Musashi

Musashi Eiji Yoshikawa

Resenhas - Musashi

Henrique56 13/04/2024

Musashi: Um duelo entre o Amor e a Espada
Confesso que demorei para ler, porém quando a leitura engrenou, não quis mais parar, isto porque, de uma maneira fluída, Eiji Yoshikawa nos conta a história. Claro que há centenas de notas de rodapé, mas isso só melhora a experiência, já que por elas, é aprofundado temas como a paisagem e cultura, mas principalmente o contexto histórico e político vivenciado no Japão feudal do século XVI e XVII.

O livro retrata, desta forma, a vida de um espadachim itinerante, denominados ronin, após o desfecho da batalha de Sekigahara (1600), onde Myamoto Musashi, o protagonista, inicia sua jornada de aperfeiçoamento no caminho da espada. Pela história, nos é apresentado personagens importantes e que influenciam na vida de Musashi e que, consequentemente, a conturbam. Entre eles, uma bela moça que inicia o embate mencionado no título.

Pode se pontuar também que os primeiros livros: A Terra, A Água, O Fogo, O Vento e O Céu, são uma referência ao gorin, os cinco elementos básicos de que se compõe, segundo o Budismo, toda e qualquer matéria, ou ainda os ciclos por que passa o espírito humano para alcançar a perfeição, começando pela terra impura até atingir o estágio mais alto, o céu. Levando para a concepção de Yoshikawa, cada um representa um estágio no aperfeiçoamento do guerreiro que Musashi virá a se tornar, começando pelo estágio mais baixo e chegando até o estágio mais alto.

Alex 11/03/2024

Isso é uma obra prima
Essa não será uma resenha, pois esse volume 1 representa apenas metade dessa obra-prima.

Miyamoyo Musashi foi o rounin mais ilustre de todos os tempos, sua fama se espalhou pelo Japão, Asia e ocidente. E essa é uma das obras que o imortalizou. Não é uma biografia, mas a vida do samurai romanceada.

Nesse primeiro livro, veremos a vida do espadachim, desde a batalha de Sekigahara até o eletrizante duelo com uma verdadeira legião de samurais.

Posso dizer que, até aqui não entendi porque ele foi tão importante e marcante na história samuraica, mas acompanhamos apenas 7 a 8 anos de sua vida adulta. Porém, o final do livro da uma boa dica, de como ele se imortalizou através do caminho da espada.

Sobre a obra, digo que não tenho absolutamente nenhuma crítica, são quase 1000 páginas que eu li com prazer absoluto. Não há nenhum ponto a desmerecer o autor ou sua obra prima.

Musashi foi escrito para transformar o homem em lenda, para servir quase como hagiografia do velho bushi e é visível essa intenção, na essência do texto. Carregado de floreios e descrições que flertam com os contos e lendas orientais, mas, em nenhum momento, há elementos sobrenaturais. A composição é incrível, me senti lendo O Tigre e o Dragão sem os voos, sem a mágica, mas na mesma atmosfera encantadora e virtuosa.

Essa não é uma resenha, é apenas um apanhado de comentários, a resenha virá no final do volume dois. Por hora digo, vale cada minuto, cada página, a obra é belíssima, e eu estou absolutamente envolvido, num Japão feudal do século XVII e na trajetória do rounin sem eira nem beira, que ficou conhecido como um kansei (santo da espada).

Rodrigo Arlindo 06/03/2024

Coisas que gostei nessa leitura:

A ambientação histórica desse tipo de romance sempre traz um apelo cultural muito forte para nós ocidentais: diminuir nossas ignorâncias sobre culturas orientais.

A relação de Musashi com a ideologia bushi numa sociedade em que ela parece não ser mais seguida tão à risca pela maior parte dos que se consideram samurais.

A diversidade de personagens que corrobora e demonstra a supracitada ambientação histórica.

site: https://www.instagram.com/p/Cewyenlrtge/

Fran 15/01/2024

Lendário
O livro é Excelente e empolgante. Gosto muito dos personagens coadjuvantes como o Joutaro e Otsu. Em alguns momentos achei a leitura um pouco arrastada. Mas vale muito a pena se entregar a leitura.

Moya2 07/11/2023

Pra chover no molhado: simplesmente épico
Demorei para criar coragem e ler esse calhamaço.
Que leitura fluida e agradável, apesar da violência impregnada do começo ao fim.
O aperfeiçoamento contínuo do samurai itinerante versus a abdicação da esperada vida cotidiana faz o personagem se remoer diversas vezes, equilibrando entre se entregar de corpo e alma ao estudo das artes marciais ou abrir mão de tudo por um motivo maior.
Bora pro segundo livro!

Vitor Cano 10/08/2023

Aproveite a longa jornada
Foi uma leitura bastante demorada (>900 pág), principalmente porque eu costumo ler poucas páginas por vez nos deslocamentos entre casa-trabalho. Ainda assim, me prendeu do início ao fim.

Não é muito fácil gostar dos personagens principais, pois todos tem diversas ações questionáveis ao longo do livro. Mas é interessante como até certo ponto essas falhas humanas contribuem para caracterizar cada personagem e suas ambições e desejos. O livro tbm é uma ótima fonte para aprender sobre costumes do Japão, que reverberam até hoje.

Mas o que mais me prendeu foram as conexões que foram sendo desenvolvidas aos poucos entre os personagens, com alguns sendo inseridos ao longo da narrativa e criando novos conflitos. Nesse aspecto, me lembra bastante uma novela ou um Dorama clássico - espere por personagens exageradamente habilidosos e vários encontros improváveis ocorrendo por "coincidência" com certa frequência.

Recomendo a leitura. E, inclusive, fiquei com vontade de ler o volume 2

Wolney.Garcias 11/06/2023

"Ai está uma oponente implacável" - Musashi falando sobre Osugi
Um livro para você ler durante um ano (Literalmente) - Que o amor que você tem por alguém seja o mesmo que Osugi tem por matahachi (e não ao mesmo tempo!). Fora esses dois elementos fundamentais nessa obra, é cada momento de reflexão que valem para a vida, além de ensinar que nem sempre tomar a iniciativa nunca é simples assim para tomar decisões. "Uns vivem na morte, outros morrem em vida." - Eiji Yoshikawa

Gabriel 03/04/2023

Incrível
Musashi foi um achado maravilhoso que fiz em um sebo e que achei inicialmente que seria uma leitura cansativa e arrastada.

Graças a deus, eu estava errado: fiquei simplesmente chocado com tamanha fluidez e perfeição que é feita a narrativa desse livro. Foram 900 páginas que passaram voando, adorei cada tomo (achei o do fogo o mais lento) e fiquei admirado com a naturalidade com que os caminhos dos personagens sempre estão se cruzando, sem parecer algo forçado.

Parece que o livro foi escrito nos tempos atuais e não décadas atrás. Vale a pena demais ler pra conhecer a história dessa figura chamada musashi!

Edu021 23/01/2023

Musashi - Volume 1
Livro bom, independente do tamanho, se lê com a maior facilidade. Cara, que história gostosa de ler. Passou que eu nem vi, já vou engatar no volume 2.

Kaliane 23/12/2022

Gostei do livro, pois consegui entender algumas atitudes referentes à aspectos culturais e foi possível conhecer mais da história do Japão, dado haver tantas notas explicativas.

Não simpatizei muito com nenhum personagem, mas gostei da Otsu e no finalzinho gostei do Joutaro. O próprio Musashi é um personagem que não gostei, apesar de ser protagonista.

De modo geral, considero uma leitura boa para quem deseja conhecer cultura e história, mas achei o resultado de todas as lutas sempre muito óbvio.

Isabel 17/08/2022

Eu tenho um problema acho que com o estilo de escrita japonês no geral. Em partes eu ficava "Pera, é uma fantasia?" Porque acontecem coisas bem nao naturais do nada na historia. Alem das coincidências muito aleatórias, mas eu vou passar um pano pq o Japão é pequeno kkkkkkkkkk. Era sempre um personagem indo pra um vilarejo e, pasmem, uma outra personagem que ele nao via a anos esta la tambem. Os dialogos tambem sao bem irreais, dois personagens que sao amigos de longa data estao conversando e um fala "estou meio triste" e o outro responde "é, mas vc nao ve a sua noiva fulana que mora no vilarejo tal a tantos anos ..." falando informaçoes que eu nao imagino um amigo falando com o outro. Mas no geral eu acho uma leitura valida, e 20 vezes mais bem escrita do que essa resenha.

Wagner47 24/07/2022

A paz do nada
Fabuloso, tenso, questionador e contagiante.

O que é necessário para a busca do aprendizado? Apenas a necessidade de aprender não é o suficiente.

Levantando de um campo de batalha repleto de mortos, Musashi (inicialmente chamado Takezo) inicia sua jornada ao lado de seu amigo Matahachi sem muito o que procurar. Por estarem do lado derrotado, são considerados fugitivos de guerra e precisam andar pelas sombras.

A partir daí uma série de encontros nos rende maravilhosas páginas, apresentando personagens horríveis (mas que tentam mudar para melhor) e personagens tão calmos que por dentro são repugnantes.

É impressionante como todo o livro é moldado a partir do contato ou da influência que Takezo em algum momento teve com alguém. Inicialmente sua espada é a resposta para tudo, mas quer complementá-la junto ao conhecimento de novas artes.

Também é formidável como o autor Eiji Yoshikawa não faz de seu protagonista um ser de moral correta e não tenta enganar o leitor disso. Por mais que às vezes um código fale mais alto, ele também será baixo para incitar que alguém lute com ele.

Devido a uma série de encontros, o livro também traz uma série de personagens. Parece que aparecem para cumprir uma breve função, mas acompanhamos diferentes trajetórias em diversos momentos do livro.

Porém o trunfo real pra mim foi como a obra traz MUITO contexto histórico, mas sempre na hora certa e sem alongar demais (sem contar as notas de rodapés que são bem cruciais). Seja em dois parágrafos ou dois personagens aleatórios comentando sobre certo período, o autor sabe manter o dinamismo para estar com a atenção do leitor voltada para si.

Obviamente a história não é fechada, já que a obra é formada por sete livros (sendo o Volume 1 composto por três). Estou animadíssimo pelo o que estar por vir. Tantos personagens e desencontros certamente preparam para as mais diferentes consequências.

Obs.: recomendo não ler a sinopse. Pelo menos na minha edição, ela entrega acontecimentos que estão em outros volumes e ainda nem aconteceram.
William LGZ 25/07/2022minha estante
Excelente resenha, quero muito ler esse e toda a coleção quando puder ??

Wagner47 25/07/2022minha estante
Pra mim foi a melhor surpresa do ano até o momento. Fiquei bem curioso para saber onde vai dar tudo isso

Alicia 14/07/2022

Um livro muito bem escrito e desenvolvido.
Os personagens são interessantes e a trajetória de cada um deles é bem elaborada e contextualizada.
Musashi é um espadachim com sede de desenvolver sua própria técnica e a forma como isso é construída é muito cativante. Seu processo formativo e seu amadurecimento lento e gradual é muito envolvente!
Gostei da leitura e acho importe pontuar que o livre me exigiu, nos momentos em que ia ler, um período de longa leitura para conseguiu embarcar na história. São muitos personagens e a narrativa é intercalada.
Importante pontuar ainda que tive dificuldade em gravar os nomes japoneses porque afinal, não fazem parte do nosso dia a dia.
Leitura que super recomendo para mergulhar na cultura japonesa. Quero muito ler os dois próximo livros em um futuro não tão distante.

Comentário com SPOILER:
Gostei muito do momento em que o casal (Musashi e Otsu) se encontram e, enfim, conversam. Foi algo tão bonito e fofo!
Durante toda a trajetória dos protagonistas ocorrem inúmeros desencontros e quando enfim eles se veem (quase no final do livro) e conseguem conversar isso é algo muito bonito, achei emocionante!
Os argumentos de Musashi para expressar o que ele sente e a forma como ele compara o amor pela Otsu e o amor que sente pela espada é inesperado e aquece o coração da gente. Mostra que ele tem sentimentos e se vê muito bem resolvido em relação as coisas.