segredo sombrio que a atormenta todas as noites.

É Lourenço, irmão mais velho de Ana Beatriz que irá buscar revelar o segredo da babá. Lourenço é estudante de medicina é um completo mauricinho. A figura grotesca de Lucinda, segundo ele é inadmissível em sua família. Como sua mãe poderia aceitar aquela garota como babá? Lourenço é obrigado a vencer seu preconceito, e ainda que implique com Lucinda e a trate mal, ele sente uma atração inegável a qual ele não sabe explicar.

Mas além de vencer as barreiras do preconceito, algo impede que Lourenço e Lucinda fiquem juntos. E isso faz parte do mistério do livro que pouco a pouco vamos desvendando junto de Lourenço.

Ana Bia é uma menina doce que é boazinha demais. O pai da criança, proporciona algumas cenas engraçadas seja interagindo com Ana Bia, sua esposa ou seu filho mais velho. A história é bem diferente e longe dos clichês com os quais estamos acostumados, um toque de sobrenatural completamente diferente do primeiro romance de Adriana.

A capa o livro é linda e por dentro ele tem um grande diferencial, as páginas são todas pretas com letras brancas. Seguindo a ideia de algo gótico. E para completar, se você já leu A fórmula a vida, o primeiro romance de Adriana Igrejas, você terá uma surpresa com um dos personagens que irá aparecer também nessa história e também, a Catarina (protagonista de A fórmula da vida) ser citada nesse livro.

site: http://simplesleitora.blogspot.com.br/2015/10/resenha-baba-gotica.html

Patrick Rosário 19/01/2016

(Corujando nos Livros) Resenha: A BABÁ GÓTICA - Adriana Igrejas
A babá gótica é um livro riquíssimo, tanto por sua história, diagramação, qualidade e cor de papel, em geral, todo trabalho resultou numa obra fantástica. Uma história recheada de suspense, romance e uma pitada de comédia, ou seja, uma mesclagem completamente equilibrada e necessária, na minha opinião.
Os tópicos: preconceito, bullying e mundo espiritual também são abordados de forma trivial no enredo.

A protagonista Lucinda, é gótica e trabalha como babá para adquirir experiência antes de cursar Psicologia infantil na Universidade.
É através dessa profissão que ela conhece Analice, mãe da fofa e linda Ana Beatriz, criança que Lucinda aparece cuidando na história. Analice (patroa) de início ficou receosa pela aparência de Lucinda, na verdade, toda a família estranhou o visual da babá. E se perguntavam: como uma gótica pode cuidar e acrescentar na educação de uma criança? Mas pelo fato de ter sido bem indicada pelas patroas anteriores, Analice resolveu ficar com Lucinda, pois ela precisava de uma babá urgente.
O irmão da criança Ana Beatriz, Lourenço, cursa Medicina e passa o maior tempo no alojamento da Universidade. Ao chegar em casa se deparou com Lucinda, resultado: não a aceitou como babá de sua irmãzinha. Ele humilha, destrata e fala coisas terríveis para Lucinda, a vendo como a pior pessoa do mundo para ser uma babá. Lourenço faz de tudo para que Analice demita Lucinda e procure outra babá, mas não obteve êxito no diálogo, então começou investigar a vida dela e procurar pistas que a possam denunciar como uma pessoa imprópria para a Analice.

"Lourenço começou a investigar imediatamente. Começou procurá-la no Google, nas redes sociais. Foi uma total decepção. Ela não tinha perfil em nenhuma rede social. Isso por si só era estranho. Que garota de dezenove anos no planeta Terra não teria pelo menos um perfil nas redes sociais?
Teria que ser radical. Sentiu-se estranhamente obcecado. Era uma ideia fixa. Ele tinha que descobrir alguma coisa que fizesse Analice despedi-la."
(Página 80)

Lourenço descobre várias coisas misteriosas e assustadoras sobre a vida de Lucinda, pontos duvidosos sobre a personalidade gótica da babá, mas vai se acostumando com ela em sua casa e os dois, de modo confuso, acabam se apaixonando.

"Lourenço entrou em seu quarto como um vendaval e bateu a porta com força. Estava perturbado. Estava louco, com certeza. Como aquilo pôde acontecer? Como e por que ele beijara a personificação de tudo o que detestava em uma menina? Detestava? Não sabia de mais nada. Atônito, foi ao banheiro e lá, olhando no espelho, viu seu rosto manchado pela maquiagem dela - borrões pretos. Seus lábios machados por aquele batom preto... Ela beijara a bruxa! Louco! Idiota! Odiava-se!"
(Página 172)

O sentimento de paixão vai se intensificando, mas Lourenço descobre que não pode ficar com Lucinda, não por enquanto. Existe um mistério, envolvendo espíritos e o passado da babá. E Lourenço vendo o sofrimento e a situação da garota resolve ajudá-la a se livrar de um grande castigo.
A história passa uma mensagem linda de mudança de caráter, escolhas, personalidade e amor. Frutos gerados através de uma grande lição. Nos mostra o fato de não julgarmos as pessoas pela aparência, não tirarmos conclusões pelo exterior e procurar dialogar para compreende-las.
Transmite acima de tudo o amor e a renovação de mente. Entendemos que todos merecem uma segunda chance para se tornarem uma pessoa melhor, através das lições que a vida nos prega. Os problemas nos empurrando para analisarmos o que fizemos e procurar pelo concerto.

Por fim, amei este livro. Queria que alguns personagens tivessem mais participações ou profundidade para firmar ainda mais alguns fatores da história, todavia isso não tira o brilho e a compreensão da história. Livro muito bem escrito e demasiadamente bem criado.
A coruja APROVOU!

site: http://corujandonoslivros.blogspot.com.br/2016/01/resenha-baba-gotica-adriana-igrejas.html
Adriana Igrejas 24/08/2016minha estante
Já tinha lido a resenha no blog. Obrigada por postar aqui. Show!

Mai 25/01/2016

Surpreendente!
Sinopse: Analice contrata uma babá jovem, muito bem recomendada por suas amigas, para sua filha de cinco anos. No entanto, a babá tinha uma característica bem peculiar: ela era gótica. Há muito mistério em torno da figura estranha da babá, que se chama Lucinda. Ela seria uma bruxa? Uma louca? Ou apenas alguém excêntrica?
Lourenço, jovem estudante de medicina, filho do primeiro casamento do esposo de Analice, fica irritado e intrigado com a babá. Implica com ela e investiga sua vida a pretexto da segurança de sua meia-irmã. Ele e Lucinda acabam se apaixonando, mas o mistério em que ela está envolvida não os deixa ficar juntos. Ao que tudo indica, algo de sobrenatural cerca a vida de Lucinda. Para resolver o mistério e poder tornar seu amor possível, Lourenço está disposto a tudo.

O que eu achei?
1ª impressão: Capa linda, sinopse incrível e páginas pretas; nunca li um livro onde as páginas fossem dessa cor! A diagramação também é excelente, assim como escrita da autora Adriana Igrejas, que tem uma facilidade incrível em escrever e nos envolver na vida da personagem principal. Deixa eu escrever sobre o livro...

o Livro conta a história de Lucinda , uma babá estranha, diferente de todas babás que já ouvimos falar por aí, só usa preto e tem um visual dark, maquiagem pesada, cheia de piercings. Mas o que poucas pessoas sabem é o motivo dela se vestir e agir desta forma.

Analice precisa contratar uma babá com urgência para tomar conta de sua filha Ana Beatriz, recebeu recomendações positivas de suas amigas a respeito de Lucinda, mas é avisada que a menina tem um visual meio extravagante. Analice decide dar uma chance a babá e leva para conhecer sua filha, a menina simplesmente fica encantada com Lucinda. Quando tudo parece resolvido Lourenço(enteado de Analice) surge na história e começa a encrencar com Lucinda, questiona roupas, cabelos e maquiagem.

Lourenço decide por si só descobrir os segredos desta babá nada convencional, e em meio suas investigações Lourenço se apaixona e descobre que Lucinda é uma menina doce, meiga e um amor de pessoa.
Mas coisas sobrenaturais começam a acontecer e ele se questiona se vale a pena lutar por este amor.

Não poderei contar muita coisa a partir daqui, mas acredite você irá se surpreender com o rumo que a história da vida de Lucinda irá tomar. Você encontra amor, raiva, ódio, desconfiança, vingança, eventos sobrenaturais e muita aventura neste livro.

site: http://reinoliterariobr.blogspot.com.br/2016/01/resenha-baba-gotica.html
Adriana Igrejas 24/08/2016minha estante
Já havia adorado ler esta resenha no blog. Obrigada por postar aqui! Muito boa!

Italo 22/11/2022

Surpreendentemente bom
Faz um tempo que eu li esse livro, quase quatro meses, mas ele ainda está fresco na memória. Comecei a ler por indicação de um amigo e, no começo, levei o livro como piada. Achei engraçados o título e toda a ideia de uma babá cuja característica marcante é ser gótica e ao redor da qual toda a história se desenvolve alicerçada neste fato.

Eu só não esperava que iria adorar o livro; adorá-lo a ponto de passar uma tarde toda sem descolar os olhos das páginas do leitor digital. Eu achei simplesmente fenomenal a maneira como o livro vai se desenvolvendo, de maneira fluida, vale destacar, e termina sendo uma grande história sobre esteriótipos, problemas familiares, romance e espiritismo. A parte do espiritismo me deixou meio chocado, não vou mentir, mas eu acabei gostando.

Meus sinceros parabéns à autora pela genialidade de escrever um baita livro sobre uma temática um tanto excêntrica. Eu sou um apaixonado pela Babá Gótica desde que li!
Arthur 23/11/2022minha estante
O AMIGO SOU EU DE NADA AMORES

Fernanda 16/03/2016

Resenha: A babá gótica
CONFIRA A RESENHA NO BLOG:

site: http://www.segredosemlivros.com/2016/03/resenha-baba-gotica-adriana-igrejas.html

Cia do Leitor 16/05/2016

A BABÁ GÓTICA
Analice estava a procura de uma babá para cuidar de sua filha Ana Beatriz de cinco anos enquanto estivesse fora, no trabalho. Teve dificuldades de encontrar alguém que se encaixasse aos quesitos exigidos, tais como responsabilidade, disponibilidade de horas extras, cuidados, paciencia, etc. Já havia tentado com diversas candidatas, mas todas apresentaram problemas.

Em uma ultima tentativa, Analice aceita a indicação de duas amigas, segundo elas, a babá indicada era perfeita e cumpriria as exigências se problema algum, pois era muito responsável e adorava crianças. Mas, elas deixaram Analice sob aviso, que a tal babá tinha um jeito peculiar de se vestir, mas que isso não comprometeria no papel que iria exercer. Sendo assim, Analice aceitou recebê-la em sua casa para uma entrevista de trabalho.

Quando ouviu o grito de Ana Beatriz que foi a primeira a abrir a porta para conhecer a nova babá, Analice entendeu bem o significado "peculiar". Diante de si, encontrava-se uma jovem pálida de cabelos negros, maquiagem e roupas pretas, com piercing em locais estratégicos do rosto, característicos de uma verdadeira gótica. Ela também não conseguiu disfarçar o seu olhar de espanto causado no primeiro contato. Mesmo com receio e uma certa contrariedade, ela resolveu dar uma chance a Lucinda, a babá gótica.

Apesar das aparências, Lucinda tinha uma postura tranquila e foi muito educada ao tranquilizar Analice que já estava acostumada com as reações negativas das pessoas ao vê-la. Após a entrevista Lucinda deixou claro que não mudaria sua maneira de vestir e que ficaria no emprego apenas por seis meses por motivos particulares. Não tendo mais pra quem recorrer, Analice aceita o acordo e logo contrata Lucinda.

Semanas se passaram e Lucinda já havia conquistado todos da família, não só a confiança, como o respeito por sua maneira de ser. Ana Beatriz encantara-se com Lucinda que deixou de ser bruxa pra tornar-se uma fada. Até Sr. Humberto, pai de Bia, que estivera arredio no inicio, logo mudou de opinião, tratando-a como se fosse da família. Estava tudo na mais perfeita harmonia até que Lourenço enteado de Analice filho de Sr. Humberto do casamento anterior, chega para quebrar a paz de Lucinda. Ele foi muito além do olhar assustado e desconfiado.

Desde seu primeiro contado com Lucinda, demonstrou sem cerimonia a repulsa, o desconforto e o preconceito pela jovem e passou a implicar com a babá, a cercá-la, pressioná-la, humilhá-la com o intuito de induzi-la a desistir do emprego. Atitude essa estranhada por Analice e seu pai, alegaram que Lourenço nunca se portara daquela forma e estranhavam essa mudança radical no comportamento.

Ao perceber que Lucinda estava irredutível e não desistiria do seu trabalho, passou a segui-la a fim de achar um motivo para desmascarar a jovem. E não satisfeito, passou a investigar a vida de Lucinda. Foi numa dessas investidas que Lourenço descobre que a babá tinha segredos sombrios dos quais poderia por tudo a perder. Mas, a essa altura, ele também estava se sentindo atraído pelos encantos de Lucinda, pelo seu jeito enigmático e doce, pelos olhos azuis mais lindos e mais tristes que vira na vida. Estava dividido entre expulsa-la de suas vidas ou ampará-la. O passado assombroso de Lucinda era sua obsessão, mas suas expressões de tristeza e vazio o atormentava a ponto de confundi-lo.

Será ela de fato uma bruxa e o enfeitiçara?

IMPRESSÕES

A babá Gótica é um romance sobrenatural muito interessante e agradável de se ler, por conta de uma protagonista misteriosa e muito doce. Diversas vezes pensei que fosse fingimento de Lucinda, que por baixo de toda doçura surgiria uma psicopata! (risos)

Mas, a história vai muito além de sombria e assustadora, ela também nos leva a refletir o quanto nós podemos ser injustos e cruéis com o próximo, como as nossas atitudes pode machucar e levar as pessoas cometerem erros irreparáveis.

Gosto da escrita de Adriana Igrejas, justamente por nos fazer pensar no certo e no errado, ela sempre apresenta situações retiradas do nosso cotidiano e nos faz refletir. Nos apresenta uma solução pra todo tipo de problema. Seus personagens são sempre fortes são exemplo de pessoas que gostaríamos de conhecer, ter como amigos, ou vizinhos. Me simpatizei demais com Lucinda, mesmo sabendo que eu poderia mais pra frente me decepcionar, coisa que não aconteceu.

Lourenço de inicio o achei bipolar, bom, em parte eu o entendi, irmão mais velho querendo proteger a irmã de uma estranha, "estranha". Entendi também que conforme ia conhecendo mais Lucinda, seus preconceitos e intrigas foram diminuindo, mas tinha momentos que tinha recaídas. E não só estressava Lucinda, como a mim também!

Beatriz, Bia, era uma linda! Muito esperta e especial, achei que Adriana fosse explorar mais os seus dons, esperei que ela fosse ajudar no processo, mesmo pequenina ela tinha muito a contribuir.

Mas, o melhor ficou para o final, desconfiei de algumas coisas do qual foram confirmadas e outras foram surpresas incríveis. Valeu a pena cada descoberta, cada revelação, cada momento angustiante. Valeu mesmo.

O Ponto alto pra mim que já tive o prazer de ler o primeiro livro de Adriana é a aparição de um personagem do livro A FÓRMULA DA VIDA, ele até faz menção do protagonista da obra anterior. Eu vibrei de alegria! Me deu até vontade de ler novamente!!

Achei ótima a ideia de publicar o livro com páginas negras, simbolizando o lado mais sombrio da historia. Sem falar na diagramação, linda de se ver. A cada inicio de capítulo somos agraciados com a imagem da babá e um breve texto tirado do capítulo. Ficou muito bonita toda a apresentação. Confesso que é a primeira vez que leio um livro com paginas pretas, a principio eu achei cansativo, porque só leio a noite a luz do abajur. Mas, logo me acostumei e a leitura fluiu que uma maravilha!

Indico a obra para pessoas que apreciam leitura com doses certas de sustos, ansiedades e romance.
Parabéns Adriana, tarefa cumprida, você mais uma vez me surpreendeu.

Boa Leitura

site: http://www.ciadoleitor.com/2016/05/resenha-baba-gotica-de-adriana-igrejas.html
Adriana Igrejas 24/08/2016minha estante
Já tinha lido a resenha no blog, assistido àquela em vídeo etc. Hoje é o dia dos comentários! Obrigada, Ni, por postar aqui. Trabalho maravilhoso como sempre!

Kelly Cristina Licare 10/02/2017

Dinamico, Espiritual, Apaixonante
A babá gótica” é um romance sobrenatural que engloba misticismo, espiritualismo, mistério, drama e uma envolvente história de amor. Analice contrata uma babá jovem, muito bem recomendada por suas amigas, para sua filha de cinco anos. No entanto, a babá tinha uma característica bem peculiar: era gótica. A narrativa passa então a se desenvolver em torno do mistério que envolve a figura estranha da babá. Ela seria uma bruxa? Uma louca? Ou apenas alguém excêntrica? Lourenço, jovem estudante de medicina, filho do primeiro casamento do esposo de Analice, fica irritado e intrigado com a babá. Implica com ela e investiga sua vida a pretexto da segurança de sua meia-irmã. Ele e Lucinda acabam se apaixonando, mas o mistério em que ela está envolvida não os deixa ficar juntos. Ao que tudo indica, algo de sobrenatural cerca a vida de Lucinda, a babá. Para resolver o mistério e poder tornar seu amor possível, Lourenço está disposto a tudo.

Bom, eu me surpreendi muito com esse, achei que fosse um bom livro, um livro sobre amor juvenil cercado de mistérios e o sobrenatural. A verdade é que é muito mais que isso.
O livro abriu a minha mente para assuntos que até então eu tinha uma crença definida, e na verdade a autora me fez pensar muito e conseguiu inclusive moldar este meu pensamento pre concebido que envolve tirar a própria vida.
De uma forma muito dinâmica e acessível, a escrita nos envolve tanto nos assuntos ligados ao espiritismo a fé em si como também no amor entre um homem e uma mulher, e até onde esse sentimento é forte o bastante pra manter duas pessoas unidas só pelo simples fato de querer ficar juntos.

Eu não vou falar muito sobre o livro porque nada do que eu diga aqui pode expressar o que eu senti depois que eu o li.
Dê uma chance para a Babá Gótica e você terá uma ótima surpresa.
Esta entre meu Top10, e claro vou indica-lo para o maior numero de pessoas em meu ciclo de amizades.
Adriana Igrejas 05/01/2018minha estante
Obrigada, Kelly! Fazia um tempo que eu não passava aqui pelo Skoob, por isso demorei a comentar. Fico muito feliz que tenha gostado! Bjs!

Arca Literária 25/06/2017

resenha disponivel no link http://www.arcaliteraria.com.br/a-baba-gotica-adriana-igrejas/

site: http://www.arcaliteraria.com.br/a-baba-gotica-adriana-igrejas/

Glayciane 20/07/2017

Resenha do Livro A Babá Gótico no blog Book Maníacos
Imagine se na seguinte situação: Você está desesperado em busca de uma babá para sua filha, mas infelizmente nenhuma candidata parece ser boa o suficiente para o papel. Então quando suas esperanças estão quase se esgotando, aparece uma jovem com as seguintes características:

"Uma mulher que correspondia à descrição de uma bruxa de filme de terror – toda de preto, com maquiagem pesada: sombra e batom pretos nos lábios, piercings no nariz e correntes pesadas em sua cintura. "

Você a mandaria embora sem pensar duas vezes. Certo? Errado. Ou pelo menos não foi isso que Analice fez. Analice é uma mulher de 30 anos de idade mãe de Ana Beatriz de 5 anos e madrasta de Lourenço de 20, se vê nessa situação quando recebe uma proposta de emprego irrecusável e não tem outra escolha a não ser aceitar. Ela precisa de uma babá que não se importe em fazer horas extras ou trabalhar aos finais de semana. Mas encontrar a babá ideal está se tornando cada vez mais difícil e com o tempo esgotando, ela começa a acreditar que não encontrara alguém capaz de cumprir seus requisitos. Porém, através de indicações de suas melhores amigas que já conhecem o trabalho de Lucinda ela aceita entrevistá-la mas não imaginava que a garota seria tão excêntrica. Apesar da sua desconfiança, Analice resolve dá uma chance a Lucinda, a babá gótica.

Lucinda é uma jovem de 19 anos que possuí uma certa particularidade, ela não é como outras jovens da sua idade e apesar de se vestir como uma gótica ela não possuí nenhuma tribo, o que causa uma certa estranheza para as pessoas com quem ela convive. Ela é uma garota misteriosa e por vezes contraditória. E todos querem saber o motivo de uma garota doce e delicada como ela estar se vestindo daquela forma. O preconceito que ela sofre são vários, sendo por vezes hostilizada e até considerada uma bruxa para aqueles que não a conhecem, por causa da sua forma se vestir. Quando a família começa a acostuma-se com o seu jeito excêntrico, Lourenço, o meio irmão de Ana Beatriz, retorna para casa pra passar os finais de semana com a família, como já é costume deles. No entanto ele não esperava encontrar uma "esquisita" cuidando de sua irmã, e isso causa uma certa revolta nele, pois não aceita que seu pai tenha concordado com uma "aberração" para cuidar de sua meia irmã (Palavras dele, não minha. Kkkkkkk) E insiste que a garota seja demitida com urgência, mas é ignorado por todos, já que Lucinda ganhou a simpatia de todos que a rodeiam.

Lourenço é o típico mauricinho de universidade. Com 19 anos ele é estudante de medicina e bastante esforçado para alguém da sua idade, o único porém é que ele repudia pessoas como Lucinda que se "escondem" atrás de roupas e maquiagem. E ver alguém assim cuidando de sua irmã ele teme que isso possa afeta-lá de alguma forma. Então ele começa a investigar o passado da babá ao mesmo tempo que começa a sentir uma atração por ela. Mas como o ditado diz: quem procura, acha. Ele acaba descobrindo informações que eram para serem mantidas em sigilo, pois podem prejudicar ele, sua família e principalmente: Lucinda.

Sabe aquele momento quando você termina de ler um livro e não sabe mais o que fazer. Sem nenhuma ideia de como prosseguir e quer voltar no tempo para poder ler novamente, só que dessa você seria mais cuidadoso e aproveitaria cada momento. Então, foi assim que eu me sentir ao terminar babá gótica. Quando eu comecei a ler eu evitei de todas as formas receber spoilers, tanto que eu não li resenhas e nem a última página do livro, como já é de costume. Eu queria algo novo e que me surpreendesse do início ao fim. E ler a babá gótica me proporcionou isso, principalmente porque ele é um livro que envolve romance, suspense, mistério e ainda tem uma pitada de sobrenatural.

O livro é escrito em terceira pessoa mas Adriana Igrejas conseguiu desenvolver uma escrita tão fluente que você acaba nem percebendo. E um ponto positivo sobre isso é que ficamos a par sobre os pensamentos de todos os personagens, o que te prende ainda mais no livro. A estória não é somente sobre o amor improvável de Lucinda e Lourenço, ela é muito mais que isso. Ela nos leva a conhecer e a refletir um pouco sobre: bullying, preconceito, depressão, suicídio, drogas, violências e chega a abordar um pouco sobre religião.

Lucinda nem sempre foi uma pessoa boa, assim como ela gosta de dizer: nem toda bruxa está vestida de preto, ou de forma assustadora. As vezes ela pode ser aquela garota meiga e delicada que está ao seu lado, mas no fundo e quando você não está presente ela se transforma em uma pessoa horrível, capaz de fazer atos inimagináveis. E foi por causa dessas atrocidades que Lucinda cometeu no seu passado não tão distante, ela precisa cumprir algumas penitências. (Penitências que vocês só vão descobrir quando leem o livro hahahaha! ) E o que eu mais posso dizer sobre esse livro é que separem uma caixinha de lenços porque além dele proporcionar muitos risos, lágrimas são inevitáveis. E o que você mais vai querer quando terminar o livro é poder entrar para dá um abraço bem apertado em Lisânia.

site: https://bookmaniacos2.blogspot.com.br/?m=0
Thawan 20/10/2017minha estante
undefined

Adriana Igrejas 05/01/2018minha estante
Grata, Glay! Fazia um tempo que eu não passava aqui pelo Skoob... Bjs!

Adriana Igrejas 21/07/2020minha estante
Obrigada pelos comentários, Cissa, apesar dos spoilers (rsrs rs). Que bom que gostou! Espero que se interesse também por meus outros livros!